nesse motor, onde poder tirar ganhos interessantes é na admissao
um sistema de pa, com filtro marca XPTO...(qualquer uma) dao bons resultados..
depois tens a bmc CDA
a nivel de escape, esse motor nao tem grande restriccao a nivel de escape..
os colectores nao sao muito desimpedidos e quer a dimensao do tubo, quer o kat e panelas nao tem grandes restriccoes..
podes optar por uns colectores de escape..
caso consigas arranjar uns tipo replica do 2.0 16v 182cv era ouro sobre azul..
senao tens sempre os SS...
uma linha directa toda em inox e uma panela final homologada.. fica-te +/- entre os 300 e os 450€
os colectores custam isso...
um amigo meu tem um clio 1.4 16v tem neste momento 105cv tendo acusado 98cv de quase de origem.. ele tem linha directa inox, colector SS, bmc-cda
parecendo pouco, em binario ganhou perto de 15nm...
e em termos absolutos com o corte da centralina alargado para as 7000rpms.. ele ficou com mais de 100cv estaveis entre as 5500 e as 680rpms...
em termos praticos num comparativo amigavel que nos fizemos, o clio dele contra o meu 1.4 16v 100% stock ate as 5000 rpms os carros andavam o mesmo...
dai para cima a diferenca era mesmo muita.. ele bazava literalmente e eu nem o cone conseguia apanhar..
boas curvas