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Tópico: Trabalhar cabeça do motor

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de David318IS
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    Padrão Trabalhar cabeça do motor

    Boas,

    Decidi pedir ajuda aos caros membros do forum para uma possivel alteração que vou fazer.

    Para que algumas duvidas fiquem esclarecidas e ajudem na vossa opinião posso adiantar que não devem de considerar o preço para tirar a cabeça.
    A ser feita alguma alteração será por acrescimo e não como condicionante principal.
    Será algo para ser feito até/durante o Verão.
    Não vou alterar o material de origem (valvulas, etc). Como tenho intenção de dar uma revisão (ver injectores, ver molas das valvulas, mudar bomba de agua, mudar tensor da corrente e pouco mais) o trabalhar a cabeça viria por acrescimo...como o carro ficaria parado...

    Gostava de saber em que consiste realmente o trabalhar a cabeça. rebaixar um pouco e abrir um pouco a admissão e escape?
    Vale a pena? ganha-se algo? Quem o faz na zona de LIsboa e arredores? Em quanto (€) fica em media este trabalho?

    Carro em questão: 318is (1.8 16v)

    Desde já agradeço a ajuda.


    1AB

  2. #2
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    so vale a pena se tiveres electronica programavel e se fores pôr cames e colectores de escape mais largos

    mas podes fazer so k os ganhos kuase nao se vao notar se nao alterares os mapas de debito e avanço de igniçao na centralina

  3. #3
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    se for bem feito melhora sim, desde que a electronica de origem tenha uma lambda para o close-loop e pressao de gasolina para quando vai de estaco fica melhor... se ficar mal feito ate pode andar menos... isso n é facil nem é uma ciencia exacta... mas há vários tuturiais pela net... procura e tenta aprender para o teu caso específico...

    XAD + XADT

  4. #4
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    Wink Mexer na cabeça uns posinhos

    Citação Mensagem Original de David318IS Ver Post
    Boas,

    Decidi pedir ajuda aos caros membros do forum para uma possivel alteração que vou fazer.

    Para que algumas duvidas fiquem esclarecidas e ajudem na vossa opinião posso adiantar que não devem de considerar o preço para tirar a cabeça.
    A ser feita alguma alteração será por acrescimo e não como condicionante principal.
    Será algo para ser feito até/durante o Verão.
    Não vou alterar o material de origem (valvulas, etc). Como tenho intenção de dar uma revisão (ver injectores, ver molas das valvulas, mudar bomba de agua, mudar tensor da corrente e pouco mais) o trabalhar a cabeça viria por acrescimo...como o carro ficaria parado...

    Gostava de saber em que consiste realmente o trabalhar a cabeça. rebaixar um pouco e abrir um pouco a admissão e escape?
    Vale a pena? ganha-se algo? Quem o faz na zona de LIsboa e arredores? Em quanto (€) fica em media este trabalho?

    Carro em questão: 318is (1.8 16v)

    Desde já agradeço a ajuda.


    1AB
    Penso que polir as condutas das válvulas até aos colectores já é uma grande ajuda. Inclusivamente, o descarbonizar as condutas das válvulas até aos colectores de escape. Outra Coisa que poderá ser efectuada é o alinhamento dos colectores de admissão e escape com as aberturas das condutas na cabeça para as válvulas. Penso que com estas mexidas, não obriga a mexer na programação da centralina. Não esquecer de rodar as válvulas.

  5. #5
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
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    Depende do fim a que se destina.

    Uma alteração soft, sem perigo, que te põe o carro mais "solto" é tentar alisar ao máximo as irregularidades de dentro da cabeça.
    Depois é polir muito bem o escape um apenas alisar a admissão.
    Rebaixar não recomendo pois um dia a cabeça leva uma aquecidela e terás que a rectificar. E ainda por cima ao tiras a cabeça aconselho levares a rectificar, ou seja, já vais tirar qualquer coisa.

    Se quiseres uma coisa mais hard aconselho a levares a quem perceba mesmo, para te afiar as guias das válvulas, abrir em certos sítios que só mesmo quem é da arte sabe o que fazer.
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
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  6. #6
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    o que eu entendo, trabalhar a cabeça é o que se faz sempre quando se tira a cabeça, por junta queimada ou outras razões... compensa sempre deixar a cabeça impecável, isto é, facear de modo não ter irregularidades ou empenos, rodar as válvulas e polir os canais de admissão e escape... agora se quiseres uma coisa para andar mais, sempre podes fazer rebaixar um bocadinho (com estudos) e alargar os canais.

    cumps
    __FABRIK__

  7. #7
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    Obrigado pelo feedback de todos.
    De facto seria algo de soft.

    Recomendam alguma oficina?
    Quais os valores de uma intervenção ligeira (facear e depois polir as condutas e descarbonizar)?

    Ele já se mexe bem, acredito que algo de ligeiro ajudava a ficar mais solto sem aumentar muito consumos e diminuir a fiabilidade.

    AB

  8. #8
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    Pedes demasiada agricultura para a cultura k keres obter...com o k gastas a fazer isso já compras umas cames à homem.
    ...

  9. #9
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    Pedes demasiada agricultura para a cultura k keres obter...com o k gastas a fazer isso já compras umas cames à homem.
    trabalhar uma cabeça tem o mesmo preço que uma cames?? duvido.. e se fosse eu, mesmo que levasse uma cames, num bmw que conta mtos kms e uma coisa como deve ser, trabalhar a cabeça também.

  10. #10
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    um trabalho de cabeça d um profissional cm banco de fluxo custa mais q umas cames... mas é medido no inicio e no fim e sabes quanto flui a mais e que tá semelhante nos cilindros todos e isso tudo como manda a lei...

    XAD + XADT

  11. #11
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    Quais as implicaçoes de levar as cames? Quais as diferenças para as de origem? Não implicaria outras alterações (electronica,valvulas, etc)? Mesmo que as cams fossem o mesmo preço depois teria de ser acompanhado com outros gastos....ou não?

    O renault do meu pai teve um azar e teve de levar junta...sei que para facear a cabeça e para fazer os testes de pressão, etc não foi muito caro (acho que foi a satarem).
    Os valores para polir, etc será muito superior?

    1Ab

  12. #12
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    um trabalho de cabeça d um profissional cm banco de fluxo custa mais q umas cames... mas é medido no inicio e no fim e sabes quanto flui a mais e que tá semelhante nos cilindros todos e isso tudo como manda a lei...
    Este tipo de trabalho não se deve de encontrar em qualquer lugar...mas deve de ser o optimo e o ideal e aquilo que o motor merecia
    Deve é de ser bem caro...

  13. #13
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    Quais as implicaçoes de levar as cames? Quais as diferenças para as de origem? Não implicaria outras alterações (electronica,valvulas, etc)? Mesmo que as cams fossem o mesmo preço depois teria de ser acompanhado com outros gastos....ou não?

    O renault do meu pai teve um azar e teve de levar junta...sei que para facear a cabeça e para fazer os testes de pressão, etc não foi muito caro (acho que foi a satarem).
    Os valores para polir, etc será muito superior?

    1Ab
    David, conheço bem esse motor... Aliás, tive um 318iS também.
    As implicações das cams é que deverão ter electrónica a acompanhar.
    Preferencialmente, uma admissão também.
    A nivel de escape, não vale a pena mexeres nos colectores.
    Ou compras a linha completa da SuperSprint, desde os colectores até à final ou muda depois dos colectores.

    Facear a cabeça "apenas" te aumenta a taxa de compressão, a não ser se levar uma junta mais alta.
    Ao "fazeres" a colaça, o melhor era mesmo fazer com teste de fluxo.
    Assim saberias que estaria a entrar a mesma quantidade de ar em cada cilindro.

    Uma pequena pesquisa por M42B18 no Google, e irás encontrar vários projectos vindos dos USA que mostram um grande potencial deste motor.

    Abraço
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  14. #14
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    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    David, conheço bem esse motor... Aliás, tive um 318iS também.
    As implicações das cams é que deverão ter electrónica a acompanhar.
    Preferencialmente, uma admissão também.
    A nivel de escape, não vale a pena mexeres nos colectores.
    Ou compras a linha completa da SuperSprint, desde os colectores até à final ou muda depois dos colectores.

    Facear a cabeça "apenas" te aumenta a taxa de compressão, a não ser se levar uma junta mais alta.
    Ao "fazeres" a colaça, o melhor era mesmo fazer com teste de fluxo.
    Assim saberias que estaria a entrar a mesma quantidade de ar em cada cilindro.

    Uma pequena pesquisa por M42B18 no Google, e irás encontrar vários projectos vindos dos USA que mostram um grande potencial deste motor.

