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Tópico: Tubo babado de oleo 1.3mjet

  1. #1
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    Padrão Tubo babado de oleo 1.3mjet

    Boa noite,

    O grande punto 1,3mjet 75 ca de casa está com um probleminha que me está a deixar preocupado.

    Em maio quando mudei as pastilhas e discos reparei que tinha um tubo proximo da roda do lado do condutor babado de oleo e tipo uma pinga a cair, questionei o mecanico e ele disse-me que era relativamente normal e como nao notava nada na garagem tambem fiquei descansado. No mes passado e faz agora exactamente quase 1 mes fui fazer a revisao dos 120,000 e como andava com oleo 10w40 achei que seria melhor mudar para 5w40 que era o recomendado pela marca e assim foi... levou Bp visco 7000c 5w40 e enquanto fazia a mudança voltei a reparar no tal tubo e o mecanico disse o que o outro tinha dito que era relativamente normal e perguntou se o turbo nao estava a assobiar em excesso etc porque podia ser o turbo a dar passagem de oleo mas como o turbo está a fazer o barulho normalissimo deles (ate acho que faz pouco) fiquei descansado e ele limpou aquilo.

    No sabado passado e sem saber mt bem porquê lembrei-me de espreitar o chao da garagem por baixo do carro e vi que tinha umas 4/5 pingas de oleo ressequido/retardado mesmo por baixo do tal tubo e todo babado. A diferença é que nunca tinha notado isto no chao antes da mudança de oleo. A ideia com que fiquei é que talvez devido ao facto do oleo ser mais fino talvez se nota mais esta "fuga".
    Limpei entao aquilo e fiz o teste... andei com o carro a fazer o que tinha a fazer e sempre que o desligava ia ver o tubo e estava sequinho, tal como o tinha deixado. O problema é que depois quando o deixei na garagem ao fim de umas 5/6 horas voltei a ir la ver o tubo e ja estava novamente babado Ou seja, so fica assim quando o oleo cai todo novamente para o carter, depois de estar um tempo valente desligado.

    O mecanico falou no turbo mas este tubo nem sequer tem ligaçao ao turbo, vem directo da zona de respiro do motor.
    Estive a ver aquilo bem e é o tubo que liga ao "respiro do motor" que sai da parte de tras, seguindo toda a tubagem so se nota tipo gordura que nem suja as maos mas indo para a zona do baixo proxima do limite do para choques e da roda fica acumulado sempre oleo no tubo

    Aqui ficam as fotos http://s9.postimage.org/cqir50sqn/281220121407.jpg
    http://s9.postimage.org/sxtmytp4v/281220121410.jpg é a partir desta ultima fase da tubagem, a partir da anilha que comeca a babar, comeca a escorrer ate vir à zona da primeira fotografia.

    A ultima vez que limpei foi no sabado passado e passado uma semana ta assim (nao andei todos os dias com o carro).

    Ja 2 mecanicos disseram que era relativamente normal esta zona estar babada mas gostaria de saber a vossa opiniao. Aquilo ja ta assim desde maio pelo menos so que eu nunca tinha reparado nas 4/5 pingas pequenitas no chao da garagem e assustou-me. Agora ate meti 1 pedaço de cartao por baixo para controlar futuras "babadelas".

    Nao me parece que seja a anilha mal apertada, ia mais para fuga no proprio tubo... mas ja duvido de tudo.

    Na proxima semana irei a uma bosch car service para ver o que o chefe da oficina que ja conheco diz. Eu estava a pensar substituir o tubo (se nao fosse caro) mas tenho medo que volte ao mesmo e entao tambem pensei em colocar ali na ultima fase da tubagem um pouco de fita de aluminio, o que acham?

    Este tal tubo fica nesta zona http://s7.postimage.org/wbyeo3f9n/utykiyikl.png.

    Obrigado desde ja e desculpem la o texto longo.
    Abraço

  2. #2
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    Desmonta esse tubo, e inspecciona-o bem, se está ressequido ou tem cortes... da-lhe uma boa limpeza e certifica-te que fica tudo muito bem apertado.

    Pode ser o tubo, pode ser a abraçadeira...

    Isso vai da saida do intercooler e entra no turbo, certo?

  3. #3
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    Obrigado desde ja pela resposta.

    Nao, o do turbo e intercooler é outro. Este tubo sai da parte de tras do motor (pelo que vi é o tubo de respiro do motor), depois tem tipo uma parte de tubo em "plastico" a direito e depois comeca a ir descendo ate entrar na tal abracadeira da 2a foto e esse tubo vai ate à zona lateral do para choques. Acho ate que é dos tubos mais baixos do carro, mal se mete a cabeça por baixo do para choques é logo dos primeiros.

    Os tubos do turbo e intercooler sao outros que ficam mesmo ao ladinho, tive a ver aquilo tudo bem e este tubo nao tem nenhuma ligaçao ao turbo, o que sai do turbo vai dar a outro lado e nao tava babado graças a deus

    Ao longo de toda a ligaçao que vai dar a este tubo so noto tipo "residuos" que nem sujam a mao mas a partir daquela abracadeira ja suja os dedos nota-se mesmo humidade e depois deve haver ali alguma zona que comeca a verter ou algo semelhante e escorre ate à zona da 1a fotografia.

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