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Tópico: Turbinar 1.6 16v

  1. #1
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    Depois de algum investimento (coletores, trottle, CDA, cabos de massa, linha quase directa etc) cheguei a conclusao que para isto andar asserio so mesmo turbinando (hyundai coupe 1.6) tenho andado a investigar por aqui e por ali, e de tanto investigar o "mais basico" é que me poe duvidas (talvez por ser tao basico nunca aparecer na net).

    Aqui vai: eu quero turbinar o carro mas de uma forma "economica", sou estudnte e tal...ja tenho uns coletores de um CRDI que "encaixam" no meu bloco....mas nao tenho mais nada, acabei de ver intercoolers "baratos" no ebay, a rondar entre as 35 libras e as 100....devo ir pra esses valores, e tambem dump valves a preços convidativos.

    duvidas:
    *como se aciona a dump valve? (ela tem aquele tubo mas onde se liga?)

    *que turbo utilizar? (cria uma coisa economica, talvez garret, se fosse de um carro que saisse turbo de fabrica talvez conseguisse arranjar um com pcos km numa sucateira ou assim)

    *sei da existencia de umas valvulas FSE que "leem" o bosst e aumentam a pressao em funcao dele....alguem sabe como funcionam e se compensam face a reprogramação?

    abraços e desculpem o testamento

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  2. #2
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    Para turbinar isso, tens q largar a nota. E acredita que não é assim tão pouca.

    Pensa bem se é isso que queres ou se não preferes mudar de carro
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  3. #3
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    barato e para esquecer reguladores de pressao tb e para esquecer se nao queres madnar o motor para a sucata
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
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    www.clubepeugeot206.com/forum

  4. #4
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    Pá, N/A É QUÉ FIXE!!!!

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de H_coupe Ver Post
    Depois de algum investimento (coletores, trottle, CDA, cabos de massa, linha quase directa etc) cheguei a conclusao que para isto andar asserio so mesmo turbinando (hyundai coupe 1.6) tenho andado a investigar por aqui e por ali, e de tanto investigar o "mais basico" é que me poe duvidas (talvez por ser tao basico nunca aparecer na net).

    Aqui vai: eu quero turbinar o carro mas de uma forma "economica", sou estudnte e tal...ja tenho uns coletores de um CRDI que "encaixam" no meu bloco....mas nao tenho mais nada, acabei de ver intercoolers "baratos" no ebay, a rondar entre as 35 libras e as 100....devo ir pra esses valores, e tambem dump valves a preços convidativos.

    duvidas:
    *como se aciona a dump valve? (ela tem aquele tubo mas onde se liga?)

    *que turbo utilizar? (cria uma coisa economica, talvez garret, se fosse de um carro que saisse turbo de fabrica talvez conseguisse arranjar um com pcos km numa sucateira ou assim)

    *sei da existencia de umas valvulas FSE que "leem" o bosst e aumentam a pressao em funcao dele....alguem sabe como funcionam e se compensam face a reprogramação?

    abraços e desculpem o testamento
    Trabalha a base que tens: cabeça, volante motor...
    Que trottle é que tens?
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  6. #6
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    para meteres turbo tens renforçar a biela e e talves a caixa nem a ambraiagem aguente

  7. #7
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    talvez nao prescise de reforcar embraiagens nem caixas, e conheco algumas modificacoes do genero neste motor (que la sai nos accent e Getz) e ate aos 180/200 cv nao teem tido problemas, quanto a embraiagem e caixa aguenta bem, tenho conhecimento de uma preparacao num 2.0 (caixa e embraiagem sao as mesmas do 1.6), está com 240cv nas rodas e so agora vai por a embraiagem, eu contentava-me com 160/180 cv, valores que para um turbinado penso que sejas facilimas de atingir, nao queria danificar nem comprometer muito a fiabilidade do motor....

    N/A é que é? adoro N/A...o cantar ui.....mas a falar assim nao tens um hyundai coupe 1.6 LOLOLOLOLO deves ter um VTI ou assim kk coisa =p

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  8. #8
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    Citação Mensagem Original de H_coupe Ver Post

    N/A é que é? adoro N/A...o cantar ui.....mas a falar assim nao tens um hyundai coupe 1.6 LOLOLOLOLO deves ter um VTI ou assim kk coisa =p
    não me importava...mas tenho um swift.

    o hyundai 1.6 tem 105cv ou a volta disso nao é?

