Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 69
Like Tree1Gostos

Tópico: Xenon - Para ser legal o que é preciso ter?

  1. #1
    Elite Member Average 2 Avatar de CTurbinado
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Cascais
    Mensagens
    137

    Padrão Xenon - Para ser legal o que é preciso ter?

    Boas,

    Eu tenho um Peugeot 307 e pretendia por xenon, mas o carro não tem nem lava-farois nem o nivelamento automatico dos farois.
    Será que pondo o xenon não tenho problemas na inspeção nem com a polícia?
    O que é preciso fazer para que tenha o xenon legal?

    obg!
    cumpz!
    Peugeot 307 CC 2.0 HDi

  2. #2
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    Boas, simplesmente nao tens que ter as luzes apontadas pra cima e nao convem por cores muito azuladas, 6000k no maximo! De resto tanto em IPO's como com a BT nao ha crise nenhuma (pelo menos eu nao tenho conehcimento de tal)... E olha que ja anda ai mt ppl com xenon "after-market" e pra ja que eu saiba nunca ninguem foi multado!

  3. #3
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    já tem havido chumbos na IPO

  4. #4
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.103

    Padrão

    Chumba na IPO se nao tiver lava faróis acho eu!
    http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=pepper09

    A sua conta tem um saldo de 9,295 pontos e €6,1267

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de FaMeL
    Data de Inscrição
    Mar 2006
    Mensagens
    743

    Padrão

    Isso de haver problemas com a polícia, ou chumbar na IPO é tudo uma questão de sorte. Quem tem xenon aftermarket tem de saber os cuidados a ter, e claro, quando levar o carro à inspecção nada custa desmontar os balastros, e montar umas lâmpadas de halogéneo.


    Para ter xenon e andar dentro da legalidade é preciso ter lava-faróis, e nivelador automático das ópticas.

  6. #6
    Elite Member Average 2 Avatar de CTurbinado
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Cascais
    Mensagens
    137

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FaMeL Ver Post
    Isso de haver problemas com a polícia, ou chumbar na IPO é tudo uma questão de sorte. Quem tem xenon aftermarket tem de saber os cuidados a ter, e claro, quando levar o carro à inspecção nada custa desmontar os balastros, e montar umas lâmpadas de halogéneo.


    Para ter xenon e andar dentro da legalidade é preciso ter lava-faróis, e nivelador automático das ópticas.

    Mas ha carros que nao tem o nivelador automatico, como o Polo GTI...

    cumpz!
    Peugeot 307 CC 2.0 HDi

  7. #7
    Senior Member Senior Avatar de FaMeL
    Data de Inscrição
    Mar 2006
    Mensagens
    743

    Padrão

    Citação Mensagem Original de CTurbinado Ver Post
    Mas ha carros que nao tem o nivelador automatico, como o Polo GTI...

    cumpz!


    Eu não disse o contrário. Mas o que escrevi não foi totalmente correcto. Penso que actualmente qualquer carro com xenon de origem já tem os tais niveladores. Agora quanto aos carros mais antigos penso que alguns não tenham, como é o caso do Polo 6n2 GTI.

    Abraço

  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de +1DCI
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    1.059

    Padrão

    É preciso ter isso tudo que vocês dizem, mas dá para usar desde que as lampdas não incomodem os outros e para isso é preciso focar os farois ou baixar no interior da viatura, é como se tivessem a usar umas lampadas mais potentes....

    Agora se as lampadas estiverem a incomodar é meio caminho para se cruzarem com um carro da BT e foram vocês a ir ao encontro do problema, aí os gajos vão pegar logo...

  9. #9
    Elite Member Average 2 Avatar de CTurbinado
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Cascais
    Mensagens
    137

    Padrão

    eu tenho farois de halogeneo, para converter para xenon e so comprar a lampada de xenon, ou e preciso instalar o kit completo?

    obg!
    cumpz!
    Peugeot 307 CC 2.0 HDi

  10. #10
    Quem ler isto é um asno! Super user Avatar de PinhU
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Tira daí a, Gâmbia
    Mensagens
    2.211

    Padrão

    Eu estou com ideias de montar um kit xenon no c2 + lava farois, mas tenho medo por causa dos niveladores.

  11. #11
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    Boas, espero que o "dono" deste topico nao se chateie comigo...

    Aqui vai um esclarecimento sobre xenon da BT:

    "Aqui vai o esclarecimento da BT!

    o meu mail :

    Boa noite

    Estou a pensar adquirir um Kit Xenon para o meu carro, no entanto ja me deparei com várias versões:
    1- centro de inspecção que diz que o carro basta ter lava farois!
    2- centro de inspecção que diz que o carro precisa de lava farois e de niveladores automaticos!
    3- centro de inspecção diz que não é necessario nada!

    E tanto quanto percebi, mesmo nos centros de inspecção, os inspectores estão algo desconfortaveis para responder a esta pergunta.
    Gostava então de saber se é preciso algum deste equipamento ou o que é necessario?

    Grato pela atenção


    a resposta:

    Exmo Senhor,


    Acusamos a recepção do seu "Mail" datado de 13 de Março do ano corrente, cumprindo-nos tecer os comentários seguintes:

    1. A legislação que vigora, obriga a que os sistemas luminosos e de iluminação obedeçam às características, previstas na Portaria nº 851/94, de 22.09.

    2. Ali se expressa que :

    - Luzes mínimos: Deverão apresentar uma intensidade tal que seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de
    150 metros. A luz deve ser de cor branca ( nº 2, da Portaria supra citada)
    - Luzes médios: Devem emitir uma feixe luminoso que ilumine eficazmente numa distância de 30 metros, por forma a não causar
    encandeamento. Estarem colocadas a uma altura do solo compreendida entre os 500 e os 1200 mílimetros. Devem emitir uma luz
    de cor branca ou amarela ( nº 5, da Portaria supra citada)

    3. Assim, no momento em que se decide pelo uso de um qualquer sistema de iluminação, deve considerar-se o que está regulamentado sobre esta matéria, devendo conformar-se com aquelas características .

    4. Não poderíamos, contudo, deixar de sugerir que pode contactar a DGV, enquanto entidade que aprova os veículos e sistemas que os equipam.

    Com os melhores cumprimentos,

    Barão Mendes, Major em serviço na BT/GNR "

    Fonte: www.puntopt.net

  12. #12
    Senior Member Average 2 Avatar de Zx_rider
    Data de Inscrição
    Mar 2006
    Localização
    Lx
    Mensagens
    208

    Padrão

    Citação Mensagem Original de starlet Ver Post
    Boas, espero que o "dono" deste topico nao se chateie comigo...

    Aqui vai um esclarecimento sobre xenon da BT:

    "Aqui vai o esclarecimento da BT!

    o meu mail :

    Boa noite

    Estou a pensar adquirir um Kit Xenon para o meu carro, no entanto ja me deparei com várias versões:
    1- centro de inspecção que diz que o carro basta ter lava farois!
    2- centro de inspecção que diz que o carro precisa de lava farois e de niveladores automaticos!
    3- centro de inspecção diz que não é necessario nada!

    E tanto quanto percebi, mesmo nos centros de inspecção, os inspectores estão algo desconfortaveis para responder a esta pergunta.
    Gostava então de saber se é preciso algum deste equipamento ou o que é necessario?

    Grato pela atenção


    a resposta:

    Exmo Senhor,


    Acusamos a recepção do seu "Mail" datado de 13 de Março do ano corrente, cumprindo-nos tecer os comentários seguintes:

    1. A legislação que vigora, obriga a que os sistemas luminosos e de iluminação obedeçam às características, previstas na Portaria nº 851/94, de 22.09.

    2. Ali se expressa que :

    - Luzes mínimos: Deverão apresentar uma intensidade tal que seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de
    150 metros. A luz deve ser de cor branca ( nº 2, da Portaria supra citada)
    - Luzes médios: Devem emitir uma feixe luminoso que ilumine eficazmente numa distância de 30 metros, por forma a não causar
    encandeamento. Estarem colocadas a uma altura do solo compreendida entre os 500 e os 1200 mílimetros. Devem emitir uma luz
    de cor branca ou amarela ( nº 5, da Portaria supra citada)

    3. Assim, no momento em que se decide pelo uso de um qualquer sistema de iluminação, deve considerar-se o que está regulamentado sobre esta matéria, devendo conformar-se com aquelas características .

    4. Não poderíamos, contudo, deixar de sugerir que pode contactar a DGV, enquanto entidade que aprova os veículos e sistemas que os equipam.

    Com os melhores cumprimentos,

    Barão Mendes, Major em serviço na BT/GNR "

    Fonte: www.puntopt.net

    Realmente e com esta explicação às vezes parece que é o proprio pessoal que se poe a inventar algumas cenas em relação ao uso ou à proibição de alguns acessórios não originais no carro.. Em relação a esta conversa do XENON, bastava lerem as designaçõe do código da estrada, referente à iluminação do carro (qualquer livro de código tem isso explicito) e caso não saibam o pessoal da BT e afins regulam-se pelo código da estrada, agora tambem não é preciso andar com os fárois a apontar pro céu e dpois dizer que a luz é branca ta tudo bem

  13. #13
    Member Average
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Mensagens
    82

    Padrão

    Boas,
    Está quase tudo dito.. só mais uma coisa, para evitar encandear os outros condutores deve-se ter opticas de "bolha".

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Faro
    Mensagens
    101

    Padrão

    exacto...

    se as lampadas sao de halogeneo, xenon, argon ou outro gas qualquer isso não interessa...

    o que interessa é que sejam de cor branca ou amarela e que não encandeiem os demais condutores. ta tudo dito...

  15. #15
    Quem ler isto é um asno! Super user Avatar de PinhU
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Tira daí a, Gâmbia
    Mensagens
    2.211

    Padrão

    Citação Mensagem Original de starlet Ver Post
    Boas, espero que o "dono" deste topico nao se chateie comigo...

    Aqui vai um esclarecimento sobre xenon da BT:

    "Aqui vai o esclarecimento da BT!

    o meu mail :

    Boa noite

    Estou a pensar adquirir um Kit Xenon para o meu carro, no entanto ja me deparei com várias versões:
    1- centro de inspecção que diz que o carro basta ter lava farois!
    2- centro de inspecção que diz que o carro precisa de lava farois e de niveladores automaticos!
    3- centro de inspecção diz que não é necessario nada!

    E tanto quanto percebi, mesmo nos centros de inspecção, os inspectores estão algo desconfortaveis para responder a esta pergunta.
    Gostava então de saber se é preciso algum deste equipamento ou o que é necessario?

    Grato pela atenção


    a resposta:

    Exmo Senhor,


    Acusamos a recepção do seu "Mail" datado de 13 de Março do ano corrente, cumprindo-nos tecer os comentários seguintes:

    1. A legislação que vigora, obriga a que os sistemas luminosos e de iluminação obedeçam às características, previstas na Portaria nº 851/94, de 22.09.

    2. Ali se expressa que :

    - Luzes mínimos: Deverão apresentar uma intensidade tal que seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de
    150 metros. A luz deve ser de cor branca ( nº 2, da Portaria supra citada)
    - Luzes médios: Devem emitir uma feixe luminoso que ilumine eficazmente numa distância de 30 metros, por forma a não causar
    encandeamento. Estarem colocadas a uma altura do solo compreendida entre os 500 e os 1200 mílimetros. Devem emitir uma luz
    de cor branca ou amarela ( nº 5, da Portaria supra citada)

    3. Assim, no momento em que se decide pelo uso de um qualquer sistema de iluminação, deve considerar-se o que está regulamentado sobre esta matéria, devendo conformar-se com aquelas características .

    4. Não poderíamos, contudo, deixar de sugerir que pode contactar a DGV, enquanto entidade que aprova os veículos e sistemas que os equipam.

    Com os melhores cumprimentos,

    Barão Mendes, Major em serviço na BT/GNR "

    Fonte: www.puntopt.net
    Esta informação é demais! Muito util.

    A ver se nos anos mando vir o meu kit xenon!


    Abraços

  16. #16
    Junior Member Novato Avatar de Lestat_666
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    Maia
    Mensagens
    19

    Padrão duvida

    Boas pessoal sou novo cá, ainda não sei como é que isto funciona, mas aos poucos aprende-se.

    A questão é a seguinte tenho um Saxo VTS, so com nivelador de farois e tava a pensar por bi xenon so que ainda ando com duvidas sobre se posso ter problemas com o IPO e BT.


    Agradeço a vossa ajuda

    Obrigados

  17. #17
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Gente,

    O email da BT é valido... mas vocês estão a ignorar que o argumento para aprender os documentos e enviar os carros para IPO B não é sistema de iluminação ilegal... é modificação das características do veiculo.

    Algum de vocês já apresentou projecto de modificação de um carro para que lhe seja averbada a modificação?

    Basta esta argumentação para ser ilegal montar um kit de xenon, ou farois diurnos... e por ai fora... é assim que funcionam as leis em Portugal.

    Abraços
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  18. #18
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    O que é preciso fazer para que tenha o xenon legal?
    tem que vir de origem. Se for alterado então vai contra a lei em vigor e é alteração das características. Como não está prevista no TAL regulamento que vai sair um dia...é ilegal.

    Mas...eu mudei e coloquei xenon no meu!

  19. #19
    Junior Member Novato Avatar de Lestat_666
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    Maia
    Mensagens
    19

    Padrão

    E o que é que fazem quando vao à inspecção, tiram-no e montam umas normais?

    E quanto à BT , se formos mandados parar eles podem implicar?

  20. #20
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Há coisas que passam na BT que não passam numa inspecção e vice versa.

    E o que é que fazem quando vao à inspecção
    não tenho tido problemas com isso...

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Pelicula e xenón é legal??????????
    Por renafari no fórum Geral Tuning
    Respostas: 21
    Última Resp.: 18-06-2011, 11:15
  2. Upgrade de motor para V8 (Legal) por 50AUD!
    Por HarakiriGTR no fórum TOLices
    Respostas: 29
    Última Resp.: 26-02-2010, 15:02
  3. Xenon, base legal para Autoridades Multarem ?
    Por DANPOWER no fórum Geral Tuning
    Respostas: 43
    Última Resp.: 14-05-2009, 00:27
  4. xenon? o que e preciso?
    Por megane ou no fórum Geral Tuning
    Respostas: 1
    Última Resp.: 20-08-2008, 20:31

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •