Muito bom scorcher e que venha o swap do aço XD.
É um carro que veio para resolver um problema crónico destes modelos, devido ao reduzido espaço para um sistema de escape e o facto de ter de cumprir normas exigentes de poluição, a Toyota instalou além de um catalisador principal 2 pré catalisadores no próprio colector de escape. O problema a longo prazo devido em parte à natureza desportiva do carro é os pré catalisadores acabarem por colapsar bloqueando o catalisador principal aumentando assim a restrição do escape, o que por sua vez faz aumentar a pressão no escape de tal maneira que os próprios flexíveis rebentam, além disto a temperatura das válvulas de escape tb aumenta ao ponto de destruir os vedantes das válvulas ficando assim o motor a consumir óleo, nesta etapa foi nisso que se focou a intervenção.
Como o objectivo era tentar recuperar a mecânica 1zz sem uma reparação demorada/dispendiosa, optei por uma intervenção algo cirúrgica que consistiu na substituição dos vedantes de todas as válvulas sem abrir o motor que é o normal nestas reparações, para isso e como podem ver pelas fotos, pressurizei os cilindros um a um conforme o serviço foi decorrendo.
Posto isto procedeu-se então para a segunda etapa, reparação da linha de escape com anulação dos catalisadores.
No entanto apenas se resolveu o problema parcialmente pois apesar do consumo de óleo ter praticamente desaparecido, o motor entretanto começou a queimar óleo em andamentos rápidos e principalmente reduções. O que conduz o diagnóstico para os segmentos raspadores de óleo bloqueados visto que os segmentos de compressão fazem cerca de 15 bar nos 4 cilindros, este problema está directamente relacionado com o problema principal dos pré catalisadores se desfazerem porque há a possibilidade do motor ter aspirado detritos para o interior dos cilindros danificando assim os segmentos.
Apesar disto e não desanimando, a ideia de poupar na reparação desta mecânica tinha o propósito de juntar para um swap puro e duro, e puro e duro digo 2ZZ (192cv atmosférico).
Actualizações para breve.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Muito bom scorcher e que venha o swap do aço XD.
Adoro estes motores traseiros.....
Fiquei a conhecer mais uma técnica nova não sabia dessa de pressurizar os cilindros...
Clube MLTuners
www.Minibus .pt (Porto)22.510.59.20
Esse carro tem caixa de 5, vais ter que mudar a caixa também... Entre outras coisas.
Sim, vem um swap completo 2ZZ-GE japonês com 18k km.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
E tens que fazer um pouco de corte e custura porque ele não cabe... Ehehe
À partida será mais simples que o swap rb30dett no s13..
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Sim é coisa simples...
Muito bom, uma duvida: Com o espaço que tinhas como conseguis-te retirar/montar as molas das valvulas? O tua chave é daquelas que faz pressão nas extermidades da mola?
A chave foi custom made por mim .
E aqui está o 2ZZ-GE acabado de chegar, em estado de novo vindo dum Celica T Sport japonês com apenas 17600km.
Apesar do motor apresentar sinais de ter estado muito tempo parado é possível verificar que os 17600km aparentam ser reais como se pode ver nas fotos.
Última edição por scorcher; 15-01-2014 às 15:29.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Nice stuff!!! boa sorte no corte e costura =)
vai ficar tão rapido como um lotus elise ou que? :P invejo francamente a quantidade de maquinas que mexes, vou seguir atentamente este projeto, isto promete ficar muito engraçado
Não é que precises, mas toma lá....pelo sim, pelo não...
volume2.pdf
Modificação do veio selector de mudanças.
Teste de compressão, 16bar a frio.
Falange & dimensionamento do colector e escape.
Última edição por scorcher; 15-01-2014 às 15:36.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Bem.. isto sim é trabalhar..
Continua!
Muito bem Scorcher
Tens a caixa de correio cheia e não consigo enviar pm...
O meu email é diogoaz@hotmail.com
Depois quando puderes adiciona para falarmos no msn.
Cumprimentos.
Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul
Um Projecto para acompanhar
[Projecto] Peugeot 307 Break XS Premium 1.6 HDI
http://www.tuning.online.pt/forum/pe...i-t151964.html