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  • 1 Escrito por mexanico1971

Tópico: VW Golf IV 1.6 (101cv) - problema bizarro...

  1. #1
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    Question VW Golf IV 1.6 (101cv) - problema bizarro...

    Olá a todos!
    Talvez alguém aqui me possa dar algumas ideias de qual seja a origem do problema, porque eu esgotei todas as possibilidades que me ocorreram...
    Antes de mais, uma curta introdução, comprei este carro há um par de anos para que a minha mulher “começasse” a conduzir com regularidade. Trata-se de um Golf IV de 1998 com motor 1.6 de 8 valvulas com a/c (sem EGR) e acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades. O carro tem actualmente ligeiramente mais de 300.000km’s.
    Desde que o comprei que sempre teve um consume elevado (entre 8 a 9 l/100km seja em cidade, estrada ou auto-estrada) em condução calma. O motor tem uma resposta anémica a baixa rotação (até às 3000-3500rpm). A potência está lá e puxa para lá dos 180km/h a direito, mas é “preguiçoso” a baixo regime. Ao mesmo tempo sempre sofreu de problemas de suavidade, dando “coices” ao abrir ligeiramente o acelerador ou quando se retira o acelerador completamente, independentemente do regime de motor (mas mais notório a baixo regime).
    Até agora já verifiquei e substitui várias coisas, entre as quais, a bateria, o sensor de massa de ar, as velas, limpei o corpo da borboleta do acelerador e limpei e lubrifiquei a parte electronica de regulação do mesmo, substituí o tubo de vacuo que vai ao servo-freio (tinha rachado e deixava passer ar) e fiz a manutenção geral normal mudando óleos e filtros. Já procurei por códigos de erro no ECU e nada.
    Notei que quando desligava a bateria por longos períodos de tempo, que o primeiro arranque do motor era melhor com a resposta ao acelerador a melhorar dramaticamente a baixos regimes, mas tudo voltava ao mesmo após um par de quilómetros. O mesmo também se passa ao fazer um reset ao ECU.
    A esta altura pensei que tinha identificado o problema como estando relacionado com o sistema de controlo de emissões, daí que os próximos suspeitos fossem a sonda lambda e o catalisador, que com 300.000km’s podería ter colapsado ou estar parcialmente bloqueado (esta versão não tem uma sonda lambda adicional após o catalisador para monitorizar a eficiência do catalisador nem sistema de monitorização da variação de pressão de gases de antes e depois do catalisador). Antes de mudar estas peças, decidi mudar o sistema de escape a seguir ao catalisador que era também ainda o original, mas isto não resolveu o problema. Quando mudei o escape, durante o processo, a junta entre o colector de escape e o catalisador partiu e deu origem a uma fuga. Foi aqui que fiz uma “descoberta”. Quando decidi testar o carro com o novo escape e a fuga adicional antes do catalisador e sonda lambda, todos os problemas desapareceram de imediato! A resposta ao acelerador a baixo regime tornou-se mais energética, os “coices” desapareceram e deram lugar a transições suaves (ao ponto de se sentir mesmo a diferença nas passagens de caixa) e os consumos baixaram 2 litros a velocidade estabilizada em auto-estrada! PERFEITO!!! Fiquei convencido que o problema era sem dúvida o sensor lambda e/ou o catalisador, pelo que decidi mudar os dois (este é um daqueles trabalhos que não quero fazer em duas partes e dados os quilómetros de certeza que precisavam de substituição...) e substituir a junta com fuga. Após ter feito tudo isto... o problema voltou exactamente igual!!...
    Aí fiquei sem saber o que mais fazer ou pensar, dado que tudo o que sei de mecãnica e motores parece ser incapaz de fazer lógica desta situação... Estranhamente, após um par de semanas, o problema dos “coices” desapareceu de um dia para o outro, mas o consumo elevado e a resposta anémica continuam... Já tentei fazer um reset ao ECU e senti que o motor refez o mapa de correcção de injecção durante alguns quilómetros, mas voltou ao mesmo.
    O único que sei a esta altura é que o motor funciona com mistura rica a baixa rotação (nota-se um pouco o cheiro do escape, mesmo com o motor quente), e não consigo explicar como é que com uma pequena fuga antes da sonda lambda, o carro funcionava perfeitamente!... Alguma ideia??

  2. #2
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    Revejo-me no teu caso. O meu passado um mês começou a fazer esse tipo de coisas mas não é um Audi.
    Os meus coices é mais nas baixas.
    Também tenho ideia que ando com mistura rica no meu.
    Boa sorte.

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de designer anonymu
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    não li o testamento todo mas curto bues esse modelo tbm

  4. #4
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    Pelo que leio nos Foruns em França esses motores dao muitos problemas ,convem ires à Marca para que metam o aparelho,mas muda o filtro da gasolina em antes..Boa sorte!

  5. #5
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    Cheira-me que ele já tenha feito isso tudo... Cá para mim, quando ele diz que com a fuga antes da sonda lambda o carro ficou melhor poderá ser injectores a debitar mais que o devido. Agora o porquê...
    Poderão mesmo os injectores estarem nas lonas já...
    Eu já marquei para dia 7 numa oficina sem ser da marca. Vamos lá a ver...

  6. #6
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    vê a resistencia dos injectores !
    tem de estar acima dos 15 ohms !
    e se a bomba da gasolina está mesmo boa !
    eu acho que existe um pequeno filtro agarrado a bomba limpa tudo se possivel lava o deposito !
    cump"s

    já ligas-te o vag-com ?!

  7. #7
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    Pois... Ainda é mais fácil arranjar o Vag Com já no meu caso... Lol
    Segue o conselho do mexanico. Eu proprio também vou fazer isso no meu antes de ir á oficina.
    Antes tinha afirmado que o meu também dava coices mas não é isso... O meu dá um tranco forte ao desacelerar. Do género trocar de 3ª para 2ª é muito brusco e amocha muito forte mesmo mesmo em baixas... Não sei se isto já é algo que fará o resto dos sintomas do carro da aceleração a abafar ou parece que perde força...
    Boa sorte para a resolução do problema e mantem-nos ao corrente por favor.
    Última edição por nmsr; 30-01-2013 às 03:14.

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de mexanico1971 Ver Post
    vê a resistencia dos injectores !
    tem de estar acima dos 15 ohms !
    e se a bomba da gasolina está mesmo boa !
    eu acho que existe um pequeno filtro agarrado a bomba limpa tudo se possivel lava o deposito !
    cump"s

    já ligas-te o vag-com ?!
    Obrigado pelas dicas!

    Eu já o liguei à máquina várias vezes e não há códigos de avaria! NADA!

    Inclusivamente, até a verificação de CO, CO2 e HC's ao ralenti estão absolutamente perfeitas! - Dito isto há uma pequena fuga numa união do tubo de escape antes da última panela, pelo que os valores do teste devem estar um pouco alterados devido a essa mesma fuga, pelo que a vou reparar e testar outra vez.

    De qualquer modo vou verificar os injectores e o circuito de gasolina outra vez a ver se encontro algum outro filtro. O filtro de gasolina perto da roda traseira já o mudei a princípio antes de mudar o resto e não notei diferenças a nível de comportamento.

    O que não entendo é o que é que pode mudar ao nível de regulação quando há uma fuga no escape antes do catalisador e respectiva sonda...???

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de nmsr Ver Post
    Pois... Ainda é mais fácil arranjar o Vag Com já no meu caso... Lol
    Segue o conselho do mexanico. Eu proprio também vou fazer isso no meu antes de ir á oficina.
    Antes tinha afirmado que o meu também dava coices mas não é isso... O meu dá um tranco forte ao desacelerar. Do género trocar de 3ª para 2ª é muito brusco e amocha muito forte mesmo mesmo em baixas... Não sei se isto já é algo que fará o resto dos sintomas do carro da aceleração a abafar ou parece que perde força...
    Boa sorte para a resolução do problema e mantem-nos ao corrente por favor.
    Mas olha que no teu caso, eu começava por tirar o corpo da borboleta, limpá-lo bem com um spray de travões, especialmente na zona onde a borboleta assenta quando está fechada, porque aí é que costumam começar os problemas com a regulação de queda de ralenti e pequenos coices de abertura. Normalmente é carvão e jorra acumulada nessa zona. Depois, se quiseres podes abrir a parte electronica da regulação e limpá-la e aplicar-lhe simplesmente uma massa de lubrificação na parte dos carretos para que funcione tudo com suavidade e sem sobressaltos. Pelo menos este trabalho é grátis e há uma boa possibilidade que te resolva o problema...

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de Luis G Ver Post
    Obrigado pelas dicas!

    Eu já o liguei à máquina várias vezes e não há códigos de avaria! NADA!

    Inclusivamente, até a verificação de CO, CO2 e HC's ao ralenti estão absolutamente perfeitas! - Dito isto há uma pequena fuga numa união do tubo de escape antes da última panela, pelo que os valores do teste devem estar um pouco alterados devido a essa mesma fuga, pelo que a vou reparar e testar outra vez.

    De qualquer modo vou verificar os injectores e o circuito de gasolina outra vez a ver se encontro algum outro filtro. O filtro de gasolina perto da roda traseira já o mudei a princípio antes de mudar o resto e não notei diferenças a nível de comportamento.

    O que não entendo é o que é que pode mudar ao nível de regulação quando há uma fuga no escape antes do catalisador e respectiva sonda...???
    tem a ver com a temperatura a que a sonda mede os gases !
    daí as mais recentes já serem aquecidas por uma resistencia propria !
    quanto mais pressão ouver mais elevada é a temperatura dos gases e do catallizador !
    a ceramica precisa de estar á volta dos 700º para deixar os gases fluir com facilidade!
    acho eu !

  11. #11
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    Achas nao mexanico, estas correcto!
    Ate podera haver problemas no circuito de aquecimento da sonda e logo ai da problemas. Eu proprio ja pensei isso do meu dai hoje vai haver obras. Troca de maxilas traseiras e a seguir andar de multimetro dentro do carro para ver a mistura ao acelerar... Sensor MAP tambem e os injectores... Resistencia de aquecimento da sonda, etc, etc... Isto ha muito com que entreter! Loool
    Outra coisa que muita gente descura e a massa. Basta haver mau contacto ou falta de massa num sensor ou mesmo do motor para a carroçaria e lixou tudo!
    O meu do bloco esta em mau estado e hoje tambem vai ser trocado. Mal nao faz e pode ser que resolva...
    Última edição por nmsr; 01-02-2013 às 09:26.

  12. #12
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    Boas!
    Eu tive um carro igual a este mas era o 16v. Acho que o ideal é ver mesmo a questão da injecção e instalação eléctrica. O meu também dava alguns coices e de vez em quando fosse a quente ou a frio cortava a injecção, o carro ia todo abaixo e depois voltava a andar normalmente. Era esquesito e só acontecia quando não usava Gforce 95. Mas voltando a este caso, eu apostava para um problema eléctrico que pode estar a resultar na falha da injecção. Quanto as consumos, não os considero exagerados. No meu 16v fazia pouco menos...

    Cumps e boa sorte

  13. #13
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    Boas.. Eu sei que este topico ja e um pouco antigo e nao sei se e aqui que devia escrever Mas gostava imenso de receber a vossa ajuda.. Ate porque os mecânicos que fui ate agora não conseguiram descobrir o problema... Tenho um golf iv 1.6 sr tem um andamento espectacular mas ao acelerar e desacelerar ele da-me uma espécie de coice não me vai a baixo nem nada apenas da-me um encontrão... Os filtros foram todos trocados e a revisão completa feita.. Ele continua igual.. Faz isto em 1/2 e 3 depois pouco se nota.. Eu não percebo muito de mecânica mas o meu mecânico disse que poderia ser o sensor do acelerador... E disse que era normal mas duvido que seja normal.. Eu também acho que ele esta a fazer uma mistura muito rica pois faz muito fumo e deita bastante cheiro a gasolina... Erros no vag não acusa nenhum.. Ajudem-me pois já não aguento o carro a fazer isto

  14. #14
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    e já foste à VW ver o que era? ou lá também não sabem?

  15. #15
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    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    e já foste à VW ver o que era? ou lá também não sabem?
    Nao.. Queria saber se algúem me poderia ajudar antes de ir a marca.. Pois fica sempre lá uma nota preta e por vezes o problema nem fica resolvido

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