Gosto bastante do projecto, penso que não acrescentava mais nada a nivel exterior esta no ponto.Parabens
Marca: VW
Modelo: Golf TDI Highline
Ano: 1999
Descrição do projecto: Não é simples contar a história deste projecto, mas ela está intimamente ligada à criação do tuning.online.pt. É normal dizer-se que as alterações começaram logo que se compra o carro, mas no meu caso começaram mesmo antes, com a aquisição de umas jantes 17’’, mesmo antes de ter o carro.
O projecto evoluiu e passou por várias fases, foi também durante muito tempo uma montra do desenvolvimento que se fez em Portugal no tuning dos motores TDI, tendo sido cobaia para muitos testes de potência e muitas evoluções, que culminou com a evolução para biturbo, ultrapassando os 300cv, o que para um motor VP não é fácil.
Durante este desenvolvimento a fiabilidade nunca foi um objectivo principal, mas sim o prazer de condução e a aceleração e reprises. Também nunca fui muito adepto de altas velocidades.
Mas obviamente os problemas acontecem e o desenvolvimento do carro empancou em alguns problemas, difíceis de identificar, como foi o caso do problema do liquido de refrigeração e do limite dos materiais, como a pressão interna que se atingia. Muito provavelmente não terei outro carro que faça mais de 3.5bar…mas fica a saudade.
A decisão esteve praticamente tomada, meter de origem, arranjar algumas coisas que foram ficando danificadas pelas estadias na oficina e colocar à venda. A alternativa tinha sido trocar para motor PD e continuar a escalada de potência, mas não foi algo que me aliciasse muito, e depois tinha a pressão de ter sempre o carro parado.
Voltei a por o carro com o motor de origem e vendi muito do material que tinha. Durante esse processo e quando voltava a conduzir o carro, a vontade de não o vender aumentava, recusei algumas propostas e acabei por ficar com ele. Também foi sempre o que me aconselharam aqui no TOL.
Durante este processo, todo efectuado em 2012, o carro mudou para outro tipo de utilização. Pude adoptar outro tipo de alterações que antes não podia ou eram incompatíveis. Como ex, o rebaixamento que o carro tem actualmente era incompatível com a potência e utilização que lhe dava anteriormente.
Tive que rever muitas coisas que estavam estragadas, danificadas e outras mudei porque eram desejo de algum tempo.
Normalmente faz-se upgrade ao motor, troca-se por um melhor, no meu caso troquei por outro de origem e foi efectuada uma reprogramação. Foi necessário encontrar todos os componentes de origem que já não tinha, para por tudo a funcionar novamente: escape, bomba de combustível, EGR, caixa de ar, etc, etc.
A suspensão que tinha sempre chegou para as encomendas, mas tinha-me ficado atravessado nunca ter encomendado os coilovers KW com ALC. Acabei para ir para um sistema low cost, que chega para o que se pretende.
Outra coisa que deu algum trabalho foi o rebaixamento, atrás foram feitas algumas alterações, trocados os casquilhos de forma a conseguir rebaixar mais. Na frente foi utilizado um kit para regular o camber e está com ligeiro camber negativo, necessário para melhorar o comportamento em curva, mas que acaba por funcionar visualmente. Atrás o mesmo é conseguido apenas com o rebaixamento. Também adquiri um kit mas que obrigava a um investimento extra para trocar e acabei por não montar.
As jantes já tenho desde 2007, mas estiveram mais tempo arrumadas dentro de casa do que em utilização. Não são certamente as jantes certas para andar em testes de potência nem para serem fiscalizadas pelas autoridades. Mas quando as montei novamente este ano, foi também uma das coisas que me fez esquecer a venda. São jantes de grande qualidade que quando foram adquiridas representaram um grande investimento, numa altura em que praticamente ninguém tinha jantes com diferentes larguras e via-se pouco jantes com uma aba como a que estas possuem.
Esteticamente há algumas coisas a melhorar, as embaladeiras podem vir a sair, para dar lugar a umas OEM look e fiz a “tão pedida” alteração de por a grelha preta. Adquirido em 2012 foi também um espelho retrovisor para o lado do condutor, mas que não cheguei a montar ainda.
O interior foi revisto também em 2012. Renovei muitas das peças estragadas, retirou-se o rubber touch, troquei os bancos frontais, tive que trocar o radio porque o que tinha foi roubado. A falta de tempo impediu de fazer pelo menos uma coisa que estava prevista, que era forrar o tecto interior e pilares a preto. Isso vai muito provavelmente acontecer em fevereiro.
Alterações totais
Motor:
Motor de origem [2012]
Reprogramação MB Power [2012]
Tampas depósitos pintadas de preto [2012]
Embraiagem alterada
Suspensão:
Coilovers [2012]
Barras estabilizadoras frente e trás H&R
Barra anti-aproximação Sparco pintada de preto
Kit de casquilhos Powerflex completo
Kit regulação camber frontal [2012]
Casquilhos Bonrath no eixo traseiro e apoio suspensão trabalhado para ganhar alguns mm de rebaixamento [2012]
Travões:
Discos Zimmermann 312mm perfurados
Pastilhas origem Audi TT
Óleo Ferodo Racing 5.1
Tubos de malha de aço Galfer
Maxilas Audi TT
Rodas:
Jantes Rial Daytona Race tripartidas nas medidas 8.5×18 na frente e 9.5×18” atrás
Pneus 225/40 R18 [2012 apenas os de trás]
Tampas de válvulas R-line [2012]
Exterior:
Pára-choques frontal R32 com spoiler Cupra
Rede original R32 [2012]
Pára-choques traseiro sem frisos e customizado
Remoção frisos e alteração do capot
Embaladeiras Zender fibradas à carroçaria
Mala traseira sem símbolo VW e com logotipo .:R
Grelha sem símbolo preta [2012]
Ópticas réplicas R32 com Xenon, mínimos LED [2012]
Farolins Hella Magic Colours
Piscas laterais transparentes
Escovas Limpa-vidros frontal Bosch Aero-Twin
Escova traseira do Golf V [2012]
Minimos LED [2012]
LED iluminação de matricula [2012]
Interior:
Pedais e apoio do pé esquerdo do Audi TT
Kit tablier Gold Net Optic oriundo de uma versão especial do Golf
Ventiladores do Bora
Bancos frontais da versão Sport Edition [2012]
Puxadores e pinos de portas do Golf R32
Manete de velocidades R-Line [2012]
Suporte para os óculos VW
Tapetes R32 [2012]
Remoção do Rubber Touch [2012]
Som:
Autorádio com Navegação MFD 2 de origem VW [2012]
Interface emuladora de Bluetooth e caixa de CDs, MP3 [2012]
Outros:
Foram ainda trocadas muitas outras coisas: tapete da mala, matriculas, legalização dos pneus 18, algumas borrachas, novos plásticos das cavas de rodas, detalhe, etc
Alterações realizadas em 2012: assinaladas anteriormente
TOL: Há quanto tempo possui este carro?
Resposta: Setembro de 1999
TOL: Quando começaram as alterações?
Resposta: Antes de ter o carro
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2012?
Resposta: a renovação de muitos componentes e o rebaixamento, mantendo o carro guiável no dia-a-dia.
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Resposta: interior em pele e tecto preto.
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Resposta: Euro style, com uma forte componente OEM+
TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2012 e porquê?
Resposta: coilovers em conjunto com as jantes
TOL: Que inspirações tiveste ou que influências mais destacas para este projecto?
Resposta: não posso destacar nada, a não ser todo o meu percurso no tuning.
TOL: Que tipo de utilização faz do carro?
Resposta: diária com alternância de semanas com o TT.
TOL: O que diria para convencer os restantes utilizadores a votar neste projecto?
Resposta: Não preciso convencer, mas se votarem, sabem que não vou ganhar nenhum premio pois a minha posição não conta.
Fotografias:
Filmes:
nos 1:14 e 1:52
Outra informação: O projecto não está pronto. Estão algumas mods previstas que referia antes, mas ainda precisa ajustar algumas coisas. Roll-fender na frente, espaçadores na traseira, rebaixamento adicional, interior preto.
Agradecimentos: agradeço primeiro aos utilizadores e visitante do tuning.online.pt. Destaco no ano de 2012 o trabalho da Projekt’s e do Lipe, e do Ricardo Ramos que me ajudou em muitas alterações no final do ano que eu não tinha disponibilidade para fazer. Ao Davidoff agradeço a disponibilidade para a sessão fotográfica.
Gosto bastante do projecto, penso que não acrescentava mais nada a nivel exterior esta no ponto.Parabens
odeio-me odeio-me odeio-me odeio-me
Bravo
Um exemplo Tuning Golf mk4
Do melhor que se pode ver num Mk4
Bemvindo ao concurso Srº Admin! as fotos estão do outro mundo e o carro está muuuuuito bonito! Parabéns pelo bom gosto!
Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.
Gosto bastante ja o vi ao vivo e ja o conhecia do tempo do aço XD
Pessoalmente Rui não mudaria as embaladeiras acho que acompanham bem os choques de resto nada a dizer ta bom e não mexe mais
Eu enjoei de Golfs MK4 mas deste é-me impossível. Fantástico, boa sorte.
No Video deste-lhe bem .
Rui já sabes o qnt admiro o teu golf. Parabéns. Neste momento não lhe mudava nd.. e essas primeiras fotos, divinais.
Boa sorte.
Palavras pra que...ja todos sabemos que esta estupidamente lindo
Parabens Rui
Cumps
Um bom exemplo do que se pode fazer num Golf 4... Parabéns e excelentes fotos
Sempre gostei do teu Golf, não tinha conhecimento deste downgrade mecânico, pois já à muito tempo que não o acompanhava. Mas, à parte disso, continua perfeito e é uma referência do tuning de alta qualidade que por cá se faz, sem dúvida...
Cumps
Contam-se pelos dedos os golfs IV q gosto, e este acabou de entrar para a lista,ainda por cima de 3 portas como gosto!Muito bom!!
Muitas mods num carro muito bonito.
Com um look único e com muitas mods arrojadas, este Golf está uma Excelente projecto!
Parabéns!
Muito bom parabens
Já tive o prazer de ver o carro ao vivo!!
Um bom carro...
N.Matias
Sócio TOL nº28
NMEngineering