Para turbinar isso, tens q largar a nota. E acredita que não é assim tão pouca.
Pensa bem se é isso que queres ou se não preferes mudar de carro
Depois de algum investimento (coletores, trottle, CDA, cabos de massa, linha quase directa etc) cheguei a conclusao que para isto andar asserio so mesmo turbinando (hyundai coupe 1.6) tenho andado a investigar por aqui e por ali, e de tanto investigar o "mais basico" é que me poe duvidas (talvez por ser tao basico nunca aparecer na net).
Aqui vai: eu quero turbinar o carro mas de uma forma "economica", sou estudnte e tal...ja tenho uns coletores de um CRDI que "encaixam" no meu bloco....mas nao tenho mais nada, acabei de ver intercoolers "baratos" no ebay, a rondar entre as 35 libras e as 100....devo ir pra esses valores, e tambem dump valves a preços convidativos.
duvidas:
*como se aciona a dump valve? (ela tem aquele tubo mas onde se liga?)
*que turbo utilizar? (cria uma coisa economica, talvez garret, se fosse de um carro que saisse turbo de fabrica talvez conseguisse arranjar um com pcos km numa sucateira ou assim)
*sei da existencia de umas valvulas FSE que "leem" o bosst e aumentam a pressao em funcao dele....alguem sabe como funcionam e se compensam face a reprogramação?
abraços e desculpem o testamento
Opel Omega 2.5 V6
Hyundai Coupe 1.6
Ford Scorpio 2.3i
Para turbinar isso, tens q largar a nota. E acredita que não é assim tão pouca.
Pensa bem se é isso que queres ou se não preferes mudar de carro
C4 1.6 Hdi
Honda NC 700X
barato e para esquecer reguladores de pressao tb e para esquecer se nao queres madnar o motor para a sucata
Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
Peugeot 307 1.6 HDI
www.clubepeugeot206.com/forum
Pá, N/A É QUÉ FIXE!!!!
para meteres turbo tens renforçar a biela e e talves a caixa nem a ambraiagem aguente
talvez nao prescise de reforcar embraiagens nem caixas, e conheco algumas modificacoes do genero neste motor (que la sai nos accent e Getz) e ate aos 180/200 cv nao teem tido problemas, quanto a embraiagem e caixa aguenta bem, tenho conhecimento de uma preparacao num 2.0 (caixa e embraiagem sao as mesmas do 1.6), está com 240cv nas rodas e so agora vai por a embraiagem, eu contentava-me com 160/180 cv, valores que para um turbinado penso que sejas facilimas de atingir, nao queria danificar nem comprometer muito a fiabilidade do motor....
N/A é que é? adoro N/A...o cantar ui.....mas a falar assim nao tens um hyundai coupe 1.6 LOLOLOLOLO deves ter um VTI ou assim kk coisa =p
Opel Omega 2.5 V6
Hyundai Coupe 1.6
Ford Scorpio 2.3i
Qual a ideia q tens, a nivel de despesa total da preparação para turbinar isso?
C4 1.6 Hdi
Honda NC 700X
este é o de 116cv, tinha uma ideia de gastar uns 1500 euros....mas acho k conseguia (caso nao utilizasse a FSE) arranjam-se DV's por 35 libras e ainda mais baratas, IC servia o de uma iveco ou assim, é que estra preparacao nao seria bem aquela para "tirar fotos", e eu acho k isso e beterminate no preço....outra coisa que eu tenho duvidas (por ser das mais caras) é se compre a junta alta para baixar a compressao ao motor...seria sempre bom, mas se eu nao puxar muito será que é obrigatorio? ainda sao 350 euros so a junta (tem k vir da coreia), conheco uma preparacao neste motor em que nao abiram o motor nem sequer IC tinha e estava a 0,6 bar e debitou 185cv motor...
acham que valha a pena entrar num projecto destes?
o meu carro de momento tem
* CDA 75-150 (com tubagem em alumino e borracha samco)
* trottle body seoulfulracing (mais 4mm de diametro e uma pá com eixo muito mais fino e o corte da agua quente)
* coletores 4-2-1 seoulfulracing (inox do trofeu getz da coreia)
* Linha "quase directa" (com uma panela menos restringivel)
conclusao...anda mais, pois anda massssssssss........muitos euros depois....lol e nao se nota nada de outro mundo, digamos que nao e um motor mau, apenas nao suficiente para um carro deste tamanho (penso k o cup so tem mais 1cv certo? so k puxa menos xapa, portanto nao sera um mau motor)
DUVIDA: sera k mantendo isto N/A pra ele andar falta uma valvulazinha magica a mandar gasosa???? uma FSE???? abraços
Opel Omega 2.5 V6
Hyundai Coupe 1.6
Ford Scorpio 2.3i
Por 1500€ já deves conseguir meter um turbo nisso.O que não falta la fora é preparaões dessas e realmente é a maneira mais rápida de se obter cavalos.Secalhar com os componentes internos do motor stock n consegues meter mais de 0,2/0,3 bars com fiabilidade,mas mesmo assim já é um ganho quantificavel.
uma repro ou chip ajudava...e umas cams,pistoes de alta compressao,molas de valvulas,port & polish,polies mais leves...
