Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 53

Tópico: Toyota Celica TSport

  1. #1
    Barca Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    VNG
    Mensagens
    26

    Padrão Toyota Celica TSport

    Boas a todos!

    Acabei de herdar um Celica Tsport de 2001, com 45 mil kms. Nunca teve acidentes e nunca foi abusado (excepto quando eu o 'roubava' pa ir pós picas ehehe ... era da minha mãe e os gajos da Toyota dizem q o motor tá como novo

    Gostava de saber como darlhe mais potência. Tem 192 cavalos de origem, e vem sem turbo. Já me aconselharam os famosos chips, centralina, etc mas tou receoso destas novas tecnologias e da sua fiabilidade a médio-longo prazo... logo tou mais inclinado em instalar-lhe um turbo/compressor + intercooler.

    Falam-me também que devo, como prioridade, instalar um escape completo.

    Agradecia imenso opiniões sobre estas soluções, por ordem decrescente de importância:
    Fiabilidade > Potência/Rendimento > Preço/Consumos/Manutenção

    Gostaria também de trocar opiniões com outros propietários desta linda machine! O meu msn é anibal__barca@hotmail.com

    Obrigado a todos!

  2. #2
    ZT
    ZT está desconectado
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Lavra -> Matosinhos
    Mensagens
    216

    Padrão

    boas
    ja andei num desses mas a versao 1.8vvti,e o carro mexia-se muito bem,e apesar de n o axar bonito,axo k manda muita pinta!isso n tem turbo?julgava k a diferenca do bloco do tsport para o do vvti residia no facto do tsport ter turbo,mas afinal enganei-me...
    sim mexeres no escape vai te dar sempre alguma coisita,meteres uma admissao da TRD,se n estou enganado tambem te da + kualker coisa,ficas com um carro fiavel a passar os 200cavalos...se meteres colectores tambem,ai sim,vais ver diferencas notorias!!
    mais tarde sim,tens a hipotese de turbinar o carro,mas ai penso k tambem afectaras a fiabilidade,mas eu sou muito leigo,espera pela opiniao d experts,k logo teras ideias!
    Opel Corsa C - Convertido aos fumarentos

  3. #3
    HSC
    HSC está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16

    Padrão

    Boas...
    vai a toyotistas.net penso que será uma melhor ajuda...

    esse motor existe tb na versão compressor que penso não se ter vendido nehum para Portugal- fica com 220cv (procura na net tipo KM77.com penso que tem lá um teste) ou telefona para a Salvador Caetano para saberes mais promenores... - esse motor é preparado pela TTE e tb é utilizado na LOTUS no modelo EXIGE S.

    ....desde que faças um preparação completa fica sempre fiável...
    ... para lhe dares mais alguma alma com menos capital investido e mantendo o espirito atmosférico - Admissão, velas, escape, repro (já notas uma grande diferença) e se puderes (€€€) árvores de cams mais agressivas.... podes tb pensar em ter mais prazer ao nivel do handling - supensões, pneus, travões, jantes (bem leves OZ superleggera ou ultraleggera)....

    ..........
    ...........

    Fica bem...

  4. #4
    Barca Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    VNG
    Mensagens
    26

    Padrão

    @HSC
    wow essa do compressor deixou-me mesmo muito entusiasmado! Muito muito obrigado pelos conselhos HSC! Tive a ler na km77.com como aconselhaste e de facto parece-me o ideal. Tenho dúvidas daquilo que vou dizer, mas sendo um dos grandes defeitos do Tsport as baixas prestações a baixas rotações (apenas entre as 6,200-8,200rpm se sente o verdadeiro 'disparo') um compressor daria mais 'disparo' a baixas rotações correcto??

    Fui à Salvador Caetano logo pela manhã (sou de Gaia, muito perto da Toyota ) mas estava cheio de gente (talvez por ser inicio da semana e perto da hora de ponta ~8.30) por isso ainda n falei com nenhum engenheiro mas amanhã volto lá a uma hora mais conveniente.

