Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 22

Tópico: XUD9 com turbo?

  1. #1
    Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    46

    Padrão XUD9 com turbo?

    Bem pessoal,já tinha posto esta questão na parte dos 205 xad,mas achei por bem colocar aqui.
    Como dá para ver pela minha sig,tenho um Lada Niva 4x4 com motor PSA 1.9D 63cv e 230mil kms (sempre bem tratadinho e com mudas de óleo de 10em10mil como manda o manual).
    Há uns tempos um amigo com um jipe igual ao meu,adaptou um turbo de um citroen zx td (kkk k14 salvo erro) e regulou-o para 0.5bar top de modo a tentar manter a fiabilidade.O facto é que o jipe morre muito menos e está bastante mais agradável de conduzir.Tão agradável que fiquei com ideias de fazer o mesmo no meu!
    Agora começam as dúvidas:

    1) Será fiável a longo prazo?estou a falar de 0.4/0.5bar TOP.
    2) Turbo- vou para um garret GT15 (equiparam os motores XUD9-TE de 90cv nas últimas revisões)?ou armo-me em "inovador" e parto para um GT1749vc?novamente mantendo os 0.4/0.5bar.
    3)Intercooler,sim ou não?
    4) Radiador de óleo,sim ou não?

    Relembro que isto é um jipe,4x4 permanente e que interessa mais força em baixa que em altas,e que o objectivo é ter apenas um carro "menos lento".
    Abraço
    Alfa Mito 1.3 JTD-m2 95cv MY2011

  2. #2
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2004
    Mensagens
    59

    Padrão

    Boas!

    Eu estive para fazer o mesmo e resolvi arranjar um xud9tf...

    Apesar de parecerem iguais existem algumas diferenças!

    Bomba com LDA, Pistons e segmentos totalmente diferentes, linha de oleo e respectivo esgoto, colector de admissão, ic de origem...

    Somando td e partindo de principio por experiencia propria... o Motor turbo de origem já n é nada fiavel... o D turbinado menos será!

    O meu conselho é que arranjes um TD de raiz!

    mas se quiseres um k14, colector admissão de TD e IC... fala comigo pq tenho isso para desocupar!

    Um abraço e bom projecto
    RMX 450Z and 306 D (caracolinho de pressão @2Bar) até quando PSA TF...

  3. #3
    Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    46

    Padrão

    TD de raiz é sempre a melhor hipótese,só que também é outro andam€nto...
    E também tinha uma certa curiosidade em saber o que achavam do mod,quais os contras e efeitos "maus" mesmo sabendo que o turbo não ia fazer mais de 0,4bar..
    Por acaso até queria isso,já falo contigo por pm!
    Mais opinioes em relação ao mod aceitam-se
    Alfa Mito 1.3 JTD-m2 95cv MY2011

  4. #4
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    0.4Bar num diesel (mesmo com compressão de atmosférico e muito gasóleo) não te dá quase nada..

  5. #5
    Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    46

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    0.4Bar num diesel (mesmo com compressão de atmosférico e muito gasóleo) não te dá quase nada..
    O niva onde eu andei com um kkk k14 a fazer 0,5bar até á 4a mudança (na quinta a 120 que é para ai o top do jipe faz 0,6/0,7) e 1/4 de volta no débito,já estava mais que óptimo para mim...
    Para quem não conheceo jipe,vou resumir:

    Projecto de 1978 + XUD 9 63cv + 4x4 permanente + Peso de 1200kg
    Imaginam que o resultado seja um caracol né?
    Última edição por skinnie; 08-05-2010 às 22:29.
    Alfa Mito 1.3 JTD-m2 95cv MY2011

  6. #6
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Se é para rolar com esse tipo de boost e estás mesmo a pensar ir em frente com o projecto, recomendo por exemplo um kp39 dos 1.4 hdi, assim tens os 0.4/5 logo desde rpm muito baixas.

  7. #7
    Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    46

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Se é para rolar com esse tipo de boost e estás mesmo a pensar ir em frente com o projecto, recomendo por exemplo um kp39 dos 1.4 hdi, assim tens os 0.4/5 logo desde rpm muito baixas.
    Epá eu ainda tou muito no vai não via,devido á fiabilidade a longo prazo.
    É que em mecãnicos,houve-se sempre as histórias do costume "epa fiz isso e mal foi po mato partiu!" tudo bem aconteceu,mas com que pressão andava?tinha radiador de óleo?não tinha?e arrefecimento de água extra?

    Por isso é que vim aqui perguntar,pois acredito que exista malta com mais paxorra para experimentações "em passinhos" e que me possa dizer "epa olha,eu andava com pressão X,mas depois abusei e partiu" ou então " não te metas nisso porque já vi com pressões da ordem dos 0,5/0,6 e passados X kms aquilo berrou.
    Quanto a turbos,eu tenho aqui um GT1544V dos 1,6 110cv,neste momento falta actuadora e tenho de ver o que se passa mais,mas parece me um turbo porreiro e ai sempre gastava menos guito ou não?
    Obrigado a todos pela paxorra
    Alfa Mito 1.3 JTD-m2 95cv MY2011

  8. #8
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Meter um turbo de geometria variável para o que queres só vai adicionar complicações ao projecto.

  9. #9
    Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    46

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Meter um turbo de geometria variável para o que queres só vai adicionar complicações ao projecto.
    Em quê?
    Adaptação aos colectores?
    Ao ter G.V. não ia ter a pressão "mais disponível" rapidamente em baixas?
    Lembrem-se que isto é um jipe,baixas all the way..
    Epa de momento eu disse o que tinha,mas é claro que se realmente for melhor ir para a frente com outro turbo,então posso sempre tentar vender o GT1544V e ir para outra coisa...
    Qual o "equivalente" Garrett a esse KP39 que falas-te?
    Última edição por skinnie; 08-05-2010 às 23:34.
    Alfa Mito 1.3 JTD-m2 95cv MY2011

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Mar 2010
    Mensagens
    110

    Padrão

    Isso de meter turbos em carros a disel e dinheiro mandar fora pois é muito trabalho e pouco ganho :S
    Se Podia Viver Sem Fumo, Poder Podia Mas Não Era A Mesma Coisa !

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Viseu
    Mensagens
    116

    Padrão

    Olá, vou dar o meu contributo, pois tive varias situaçoes com esses motores. Tive 1 205 xad (motor original 1. no qual ao fim de 180 ou 190 mil kms resolvi meter segmentos/bronzes etc e apliquei turbo de 1 406 sem intercooler . Meti a 0.5 bar e andou perfeitamente sem problemas durante 15mil kms até que decidi meter uns injectores dos xad turbo. Com muita pena minha devido a falta de conhecimento na altura, a cabeça "destrui-se" por excesso de pressão de gasoleo. 1 das camaras de turbolencia desfez-se completamente. Optei por meter novo motor ,1.9 td de 1 306, andou imenso tempo a 1.5 bar sem probelmas nenhuns. Posso-te garantir também que fica muito mais bruto com turbo aplicado a 0.5 bar do que a 1.5 bar com o xu9td. Os componentes internos do 1.8 ou 1.9 são todos muito + leves, pistão, biela, os segmentos são muito + finos(atrito) etc.Comparando com amigos que na altura tinham 306 td com pressão, débito etc, andavamos +/- todos por igual, arranque ponta etc. No 205 era frequente ter 1 pouco + de disparo devido ao peso do carro ser inferior, mas em estrada aberta era a mesma coisa. Posso dizer que com o 1.8 "turbinado" patinar em 3ª era coisa frequente, com o 1.9td em 2ª e nem sempre. Agora tira conclusões.

  12. #12
    Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    46

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tiagonunes Ver Post
    Isso de meter turbos em carros a disel e dinheiro mandar fora pois é muito trabalho e pouco ganho :S
    Epa quando já alguém fez o trabalho num carro igual e tem tudo documentado o trabalho não é assim tanto.
    Quanto ao pouco ganho,há que ter em conta necessidades e aplicações.
    Como já disse é para um jipe que é um pastelão,um ganho pequeno faz muita diferença.
    Mas epa a diferença entre meter um turbo (secalhar 100/150eur tudo,top 200) e meter um motor (500 p motor,+correias,+oleos,+ filtros...sai sempre a uns 600/700).

    Citação Mensagem Original de Number-One Ver Post
    Olá, vou dar o meu contributo, pois tive varias situaçoes com esses motores. Tive 1 205 xad (motor original 1. no qual ao fim de 180 ou 190 mil kms resolvi meter segmentos/bronzes etc e apliquei turbo de 1 406 sem intercooler . Meti a 0.5 bar e andou perfeitamente sem problemas durante 15mil kms até que decidi meter uns injectores dos xad turbo. Com muita pena minha devido a falta de conhecimento na altura, a cabeça "destrui-se" por excesso de pressão de gasoleo. 1 das camaras de turbolencia desfez-se completamente. Optei por meter novo motor ,1.9 td de 1 306, andou imenso tempo a 1.5 bar sem probelmas nenhuns. Posso-te garantir também que fica muito mais bruto com turbo aplicado a 0.5 bar do que a 1.5 bar com o xu9td. Os componentes internos do 1.8 ou 1.9 são todos muito + leves, pistão, biela, os segmentos são muito + finos(atrito) etc.Comparando com amigos que na altura tinham 306 td com pressão, débito etc, andavamos +/- todos por igual, arranque ponta etc. No 205 era frequente ter 1 pouco + de disparo devido ao peso do carro ser inferior, mas em estrada aberta era a mesma coisa. Posso dizer que com o 1.8 "turbinado" patinar em 3ª era coisa frequente, com o 1.9td em 2ª e nem sempre. Agora tira conclusões.
    Isto é que eu queria ouvir!
    Alguém que fez,e que sabe dizer "aconteceu por que fiz Desta maneira ou daquela".
    Achas que senão tivesses metido os injectores do xad turbo tinha aguentado?
    A cena dos componentes internos serem muito mais finos e leves também já me tinham dito.
    EPa esse do bruto é estranho,porque tal como disse tenho um amigo com um jipe igual ao meu que fez o mod,e o carro é bastante suave (mas também o Niva deve pesar o dobro de um XAD e puxa sempre ás 4 )

    Para já acho que tudo indica que mais vale estar quieto,contudo a quem tiver opiniões formadas,poste aqui,pois discutir ideias/opiniões é sempre bom para todos aprender-mos.
    Alfa Mito 1.3 JTD-m2 95cv MY2011

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Viseu
    Mensagens
    116

    Padrão

    Na altura comprei o material por 250 a 300 euros +/- penso eu. Já lá vão uns 7 ou 8 anos. Penso que dei 150 euros pelo turbo e 125 ou 150 euros pela bomba injectora de 1 306 td. Esse teu amigo trocou a bomba injectora por 1 com LDA?

    Cumps.

  14. #14
    Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    46

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Number-One Ver Post
    Na altura comprei o material por 250 a 300 euros +/- penso eu. Já lá vão uns 7 ou 8 anos. Penso que dei 150 euros pelo turbo e 125 ou 150 euros pela bomba injectora de 1 306 td. Esse teu amigo trocou a bomba injectora por 1 com LDA?

    Cumps.
    Não,continuou com a lucas e deu-lhe 1/4 de volta de débito.
    Ele comprou turbo kkk14+ colectores por algo como 80/100eur..acho.
    Alfa Mito 1.3 JTD-m2 95cv MY2011

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Viseu
    Mensagens
    116

    Padrão

    Citação Mensagem Original de skinnie Ver Post
    Não,continuou com a lucas e deu-lhe 1/4 de volta de débito.
    Ele comprou turbo kkk14+ colectores por algo como 80/100eur..acho.
    Não chega, sem bomba injectora sem LDA FICA morto. Tenho 1 amigo que teve assim e mal se notava a diferença. Quando o turbo enche precisa ter + gasoleo +/- com a rapidez com que ganha pressão. Com bomba normal, se tiver pouco gasoleo mal se nota, se meter o gasoleo que o turbo precisa em altas, em baixas vai ficar a fazer imenso fumo.

  16. #16
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2004
    Mensagens
    59

    Padrão

    Boas!

    Já te dei o melhor conselho! TROCA DE MOTOR!

    Mas se quiseres, tenho IC de 306, Colectores de admissão para IC, K14, e ainda tenho uma bosh com LDA a 70%... se quiseres apita!

    Acho que os Suzukis com o Xud9Te não teem LDA... acho!


    Um abraço
    RMX 450Z and 306 D (caracolinho de pressão @2Bar) até quando PSA TF...

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão transformar xud atmosferico em turbo

    bem ! que posso eu dizer ! tenho 205 normalinho que comprei com 300000 e depois de fazer mais de 50 mil com oleo vegetal a 83 centimos encavei-nhe uma cabeça do vitara com a respectiva bomba e turbo !
    como ficou ! posso dizer que tive de aumentar o diametro das jantes e usar apenas oleo sintectico ou semi sintectico ! pneus a frente duram 6 meses ! e cunsumo 10 euros dão para 200 kilometros em media ! no verão tenho sempre de tirar o termostato ! e já lá vão dois aninhos ! problemas só a direção que desalinha mas vou colocar outros triângulos, porque os de origem neste carro deformam-se !

    deixem as pessoas evoluir ! não as demovam ! ou então mais vale transformarem isto num olx outro site de vendas assim !

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Viseu
    Mensagens
    116

    Talking

    Citação Mensagem Original de Excalli Ver Post
    Boas!

    Já te dei o melhor conselho! TROCA DE MOTOR!

    Mas se quiseres, tenho IC de 306, Colectores de admissão para IC, K14, e ainda tenho uma bosh com LDA a 70%... se quiseres apita!

    Acho que os Suzukis com o Xud9Te não teem LDA... acho!


    Um abraço
    Concordo contigo, em termos de conselho é o melhor que se pode dar, mas se vires pelo lado que ninguem quer o motor original...se calhar vale a pena gastar meia duzia de euros naquele e depois se aquele der o berro sempre pode optar por 1 xu9dt, ou ainda por 1 x11dt que já se arranjam aí na casa dos 600 euros.

  19. #19
    Junior Member Novo user Avatar de Filipeparedes
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Mensagens
    2

    Padrão

    Boas, já agora agradeçia que me explicassem a diferença entre uma bomba lucas e uma bomba bosh em todos os aspectos num motor xud9-te!

  20. #20
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Viseu
    Mensagens
    116

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Filipeparedes Ver Post
    Boas, já agora agradeçia que me explicassem a diferença entre uma bomba lucas e uma bomba bosh em todos os aspectos num motor xud9-te!
    Normalmente as bosch tem regulação de debito de gasóleo por parafuso exterior, de fácil acesso etc, as lucas tem que se tirar 1 tampa da bomba, dizer adeus a cerca de meio litro de gasóleo e custa mt + a "encontrar" o parafuso pra regulação de debito. Ca~da ajuste que se faz, tem que se tirar a tampa da bomba.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. [vendo] Turbo Garrett Gt2359v Mercedes Turbo Geometria Variavel
    Por skillacorsa no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 09-01-2010, 08:06
  2. [procuro] motor calibra 2.0 turbo ou Astra coupé turbo...
    Por HPT MOTORSPORT no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 18-06-2009, 21:45
  3. [VENDO] Turbo GARRETT GT2256V Turbo Geometria Variavel
    Por skillacorsa no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 8
    Última Resp.: 22-05-2009, 13:28
  4. Vendo -- motor XUD9 (205,306,309,BX,etc)
    Por Alpha_B no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 05-11-2007, 00:28
  5. Vendo -- motor XUD9 Diesel(205,306,309,BX,etc)
    Por Alpha_B no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 2
    Última Resp.: 15-05-2007, 21:39

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •