eu já tive um biturbo. Eram diferentes numa configuração compound turbocharging. Encontrarás por aqui alguns topicos a falar disso.
Boa tarde.
Qual o melhor sistema bi turbo para aplicar num motor diesel por exemplo 1.9 tdi pd 8v. Objetivo é ter binário disponivel em toda a rotação sem pensar em potencia maxima. Não esquecendo diametro da linha de escape e ic.
Qual a melhor configuração, em paralelo ou série, dois turbos do mesmo tamanho ou um pequeno e outro maior, os dois com geometria ou apenas um...
O que tem melhor resposta ao acelerador!
Ideias pf
eu já tive um biturbo. Eram diferentes numa configuração compound turbocharging. Encontrarás por aqui alguns topicos a falar disso.
Sei como funciona as varias configurações bi turbo, a questão é, qual o sistema que responde mais rapido em qualquer rotação.
Penso que dois turbos, de tamanhos diferentes, numa configuração compond é excelente para ser progressivo e responder melhor a qualquer rotação.
Numa configuração compond se tiver dois turbos de geometria variavel e tamanhos diferentes pode responder melhor.
Ate que ponto o turbo mais pequeno não ultrapassa a rotação maxima visto estar a ser alimentado pelo maior.
Faz sentido, assim como o homem que faz a repro deve fazer o mesmo.
Se alguem puder partilhar uma configuracao seria bom.
mas queres ser tu a fazer ou ir ter com alguem que perceba do assunto e te faça isso?
A opel lançou um 2.0 CDTI Biturbo, o seu funcionamento poderá ajudar.
Duvido que alguém te dê uma "ajuda", infelizmente.. Fala com o tuningonline e/ou investiga por ti mesmo (tentativa erro).
eu que tive o sistema, não te sei dar os detalhes e tirar duvidas da montagem. Quem montou o meu, não vai certamente partilhar na net. Outros que montam também não vão partilhar. Se queres fazer tu é complicado/caro/dificil. Por isso ou vais ter com quem monte e pagas para te fazer, e eventualmente tiras todas as duvidas ou vai ser muito dificil.
Só te digo que se estiver um sistema bem montado é a loucura total.
E que tal um sistema turbo compressor?
Mais "facil" de aplicar, com ganhos identicos ou melhores ate e com lag praticamente "0".
Tens é de ter em mente, que nenhum dos dois sistemas fica muito barato de aplicar
Compressor volumétrico em diesel não aprova.
Em relacao a montagem nao tenho duvidas, e aplico qualquer sistema sem dificuldades.
O sistema bi turbo e simples, por exemplo, um turbo 17 é bom em baixas porque tem bastante torque entre as 1700rotacoes e as 3000rotacoes.. vamos entrao encontrar um turbo maior que seja bom apos as 3000rotacoes.
Quero ideias nesse sentido.
Se todos partilharem as experiências que teem podemos tirar varias conclusoes..
Comentem, o meu turbo tem mais binario em X rotacao..
Qualquer pessoa pode partilhar informacao ou ideias, seja particular ou profissional mecanico ou nao.
Última edição por garces; 28-06-2014 às 14:38.
se fosse eu a fazer fazia a configuraçao em paralelo... acredito que seja bem mais facil a montagem e afinaçao. eu sou adepto de carro turbo á "moda antiga" para mim carro turbo tem que ter um pouco de lag mesmo sabendo que prejudica a performance do carro mas vale pela adrenalina que dá, isto falando ja em potencias consideraveis) acredito que dois turbos em paralelo bem pensados consegues boas baixas e altas... em relaçao ao sistema compound nao sei até que ponto é o mais ideal para um carro tendo em conta que aquece um pouco mais. trabalhei em terraplanagens e as giratorias de grande porte utilizam o sistema compound. ou seja binario maximo com pouca rotaçao. já os camioes (dumpers) que fazem o transporte do material utilizam o sistema biturbo em paralelo, trabalhei com um terex tr100 com motor v16 biturbo com 1300cv mas estou a falar de motores de grande cilindrada que nao é o caso dos carros. mas tendo em conta que queres binario disponivel em toda a rotaçao consegues com configuraçao em serie...
Última edição por miguel-vr4; 28-06-2014 às 17:38.
too much is never enough...
qual a potencia maxima que queres?
ja mencionei que se o objectivo nao é potencias malucas um so turbo ja pode dar...
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