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Tópico: Troca de Turbo de Bravo pelo do Multijet

  1. #1
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    Padrão Troca de Turbo de Bravo pelo do Multijet

    Boas,

    Agradecia que se alguem soubesse me podesse ajudar....
    Sera que o turbo do bravo 1.9 jtd é melhor que o do Multijet 1.3 jtd 70cv.

    Com essa troca irá trazer ganhos?

    A troca é simples?? ou seja não se terá de fazer adaptaçoes visto ser fiat...

    Conhecem alguma casa na zona Maia/Porto que faça a troca?

    Cump,

  2. #2
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    O turbo do mjet é uma caganita a beira do gt15 do bravo, a trocar mete um turbo decente nisso
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  3. #3
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    O do bravo seria uma boa opção?

  4. #4
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    ng melhor q a turbocenter pra te esclarecer nisso...mas penso que com as devidas alteraçoes serve perfeitamente! E pk nao o turbo do 1.3mjet 90cv c geometria variavel ou semelhante a vnt15 ?
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  5. #5
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    speedgod

    ficavas a ganhar com a troca, mas cuidado que os nossos M-jet trazem um turbo KKK, enquanto que o do bravo(e restantes 1.9 da fiat) usam Garrets...só ai ja complica mais as coisas.

    De resto, n sei ate que ponto é q vale a pena mudar o turbo num motor destes...a repro pros 9x cv ja puxa bem pelo material...mais q isso, pistoes, camisas e bielas n devem durar mto....

    Qto ao turbo do 1.3 90cv, é ja garret, e é de geometria variavel...pelo que a centralina n pode ser a mesma...

  6. #6
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    Isso do durar ou não depende muito do uso que cada um lhe dá se fôr para andar sempre no prego nem com 9x cv lhe aconselho...

  7. #7
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    o que é que ser de diferentes marcas de turbo tem a ver?! por ser garrete os diametros sao os mesmos?! desde quando?! se é um upgrade tanto faz a marca...vai ter que adaptar e vai!
    E a centralina n poder ser a mm pk? quantos carros andam aí c tgv controlado mecanicamente...Quanto ao aguentar...sem abusos n tem pk n aguentar.
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  8. #8
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    Citação Mensagem Original de STDCI
    o que é que ser de diferentes marcas de turbo tem a ver?! por ser garrete os diametros sao os mesmos?! desde quando?! se é um upgrade tanto faz a marca...vai ter que adaptar e vai!
    O que q tem a ver? Se o motor ja usassse garret era so mudar o turbo...assim tem que adaptar as entradas e os bocais...+ € gasto.

    E a centralina n poder ser a mm pk? quantos carros andam aí c tgv controlado mecanicamente
    Ai andam? explica la entao como é q isso se faz...controlar a geometria dum turbo mecanicamente..

    ...Quanto ao aguentar...sem abusos n tem pk n aguentar.
    o que é para ti aguentar? fazer 50 000 kms? Os motores sao desenhados(por quem percebe) para x potencia, x binário, e x kms sem dar problemas....quanto mais potencia e binário, mais desgaste nas peças e menos kms fazem....

    Agora depende tudo para que se quer o carro...o meu é para andar, logo tem que ser fiavel....aquele pessoal que faz 10 000 kms ano...ou que usa o carro pra ir brincar pra vdg, esses podem rata-lo a vontade...

    Para terminar, um motor destes, 1248cc, se for bem ratado, fica com 120cv....100cv/litro...o que ja é bastante para o motor, mas para o carro continua a n ficar nada do outro mundo..

    Se a ideia é gastar €, pra isso arranja um 1.9 JTD dum estampado, mete-o no teu(os apoios sao iguais) e ai sim tens motor para mexer...

  9. #9
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    Se os 1.9 TDI de 110cv aguentam com 240cv os TDI de 130cv aguentam com 220cv e mais... Antes do forum ir a baixo tinhas um tópico em que havia ibizas chipados e bem chipados com mais de 230.000km's....
    Tens motores 1.5 dci de 65cv com 130cv, motores 1.5 dci de 80cv com 140cv... Tens BMW's 320d com 250cv...

    O problema aqui é que o trabalho deve ser feito por quem percebe, porque é que os ibizas TDI 130 que são esticados até aos 200cv sem mexer no turbo dão mais problemas do que os que têm 200cv e já trocaram para outro turbo??

    Então porque é que o motor do fiat não pode chegar aos 130/140cv???
    Queres aumentar a fiabilidade meter um radiador de oleo, em ultimo recurso metes um de gasoleo, mas isso o reprogramador é que te deve dizer o que fazer e não eu...

    Está explicado neste forum como é que se comanda a geomtria sem electronica, os 1.5 dci de que te falei andam com turbo VNT15 e geometria comandada mecânicamente by VC.

    Quanto ao 1.9 TD os apoios são parecidos, quanto muito estão no mesmo lugar, mas a suspensão não é igual, os travoes, a cablagem, a caixa e por aí fora... Imagina quanto te fica a brincadeira só em mão de obra, mesmo que seja numa oficina de um amigo...
    Com o que no fim dá para ires buscar dois motores desses à sucata e ainda ficas com dinheiros para fazeres as trocas...

  10. #10
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    Eu ja tenho o turbo, um intercooler 50cm/20cmx8.5cm(Penso que seja suficiente) tb já vem a caminho vamos lá ver no q dá.... só falta mesmo uma casa que monte isto com qualidade.

  11. #11
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    Depois tens que afinar isso, se fores da zona do porto fala com a MB

  12. #12
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    Mas eu ja tenho o carro reprogramado.... pela smartchip

  13. #13
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    Então fala com a smartchip, isso depois tem que levar um toque na reprogramação...
    Se o turbo é TGV eles devem saber comandar a geometria.

  14. #14
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    Não é de geometria variavel é o turbo do bravo GT15

  15. #15
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    Mesmo assim depois convem afinar a repro

  16. #16
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    Sim claro a smartchip saberá o que fazer decerteza

  17. #17
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    e sabe...

  18. #18
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    bem...esquecendo os disparates que aki foram ditos...a smartchip certamente te indicara uma casa para efectuar o trabalho, provavelmente a TurboCenter, dp n te assustes cm o outro se o turbo n disser garret, alias geralmente n diz mm nada O fantasma de controlar a geometria variavel num carro c ela fixa ja foi desvendado ha mt, o prob é mm saber afinar para ficar bem...mais uma vez ->TurboCenter.
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  19. #19
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    Ok obrigado pela ajuda vou ver se dou andamento ao projecto.

  20. #20
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    Citação Mensagem Original de +1DCI
    Se os 1.9 TDI de 110cv aguentam com 240cv os TDI de 130cv aguentam com 220cv e mais... Antes do forum ir a baixo tinhas um tópico em que havia ibizas chipados e bem chipados com mais de 230.000km's....
    Tens motores 1.5 dci de 65cv com 130cv, motores 1.5 dci de 80cv com 140cv... Tens BMW's 320d com 250cv...
    Mas tu falas de carros que dobram e passam a potencia de origem...e agora pergunto, tirando o bloco, o que mais é q la ta que tenha vindo de origem?

    O problema aqui é que o trabalho deve ser feito por quem percebe
    Entao como o trabalho deve ser feito por quem percebe, se os Engenheiros(e n os xispadeiros da esquina) que trabalham no R&D das marcas projectam, estudam e testam os motores para x cv e y kms, achas q o ze da esquina chega ali..muda a mistura, mete mais pressao no turbo, ganha ali uns cavalos e uns newtons e a fiabilidade fica na mesma?
    Achas q se fosse fiavel por um PD130@220cv achas q a VW n o faria de origem?ou é a VW que n gosta de ultrapassar a concorrencia...

    Então porque é que o motor do fiat não pode chegar aos 130/140cv???
    ó meu...o motor ate pode chegar aos 200cv...metam-lhe um turbo dum camiao, injectores e bomba de gasoleo a homem e ta feito...e dps dura qtos kms? 10?

    Trata-se tudo de bom senso pa...este motor esta feito para aguentar 250 mil com 70cv...um gajo fazendo repro ai pros 90/95cv acredito que ele faça 150 mil sem partir nada...agora daí pra cima é exponencial...+ cv = - kms...

    Queres aumentar a fiabilidade meter um radiador de oleo, em ultimo recurso metes um de gasoleo, mas isso o reprogramador é que te deve dizer o que fazer e não eu...
    Ora claro...o reprogramador deve ser engenheiro mecanico...razao pela qual ganha a vida a alterar mapas de centralinas...

    Quanto ao 1.9 TD os apoios são parecidos, quanto muito estão no mesmo lugar, mas a suspensão não é igual, os travoes, a cablagem, a caixa e por aí fora...
    Eu falei do 1.9 JTD e n do 1.9TD...e os apoios n sao parecidos. O Chassis do Punto mk2/2b foi feito para acomodar o 1.9JTD...tanto assim que existe na versao de 80cv...Como todos os 1.9 da fiat têm o mesmo bloco, os apoios dum 1.9 JTD 80cv sao iguais aos do 1.9JTD 105 dos bravos..ou ate dos 1.9JTD 140cv dos Stilos/147s...


    Imagina quanto te fica a brincadeira só em mão de obra, mesmo que seja numa oficina de um amigo...
    Eu falo por mim, mas se é pra gastar € é pra ficar com alguma coisa de geito....um 1.9JTD é um motor para ir pros 2xx cv...2xxcv num Punto é pra mim uma coisa de geito. Um 1.3 JTD com 120cv IMHO é + 1...é carro q leva ratada de mtos q ai andam...

    Com o que no fim dá para ires buscar dois motores desses à sucata e ainda ficas com dinheiros para fazeres as trocas...
    Volto a repetir...para q q servem estes motores? isto sao motores economicos e pouco mais...quem quer andar a sério n tem um 1.3JTD de certeza...o pessoal tem é q ter noçao do que quer é sobretudo do q tem...

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