Boas pessoal, é normal num turbo existir a passagem de algum óleo para o escape?
Cumprimentos
Ricardo Ferreira
É normal se estiver para partir....
Depende do tipo de turbo e da quantidade de óleo.
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Pois trata-se do gt17 que enfiei no leaozinho....acontece que ao me deslocar para fazer o downpipe quando cheguei ao destino o motor estava espirrado de oleo...não foi um litro nem nada k se pareca...mas passou algum oleo da saida do turbo para os tubos....não tem folgas e como podem ver no diy que fiz na preparação do mesmo ve-se k está aparentemente bom
Podes fazer uma experiência:
- com o carro frio desmonta a admissão até ao turbo.
- mexe no veio à mão. Irás notar uma folga.
- liga o carro, por uns minutos, dá duas ou três aceleradelas suaves e desliga o motor.
- volta a mexer no veio e em princípio não terás folga quase nenhuma, só mesmo um "cagazésimo".
É a pressão do óleo que faz de lubrificação e de "vedante", por isso é normal haver um bocadinho de óleo nos colectores, pois eles andam por aí "in extremis".
Se a folga for bastante aí...
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Boas....acontece que a frio não existe qq folga....e em termos de oleo só mesmo quando ligo ou depois de parado...não deve ser muito visto que na mala não tem qq vestigios...mas porque andei sem o escape ligado à saida do turbo a turbina cuspiu o pouco oleo no motor todo lol
Obrigado pela dica...