  9. #9
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    Qual a ideia q tens, a nivel de despesa total da preparação para turbinar isso?
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  10. #10
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    este é o de 116cv, tinha uma ideia de gastar uns 1500 euros....mas acho k conseguia (caso nao utilizasse a FSE) arranjam-se DV's por 35 libras e ainda mais baratas, IC servia o de uma iveco ou assim, é que estra preparacao nao seria bem aquela para "tirar fotos", e eu acho k isso e beterminate no preço....outra coisa que eu tenho duvidas (por ser das mais caras) é se compre a junta alta para baixar a compressao ao motor...seria sempre bom, mas se eu nao puxar muito será que é obrigatorio? ainda sao 350 euros so a junta (tem k vir da coreia), conheco uma preparacao neste motor em que nao abiram o motor nem sequer IC tinha e estava a 0,6 bar e debitou 185cv motor...

    acham que valha a pena entrar num projecto destes?

    o meu carro de momento tem

    * CDA 75-150 (com tubagem em alumino e borracha samco)

    * trottle body seoulfulracing (mais 4mm de diametro e uma pá com eixo muito mais fino e o corte da agua quente)

    * coletores 4-2-1 seoulfulracing (inox do trofeu getz da coreia)

    * Linha "quase directa" (com uma panela menos restringivel)

    conclusao...anda mais, pois anda massssssssss........muitos euros depois....lol e nao se nota nada de outro mundo, digamos que nao e um motor mau, apenas nao suficiente para um carro deste tamanho (penso k o cup so tem mais 1cv certo? so k puxa menos xapa, portanto nao sera um mau motor)

    DUVIDA: sera k mantendo isto N/A pra ele andar falta uma valvulazinha magica a mandar gasosa???? uma FSE???? abraços

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  11. #11
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    Por 1500€ já deves conseguir meter um turbo nisso.O que não falta la fora é preparaões dessas e realmente é a maneira mais rápida de se obter cavalos.Secalhar com os componentes internos do motor stock n consegues meter mais de 0,2/0,3 bars com fiabilidade,mas mesmo assim já é um ganho quantificavel.


    Citação Mensagem Original de H_coupe Ver Post

    DUVIDA: sera k mantendo isto N/A pra ele andar falta uma valvulazinha magica a mandar gasosa???? uma FSE???? abraços
    uma repro ou chip ajudava...e umas cams,pistoes de alta compressao,molas de valvulas,port & polish,polies mais leves...
    Última edição por mELIANTE; 26-06-2007 às 15:12.

  12. #12
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    s é para um preparação suave pq vais comprar a decompression plate?
    sabes ao menos a CR (Compression Rate) do teu motor?
    em qlq motor é um aspecto importante... assim a grosso modo: em aspirados, qt mais alta for mais potencia consegues obter, em turbinados, kto mais baixa for, mais pressão podes dar (subindo a CR dinâmica)...

    s a ideia é andar a fazer 0.6 ou algo por ai, com duas juntas já deves ter a CR suficientemente baixa para conseguires fazer essa pressão sem partir o q seja, desde que tenhas gasolina qb e o avanço n esteja mto puchado...
    se for p baixar a CR n baixes dos 9 pq senao enquanto andas off-bosst n s vai mecher... e qto mais baixa a CR mais alta tem k ser a pressao p chegar à mesma potência...

    em termos d material... um IC, turbo (linhas d oleo, dump, ...), 2 juntas, mf2 (p 5º injector), sigcon (p tratar dos probs da MAP) e wideband (p veres a AFR e acertar a mistura) e tens o projecto feito...
    (http://www.gmcmotorsport.co.uk/ - preços sigcon e mf2)

    se quiseres ir via NA precisas d umas cames porreiras e uma repro à medida... n vais tão longe e deve ficar pelo preço d uma conversão turbo das reles, mas provavelmente mais fiável...

    fica bem!

    XAD + XADT

  13. #13
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    pois o problema e k nao ha muito mais para N/A para este motor, nem cames nem nada...agora em inglaterra arranjam-se unc coletores de admicao mas custam 700 balas...com esse guito ta meio turbo posto, o tal motor alpha 2 (igual a este) que conheco ta com a junta stock e ta a 0,6bar, e ate nem tem IC.....o que eu acho mesmo e que este carro nunca vai andar....=(......

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  14. #14
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    acho muito pouco dinheiro, mas tu é que sabes por quanto tempo queres ter carro, ou por outro lado quais os ganhos que queres ter.

    Conheço pessoal q turbinou carros identicos, e acredita que nem tão pouco mais ou menos andou perto dos 1500 euros. Isso custa por o teu carro com uma preparação tipo, escape, cames, electrónica, filtro e mais uns positos aqui e ali, para turbo, sinceramente acho muito muito pouco dinheiro.
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  15. #15
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    tudo depende do condutor e dos niveis d potencia k s ker... kts mais cavalos mais cara fica a fiabilidade...
    geralmente o k encareçe em preparações turbo soft é mesmo a electrónica a "sério"... com sigcon e mf2 dá p começar e ir aprendendo e n é tão caro... o problema é q s d futuro s quer ir mais longe se gasta €€ a dobrar, pk ai 5º e mesmo 6º injector já n é mto aconselhado p ter uma coisa fiável...
    acredito k com +/- €2000 consigas ter turbo... mas sempre com pouca pressão e algum juizo na cabeça...

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  16. #16
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    tens q fazer uma escolha a nivel da potencia que queres atingir, tomada essa escolha da para ter uma ideia.

    mas eu se fosse a ti, seja para NA seja para Turbo, investia em material de controlo.. seja a nivel de air/fuel, pressao de oleo, gasolina, temperaturas..etc..etc..

    È um investimento inicial que nao se perde e é essencial para se mexer num carro num ambiente controlado. Depois se és tu que o vais fazer tens q procurar e ler mais na net porque me parece que estas um pouco para o lado verde a nivel de modifs mecanicas..

    1500 a 2000 é um valor médio. Sendo que só para o controlo do A/F e para uma centralina deixas logo a volta de 750€.

    Falo em centralinas programaveis porque nao sei ate que ponto essa centralina é "elastica" e a quantidade de parametros que controla.
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  17. #17
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    nao estou assim tao verde acredita =) mas pratica n tenho nenhuma, so teoria lol....mas vamos ao k interessa, axo k vou trocar o xaruto por um carro, que aconcelham? aí aos 15 mil euros no maximo....

    ideias minhas:

    ITR
    tt 1.8turbo (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
    S3 (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
    alfa gtv
    astra coupe turbo (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)

    resumindo, ja viram k se valer mt a pena ate pode passar os 15 mil lol..helllp

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  18. #18
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    nao estou assim tao verde acredita =) mas pratica n tenho nenhuma, so teoria lol....mas vamos ao k interessa, axo k vou trocar o xaruto por um carro, que aconcelham? aí aos 15 mil euros no maximo....

    ideias minhas:

    ITR
    tt 1.8turbo (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
    S3 (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
    alfa gtv
    astra coupe turbo (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)

    resumindo, ja viram k se valer mt a pena ate pode passar os 15 mil lol..helllp
    Concordo plenamente. Se não te importas de trocar de carro: FORÇA, compensa largo.
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  19. #19
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    ...
    ITR
    tt 1.8turbo (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
    S3 (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
    alfa gtv
    astra coupe turbo (mais k 15 mil mas se compensar faz-se o esforço)
    ...
    boas!

    essa escolha depende directamente da utilização que queres dar ao carro...
    por exemplo, se queres ponta tens o s3 que a faz bem... não e mto rapido a sair mas faz mta velocidade...
    o TT se quiseres q o gajedo babe kdo passas é a opção certa...
    o alfa n conheco mto bem e o astra pelo k pco k conheco tb n é grande adepto das curvas...
    eu pessoalmente ia pra o itr pq é um carro k tanto anda como curva bem... e ainda por cima é aspirado, o q para mim tem lg outro valor...

    fica bem!

    XAD + XADT

  20. #20
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    nao estou assim tao verde acredita =) mas pratica n tenho nenhuma, so teoria lol....mas vamos ao k interessa, axo k vou trocar o xaruto por um carro, que aconcelham? aí aos 15 mil euros no maximo....

    ideias minhas:

    ITR

    e pronto!

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