    Abraço
    Obrigado PedroM

    Vou dar uma vista de olhos. Entretando já estive a pesquisar no google e de facto trabalhar a cabeça é aconselhado se for numa oficina equipada ou num grande artesão. Meter cams, como disseste, precisa de electronica e tambem, no minimo, de trocar as molas das valvulas por umas mais resistentes.
    Os colectores de origem sempre ouvi dizer que são bastante bons e que acompanham algumas boas mods.

    No nosso pais onde é que se encotram oficinas ou lojas com este tipo de material? Já pesquisei e não encontrei cá nada...ou seja, vai ser dificil poder contabilizar o investimento necessario.

    1AB

  15. #15
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    Citação Mensagem Original de David318IS Ver Post
    Obrigado PedroM

    Vou dar uma vista de olhos. Entretando já estive a pesquisar no google e de facto trabalhar a cabeça é aconselhado se for numa oficina equipada ou num grande artesão. Meter cams, como disseste, precisa de electronica e tambem, no minimo, de trocar as molas das valvulas por umas mais resistentes.
    Os colectores de origem sempre ouvi dizer que são bastante bons e que acompanham algumas boas mods.

    No nosso pais onde é que se encotram oficinas ou lojas com este tipo de material? Já pesquisei e não encontrei cá nada...ou seja, vai ser dificil poder contabilizar o investimento necessario.

    1AB
    David, sinceramente é preferivel comprares fora do país.
    Neste momento tenho um Porsche 944 e todo o material que compro para ele ou é dos EUA ou da Alemanha.
    Experimenta o eBay tanto inglês como americano e vês que irás encontrar material que até de vai cair os olhos ao chão.

    É só procurar.
    Se precisares de ajuda dá um toque.
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  16. #16
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    PedroM, mandando vir dos USA pagas alfândega à farta não?

    Sim realmente o M42 é bastante resistente, até dá sentir pelo cantar do motor... já ouvi dizer que esse motor já vem com os pistons e bielas forjadas.. é verdade?

  17. #17
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
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    PedroM, mandando vir dos USA pagas alfândega à farta não?

    Sim realmente o M42 é bastante resistente, até dá sentir pelo cantar do motor... já ouvi dizer que esse motor já vem com os pistons e bielas forjadas.. é verdade?
    Felizmente até agora nunca paguei nada de especial porque sempre comprei peça a peça e nada demasiado caro.
    Comprei um short-shifter, um throotle cam, uma bomba de água, uma chave iluminada e nunca paguei nada...

    Em relação ao motor, nunca ouvi nada sobre os pistoes e bielas serem forjados. Mas o que é certo é que os pistões são exclusivos do motor.
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  18. #18
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    Boas,

    aí está informação que não tinha cohecimento...em relação ao ser forjado já não sei. Mas o motor transformado para um S62 ficar com 300cv só em NA é fantastico. Se metesse o meu com 160 era muito bom mesmo. mas para isso já era necessario algum material dispendioso.

    Comprar no ebay não é uma experiencia que eu tenha...não é necessario paypal ou cartão de credito? Se precisar de ajuda já sabes

    Mesmo mandando vir depois era necessario alguem habilidoso para trabalhar a cabeça e montar tudo....mas é algo que vale a pena em termos de projecto

  19. #19
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    Citação Mensagem Original de David318IS Ver Post
    Boas,

    aí está informação que não tinha cohecimento...em relação ao ser forjado já não sei. Mas o motor transformado para um S62 ficar com 300cv só em NA é fantastico. Se metesse o meu com 160 era muito bom mesmo. mas para isso já era necessario algum material dispendioso.

    Comprar no ebay não é uma experiencia que eu tenha...não é necessario paypal ou cartão de credito? Se precisar de ajuda já sabes

    Mesmo mandando vir depois era necessario alguem habilidoso para trabalhar a cabeça e montar tudo....mas é algo que vale a pena em termos de projecto
    No ebay podes comprar usando o paypal e o mbnet para criares cartões de crédito virtuais.
    160cvs necessitarias de cams e electrónica. Não é necessário muito mais!
    Filtro de ar KN em caixa e linha completa da Supersprint e tinhas uma máquina infernal!
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  20. #20
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    boas..tenho um amigo que facejou a cabeça...poliu entradas...e rodou valvulas...na cabeça de um g40.... e segundo nao estou em erro ficou lhe por uns 200 euros...mas vou perguntar lhe a confirmar...

    o trabalho foi feito na rectificadora de guimaraes...

    ciump

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