Boa noite.

Há uns dias aconteceu-me estar parado no trânsito, de manhazinha, frio, chuva, mau tempo... e ao ralenti, o meu carro (Corsa B Td '97 375.000KM) começou a aquecer... ele sempre aqueceu bem ao ralenti, mas com aquele frio e chuva é que estranhei...
Quando começa a chegar perto dos 100 graus, começa-me a sair fumo branco (vapor de água) por baixo do capot. De vez em quando saia mais fumo, outras vezes menos, às vezes olhava pelo retrovisor e via-se o fumo a correr até à traseira, era conforme para o lado em que o vento dava.... Deixei-me estar, carro a trabalhar normalmente, quando o transito começa a fluir acelero, a temp baixa e não voltou a acontecer o mesmo.
Passado uns dias reparei que o nível do reservatório do radiador baixou. Voltei a enche-lo (há 3 dias) e hoje, tive que rectificar de novo o nível, masa nada de extraordinário...
Que acham que pode ser? Já vi o reservatório, o liquido tá mais que transparente, nem ponta de óleo. O nìvel do óleo do motor mantém-se normal. Concluo então (espero) que não seja nem junta da colaça nem nada por lá perto... Pode ser bomba agua? radiador? que me aconselham a fazer?
Já procurei vários sites na net acerca da junta da colaça, para se verificar a junta... mas onde é que ela está? Como é que posso fazer para ver o estado dela?
E já agora aproveito para mais uma pergunta: continuo a usar oleo 10W40, bebe entre 2 e 3 litros de oleo aos 10.000kms, não acho nada de extraordinário... Continuo nos 10w40 ou passo para 15 (mineral)?
Tenho tb a caixa da direcção (assistida) a perder óleo. Já me disseram que é um problema crónico nestes carros, e que não dá para arranjar, tem que ser substituida. Eu consigo arranjar uma nova por cerca de 200 euros, mas nem sei a marca daquilo... E também já pensei leva-lo a uma oficina Bosch mas não sei se a reparação que é compensa levar a um sitio tão especializado....

Cumprimentos, e espero que me possam ajudar.