    Quanto às outras sugestões tou um bocado receoso... e noutras nem convém mexer segundo me dizem. Alguém meu amigo de dentro da Toyota e que sempre fez competições com Toyotas diz-me que os travões e suspensões do Tsport são do melhor. Os pneus que tenho neste momento são uns Michelin praticamente novos e custaram 40 contos cada um logo devem ser bons penso eu de que ! Quanto às jantes de 16 polegadas de origem trocava-as de boa vontade por umas mais leves como aconselhaste (e maiores por questões estéticas e de estabilidade, embora perca aceleração...)

    Em relação à admissão, velas, repro e árvores de cams tenho de me aconselhar mesmo muito bem pois percebo muuuito pouco do assunto e não quero ser comido por lorpa, nem quero desiquilibrar o motor perdendo fiabilidade e quem sabe até rendimento! Pois às vezes o mais caro e supostamente melhor nem sempre se traduz em melhor rendimento... em especial num motor de origem que leva anos de preparação e afinação! Mas se souberes de alguém sério e honesto aqui da zona do Porto agradecia imenso as tuas dicas! Tou muito inclinado em instalar o compressor (transformando-o num TTE de 220cv), um intercooler, talvez um filtro de ar, admissão e mais qualquer coisa mas prefiro aconselhar-me com alguém experiente e que olhe bem para o equipamento de origem que possuo...antes de tar pa aqui a mandar palpites...

    Mais uma vez muito obrigado HSC!

    @ZT
    Muito obrigado pelos teus conselhos também ZT! ... e sim não é o desportivo mais bonito do mercado eu sei... falta-lhe um bocado de corpo por exemplo na minha opinião. Mas tenho um bom amigo mecânico espe******ta em alterações estéticas (fibras de vidro, massas, 'elerons') logo espera pelas alterações e logo logo ponho aqui umas pics q d certeza mudarão a tua opinião espero

    E se tudo correr bem daqui a uns anitos parto para um Supra ou um Skyline

  5. #5
    HSC
    HSC está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16

    Padrão

    Por acaso tb trabalho na Salvador Caetano...no Porto...
    Posso-te indicar o contacto de alguém competente...que já fez "compresurização" até de CTR....

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    132

    Padrão

    Bem... acho que primeiro que tudo deves estabalecer o que queres ter do carro, e quanto queres gastar...

    Eu pessoalmente, apostava numa primeira faze em melhorar 'pequenas' coisas como admissão (directa da K&N - typhoon), velas Denso Iridium, Oleo com menos viscosidade, consumíveis TRD (filtro de óleo, por exemplo)...


    Numa fase mais dispendiosa podes passar por linha de escape nova (TRD o que puderes) Cams (TRD tb deve ter coisas giras), elementos internos do motor (TRD?), Coilovers (talvez TRD?)...... pah... depende muito do que queiras (ou possas) gastar!

    dá aqui uma espreitadela TRD_celica

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    132

    Padrão

    Outra coisa que queria dizer, convem procurares material específico e de marcas com feedback positivo (ah, e com representação em pt, o que ajuda sempre )

  8. #8
    Barca Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    VNG
    Mensagens
    26

    Padrão

    @HSC
    sim por favor, agradecia muito que me desses o contacto dessa pessoa!

    Fui hoje novamente à Salvador Caetano em Gaia e falei com o pessoal das peças e engenheiros. Uma das razões que eles me deram para o Tsport não ter adoptado o tal compressor TTE foi de que as prestações não melhoraram como o esperado e até trouxe alguns problemas...
    No catálogo TTE que eles me mostraram nem sequer estava incluido o tal compressor (apenas jantes mais leves, suspensões mais leves, etc)



    @XtcGinga
    Agradeço muito o link mas aquilo para mim é chinês eheh ... já agora aqueles preços vêem em que moeda? Num exemplo ao acaso as jantes de aluminio custam 60,000 quÊ? Assim posso fazer comparações caso algum mecânico me queira enganar

    Em relação ao que quero em concreto é mais potência pura eheh.. mas sem recorrer a medidas como 'goelas da gota mais abertas' por exemplo. Quero mais motor mas sem perder fiabilidade embora seja algo dificil eu sei. Neste momento tenho disponível cerca de 1000 euros para gastar embora o meu maninho mais velho me possa emprestar mais. Ainda tou a estagiar (tou a acabar o curso de engenheiro civil) mas daqui a um ano já terei mais disponibilidade financeira pois se tudo correr bem estarei a trabalhar.

