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Tópico: XSi problemático e com humores

  1. #1
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    Cool XSi problemático e com humores

    Venho aqui tirar umas duvidas e para isso desde já agradeço toda a ajuda que me puderem dar.

    Como sabem, eu tive um pequenino problema com o meu carro à uns anos atrás (a história do XSi entrar todo pipi na oficina e sair de lá praticamente ... acabado ... morto ... bom para sucata).

    Já gastei uns bons trocos a ressuscitar o morto e com isso comecei a entrar no mundo da mecatrónica automóvel. Além do investimento que tenho feito (e ainda continuo) em ferramentas especificas para ver cablagens e centralinas, tenho investido também na minha formação no CEPRA.

    O "problema", mais conhecido por "cancro com rodas", tem-me dado bastantes dores de cabeça, tem andado sempre (ou quase sempre) com temperaturas altas. No inicio deste ano, levou mais uma junta de cabeça (com esta já é a segunda que lhe ponho). O "papa juntas", agora começou a trocar-me as voltas, pois eu sempre me inclinei que seria um problema de cablagem. Agora, começou a andar bem e a ter força, quase como antigamente. O ponteiro da àgua ,mantém-se a maior parte no tracinho do meio (no tracinho que indica que o termostato do radiador está completamente aberto). Não sobe nem desce, e desde que lá se mantenha, posso puxar à vontade com ele que ele não se nega. O que eu posso dizer é que o barulho do escape é bem maior e a quantidade de gases é muito superior ao que costumava ser.

    Neste momento, ainda não levou velas, filtro de ar, filtro de gasolina, cablagem do motor, ou sonda lambda (esta já é a segunda que leva). Está tudo na mesma, por falta de tempo, ou de dinheiro. Contudo, parece-me que está a ser mais económico.

    A minha pergunta é:

    Quando derreteu o catalisador, não poderá ter entupido o ressonador ou a ultima panela de escape ? É que nunca troquei nada a nível do escape a não ser o catalisador (este é já o terceiro, se a memoria não me falha). Alguém sabe como posso verificar isso ? Da ultima vez que estive nos escapes do areeiro, não me foi dito nada sobre isto. Um facto é que o motor agora está a aquecer como antigamente, antes de ter sido avariado na oficina. O ponteiro sobe até ao tracinho do meio e já não sai de lá (não sobe nem desce). Quando se mantém lá, tenho motor para dar e vender. Pisar no acelerador agora é ter resposta pronta e imediata do motor.

    Preciso de ajuda para saber o que é ou deixa de ser. Alguém tem algum aparelho para medir a pressão dos gases de escape ?
    Última edição por 106XSiLx; 21-06-2011 às 08:54.

  2. #2
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    boas antes de mais, gosto da paixão que tens pelo teu xsi, és fiel
    da minha experiencia, posso dizer-te que não deve ser culpa do cat as panelas estarem ou não entupidas, porque pelo menos no meu caso, mesmo com o miolo do cat todo desfeito, tem uma rede na direção de saida do cat, que previne os cacos de chegarem ao resto do circuito. e mesmo que fosse algo para as panelas não ia entupir o circuito. para verificar, o ideal era levantar o carro, libertar alguns apoios da linha de escape(aquelas borrachas que amortecem e prendem), e abanar a panela intermédia e a final, se tiver muito lixo ouve-se do lado de fora, tem mesmo de estar o mais livre possivel. se der para fazer diagnóstico pela ficha, vê em que estado estão os sensores.
    em que estado anda o oleo? bebe? queima rápido?
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  3. #3
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    Para veres se tens os níveis dos gases no ponto(ou não) passa por uma casa de escapes, normalmente eles têm uma máquina para medir o co2.

