A Universidade do Minho não pára. Depois de investigar pranchas amigas do ambiente e embalagens inteligentes e comestíveis, a universidade portuguesa está agora a desenvolver uma nova geração de pavimentos silenciosos.

O projecto, que pretende reduzir o ruído do tráfego rodoviário, é pioneiro em Portugal e pretende construir pisos com propriedades acústicas melhoradas, através da integração de camadas de desgaste duráveis, mas sustentáveis na sua relação custo-benefício. Ou seja, é uma solução “inovadora, eficaz e económica”.

Segundo a investigadora responsável pelo projecto, Elisabete Freitas, o projecto está a ser trabalhado por uma equipa multidisciplinar de oito colaboradores de áreas como a engenharia civil, física, acústica/música e psicologia.

O projecto já tem nome – Noiseless, percepção, modelação e redução de ruído através de superfícies de pavimento inovadoras e duráveis – e está a ser desenvolvido pelo Centro de Território Ambiente e Construção do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.

A monitorização da iniciativa já foi feita, assim como a caracterização do ruído proveniente do tráfego rodoviário e da sua percepção pela população em geral. O próximo passo é a construção da tal “nova geração de pavimentos”, que além de “melhores níveis de conforto auditivo” para as populações deverá também permitir uma adequada detecção da velocidade dos veículos por parte dos peões.

De acordo com os responsáveis pelo Noiseless, o projecto já mereceu interesse do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Estradas de Portugal.

fonte: green savers