Ninguém ajuda ? =/
Boa Tarde
O charuto da minha V40, motor 1.9 renault, 90cvs tem um problema, é o Lag e torna-a uma pastelão ainda maior.. Entre as mudanças perco muita potência.. O turbo demora a encher outra vez..
Quais as primeiras mods a fazer para "tentar" eliminar este problema ?
Cumps e obrigado
Última edição por ColtGLi; 29-04-2007 às 17:53.
08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
05/74 Datsun 1200 Deluxe
Ninguém ajuda ? =/
08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
05/74 Datsun 1200 Deluxe
isso ainda é d geometria fixa, certo?
XAD + XADT
Boas,
Partindo do princípio que o turbo não é de geometria variável e de que não pretendes chipar o carro (era o ideal), só melhora se lhe deres um toque na bomba.
Depois tb podes dar um toque no turbo, mas isso já não é para melhorar as baixas, embora ajude bastante no comportamento geral!
Que bomba injectora isso tem?
Se fosse uma VP37, com um toquezito muito ligeiro ficava um mimo em baixas (hammer-mod)!
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Elimina o respirador do carter k vai pa admissao (ccv-bypass)
O teu turbo deve estar xeio de m***
Se axares melhor e tiveres €s, faz-lhe uma revisao
cumps
Boas..
Obrigado pela ajuda até agora.. O problema do carro é mesmo até mais ou menos ás 2200 rpm, a partir daí puxa que é uma maravilha..
Hoje andei a inventar e fiz o ccv-bypass e devo dizer que noto diferença, parece mais agressivo, puxa mais o carro.. <
Eu queria era que puxa-se mais cedo, 1500rpm pra cima.. Isso é possível com um toque na bomba e no turbo? Já agora, isso é possível fazer em casa ou só mesmo em espe******tas? É que não percebo muito do assunto mas pode-se aprender..
Cumps
08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
05/74 Datsun 1200 Deluxe
Por o carro às 1500rpms a andar... só mesmo com geometria variável sem turbo de geometria variavel também conseguías, mas só com muito fumo !
ou um turbo arraçado de piolho...
isso e mais k normal... o meu irmao tem um HDI 90 (geom fixa tb) e so perto das 2000 começa a puxar bem... mas antes disso já s nota o turbo a fazer o spool-up...
dá-lhe um cheirinho d débito k isso fica um pc melhor... mas milagres n há...
XAD + XADT
Vê se isso por acaso não tem uma Boch VP37...
Esse motor não é de origem Renault???
Se tiver, verás que podes dar um toque de magia nisso é só um pouquinho mais de fumo...
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Boa Noite,
Já que fizes-te o CCV By-pass aproveita e limpa o IC.
Deve estar uma lastima.
Agora se queres baixas, faz uma repro e pronto tens o problema resolvido.
No entanto se é para gastar pouco dinheiro, aplica um filtro de caixa da KN ou similar, melhora a admissão mesmo que não mudes a caixa de origem.
Depois podes dar um pouco mais de pressão no turbo mas só se vai notar em altas caso não tenhas gasoleo.
Tira o KAT e elimina a EGR que com o passar do tempo deve já estar a deixar passar gases quando não deve.
Para alem disto tudo, tenta ver tambem se os tubos de ar que vão do turbo ao IC e de deste à admissão estão muito dilatados.
Caso estejam, tenta trocá-los por outros novos ou então por tubos metálicos.
É aqui que normalmente se começa a perder energia em todo o circuito de enchimento do motor, quando em carga.
espero ter ajudado.
Cumprimentos,
PR.
Pedro Ramalho
RACECOMPdiesel
Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL
Esta é a bomba..
08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
05/74 Datsun 1200 Deluxe
Parece ser uma VP37, igual à minha.
Até a colocação está da forma semelhante.
Repara na foto:
1 - É necessário aliviar os parafusos assinalados com circunferência vermelha.
O parafuso do canto inferior esquerdo, usa uma chave invulgar. Eu costumo usar uma 7 de estrias e consigo resolver...
2 - Depois de aliviados (não desapertes...), com o carro a trabalhar, dás um pequeno toque da esquerda para a direita, no sentido da seta vermelha, de forma que sintas o motor um pouco mais alto (parece que a rotação quer subir, mas não deixes subir quase nada).
3 - Quando sentires a rotação querer subir, fixa os parafusos (o do canto inferior esquerdo, costuma ser um bocadinho chato porque ao apertar tende a voltar tudo ao sítio, quando se faz um ajuste pequeno)!
4 - Quando vires que o motor ficou com o trabalhar ligeiramente mais alto, depois de ajustados os parafusos, dás duas aceleradelas (não precisa ser a fundo) e verificas se o ralenti não mexeu nem ficou incerto.
Se estiver tudo OK, apenas com o ralenti um pouco mais audível (nem se trata de rotação a mais), então é garantido que ficas com as baixas um pouco melhores.
Para maior incremento, seria necessário subir ao ralenti, que só seria possível baixar, com alteração no mapa da centralina!
Boa sorte, no caso de quereres tentar
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Boas,
Tem de ser mesmo um toque com um pequeno martelo (um martelo de borracha seria o ideal).
Já fiz alguns testes no meu carro e nunca tive problemas com essa alteração. Espero que tenhas sorte igual...
O carro pode ficar a deitar mais um bocadinho de fumo, mas fica também a andar mais !
Experimentas e, se não gostares, podes voltar a por como estava.
Na bomba do meu, até exise uma marca (feita com tinta) e assim sabe-se sempre a posição original!
Se a tua não tiver, podes sempre fazê-la...
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
ClioDti, tas lá