tens que ligar a maquina pa ver... isso tem catalisador?
boas pessoal , sou novo por aqui.
tenho um vti eg9 de 92 , e ele nos ultimos dias acendeu a luz de avaria do motor. mas ja tive no mecanico com ele e o mecanico teve vendo tudo , e diz que nao percebe como pode aquela luz tar acesa, tambem ja me disseram que a mistura de gasolina 95 com 98 poderia causar o acendimento da luz , mas nao me parece.
ps: pus 30 euros de 98 num dia , e dois ou tres dias depois pus 20 de 95, mas mesmo assim acho que o problema nao parte dai.
se alguem me puder ajudar , ou dar alguma sugestao agradecia .
cumps
e ao pessoal do tuning online l, keep up the good work
tens que ligar a maquina pa ver... isso tem catalisador?
Peugeot 106 xsi
nao , de momento o catalisador ta fora. mas disseram me que nao seria por isso que a luz estava acesa , mas enfim...
se nao souberes ver os erros clica no link seguinte!
http://www.honda-tech.com/showthread.php?t=1901557
quando souberes o nro de piscadelas ves na tabela a que erro se refere!
qualquer duvida diz!
Não tem pulmões de um vtec mas respira como um HONDA!
CRX 1.6i-16V D16A9
Se tem a segunda sonda lambda, esta está após o catalisador. Se retirou o catalisador, a sonda lambda está a notificar a centralina que o catalisador não está bem (pudera, nem lá já está ...). Para resolver o problema, tem que retirar a sonda lambda e por uma sonda falsa, ou seja é um aparelho electrónico que simula uma sonda lambda.
?!
Inventar é feio...
O b16a2 só tem 1 sonda e nao dá erro por ter ou nao ter catalizador isto porque a sonda fica muito antes do catalizador. A sonda fica a seguir ao coletor no b16 e nos coletores nos serie D.
A luz de motor estará relaciona com outra situacao. Desliga a bateria umas horas e liga de novo e ve se aparece.
A eletronica do vti nao é muito por isso verifica velas/bobine do distribuidor(normalmente dá o berro ) / cabos de velas.. coisas desse genero.
O vti nem a 3 cilindros acende luz de motor lol...
Se tem 2 sondas lambdas, normalmente a segunda está após o catalizador !
Se retirar o catalizador num carro que tem a segunda sonda após o catalizador, o check engine vai acender.
Se substituir a segunda sonda após o catalizador por uma sonda falsa, a centralina não vai detectar problemas no catalizador, quer o catalizador esteja lá ou esteja a efectuar um trabalho não eficiente.
Se esse carro tem ou não 2 sondas lambda, não faço a minima ideia, terá que espreitar para baixo do carro.
8-P