  4. #4
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    boas antes de mais, gosto da paixão que tens pelo teu xsi, és fiel
    da minha experiencia, posso dizer-te que não deve ser culpa do cat as panelas estarem ou não entupidas, porque pelo menos no meu caso, mesmo com o miolo do cat todo desfeito, tem uma rede na direção de saida do cat, que previne os cacos de chegarem ao resto do circuito. e mesmo que fosse algo para as panelas não ia entupir o circuito. para verificar, o ideal era levantar o carro, libertar alguns apoios da linha de escape(aquelas borrachas que amortecem e prendem), e abanar a panela intermédia e a final, se tiver muito lixo ouve-se do lado de fora, tem mesmo de estar o mais livre possivel. se der para fazer diagnóstico pela ficha, vê em que estado estão os sensores.
    em que estado anda o oleo? bebe? queima rápido?
    Oleo, não bebe. Quando troquei a junta, rodei válvulas, meti retentor das válvulas e retentor da cambota. O circuito de refrigeração foi limpo com um produto que custa os olhos da cara.

    No entanto, tenho uma nhanha esquisita no copo do radiador (pegada às paredes). Tem o aspeto de ser um produto tipo silicone. A agua está limpa e não apresenta gordura. Estou a pensar fazer outra limpeza com o tal produto de limpeza de circuito de refrigeração, que mais coisa ou menos coisa andará por volta dos 100 euros.

    Acho que poderá ter razão no facto de não haver problemas com o escape. O problema pode ser muito bem a cablagem. O estranho é ele ficar todo atrofiado. Tudo indica que haja um problema grave com a cablagem do motor. Pode até não ser um, mas vários problemas na cablagem. O que causa a alteração do tempo de injecção e no avanço da ignição é que me está a torrar a paciência. Á coisa de um mês atrás levou injectores (em segunda mão), pois tinha um que ficava sempre a pingar.
    O estranho é quando acelero às 2000 rpm o CO2 vir quase para zero. Neste momento, tem montada uma centralina 100% original e a funcionar a 100%. Precisava duma maquina que faça a analise aos 4 gases. Infelizmente, sem um local para fazer de oficina, não é muito fácil trabalhar.

    Maquina de diagnosticos com break-out-box intercalado na cablagem tem ajudado um bocado. Mas preciso fazer mais trabalho de casa com o osciloscópio e o multímetro. O mais facil é arrancar aquela cablagem e meter uma nova para limpar de vez o sarampo ao cancro. Mas eu não consigo parar o carro, nem um minuto ...
    Última edição por 106XSiLx; 22-06-2011 às 01:39.

  5. #5
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    Para veres se tens os níveis dos gases no ponto(ou não) passa por uma casa de escapes, normalmente eles têm uma máquina para medir o co2.
    Eu tenho uma que mede só o CO2. Precisava de ter uma que veja os 4

  6. #6
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    Oleo, não bebe. Quando troquei a junta, rodei válvulas, meti retentor das válvulas e retentor da cambota. O circuito de refrigeração foi limpo com um produto que custa os olhos da cara.

    No entanto, tenho uma nhanha esquisita no copo do radiador (pegada às paredes). Tem o aspeto de ser um produto tipo silicone. A agua está limpa e não apresenta gordura. Estou a pensar fazer outra limpeza com o tal produto de limpeza de circuito de refrigeração, que mais coisa ou menos coisa andará por volta dos 100 euros.

    Acho que poderá ter razão no facto de não haver problemas com o escape. O problema pode ser muito bem a cablagem. O estranho é ele ficar todo atrofiado. Tudo indica que haja um problema grave com a cablagem do motor. Pode até não ser um, mas vários problemas na cablagem. O que causa a alteração do tempo de injecção e no avanço da ignição é que me está a torrar a paciência. Á coisa de um mês atrás levou injectores (em segunda mão), pois tinha um que ficava sempre a pingar.
    O estranho é quando acelero às 2000 rpm o CO2 vir quase para zero. Neste momento, tem montada uma centralina 100% original e a funcionar a 100%. Precisava duma maquina que faça a analise aos 4 gases. Infelizmente, sem um local para fazer de oficina, não é muito fácil trabalhar.

    Maquina de diagnosticos com break-out-box intercalado na cablagem tem ajudado um bocado. Mas preciso fazer mais trabalho de casa com o osciloscópio e o multímetro. O mais facil é arrancar aquela cablagem e meter uma nova para limpar de vez o sarampo ao cancro. Mas eu não consigo parar o carro, nem um minuto ...
    sem duvida que todos esses sintomas apontam para isso, a ausencia de co2 as 2000rpm diria maf, mas ja o distribuidor ja deveria ser da centralina (que foi mudada recentemente) será possivel ser o motor descomandado?
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  7. #7
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    sem duvida que todos esses sintomas apontam para isso, a ausencia de co2 as 2000rpm diria maf, mas ja o distribuidor ja deveria ser da centralina (que foi mudada recentemente) será possivel ser o motor descomandado?
    Para ser sincero, penso que não. Depois de ter sido avariado, já levou 2 juntas da cabeça e levou bomba de àgua. O que quer dizer que o ponto já foi revisto varias vezes (pelo menos 3 vezes em alturas diferentes). Hoje, mais uma vez teve a crise de fraqueza das canetas. Quando pisei no acelerador ele fez poço. Tive de aliviar o pé do acelerador para ele embalar. Depois disso, vi o ponteiro da agua a subir. A partir daí começou a engonhar e a não desenvolver. Posso afirmar que os cavalos desapareceram misteriosamente. Outra coisa muito estranha é ficar sem poder de travagem. Já levou um colector de admissão, levou corpo da borboleta, levou bomba do servo--o-freio, bomba central de travões, valvula do cervo-o-freio, tubagem que liga ao colector de admissão. Só não levou o principal, a cablagem do motor.

    Dos 100 cv, devo ter ficado aí com uns míseros 60 cv, se tanto. Mais parecia uma munia paralítica de cadeirinha de rodas. É que não desenvolve nada quando está assim. Tudo me leva a crer que a cablagem está com problemas, (curtos circuitos e quebra de fios (pode até serem os terminais que estão defeituosos). Pelo menos o ponteiro da temperatura do óleo, assim o indica. Umas vezes não marca nada, outras marca para alem do máximo, outras marcas mais ou menos bem. Tem dias ... Depende se caiu da cama ou se se levantou do lado esquerdo da cama. Como sou um nabo e não tenho boas condições para despistar o problema (faço tudo na rua , mas nem sequer dá para ter a porta aberta do lado do condutor, não há espaço na rua).

    Já pedi a varias pessoas se me deixavam ligar a minha maquina de diagnósticos, para eu ficar com valores de referencia. Mas até agora, todos se cortaram. É que a maquina consegue guardar um histórico de tudo o que acontece na centralina e por outro lado, a maquina consegue ver todos os valores em tempo real que acontecem em todos os fios da cablagem.

    Já vem a caminho, uma ferramenta muito usada pela Peugeot para ver as cablagens e centralinas. Estou em brasa para ver aquilo a funcionar. Também já tenho os manuais da Peugeot, com os procedimentos de despistagem de problemas naquela centralina.

    Mas de qualquer maneira, preciso dum espaço para fazer de oficina para poder trabalhar com calma e à vontade. Não dá muito jeito ter um monte de mirones a espreitarem por cima do ombro e a mexerem nas minhas ferramentas quando eu estou na rua de volta do meu carro.
    Última edição por 106XSiLx; 22-06-2011 às 13:43.

  8. #8
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    Para ser sincero, penso que não. Depois de ter sido avariado, já levou 2 juntas da cabeça e levou bomba de àgua. O que quer dizer que o ponto já foi revisto varias vezes (pelo menos 3 vezes em alturas diferentes). Hoje, mais uma vez teve a crise de fraqueza das canetas. Quando pisei no acelerador ele fez poço. Tive de aliviar o pé do acelerador para ele embalar. Depois disso, vi o ponteiro da agua a subir. A partir daí começou a engonhar e a não desenvolver. Posso afirmar que os cavalos desapareceram misteriosamente. Outra coisa muito estranha é ficar sem poder de travagem. Já levou um colector de admissão, levou corpo da borboleta, levou bomba do servo--o-freio, bomba central de travões, valvula do cervo-o-freio, tubagem que liga ao colector de admissão. Só não levou o principal, a cablagem do motor.

