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Tópico: Toyota MR2

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de scorcher
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    Padrão Toyota MR2

    É um carro que veio para resolver um problema crónico destes modelos, devido ao reduzido espaço para um sistema de escape e o facto de ter de cumprir normas exigentes de poluição, a Toyota instalou além de um catalisador principal 2 pré catalisadores no próprio colector de escape. O problema a longo prazo devido em parte à natureza desportiva do carro é os pré catalisadores acabarem por colapsar bloqueando o catalisador principal aumentando assim a restrição do escape, o que por sua vez faz aumentar a pressão no escape de tal maneira que os próprios flexíveis rebentam, além disto a temperatura das válvulas de escape tb aumenta ao ponto de destruir os vedantes das válvulas ficando assim o motor a consumir óleo, nesta etapa foi nisso que se focou a intervenção.


    Como o objectivo era tentar recuperar a mecânica 1zz sem uma reparação demorada/dispendiosa, optei por uma intervenção algo cirúrgica que consistiu na substituição dos vedantes de todas as válvulas sem abrir o motor que é o normal nestas reparações, para isso e como podem ver pelas fotos, pressurizei os cilindros um a um conforme o serviço foi decorrendo.




































    Posto isto procedeu-se então para a segunda etapa, reparação da linha de escape com anulação dos catalisadores.



















    No entanto apenas se resolveu o problema parcialmente pois apesar do consumo de óleo ter praticamente desaparecido, o motor entretanto começou a queimar óleo em andamentos rápidos e principalmente reduções. O que conduz o diagnóstico para os segmentos raspadores de óleo bloqueados visto que os segmentos de compressão fazem cerca de 15 bar nos 4 cilindros, este problema está directamente relacionado com o problema principal dos pré catalisadores se desfazerem porque há a possibilidade do motor ter aspirado detritos para o interior dos cilindros danificando assim os segmentos.




    Apesar disto e não desanimando, a ideia de poupar na reparação desta mecânica tinha o propósito de juntar para um swap puro e duro, e puro e duro digo 2ZZ (192cv atmosférico).




    Actualizações para breve.
    designer anonymu gosta disto.
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  2. #2
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    Muito bom scorcher e que venha o swap do aço XD.

  3. #3
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    Adoro estes motores traseiros.....

  4. #4
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    Fiquei a conhecer mais uma técnica nova não sabia dessa de pressurizar os cilindros...
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  5. #5
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    Esse carro tem caixa de 5, vais ter que mudar a caixa também... Entre outras coisas.

  6. #6
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    Sim, vem um swap completo 2ZZ-GE japonês com 18k km.
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  7. #7
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    E tens que fazer um pouco de corte e custura porque ele não cabe... Ehehe

  8. #8
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    À partida será mais simples que o swap rb30dett no s13..
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  9. #9
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    Sim é coisa simples...

  10. #10
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    Muito bom, uma duvida: Com o espaço que tinhas como conseguis-te retirar/montar as molas das valvulas? O tua chave é daquelas que faz pressão nas extermidades da mola?

  11. #11
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    A chave foi custom made por mim .


    E aqui está o 2ZZ-GE acabado de chegar, em estado de novo vindo dum Celica T Sport japonês com apenas 17600km.
















































    Apesar do motor apresentar sinais de ter estado muito tempo parado é possível verificar que os 17600km aparentam ser reais como se pode ver nas fotos.
    Última edição por scorcher; 15-01-2014 às 15:29.
    XNitrous e Maçarico gostam disto.
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  12. #12
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    Nice stuff!!! boa sorte no corte e costura =)

  13. #13
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    vai ficar tão rapido como um lotus elise ou que? :P invejo francamente a quantidade de maquinas que mexes, vou seguir atentamente este projeto, isto promete ficar muito engraçado

  14. #14
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    Gostava de ter os teus conhecimentos

    * * * * * 03' Audi A4 B6 Avant 1.9 TDi 130cv * * * * * * * * * * 16' Kia Optima 1.7 CRDi ECO dynamics 141cv * *

  15. #15
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    Não é que precises, mas toma lá....pelo sim, pelo não...

    volume2.pdf

  16. #16
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    Modificação do veio selector de mudanças.









    Teste de compressão, 16bar a frio.


















    Falange & dimensionamento do colector e escape.


























    Última edição por scorcher; 15-01-2014 às 15:36.
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  17. #17

  18. #18
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    Bem.. isto sim é trabalhar..

    Continua!

  19. #19
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    Muito bem Scorcher
    Tens a caixa de correio cheia e não consigo enviar pm...
    O meu email é diogoaz@hotmail.com
    Depois quando puderes adiciona para falarmos no msn.
    Cumprimentos.
    Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
    Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul

  20. #20
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    Um Projecto para acompanhar
    [Projecto] Peugeot 307 Break XS Premium 1.6 HDI
    http://www.tuning.online.pt/forum/pe...i-t151964.html

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