    Obrigado mais uma vez a todos pelas dicas!

    OFF_TOPIC
    Fui hoje ver um Supra Biturbo preto de 94 (os mais bonitos), com caixa manual, 330cv e daqueles que dá para kitar até + de 1000 cavalos ! Pedem 40 mil euros negociáveis (embora uma oferta de 35mil já tenha sido recusada ...alegadamente). Só é pena ter mais de 141mil kms embora o (último?) dono não tenha ar de ter puxado muito por ele (cota). Se alguém o quiser comprar contactem-me e eu ajudarei de boa vontade!
    Se eu tivesse guito para o comprar e sustentar ia lá eu...

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    132

    Padrão

    A moeda é o yen (n sei se é assim que se escreve), mas n me recordo de quanto vale face ao euro... de qualquer maneira isso é sem impostos e sem importação!

    talvez devas procurar o bito que é tambem user deste forum, ou contactar mesmo pela TSStore




    No forum dos Toyotistas havia lá um user com um Celica desses no norte com muito material TRD... Dá lá um salto

  10. #10
    Barca Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    VNG
    Mensagens
    26

    Padrão

    poix.. ja m inscrevi no forum toyotistas.com há uns dias para poder aceder aos fórums mas a validação da minha conta ainda n foi aceite. Recebi um mail a dizer q em breve isso seria feito por um admin mas até agora nada . Alguém q lá tenha conta podia avisar um admin pa validar as contas dos ultimos dias ou perguntar se há algum problema c novos users a qererem registar-se? Obrigado adiantado.

    Só por esse ultimo link q deste me apercebi q TRD qer dizer Toyota Racing Development eheh logo o material TRD parece ser o mais adequado no meu caso... só tou à espera do contacto do HSC pa por mãos à obra

    Mais uma vez obrigado!

  11. #11
    Barca Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    VNG
    Mensagens
    26

    Padrão

    bem...exteriormente já tenho onde me inspirar!

    http://celica.eduardomaio.net/celica-apr.php

    http://celica.eduardomaio.net/celica-veilside-01.php

    http://celica.eduardomaio.net/celica-veilside-02.php

    http://celica.eduardomaio.net/celica-trial.php o meu preferido tanto pelo look como pela perfomance aerodinamica ... only in japan claro!

    http://www.trial.co.jp/trial-usa/celica/index.htm TRIAL body kit versão 2

    agora só falta o guito

  12. #12
    Member Average
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Localização
    Sintra/Mafra
    Mensagens
    50

    Padrão

    boas, belo carro k ai tens
    tal como ja disseram se keres começar a modificar isso é melhor começares por meter admissao, escape e velas. dps + tarde faz 1a reprogramaçao e se kiseres msm k isso ande mt mete 1 kit turbo, kanto a marcas d material TRD é msm a + aconselhavel, mas existem tb outras marcas k n te deixam mal servido
    kanto á estetica, n exageres nas fibras (isso costuma "matar" os projectos) é preferivel optares por kits d paraxokes, como alguns dos k mostraste no teu ultimo post... ha aki na minha zona 1 celica do genero do teu ( n sei kal a versao d motor) com o kit estetico da veilside e digo-te k akilo fica simplesmente mt abusado ( apesar d haverem 2 kits da veilside, klker 1 deles é mt abusado) e penso k dos k mostraste nos links este tb é o melhor d utilizar nas estradas nacionais ( o da APR performance é lindo mas akilo nas nosssas estradas n durava nem 1a semana.. e com os policias entao eskece msm)
    aconselho-te a visitar o forum toyotistas e a falr mt com preparadores e claro com ppl k tenha celicas e outros toyotas com motores vvt-i e vvtl-i (como o teu) pra veres o k foi feito, os ganhos, as perdas e os custos... só assim aprendes e consegues decidir o k meter no teu carro

    cumps

    TDI = Todos Desejam Igual

  13. #13
    Barca Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    VNG
    Mensagens
    26

    Padrão

    muito obrigado pelo comment _vagboy_

    tive-me a aconselhar com uma pessoa que tem um Corolla Tsport algo modificado e estou agora decidido a investir inicialmente numa admissão como também aconselhaste. Infelizmente a TRD abusa nos preços (incluindo nos bodykits embora o exterior não seja uma prioridade minha para já). Portanto vou investir antes 'apenas' 300 euros numa admissão K&N Typhoon cujo rendimento é semelhante à admissão TRD, de acordo com esta pessoa, sendo este valor entre 10 a 15 cavalos, o que já é muito bom!

    De seguida mexerei no escape. Álgumas dúvidas aqui no entanto... se eu retirar o catalisador (rendendo mais 7 a 10 cavalos certo?) terei problemas com a polícia e/ou inspecção? Vale a pena mexer no meu escape, "retirando-lhe a panela do meio" e o catalisador por exemplo como a pessoa acima fez no Tsport dele ... ou será melhor partir para uma linha de escape totalmente nova? Tenho consciência que só conhecendo linha de escape de origem do meu Tsport se pode tirar conclusões... mas pode ser que aqui alguém conheça

    Finalmente, em relação às velas e filtro de ar tenho estado a ver preçários de peças e os seus preços são bastante reduzidos.... A minha pergunta é: para que servem e qual o seu possível incremento de potência/rendimento?

    Para terminar, agradeço imenso os conselhos e a vontade de partilhar conhecimentos mecânicos de graça daqueles que me têem tentam ajudar. Irei agora dirigir-me a um mecânico cá da zona que mexe em carros alterados (e ilegais) com a consciência que não serei (muito) enganado.. graças a todos vocês

  14. #14
    Member Average
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Localização
    Sintra/Mafra
    Mensagens
    50

    Padrão

    d nada hanbaal, os foruns existem precisamente pra trocar-mos ideias e conhecimentos
    kanto á admissao, ponto encerrado mete isso e aproveita
    kanto aos ganhos apos retirar o catalisador, sim supostamente sera klker coisa dentro desse genero k ganharas, mas ficara ilegal, em principio os policias por ai nas estradas nao notaram k n tens, a nao ser k andes em grds rotaçoes ao pe deles, ai talvez eles notem k tas a fazer 1 bocado + d barulho...
    e nas inspecçoes tens msm k voltar a montar td como tava d origem
    por agora penso k deves apenas tirar o catalisador, talvez daki a uns tempos seja melhor meteres 1 escape completamente revisto desde os colectores e proprio pro teu carro pra isso ficar realmente a andar bem
    kanto ao restante, as funçoes serao essencialmente as msmas k as peças k ja traziam o carro faziam, sok essas sao melhores, ptt teras naturalmente alguns ganhos, poucos mas teras
    se disse alguma bacorada avisem e ja agora corrijam...

    cumps

    TDI = Todos Desejam Igual

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    132

    Padrão

    Citação Mensagem Original de HanBaal
    Finalmente, em relação às velas e filtro de ar
    se montares a admissão, vai ser ela a substituir o teu filtro de ar

    Parece-me que te está aqui a falhar qualquer coisa:

    Neste momento, a admissão de ar do teu carro é filtrada pelo filtro (de caixa) e ao montares uma admissão directa, como essa typhoon, é eliminada a caixa e o respectivo filtro

  16. #16
    Barca Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    VNG
    Mensagens
    26

    Padrão

    lol xtcginga pois é

    tive hoje mesmo a falar sobre isso com um grande amigo meu que tem um G40 e ele disse-me exactamente o mesmo lol .... mais uma vez a minha ignorância em toda a sua descontracção e estupidez natural lol

    em relação a isso ele disse-me que não pôs uma admissão directa no G40 pois torna o carro menos fiável..uma vez que podem entrar areias e outros corpos para o compressor, danificando-o. Ele diz-me que uma vez que o meu carro é atmosférico, sem turbo/compressor, os danos podem não ser os mesmos que para o carro dele... mas n tem a certeza... opiniões?

    Com estas explicações voltei um bocado atrás na decisão de meter uma admissão directa pois como disse atrás a fiabilidade é a minha prioridade. Estou agora mais inclinado em colocar apenas colectores + linha de escape TRD (só os colectores dão logo mais 10 cavalos, segundo a marca ) ... mais velas (alguém falou em Denso Iridium) e um bom filtro de ar (em detrimento da admissão directa... marcas de bons filtros??).

    Abraço

  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    132

    Padrão

    Citação Mensagem Original de HanBaal
    uma admissão directa (...) torna o carro menos fiável..uma vez que podem entrar areias e outros corpos para o compressor, danificando-o.

    Com estas explicações voltei um bocado atrás na decisão de meter uma admissão directa pois como disse atrás a fiabilidade é a minha prioridade. Estou agora mais inclinado em colocar apenas colectores + linha de escape TRD (só os colectores dão logo mais 10 cavalos, segundo a marca ) ... mais velas (alguém falou em Denso Iridium) e um bom filtro de ar (em detrimento da admissão directa... marcas de bons filtros??).

    Abraço
    Hum Se vais deixar de pôr uma admissão directa por causa de eventualmente entrarem areias ou outra coisa qq lá pra dentro...... entao nem filtro de caixa pões, porque alguem tambem te vai dizer o mesmo, como me disseram a mim quando disse que tinha encomendado um K&N de caixa! De facto, assim à primeira vista o filtro de origem parece mais resistente a algum tipo de intrusão, mas ha que ver que mesmo tendo uma admissão directa, não estou a ver grande movimentação de areias e 'coizas' dentro do compartimento do motor!! Agora se o assunto são admissões dinâmicas, que captam ar na frente do carro e canalizam o mesmo para o filtro, aí esse risco é muito maior!!

    De qualquer forma, essas coisas é sempre melhor ouvir o feedback de alguem que tem isso montado do que alguem que esteve pra montar... (sem descrédito para ninguem!! )

    Alias, nos toyotistas.com, ha pouco tempo um dos users com um CTS montou uma admissão K&N Typhoon e uma das coisas que se aconselhou a fazer foi isolar a zona do filtro em relação ao resto do compartimento, apenas para manter essa mesma zona mais fresca



    Quanto a velas, pelo que fui lendo aqui no TOL, ouvi ppl a dizer que as NGK por exemplo, tambem em Iridium são boas, mas performantes, mas duram menos tempo, por isso, pelo menos a meu ver, a minha escolha vai para as da Denso

    Escapes e companhias, força com isso, haja é €€€





    Boa sorte com o teu projecto

  18. #18
    Barca Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    VNG
    Mensagens
    26

    Padrão

    bem... agora já n sei se deva mesmo instalar um kit de admissão directa:

    O MOTOR

    Um motor é básicamente uma bomba de ar, quanto mais ar ele puder bombear mais cavalos vai ter. O ar que entra tem de estar o mais frio possivel, e o ar que sai deve estar o mais quente possivel. Esta é a regra mestre de qualquer motor, e que deve orientar qualquer acção que vise aumentar o seu desempenho. Nesta secção será tratada apenas a questão do fluxo de ar / gases. Outros aspectos mecânicos internos (pistões, cabeça, árvores de cames, etc…) não serão mencionados, por agora. Isto porque essas alterações são muito dispendiosas, e exigem grande perícia técnica, o que nem sempre está acessível à maior parte dos users. Talvez, no futuro, esses aspectos venham a ser abordados.

    Então como fazer para que o motor respire mais ar, e de forma mais saudável?

    ADMISSÃO

    Pense nisto. Abra o capot do seu carro, procure a caixa do filtro de ar… viu todos aqueles tubos a entrar e a sair da caixa? Restritivo não? Acha que conseguiria respirar através de todos esses tubos? E o seu motor?

