Golf Mk1 (A1/Typ 17, 1974-1983)
Demorou algum tempo para que a VW substituísse o lendário Carocha. Quando o fizeram, foram buscar alguma da experiência da Auto Unioun com os Audi de tracção à frente e contrataram o designer italiano Giorgion Giugiaro para o design do novo modelo.
O resultado foi um carro compacto mas com espaço interior suficiente. O carro foi denominado Golf na maior parte dos mercados, chamando-se Rabbit nos EUA e Caribe no Mexico. Começaram a sair da fábrica em 1974.
O carro foi um exito, tendo vendido 1 milhão de unidades até Outubro de 1976. Também nesse ano a VW criou o Golf GTI, que até definiu um segmento/categoria do mercado que ainda hoje é das mais apreciadas pelos jovens. O GTI tinha 1600cc e 110cv. o Golf GTI é um fenómeno mundial, uma marca dentro da própria marca Volkswagen (VW), uma referência na indústria e no design automóvel. Trata-se de um conceito totalmente original entre os modelos desportivos compactos.
Para o GTI, a frase de promoção descrevia-o como «O VW mais rápido de sempre», o que não era, de todo, um exagero, pois acelerava dos 0-100 km/h em 9,2 segundos, deixando para trás os rivais.
Em sequência do imenso interesse e curiosidade demonstrados pelo público, a administração da VW não teve outro “remédio” senão construir uma série especial de 5 mil unidades.
Esta geração do Golf, juntamente com a versão cabrio e o Jetta conseguiram vender 6,72 milhões de unidades.
O nome Golf deriva da palavra germânica para Gulf Stream, numa altura em que a VW dava nomes aos seus modelos com base em ventos, tal como aconteceu com o Passat, Jetta, Bora ou Scirocco. Mas Golf é também um desporto, tal como os modelos Polo e Derby.