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Tópico: XSI Fumo

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de tiagofilipe91
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    Boa noite.

    Quando ligo o carro fica assim uma mancha de 'agua' no chao:
    http://www.youtube.com/watch?v=fz0JX...eature=channel


    Mesmo depois de quente, essa agua que sai pelo escape continua a sair. e quando acelero(pouco) acontece isto:
    http://www.youtube.com/watch?v=YPGGx...eature=channel

    Meia hora depois de ter deichado o carro ligado ao relanti, ja a ventoinha tinha ligado, e a 'agua' que saia pelo escape saiu em vapor, mas se acelarasse continuava a sair agua!

    Nao é meu espanto que vou ver o nivel de agua do radiador, e não é liquido anti-congelante que lá tem, mas sim 'agua' da torneira!? puff. Antigos donos que se preocupam bastante com o carro. Nivel do oleo bastante em baicho. Logo cheirame que será junta da colaça queimada(ou quase) e segmentos pelo caralho.


    Entendidos cheguensse ah frente por favor.

  2. #2
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    nivel de agua baixa?

    pelo fumo que vi no video parece que queima oleo, o carro depois de quente faz fumo?

    se abrires o tampao da agua com o carro a trabalhar, a agua berbulha?

    pela vareta do oleo com ele a trabalhar sai ar ou vapores?

    o tampao da agua tem tipo uma massa junto ao vedante?

    epa tanta coisa.. vai vendo...

    Peugeot 106 xsi



  3. #3
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    facil é ires a um mecanico, isso normalmente n é coisa boa

    cumps

  4. #4
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    facil é ires a um mecanico, isso normalmente n é coisa boa

    cumps


    Peugeot 106 xsi



  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de tiagofilipe91
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    Citação Mensagem Original de jcasquilho Ver Post
    nivel de agua baixa?

    pelo fumo que vi no video parece que queima oleo, o carro depois de quente faz fumo?

    se abrires o tampao da agua com o carro a trabalhar, a agua berbulha?

    pela vareta do oleo com ele a trabalhar sai ar ou vapores?

    o tampao da agua tem tipo uma massa junto ao vedante?

    epa tanta coisa.. vai vendo...
    Sim, nivel de agua baixa.

    Sim a agua berbulha mas quando o carro quente.

    Ainda nao esperimentei ver se sai ar ou vapores pela vareta do oleo, mas que esta quase sem oleo esta.

    O tampao tem é tipo uma ferrugem, e algo meio esquesito no vedante.

  6. #6
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    Wink Pode ser bom sinal, no entanto, verifique e volte a verificar

    Citação Mensagem Original de tiagofilipe91 Ver Post
    Boa noite.

    Quando ligo o carro fica assim uma mancha de 'agua' no chao:
    http://www.youtube.com/watch?v=fz0JX...eature=channel


    Mesmo depois de quente, essa agua que sai pelo escape continua a sair. e quando acelero(pouco) acontece isto:
    http://www.youtube.com/watch?v=YPGGx...eature=channel

    Meia hora depois de ter deichado o carro ligado ao relanti, ja a ventoinha tinha ligado, e a 'agua' que saia pelo escape saiu em vapor, mas se acelarasse continuava a sair agua!

    Nao é meu espanto que vou ver o nivel de agua do radiador, e não é liquido anti-congelante que lá tem, mas sim 'agua' da torneira!? puff. Antigos donos que se preocupam bastante com o carro. Nivel do oleo bastante em baicho. Logo cheirame que será junta da colaça queimada(ou quase) e segmentos pelo caralho.


    Entendidos cheguensse ah frente por favor.
    Quando um catalizador está a funcionar a 100% faz um bocado isso. Há uma reacção quimica dentro do catalizador que resulta em àgua. Nos carros novos ou com o motor a 100%, a cor do escape é a cor de ferrugem, visto escorrer àgua pelo escape.

    Deve verificar algumas coisas:

    A pressão no circuito de arrefecimento do motor deve ser igual ao indicado na tampa do radiador.
    Deve ser criada uma pressão nos tubos de borracha do circuito de arrefecimento do carro quando a temperatura chega ao normal (o moto ventilador do radiador entra em funcionamento), mas não ficando com uma pressão de tal forma elevada que leva os tubos a ficarem com uma pressão tal que parecem pedra.
    O liquido de arrefecimento deve ser praticamente translucido, tipo àgua. Não deve ter gotas de oleo a boiar como se fosse azeite na àgua.
    O oleo deve estar em condições, a tampa do oleo na culaça não deve apresentar uma mistura com a consistencia duma argamassa com a cor de leite com café.

    Pode fazer uma lavagem completa co circuito de arrefecimento.

    Tirar a tampa inferior do radiador, retirar a tampa superior do radiador do copo de expansão.
    Meter uma mangeira de àgua pela abertura da tampa superior com bastante àgua a correr.
    Ligar o motor por uns momentos, mas não deixar o motor aquecer muito.
    Deixar sair a àgua toda do circuito de arrefecimento. Fechar a tampa inferior do radiador. Deixar o motor arrefecer e encher com liquido proprio para circuitos de arrefecimento fechados (redex ou outro que tenha uma percentagem de anticongelante).

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Quando um catalizador está a funcionar a 100% faz um bocado isso. Há uma reacção quimica dentro do catalizador que resulta em àgua. Nos carros novos ou com o motor a 100%, a cor do escape é a cor de ferrugem, visto escorrer àgua pelo escape.

    Deve verificar algumas coisas:

    A pressão no circuito de arrefecimento do motor deve ser igual ao indicado na tampa do radiador.
    Deve ser criada uma pressão nos tubos de borracha do circuito de arrefecimento do carro quando a temperatura chega ao normal (o moto ventilador do radiador entra em funcionamento), mas não ficando com uma pressão de tal forma elevada que leva os tubos a ficarem com uma pressão tal que parecem pedra.
    O liquido de arrefecimento deve ser praticamente translucido, tipo àgua. Não deve ter gotas de oleo a boiar como se fosse azeite na àgua.
    O oleo deve estar em condições, a tampa do oleo na culaça não deve apresentar uma mistura com a consistencia duma argamassa com a cor de leite com café.

    Pode fazer uma lavagem completa co circuito de arrefecimento.

    Tirar a tampa inferior do radiador, retirar a tampa superior do radiador do copo de expansão.
    Meter uma mangeira de àgua pela abertura da tampa superior com bastante àgua a correr.
    Ligar o motor por uns momentos, mas não deixar o motor aquecer muito.
    Deixar sair a àgua toda do circuito de arrefecimento. Fechar a tampa inferior do radiador. Deixar o motor arrefecer e encher com liquido proprio para circuitos de arrefecimento fechados (redex ou outro que tenha uma percentagem de anticongelante).

    E a que se deve o facto do fumo azul? Bastante fumo azul. E o nivel do Óleo baixo constantemente?

  8. #8
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    O ideal é mesmo ires a um mecânico. Pelos sintomas deve ser algo nos internos do motor e pode agravar mais.

    Nunca deves deixar estes carros a trabalhar ao ralenti... principalmente tanto tempo.

    Antes de meteres mãos à obra a mudar fluidos e afins faz uma revisão ao carro.

    Se tiveres junta queimada deves começar a ver o óleo a esbranquiçar e a ficar mais grosso. Tira a tampa do óleo e vê se já lá anda maionese dentro.

    A frio sentes o motor a trabalhar a custo? A passagem na junta ainda pode ser pequena e não notares que lá anda, mas acaba por te dar passagem de água para os cilindros.

    Vê se alguma das velas tem indicadores de estar "molhada".

    Fumo azul é óleo a queimar. Mais um indicador de algo que não está bem. Vê que óleo andas a usar.

    Passa nos PSAManiacs que muita gente lá pode dar mais umas dicas, mas sobretudo, vai a um mecânico que perceba destes PSAs.
    Última edição por RuiG; 03-06-2010 às 21:34.

  9. #9
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    Padrão fumo azul e vapor pelo escape depois de quente !

    acho que fizes-te o diagnostico correcto ! mas não desmontes o motor antes de verificar a taxa de compressão !
    pode ser só mesmo a junta !
    vai por etapas !

  10. #10
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    Não terá algo a ver com segmentos? o carro já conta com 254mil km. Já agora, ninguem me sabe informar onde posso encontrar um livro de revisoes para o meu carro? já procurei e não encontrei nada.
    Gostava de saber de quantos em quanto km é aconselhavel mudar o oleo, filtro oleo, velas, correia distribuição etc etc.

  11. #11
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    Wink Melhor ir ao mecanico com o bolinhas

    Citação Mensagem Original de tiagofilipe91 Ver Post
    E a que se deve o facto do fumo azul? Bastante fumo azul. E o nivel do Óleo baixo constantemente?
    Eu recomendo que faça o seguinte:

    Meter um kit de bomba de àgua e correia de distribuição. É muito grave se a correia de distribuição partir, pois como as valvulas vão bater nos pistons (cruzamento de valvulas) vai estragar muito o motor internamente, podendo dar-se o caso de ter que o mandar para a sucata. Recomendo vivamente mudar a correia de distribuição cada 60.000 km. A marca indica que faz 120.000 km (eu cá digo que faz o tanas). Prefiro gastar numa correia de distribuição do que ter que meter depois uma cabeça, válvulas e pistons novos, isto se não partir mais nada.

    Os pistons tem vários tipos de segmentos, a saber, os segmentos de compressão, segmentos de lubrificação. É muito fácil, nos nossos modelos os segmentos "fritarem", pois as camisas não são assim tão bem desenhadas como por exemplo os dos honda. Quando a temperatura sobe muito, já é uma sorte o motor não agarrar ou gripar os cilindros. Vaí daí haver muita malta a fugir dos 1.3 e irem para os 1.4 e 1.6 que tem o bloco em ferro, sendo que como as camisas estão em contacto directo com o bloco, transferem em mais pontos o calor para o resto do bloco.

    Deve fazer um teste de compressão e tentar saber se todos os retentores estão em condições. Verificar visualmente o estado das velas, pois elas contam o que se passa com o motor. Existe mesmo uma tabela com fotografias das velas, para poder comparar o estado delas. Ver a cor, ver se tem fuligem, ver se tem óleo (tem humidade), ver o estado dos terminais, etc. Já agora verificar se tem o grau térmico correcto e sem tem supressor de ruídos. consulte os sites dos fabricantes de velas por causa da tabela com as fotos de velas usadas.

    http://www.renaultclube.com/tudo-sob...as-de-ignicao/
    http://www.fcvc.pt/tecnico/diagig.htm
    http://www.ngksparkplugs.com/tech_su...2.asp?mode=nml
    http://guia.mercadolivre.com.br/vela...vela-20427-VGP
    http://www.verrill.com/moto/sellingg...colorchart.htm
    http://www.theultralightplace.com/sparkplugs.htm
    Última edição por 106XSiLx; 04-06-2010 às 15:39.

  12. #12
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    Talking Manuais , mais manuais, e montanhas de manuais

    Citação Mensagem Original de tiagofilipe91 Ver Post
    Não terá algo a ver com segmentos? o carro já conta com 254mil km. Já agora, ninguem me sabe informar onde posso encontrar um livro de revisoes para o meu carro? já procurei e não encontrei nada.
    Gostava de saber de quantos em quanto km é aconselhavel mudar o oleo, filtro oleo, velas, correia distribuição etc etc.
    Posso enviar essa informação toda. Se tiver interessado mande-me uma PM.

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