O turbo do mjet é uma caganita a beira do gt15 do bravo, a trocar mete um turbo decente nisso
Boas,
Agradecia que se alguem soubesse me podesse ajudar....
Sera que o turbo do bravo 1.9 jtd é melhor que o do Multijet 1.3 jtd 70cv.
Com essa troca irá trazer ganhos?
A troca é simples?? ou seja não se terá de fazer adaptaçoes visto ser fiat...
Conhecem alguma casa na zona Maia/Porto que faça a troca?
Cump,
O turbo do mjet é uma caganita a beira do gt15 do bravo, a trocar mete um turbo decente nisso
STDCI | EuroR I | Scirocco R Line | WhiteCooperD JCW | F21 Pack M & A3 Sportback 8v
O do bravo seria uma boa opção?
ng melhor q a turbocenter pra te esclarecer nisso...mas penso que com as devidas alteraçoes serve perfeitamente! E pk nao o turbo do 1.3mjet 90cv c geometria variavel ou semelhante a vnt15 ?
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speedgod
ficavas a ganhar com a troca, mas cuidado que os nossos M-jet trazem um turbo KKK, enquanto que o do bravo(e restantes 1.9 da fiat) usam Garrets...só ai ja complica mais as coisas.
De resto, n sei ate que ponto é q vale a pena mudar o turbo num motor destes...a repro pros 9x cv ja puxa bem pelo material...mais q isso, pistoes, camisas e bielas n devem durar mto....
Qto ao turbo do 1.3 90cv, é ja garret, e é de geometria variavel...pelo que a centralina n pode ser a mesma...
Isso do durar ou não depende muito do uso que cada um lhe dá se fôr para andar sempre no prego nem com 9x cv lhe aconselho...
o que é que ser de diferentes marcas de turbo tem a ver?! por ser garrete os diametros sao os mesmos?! desde quando?! se é um upgrade tanto faz a marca...vai ter que adaptar e vai!
E a centralina n poder ser a mm pk? quantos carros andam aí c tgv controlado mecanicamente...Quanto ao aguentar...sem abusos n tem pk n aguentar.
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O que q tem a ver? Se o motor ja usassse garret era so mudar o turbo...assim tem que adaptar as entradas e os bocais...+ € gasto.Mensagem Original de STDCI
Ai andam? explica la entao como é q isso se faz...controlar a geometria dum turbo mecanicamente..E a centralina n poder ser a mm pk? quantos carros andam aí c tgv controlado mecanicamente
o que é para ti aguentar? fazer 50 000 kms? Os motores sao desenhados(por quem percebe) para x potencia, x binário, e x kms sem dar problemas....quanto mais potencia e binário, mais desgaste nas peças e menos kms fazem.......Quanto ao aguentar...sem abusos n tem pk n aguentar.
Agora depende tudo para que se quer o carro...o meu é para andar, logo tem que ser fiavel....aquele pessoal que faz 10 000 kms ano...ou que usa o carro pra ir brincar pra vdg, esses podem rata-lo a vontade...
Para terminar, um motor destes, 1248cc, se for bem ratado, fica com 120cv....100cv/litro...o que ja é bastante para o motor, mas para o carro continua a n ficar nada do outro mundo..
Se a ideia é gastar €, pra isso arranja um 1.9 JTD dum estampado, mete-o no teu(os apoios sao iguais) e ai sim tens motor para mexer...
Se os 1.9 TDI de 110cv aguentam com 240cv os TDI de 130cv aguentam com 220cv e mais... Antes do forum ir a baixo tinhas um tópico em que havia ibizas chipados e bem chipados com mais de 230.000km's....
Tens motores 1.5 dci de 65cv com 130cv, motores 1.5 dci de 80cv com 140cv... Tens BMW's 320d com 250cv...
O problema aqui é que o trabalho deve ser feito por quem percebe, porque é que os ibizas TDI 130 que são esticados até aos 200cv sem mexer no turbo dão mais problemas do que os que têm 200cv e já trocaram para outro turbo??
Então porque é que o motor do fiat não pode chegar aos 130/140cv???
Queres aumentar a fiabilidade meter um radiador de oleo, em ultimo recurso metes um de gasoleo, mas isso o reprogramador é que te deve dizer o que fazer e não eu...
Está explicado neste forum como é que se comanda a geomtria sem electronica, os 1.5 dci de que te falei andam com turbo VNT15 e geometria comandada mecânicamente by VC.
Quanto ao 1.9 TD os apoios são parecidos, quanto muito estão no mesmo lugar, mas a suspensão não é igual, os travoes, a cablagem, a caixa e por aí fora... Imagina quanto te fica a brincadeira só em mão de obra, mesmo que seja numa oficina de um amigo...
Com o que no fim dá para ires buscar dois motores desses à sucata e ainda ficas com dinheiros para fazeres as trocas...
Eu ja tenho o turbo, um intercooler 50cm/20cmx8.5cm(Penso que seja suficiente) tb já vem a caminho vamos lá ver no q dá.... só falta mesmo uma casa que monte isto com qualidade.
Depois tens que afinar isso, se fores da zona do porto fala com a MB
Mas eu ja tenho o carro reprogramado.... pela smartchip
Então fala com a smartchip, isso depois tem que levar um toque na reprogramação...
Se o turbo é TGV eles devem saber comandar a geometria.
Não é de geometria variavel é o turbo do bravo GT15
Mesmo assim depois convem afinar a repro
Sim claro a smartchip saberá o que fazer decerteza
e sabe...
bem...esquecendo os disparates que aki foram ditos...a smartchip certamente te indicara uma casa para efectuar o trabalho, provavelmente a TurboCenter, dp n te assustes cm o outro se o turbo n disser garret, alias geralmente n diz mm nada O fantasma de controlar a geometria variavel num carro c ela fixa ja foi desvendado ha mt, o prob é mm saber afinar para ficar bem...mais uma vez ->TurboCenter.
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Ok obrigado pela ajuda vou ver se dou andamento ao projecto.
Mas tu falas de carros que dobram e passam a potencia de origem...e agora pergunto, tirando o bloco, o que mais é q la ta que tenha vindo de origem?Mensagem Original de +1DCI
Entao como o trabalho deve ser feito por quem percebe, se os Engenheiros(e n os xispadeiros da esquina) que trabalham no R&D das marcas projectam, estudam e testam os motores para x cv e y kms, achas q o ze da esquina chega ali..muda a mistura, mete mais pressao no turbo, ganha ali uns cavalos e uns newtons e a fiabilidade fica na mesma?O problema aqui é que o trabalho deve ser feito por quem percebe
Achas q se fosse fiavel por um PD130@220cv achas q a VW n o faria de origem?ou é a VW que n gosta de ultrapassar a concorrencia...
ó meu...o motor ate pode chegar aos 200cv...metam-lhe um turbo dum camiao, injectores e bomba de gasoleo a homem e ta feito...e dps dura qtos kms? 10?Então porque é que o motor do fiat não pode chegar aos 130/140cv???
Trata-se tudo de bom senso pa...este motor esta feito para aguentar 250 mil com 70cv...um gajo fazendo repro ai pros 90/95cv acredito que ele faça 150 mil sem partir nada...agora daí pra cima é exponencial...+ cv = - kms...
Ora claro...o reprogramador deve ser engenheiro mecanico...razao pela qual ganha a vida a alterar mapas de centralinas...Queres aumentar a fiabilidade meter um radiador de oleo, em ultimo recurso metes um de gasoleo, mas isso o reprogramador é que te deve dizer o que fazer e não eu...
Eu falei do 1.9 JTD e n do 1.9TD...e os apoios n sao parecidos. O Chassis do Punto mk2/2b foi feito para acomodar o 1.9JTD...tanto assim que existe na versao de 80cv...Como todos os 1.9 da fiat têm o mesmo bloco, os apoios dum 1.9 JTD 80cv sao iguais aos do 1.9JTD 105 dos bravos..ou ate dos 1.9JTD 140cv dos Stilos/147s...Quanto ao 1.9 TD os apoios são parecidos, quanto muito estão no mesmo lugar, mas a suspensão não é igual, os travoes, a cablagem, a caixa e por aí fora...
Eu falo por mim, mas se é pra gastar € é pra ficar com alguma coisa de geito....um 1.9JTD é um motor para ir pros 2xx cv...2xxcv num Punto é pra mim uma coisa de geito. Um 1.3 JTD com 120cv IMHO é + 1...é carro q leva ratada de mtos q ai andam...Imagina quanto te fica a brincadeira só em mão de obra, mesmo que seja numa oficina de um amigo...
Volto a repetir...para q q servem estes motores? isto sao motores economicos e pouco mais...quem quer andar a sério n tem um 1.3JTD de certeza...o pessoal tem é q ter noçao do que quer é sobretudo do q tem...Com o que no fim dá para ires buscar dois motores desses à sucata e ainda ficas com dinheiros para fazeres as trocas...