Última edição por mELIANTE; 26-06-2007 às 15:12.
s é para um preparação suave pq vais comprar a decompression plate?
sabes ao menos a CR (Compression Rate) do teu motor?
em qlq motor é um aspecto importante... assim a grosso modo: em aspirados, qt mais alta for mais potencia consegues obter, em turbinados, kto mais baixa for, mais pressão podes dar (subindo a CR dinâmica)...
s a ideia é andar a fazer 0.6 ou algo por ai, com duas juntas já deves ter a CR suficientemente baixa para conseguires fazer essa pressão sem partir o q seja, desde que tenhas gasolina qb e o avanço n esteja mto puchado...
se for p baixar a CR n baixes dos 9 pq senao enquanto andas off-bosst n s vai mecher... e qto mais baixa a CR mais alta tem k ser a pressao p chegar à mesma potência...
em termos d material... um IC, turbo (linhas d oleo, dump, ...), 2 juntas, mf2 (p 5º injector), sigcon (p tratar dos probs da MAP) e wideband (p veres a AFR e acertar a mistura) e tens o projecto feito...
(http://www.gmcmotorsport.co.uk/ - preços sigcon e mf2)
se quiseres ir via NA precisas d umas cames porreiras e uma repro à medida... n vais tão longe e deve ficar pelo preço d uma conversão turbo das reles, mas provavelmente mais fiável...
fica bem!
XAD + XADT
pois o problema e k nao ha muito mais para N/A para este motor, nem cames nem nada...agora em inglaterra arranjam-se unc coletores de admicao mas custam 700 balas...com esse guito ta meio turbo posto, o tal motor alpha 2 (igual a este) que conheco ta com a junta stock e ta a 0,6bar, e ate nem tem IC.....o que eu acho mesmo e que este carro nunca vai andar....=(......
Opel Omega 2.5 V6
Hyundai Coupe 1.6
Ford Scorpio 2.3i
acho muito pouco dinheiro, mas tu é que sabes por quanto tempo queres ter carro, ou por outro lado quais os ganhos que queres ter.
Conheço pessoal q turbinou carros identicos, e acredita que nem tão pouco mais ou menos andou perto dos 1500 euros. Isso custa por o teu carro com uma preparação tipo, escape, cames, electrónica, filtro e mais uns positos aqui e ali, para turbo, sinceramente acho muito muito pouco dinheiro.
C4 1.6 Hdi
Honda NC 700X
tudo depende do condutor e dos niveis d potencia k s ker... kts mais cavalos mais cara fica a fiabilidade...
geralmente o k encareçe em preparações turbo soft é mesmo a electrónica a "sério"... com sigcon e mf2 dá p começar e ir aprendendo e n é tão caro... o problema é q s d futuro s quer ir mais longe se gasta €€ a dobrar, pk ai 5º e mesmo 6º injector já n é mto aconselhado p ter uma coisa fiável...
acredito k com +/- €2000 consigas ter turbo... mas sempre com pouca pressão e algum juizo na cabeça...
XAD + XADT
tens q fazer uma escolha a nivel da potencia que queres atingir, tomada essa escolha da para ter uma ideia.
mas eu se fosse a ti, seja para NA seja para Turbo, investia em material de controlo.. seja a nivel de air/fuel, pressao de oleo, gasolina, temperaturas..etc..etc..
È um investimento inicial que nao se perde e é essencial para se mexer num carro num ambiente controlado. Depois se és tu que o vais fazer tens q procurar e ler mais na net porque me parece que estas um pouco para o lado verde a nivel de modifs mecanicas..
1500 a 2000 é um valor médio. Sendo que só para o controlo do A/F e para uma centralina deixas logo a volta de 750€.
Falo em centralinas programaveis porque nao sei ate que ponto essa centralina é "elastica" e a quantidade de parametros que controla.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
nao estou assim tao verde acredita =) mas pratica n tenho nenhuma, so teoria lol....mas vamos ao k interessa, axo k vou trocar o xaruto por um carro, que aconcelham? aí aos 15 mil euros no maximo....
ideias minhas:
ITR
tt 1.8turbo (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
S3 (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
alfa gtv
astra coupe turbo (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
resumindo, ja viram k se valer mt a pena ate pode passar os 15 mil lol..helllp
Opel Omega 2.5 V6
Hyundai Coupe 1.6
Ford Scorpio 2.3i
boas!
essa escolha depende directamente da utilização que queres dar ao carro...
por exemplo, se queres ponta tens o s3 que a faz bem... não e mto rapido a sair mas faz mta velocidade...
o TT se quiseres q o gajedo babe kdo passas é a opção certa...
o alfa n conheco mto bem e o astra pelo k pco k conheco tb n é grande adepto das curvas...
eu pessoalmente ia pra o itr pq é um carro k tanto anda como curva bem... e ainda por cima é aspirado, o q para mim tem lg outro valor...
fica bem!
XAD + XADT