Caso o faças vais andar ilegal, assim por alto precisas de motor, centralina, cablagens, caixa de velocidades e mais cenas. Não existe motors PD
(injector-bomba) de 110 mas sim de 100/130/150/160 nas variações de 4 cilindros.
Boas a todos,
Ja vi que existe aqui muita gente que percebe da materia, e como nao sou nenhum expert na area, como todos deviamos fazer, nada como aproveitar e tirar algumas duvidas.
Sou dono de um polo 9n 1.4 tdi de 2004, o qual sei que existe algures modelos com motorizaçoes 1.9 tdi de 110 cv e 130 cv, gostaria de perguntar se alguem sabe se é "facil" fazer o swap para o 1.9 tdi de 130 cv, visto que este carro supostamente vem preparado para receber essas motorizaçoes, e que tipo de material seria necessario para o fazer. Vale a pena dar-me a este trabalho ? Ou mais vale vender o carro e comprar um 2.0 tdi de origem? O que me leva a pensar em fazer esta alteraçao e o facto de normalmente as pessoas olharem para estes carros como o "aleijado" ou o "capado" visto ter 3 cilindros e acho que pelo gosto que tenho em conduzilo, creio que ele mereçe esse cilindro extra, para nao dizer que o meu é o modelo de 3 portas, com os seus modestos 1000 kg e com o motor 1.9 tdi 130 com uns pósinhos magicos deve ficar engraçado de conduzir.
Aguardo pelas vossas dicas malta.
Última edição por J1salvad; 06-11-2014 às 12:17.
Caso o faças vais andar ilegal, assim por alto precisas de motor, centralina, cablagens, caixa de velocidades e mais cenas. Não existe motors PD
(injector-bomba) de 110 mas sim de 100/130/150/160 nas variações de 4 cilindros.
Sim tens razao, estive a ver e as vertentes que este tem é o pd 100 e o pd 130, nao é possivel legalizar o swap?
Já pensas-te em reprogramar o 1.4TDI ? já não querias saber mais do 1.9tdi
O meu 1.4 tdi ja tem turbo maior, ic maior, bielas e pistons forjados, linha directa de 60mm em inox, egr anulada, bicos do pd 130 e embreagem reforçada, esta com cerca de 160 cv's mas nao me agrada muito as baixas do carro nem a caixa curta, e acho que ja foi muito dinheiro mal gasto para chegar a estes valores, ja nao tenho vontade de gastar mais neste motor
Bielas e pistons forjados para ter 160cv, foi dinheiro mal gasto...
Que turbo tens ?
Tenho um gt2052, mas a electronica ainda nao esta bem feita, tambem é um pouco esse o motivo que acho que com este turbo faço 180 cv ou pouco mais, ele faz 1.8 bar a vontade mas de momento tenho o pico a 1.6 bar
Um 1749vb era o ideal para o 1.4tdi.
Tinhas baixas tão boas ou melhor que o turbo de origem e permitia na mesma valores a rondar os 180cv
Última edição por vasco fernandes; 07-11-2014 às 10:45.
É possível, tenho de estudar a hipótese quando voltar para Portugal, a ver se arranjo alguém que me empreste um 1749VB para testar... já viste alguém com um turbo desses neste motor? É de fácil adaptação?
A questão das bielas e dos pistões forjados para mim nao foi mau investimento, no meu caso a fiabilidade vem primeiro, depois a potência o que me custa é o que já gastei e nem 200 cavalos fui buscar
Última edição por J1salvad; 07-11-2014 às 10:27.
E com um pd130 consigo ir buscar isso só com reprogramaçao e um bom intercooler
BMW E46 323CI + IVA = 2xxcv
Radiador de óleo também tenho, de gasóleo nem por isso, a minha ideia de quando comecei o projecto era fazer 250 cavalos no meu manco, mas depois de ter gasto esse dinheiro todo e de ter notado que para os fazer ainda tinha muita coisa a comprar, estou com ideias de comprar ou o 1.9tdi e fazer swap ou então meto o carro original, vendo, compro um 2.0tdi e aproveitou o turbo, ic's e radiador e o resto do material vendo. Provavelmente não escolhi o melhor rumo para o fazer e não me informei o suficiente, e como não percebia e ainda não percebo muito da matéria deixei me levar pelos concelhos dos mecânicos que me fizeram o trabalho e acho que foi aí que falhei... mas nada como falhar para aprender a fazer melhor.
Última edição por J1salvad; 07-11-2014 às 13:07.