    Dos 100 cv, devo ter ficado aí com uns míseros 60 cv, se tanto. Mais parecia uma munia paralítica de cadeirinha de rodas. É que não desenvolve nada quando está assim. Tudo me leva a crer que a cablagem está com problemas, (curtos circuitos e quebra de fios (pode até serem os terminais que estão defeituosos). Pelo menos o ponteiro da temperatura do óleo, assim o indica. Umas vezes não marca nada, outras marca para alem do máximo, outras marcas mais ou menos bem. Tem dias ... Depende se caiu da cama ou se se levantou do lado esquerdo da cama. Como sou um nabo e não tenho boas condições para despistar o problema (faço tudo na rua , mas nem sequer dá para ter a porta aberta do lado do condutor, não há espaço na rua).

    Já pedi a varias pessoas se me deixavam ligar a minha maquina de diagnósticos, para eu ficar com valores de referencia. Mas até agora, todos se cortaram. É que a maquina consegue guardar um histórico de tudo o que acontece na centralina e por outro lado, a maquina consegue ver todos os valores em tempo real que acontecem em todos os fios da cablagem.

    Já vem a caminho, uma ferramenta muito usada pela Peugeot para ver as cablagens e centralinas. Estou em brasa para ver aquilo a funcionar. Também já tenho os manuais da Peugeot, com os procedimentos de despistagem de problemas naquela centralina.

    Mas de qualquer maneira, preciso dum espaço para fazer de oficina para poder trabalhar com calma e à vontade. Não dá muito jeito ter um monte de mirones a espreitarem por cima do ombro e a mexerem nas minhas ferramentas quando eu estou na rua de volta do meu carro.
    Percebo completamente, ate ja m aconteceu começar a chover e eu de capo aberto com os injectores desmontados. Todos esses sitomas apontam claramente para mistura incorreta, ja deu excesso de co2? ou é sempre a menos? a bomba do combustivel pode estar "frita", e não estar a fazer pressão suficiente apartir de uma determinada rotação.
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  9. #9
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    Percebo completamente, ate ja m aconteceu começar a chover e eu de capo aberto com os injectores desmontados. Todos esses sitomas apontam claramente para mistura incorreta, ja deu excesso de co2? ou é sempre a menos? a bomba do combustivel pode estar "frita", e não estar a fazer pressão suficiente apartir de uma determinada rotação.
    Também já tinha pensado nisso. Já meti um manometro para medir a pressão da gasolina na regua. A informação que recolhi aponta para que algo do género se esteja a passar. Ao relanti, tinha cerca de 2,3 bar. Acelerando muito lentamente até às 2000 rpm, a pressão baixava lentamente até aos 1,8 bar. Penso que isto não esteja correcto. Penso que a pressão se deveria manter estável sem qualquer variação. Só deveria cair para os 1,8 bar no caso de haver uma forte e repentina aceleração. Depois, deveria voltar para os 2,3 bar. Isto é o que eu penso que deveria ser. O problema é que não sei se deveria ser assim ou não. Não faço a mínima ideia. Eu julgo, que não devo ter só um unico problema, mas sim vários problemas ao mesmo tempo. O que dá um grande granel. A bomba, deveria dar teoricamente 3 bar de máximo. O problema é que eu não sei como se vê isso. Como é que vejo o máximo de pressão ?

  10. #10
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    Também já tinha pensado nisso. Já meti um manometro para medir a pressão da gasolina na regua. A informação que recolhi aponta para que algo do género se esteja a passar. Ao relanti, tinha cerca de 2,3 bar. Acelerando muito lentamente até às 2000 rpm, a pressão baixava lentamente até aos 1,8 bar. Penso que isto não esteja correcto. Penso que a pressão se deveria manter estável sem qualquer variação. Só deveria cair para os 1,8 bar no caso de haver uma forte e repentina aceleração. Depois, deveria voltar para os 2,3 bar. Isto é o que eu penso que deveria ser. O problema é que não sei se deveria ser assim ou não. Não faço a mínima ideia. Eu julgo, que não devo ter só um unico problema, mas sim vários problemas ao mesmo tempo. O que dá um grande granel. A bomba, deveria dar teoricamente 3 bar de máximo. O problema é que eu não sei como se vê isso. Como é que vejo o máximo de pressão ?
    Eu sinceramente não sei como medir, nem quais os valores acertados a x ou y rotações. Não existe ninguem neste forum que saiba? já vi muitos 106 em outros post. Venham aqui dar uma mão
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  11. #11
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    Cool Escape entupido com ceramica do catalisador

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    Eu sinceramente não sei como medir, nem quais os valores acertados a x ou y rotações. Não existe ninguem neste forum que saiba? já vi muitos 106 em outros post. Venham aqui dar uma mão
    Hoje troquei de panelas nos escapes areeiro. Pelo que percebi a ultima panela estava com bastantes restos de catalisador. Acho que como a ceramica que derreteu do catalizador foi parar à ultima panela, entupiu bastante os buracos do silenciador. Como bónus, agora até já tenho travões e o motor sobe mais rapidamente as rotações. Agora falta só trocar as camisas, pistons e segmentos e fica um mimo. Infelizmente, já não vai ser este ano pelo natal, pois 50% do subsidio de natal, foi-se ... enfim ... quando eu for rico, faço isso e meto uma cablagem nova.

  12. #12
    Senior Member Average 2 Avatar de maddox
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    não sei se e o teu caso ou não mas pelo que percebi agora descreveste-me um colega meu com um xsi que tinha a outra versão de motor do xsi (tipo ah 1300(deve ser o teu caso e 1400 ou 1600 uma coisa assim sei que ele tinha um maior mas posso perguntar-lhe quando tiver com ele) a questão é que o motor dele começou a beber óleo e a queimar juntas ele trocou o motor pelo 1300 so que deixou a cablagem do outro. ou seja perdeu potencia os manómetros marcavam m*rdas irreais engasgavas-se todo e por ai fora.

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
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    Citação Mensagem Original de maddox Ver Post
    não sei se e o teu caso ou não mas pelo que percebi agora descreveste-me um colega meu com um xsi que tinha a outra versão de motor do xsi (tipo ah 1300(deve ser o teu caso e 1400 ou 1600 uma coisa assim sei que ele tinha um maior mas posso perguntar-lhe quando tiver com ele) a questão é que o motor dele começou a beber óleo e a queimar juntas ele trocou o motor pelo 1300 so que deixou a cablagem do outro. ou seja perdeu potencia os manómetros marcavam m*rdas irreais engasgavas-se todo e por ai fora.
    Bem, para trocar um motor, troca-se por um exactamente igual. Se for para meter um motor diferente, tem que se trocar a parte da cablagem do motor e do painel de instrumentos. Como é evidente, a centralina tem que ser trocada por uma que seja própria para o modelo do motor. Se não o fizer, vai ficar com o motor completamente descontrolado. No meu caso, o motor ainda é o original, pois consegui confirmar junto da fabrica. Agora que eu acredito que haja ali porcaria naquela cablagem, acredito. Foi um grande erro deixar aquela oficina da Peugeot mexer no meu carro. Deu cabo dele. A oficina deve ter feito tanta porcaria que já não é Peugeot. A Peugeot deve ter obrigado a oficina da Estrada da Luz a deixar de poder dizer que é uma oficina Peugeot. Agora é citroen .

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