Golf Mk2 (A2/Typ 19E, 1983-1991)
Fazer um carro que pudesse substituir o Golf mk1 era uma tarefa arriscada e um desafio. A Volkswagen quase manteve as formas originais, mas decidiu que a segunda versão seria maior.
O novo Golf era 170mm mais cumprido e 55mm mais largo que o original. A distancia entre eixos aumentou 75mm e as vias alargaram 23 e 50mm respectivamente na frente e traseira.
O VW Golf II introduziu muitas novidades na sua classe, como o catalisador em 1984, o ABS em 1986 e no mesmo ano a direcção assistida e as 4 rodas motrizes (Golf syncro).
A motorização da versão GTI passou para 1.8l e existia em 8 e 16 válvulas, com o motor mais potente a ser o G60 com 160cv. A Volkswagen também desenvolveu protótipos eléctrico e híbridos em 1989. O Golf II vendia 6,41 milhões de unidades durante o período de fabrico, tendo passado os 10milhoes no total em 1988.