    A razão pela qual se faz a admissão do ar tão restritiva é o barulho que esta pode causar. Os fabricantes de automóveis fazem-no para eliminar ondas de fluxo de ar que provocam uma sonoridade desportiva, porque a maior parte dos consumidores não está para aturar o ruído extra. Os carros não são feitos para a competição… infelizmente! Mas se você está a ler isto, você não faz parte da “maior parte dos consumidores” certo?

    Com o sistema de admissão de origem, o motor do seu carro chupa todo o ar que pode. Mas com a instalação de um Kit de Admissão Directa o seu motor passa a chupar todo o ar que quer! Este é o pormenor que faz a diferença.

    São muitas as vantagens de um Kit de Admissão Directa com filtros como os K&N, ITG ou outros. Em primeiro lugar, estes filtros são muito mais eficazes na filtragem do ar do que um desses filtros de papel que vêm de origem (que inclusivamente se desfazem e entram dentro do motor!), em segundo lugar permitem a entrada de quantidades de ar muito superiores, mais limpo, e em terceiro lugar têm um efeito de suavizar o fluxo de ar, eliminando a turbulência que ocorre quando o ar é sugado violentamente. E suavidade é potência!

    É possível obter 3-15 cavalos com um Kit de Admissão Directa, dependendo do carro, e do tipo de filtro instalado, assim como da estrutura geral do Kit., e os preços podem oscilar entre os 8 mil escudos (mínimo absoluto) e os 50 mil escudos (por vezes mais para kits específicos de alguns modelos automóveis).

    Vamos voltar ao princípio. O ar é sugado para a admissão. É muito importante que o ar seja recolhido da zona mais fria que consiga encontrar, o que pode, eventualmente, não ser dentro do compartimento do motor (utilizam-se tubos para recolher ar do exterior, por baixo do carro por exemplo). O ar fresco oferece mais potência do que o ar quente devido ao maior conteúdo de oxigénio por volume. Para se ter uma ideia dos ganhos que se pode obter, “grosso-modo” ganha-se 1% de potência por cada descida de 2ºC na temperatura do ar que entra na admissão.

    Para obter este efeito, ajuda fazer uma caixa para o filtro de ar que isole do resto do motor (para filtros de admissão directa, tipo K&N ou ITG), e fazer os tubos de forma a que não fiquem em contacto com nenhuma parte quente do motor. Não esquecer, ao fazer uma admissão directa, que deve ser protegida da chuva, ou seja, as entradas de ar devem ser colocadas de forma a que não possam chegar liquídos ao motor, através do filtro."
    Ora aqui estão umas boas lições para quem queira aprender algo como eu! Lendo aquilo que eu pus a bold, pode-se concluir que mesmo os filtros dos kits de admissão directa são bem mais eficazes que os de origem? Depende de que carro se está a falar, pois acredito que o Tsport já traga um bom filtro de ar, mas os meus receios quase que despareceram com esta explicação

    E a segunda lição que se segue é tão importante como a primeira:


    ESCAPE

    Mais respiração do motor, agora a expiração, ou seja, o escape. Se o motor consegue fazer entrar muito ar, o melhor é que consiga também fazer sair muito ar, certo? Por isso se torna necessária a modificação do sistema de escape. E não me refiro apenas à panela final, é preciso trabalhar todo o sistema, colectores de escape, tubagens e panela final.

    Um carro usa vários tubos para expelir os gases (gasolina e ar queimados) para fora do motor e para longe dos ocupantes. Nesta matéria os fabricantes de automóveis também tomaram algumas medidas para agradar à maioria dos consumidores. Em primeiro lugar reduziram o diâmetro dos tubos para baixar o ruído. Em segundo lugar, por terem de seguir as normas anti-poluição, são instalados catalizadores que também restringem a passagem dos gases. A remoção do catalizador costuma resultar em ganhos de potência.

    No caso do escape dos gases do motor a regra é inversa, deve manter-se os gases o mais quentes possivel e durante o maior tempo possivel para reduzir a pressão de escape e aumentar a velocidade de saída dos gases.

    A parte mais importante, os colectores, poderá ter várias configurações, dependendo dos objectivos. Para uso de estrada ou semi-desportivo, o ideal é uma configuração 4-2-1 (para motores de 4 cilindros, claro). Para alta performance e uso de competição, é imperativo que se utilize uma configuração 4-1 directa.

    O sistema 4-2-1 oferece boas prestações na globalidade dos regimes do motor, sem grandes picos / buracos de potência, enquanto o sistema 4-1 oferece mais potência nas altas rotações, o que se consegue perdendo alguma potência a baixas rotações. A escolha entre estes dois sistemas depende da utilização que o condutor faz do motor e também do tipo de motor (muito rotativo, mais ou menos binário…).

    Independentemente da escolha, é fundamental que todos os tubos do colector de escape tenham o mesmo comprimento, caso contrário o funcionamento será deficiente. Isto é muito difícil de obter e há alguns fabricantes que se deixam “descuidar” nesta matéria, pelo que se deve ter cuidado na escolha da marca.

    O comprimento dos tubos dos colectores tem grande influência no desempenho do motor, sendo que quanto mais compridos forem mais será a potência nas baixas rotações, verificando-se também o inverso.

    Os colectores de escape de rendimento permitem atingir entre 5 e 40 cavalos (40 nos casos mais excepcionais) e podem custar entre 40 e 100 cts (por vezes mais) dependendo do carro e da marca dos colectores.

    É possivel obter ganhos de potência, embora pequenos, através do revestimento dos colectores com um isolador térmico, ou com uma cobertura cerâmica, para manter a alta temperatura interna.

    Quanto ao diâmetro da tubagem, entre os colectores de escape e a panela final, existe muita discussão. No entanto parece ser seguro afirmar que quanto mais largo fôr o tubo maior será a perda de potência nos baixos regimes, assim como maior será a potência nos altos regimes, por ser mais fácil expelir todos os gases de forma acelerada. A teoria neste caso é semelhante à dos colectores de escape. Outro factor a ter em conta é o desenho do tubo, que deverá ser o mais direito e regular possível até ao fim, à panela final, para não obstruir a passagem dos gases.

    (NOTA- nos motores turbo o diâmetro do tubo é importante! Neste tipo de motores a regra geral é simples: quanto maior, melhor! Desde que não seja maior que o carro claro… Nestes carros com admissão forçada existe um fluxo de ar /gases muito superior, e qualquer modificação tanto na admissão como no escape assume efeitos com muito maior relevo) "
    Sendo assim, mexerei na admissão e no escape simultaneamente. Sendo que o Tsport apresenta altas prestações a altas rotações (6200-8200) e eu procuro melhores prestações a baixas-médias rotações, uma configuração dos colectores 4-2-1 será a minha escolha, assim como diâmetros dos tubos relativamente pequenos e comprimentos o maior possíveis

    fonte: http://www.hondaclub.com.br/redireci...1&sC=66&sS=136

    cumps


    EDIT: tava a escrever quando puseste o teu ultimo post XtcGinga. Obrigado pelas dicas. Tou mais seguro agora em colocar a admissão K&N. Em relação a isolamentos não só isolarei a admissão como também os tubos dos colectores para manter o ar frio e quente respectivamente .. se aquilo que li e postei aqui é verdade claro

  19. #19
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    1.120

    Padrão

    Aconselho-te a mudares isso para PROJECTOS, e pores umas fotozitas dele

  20. #20
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    132

    Padrão

    Citação Mensagem Original de fsilva
    Aconselho-te a mudares isso para PROJECTOS, e pores umas fotozitas dele
    de facto, isto está a tomar realmente mais forma de projecto do que simpesmente dúvida pontual




    alguem da administração do forum pode dar uma maozinha?

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Honda Civic Type R ou Toyota Celica 1.8 Tsport
    Por mazacanne_88 no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 3
    Última Resp.: 14-09-2011, 18:50
  2. Toyota Corolla 1.8 vvtl-i TSport 192cv
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 20-07-2010, 00:40
  3. Toyota Celica 1.8 VVT-i
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-03-2010, 22:00
  4. Toyota Yaris TSPORT
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-09-2008, 21:10
  5. toyota celica GT-four
    Por black_nockie no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 17-03-2008, 00:33

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •