O Rali de Portugal vai integrar o Campeonato Mundial da especialidade (WRC) em 2007, afirmou hoje o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, na apresentação da edição deste ano.
O PT Rally de Portugal 2006, que celebra este ano a sua 40.ª edição, estará na estrada entre 16 e 18 de Março
próximo, de novo na região do Algarve, recorrendo a parte dos troços já utilizados na edição de 2005.
Com um custo previsível de 2,5 milhões de euros, a mais importante prova portuguesa de ralis terá uma extensão total de 713 quilómetros (menos 18 que em 2005), mas 240 quilómetros reservados às provas de classificação (mais 2 que em 2005).
Neste contexto, o rali tornou-se mais concentrado (33,6 de percentagem de troços em classificativas contra 32,5 no ano passado), indo ao encontro das exigências da Federação Internacional Automóvel (FIA) e dos objectivos da candidatura ao Mundial de Ralis.
Adicionalmente, as classificativas de 2006 utilizarão um terço de novas estradas que, embora comparáveis às anteriores em termos de interesse desportivo e de qualidade de piso, permitirão reduzir para 90 km/hora a média de velocidade nos troços, adaptando desde já o rali à futura participação no WRC.
Partida em Vilamoura
No capítulo da estrutura geral, o PT Rally de Portugal mantém a realização de duas etapas, uma na sexta-feira, 17 de Março, outra no Sábado, dia 18, cada uma delas com seis provas de classificação, correspondentes a uma passagem dupla por três troços distintos.
Com uma partida simbólica na Marina de Vilamoura, às 20:30, após as verificações administrativas e técnicas efectuadas na manhã do dia 16 de Março, no Estádio do Algarve, o Rali de Portugal 2006 pretende consolidar o projecto do ano anterior, quando se candidatou à integração no Campeonato Mundial.
Neste particular, a estrutura base do "quartel-general" evolui no sentido de aumentar a eficácia da sua actuação, designadamente através de uma melhoria das ligações por estrada, parque de assistência e outras áreas, enquanto o reabastecimento dos carros passa a beneficiar de um novo "lay-out" e de meios de segurança aperfeiçoados.
A fim de validar as soluções da organização do Rali de Portugal e garantir uma efectiva candidatura ao Mundial de Ralis de 2007, a FIA reforça a sua presença na prova portuguesa com dois
pré-observadores e a participação na mesma de dois comissários desportivos de nível mundial.
Presenças confirmadas na edição deste ano da prova portuguesa, para além da dupla Armindo Araújo-Miguel Ramalho, campeã nacional de ralis em 2005 aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo VII MR, são o vencedor da edição anterior do PT Rally de Portugal, o sueco Daniel Carlsson, pilotando um Subaru Impreza WRX.
No intuito de introduzir um elemento adicional de espectáculo e provar a adequação às exigências do WRC, o ACP garantiu este ano a participação como "carro zero" de um Citroën Xsara WRC tripulado pelo espanhol Daniel Sordo, um dos protagonistas do Rali de Portugal 2005 e detentor dos títulos de campeão de Espanha e campeão mundial de ralis na categoria S1600.