Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: Velas e EGR nos CommonRail

  1. #1
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão Velas e EGR nos CommonRail

    Boas

    Gostava de saber onde se encontram escondidas as velas de pre aquecimento no 306 Hdi.

    A situação é a seguinte, estou presentemente a frequentar o curso de instrutor automóvel e como tal estou a levar com a disciplina de mecanica de forma bastante aprofundada.

    Acontece que o meu instrutor de teorica fez 2 afirmações que eu não concordei com ele e venho cá ver se alguem me arranja uma imagem em que se possa ver onde estão as velas nos Hdi assim como a EGR.

    O que o instrutor me disse foi que nos motores de common rail NÂO existem velas de pré aquecimento já que a combustão é feita pela compressão do ar na camara de combustão e ao injectar o combustivel dá-se a ignição.

    Pelo que andei a sondar na net os motores HDI tem realmente velas de pré aquecimento só que praticamente não precisam delas para nada, excepto em climas muito frios, ai sim elas vão ser utilizadas.

    Como queria esfregar na cara do homem provas de que a afirmação dele não estava certa venho aqui pedir a vossa ajuda.


    Outra afirmação que ele fez foi em relação à EGR, disse que só os carros que possuiam intercooler é que podiam ter EGR. Ora eu disse-lhe logo que tinha um 306Hdi sem intercooler e que não era por isso que deixava de lá ter a dita EGR mas o homem que é Engº Mecanico de camiões bateu o pé e disse que ele é que sabia.

    Pronto são essas as minhas duvidas, estou farto de pesquisar na net por um esquema do motor HDI onde se possa ver as velas e não encontro nada de jeito.

    Se puderem ajudar e colocarem ai algum link com imgans ou whatever agradecia.

    A unica coisa que arranjei na net foi isto

    Glowplugs on HDi's are only activated when the temperature is below at least 0 degrees.

    The HDi engine does not rely on the glow plugs due to the design of the combustion chamber where as the 1.9D MUST have them working or it cannot start under cold conditions without alot of engine cranking.

    E quanto a esquemas apenas isto...

    http://www.christiantena.pwp.blueyon...i/b1bbm2k3.htm

    Mas queria algo em que se visse melhor as velas e o local onde se encontram.

  2. #2
    N2O
    N2O está desconectado
    Member Average
    Data de Inscrição
    Nov 2007
    Mensagens
    65

    Padrão hdi

    Tenho um xsara 2.0 hdi igual ao teu e posso garantir-te que os hdi's tem egr e velas de pre-aquecimento... Esse instrutor parece um mecanico que uma vez se virou pra mim e disse que o meu carro nao tinha turbo!!!

    nao consegui arranjar nd acerca das velas, postei aqui uma foto da egr do meu hdi, esta encontra-se detras do bloco do motor do lado direito.

  3. #3
    Pocket Rocket Fan Average 2 Avatar de mELIANTE
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Leça do Balio - Matosinhos
    Mensagens
    350

    Padrão

    Está visto que o home percebe tanto de carros como eu dos hábitos sexuais dos crocodilos do rio Nilo

  4. #4
    Legendary Super user Avatar de d-zaster
    Data de Inscrição
    Mar 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.614

    Padrão

    O meu carro (JTD commonrail, obvio) já andou com as 4 velas maradas, mas pegava sempre na boa, sim é um facto que elas não são estritamente necessárias, mas que estão lá... estão !

    Venha ele, o papa, ou sei lá quem dizer o contrário, tenho uma factura de 100€ q prova o contrário hehehe.


    Not shown on these diagrams are the glow plugs. Common rail diesels still use glow plugs, however their use is not normally required except for starting in ambient temperatures below 0 degrees C.
    Extra ECU outputs can include control of turbocharger boost pressure, exhaust gas recirculation and intake port tumble flaps.

    in: http://www.autospeed.com/cms/A_108104/article.html


  5. #5
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão

    Obrigado pessoal.

    Eu realmente tinha a minha razão.

    Isto é como tudo à Engs e ENGS...

    Uns tiram o curso na Moderna outros noutros sitios LOL

    Sem ofensa para os estimados colegas de forum que possam ter passado por lá

  6. #6
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    O teu instrutor não faz ideia do que está a dizer. Pelo que dizes ele pensa que em motores sem CR as velas de combustão estão ligadas durante o ciclo normal do motor e não só no arranque. O que acontece com os carros de injecção controlada electronicamente é que as velas só ligam se tiver vá.. Um frio do crl. Mas estão lá. Em todos.

    O meu 1.4HDI, tal como o teu, não tem IC e tem EGR. Aliás não há qualquer ponta de relação entre as duas coisas.

    Resumindo e concluíndo: o teu intrutor é uma besta.

  7. #7
    Member Average 2 Avatar de comturbo
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Localização
    Figueira da Foz
    Mensagens
    370

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    O teu instrutor não faz ideia do que está a dizer.
    : o teu intrutor é uma besta.
    , concordo
    Fiat PowerTrain

    www.puntotd.com

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2007
    Localização
    Planeta Terra
    Mensagens
    9

    Padrão

    Boas!

    Ainda precisas de ajuda para resolver o teu problema?

    Abraço

  9. #9
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    acho que aqui encontras todas as info's que necessitas:


    http://www.christiantena.pwp.blueyon.../hdiindex.html

    Quanto ao teu formador..... o tipo não estará na profissão errada???????
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  10. #10
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão

    Obrigado mais uma vez, to esclarecido

  11. #11
    Member Average 2 Avatar de comturbo
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Localização
    Figueira da Foz
    Mensagens
    370

    Padrão

    mesmo assim, ñ sei se convences o teu instrutor.......
    se for dakelas pessoas que nem vendo acreditam, que parece ser o caso, o melhor é nem te xateares com isso.....
    Fiat PowerTrain

    www.puntotd.com

  12. #12
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Mem-Martins/Algueirão
    Mensagens
    1.013

    Padrão

    Ja está habituado aos motores dos pesados, esses sim, não levam velas de pré-aquecimento!

    Se for teimoso claro que não vai dizer que sim... Vais ao pé dele com o teu carro e tiras de lá uma vela, e para ele ter a certeza, ligas 2fios á bateria e pedes para ele meter lá os dedos... Se ele NAO acreditar, vai passar a acreditar de certeza...
    Peugeot 206 1.4HDI MUX Black*
    195/50/15 GTI*

  13. #13
    Senior Member Average 2 Avatar de noosphere
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Cartaxo, Portugal
    Mensagens
    123

    Padrão

    palavras para quê


Tópicos Similares

  1. [VENDO] Velas em IX da OBX-R + Cabos d velas OBX-R Pra Honda
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 12
    Última Resp.: 13-06-2011, 10:18
  2. [Vendo] Cabos velas OBX-R + Velas Iridium OBX-R
    Por CouRaGE` no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 31-07-2008, 23:20
  3. [Vendo] Cabos velas OBX-R+Velas Iridium da OBX-R + Admissão Directa OBX
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 6
    Última Resp.: 18-01-2008, 19:46
  4. [VENDO] Velas iridium + Cabos de velas da OBX-R para Hondas
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 16-08-2007, 13:29

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •