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Tópico: SWAP Motores PSA 8V

  1. #1
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    Padrão SWAP Motores PSA 8V

    Boas alguem me sabe dizer se sao necessarias muitas alteraçoes para passar dum motor 1.4 8v para 16.6 8v?

    abraço a todos
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  2. #2
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    O Bloco lol
    O pessoal dos xsi e dos ax gti muda o bloco e fica logo com 1 1.6 8v
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  3. #3
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    O Bloco lol
    O pessoal dos xsi e dos ax gti muda o bloco e fica logo com 1 1.6 8v
    como diz no titulo a duvida e acerca do swap de motores ou seja remover um motor 1.4 e por um 1.6.
    sera necessario trocar cabulagens e motor e centralina ou so motor e centralina?
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  4. #4
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    eu fiz o swap no meu 205 gti 1600 8v para o 1600 16v... tens q mudar algumas cenas... mas nas maos de quem sabe é relativament simples

  5. #5
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    TJ só para ti -> LoL

    Ps: Muita gente deve-se rir quando vir essa pergunta :P Já se adivinhava!

    Puto Giro!

  6. #6
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    Wink Muda-se tudo

    Citação Mensagem Original de TJ Ver Post
    como diz no titulo a duvida e acerca do swap de motores ou seja remover um motor 1.4 e por um 1.6.
    sera necessario trocar cabulagens e motor e centralina ou so motor e centralina?
    Muda-se o motor (colectores de admissão e borboleta inclusivé), a respectiva cablagem e a centralina

  7. #7
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    mudando do motor 1.4 ou 1.3 pra 1600...pode se manter a mesma cabelagem, assim como a mesma centralina!!

    trabalha tudo bem, embora a situaçao ideal é mesmo mudar motor e ECU!

    se so arranjares bloco armado com cabeça... podes aproveitar a tua injecçao e admissao!!

    colectores de escape dos 1300 ou 1400 sao de aperto directo no 1600 8v!!

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de 306 Rxs Ver Post
    mudando do motor 1.4 ou 1.3 pra 1600...pode se manter a mesma cabelagem, assim como a mesma centralina!!

    trabalha tudo bem, embora a situaçao ideal é mesmo mudar motor e ECU!

    se so arranjares bloco armado com cabeça... podes aproveitar a tua injecçao e admissao!!

    colectores de escape dos 1300 ou 1400 sao de aperto directo no 1600 8v!!
    o colector e igual mas a curva de escape e diferente

    primeiro a perguntar e qual e o carro /ano
    o motor a arranjar tem que ser da mesma versao que o esta la montado

    a cabeça do 1.4 75cv nada tem a ver com a cabeça 1.6 8v logo nao e so trocar o bloco
    se for a cabeça do 1.4 xsi /1.3xsi ai sim podem usar a cabeça e trocar apenas o bloco

    a electronica se for o motor de 75cv e bem diferente da electronica do 1.6 8v logo nao iras tirar muito proveito do motor 1.6 8v, mas tb e simples so tens de trocar o software da centralina
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
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  9. #9
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    oh spyro, mas se for um xsi...nca é cabeça de 75cv!

    colector de admissao e injecçao dos 8v encaixam em todos os 8v em questao!!

    no caso das misturas de bloco 1.6 com cabeças macacas...isso ja varia nas performances finais, mas dao pra aplicar!!

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de 306 Rxs Ver Post
    oh spyro, mas se for um xsi...nca é cabeça de 75cv!

    colector de admissao e injecçao dos 8v encaixam em todos os 8v em questao!!

    no caso das misturas de bloco 1.6 com cabeças macacas...isso ja varia nas performances finais, mas dao pra aplicar!!
    pelo menos nos comentarios do autor do topico nao diz que e um xsi por isso nao sei

    quanto ao colector de admissao nao esta correcto, porque os motores L4(2001>) 8v tem uma cabeça diferente e leva um colector de admissao diferente, as janelas de admissao nao tem o mesmo espaçamento

    eu ja tive varios motores 8v tanto l3 como l4 e as cabeças sao diferentes assim como colector injectores etc..

    se for num 206 por exemplo antes de 2001 deve vir com um motor l3 quer seja 1.1 ou 1.4 se for final de 2001 para a frente deve vir com l4 (cat nos colectores), para ser masi facil a conversao teras sempre de usar a mesma versao do motor, nao e que nao possas montar um motor l3 num l4 e vice versa , apenas da masi trabalho
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  11. #11
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    mas nos 8v q sairam nos 106...dao todos os colectores, sejam eles de 1600, 1400 ou 1300...certo?

  12. #12
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    Wink cabeças e blocos

    Citação Mensagem Original de 306 Rxs Ver Post
    oh spyro, mas se for um xsi...nca é cabeça de 75cv!

    colector de admissao e injecçao dos 8v encaixam em todos os 8v em questao!!

    no caso das misturas de bloco 1.6 com cabeças macacas...isso ja varia nas performances finais, mas dao pra aplicar!!
    Sei que é possivel fazer certas combinações entre cabeças e blocos. No entanto, como sou um basico em mecanica, prefiro mais a opção de quando se mudar o motor, muda-se o motor todo (cablagem e respectiva centralina). É claro que pode não ser a opção mais a certada, quanto aos mais entendidos e mais experientes nestas andanças de trocar o fole das migas aos carros. Podem opinar os mais entendidos que ao se efectuar a troca, já agora combinam-se os componentes dum e do outro de modo obter maiores performances. É uma opção tão valida como as outras, desde que funcione e resulte ... porque não ?

  13. #13
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    Wink combinação de colectores e motores

    Citação Mensagem Original de 306 Rxs Ver Post
    mas nos 8v q sairam nos 106...dao todos os colectores, sejam eles de 1600, 1400 ou 1300...certo?
    Julgo que os colectores de escape não sejam exactamente iguais, embora encaixem (julgo eu ....). Os colectores de admissão são diferentes. Eu pessoalmente não estou de acordo em usar os colectores de modelos diferentes ao do que originalmente equipam os motores. Isso tem a haver com a eficiencia do trabalhar do motor.

  14. #14
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    mas nos 8v q sairam nos 106...dao todos os colectores, sejam eles de 1600, 1400 ou 1300...certo?
    nao nos 106 quicksilver a versao do motor e l4 com cat nos colectores isto 1.1 o 1.4 nao saiu ca em pt mas tb e l4 o motor


    nos outros e praticamente tudo igual
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  15. #15
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    Pessoal, ouvi falar que para um ax ficar porreirinho era meter-lhe o bloco 1.6 do cup, com a cabeça, admissão e injecção do 1.3 do pug 106. É verdade isto?

    Abraço

  16. #16
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    ya isso é verdade, mas se meteres bloco e cabeca cup fica bem melhor, pq em vez de comecares com cerca de 103cv comecas logo com 120cv pois a cabeca do 1.3 é single cam e a do cup é dohc
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  17. #17
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    Talking Algumas combinações até que ficam giras

    Citação Mensagem Original de PinhU Ver Post
    Pessoal, ouvi falar que para um ax ficar porreirinho era meter-lhe o bloco 1.6 do cup, com a cabeça, admissão e injecção do 1.3 do pug 106. É verdade isto?

    Abraço
    Acho que até dá para fazer algumas combinações engraçadas com alguns componentes dos motores dos modelos do 205

  18. #18
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    a combinação dessas peças é possível e já foi feita por muitos...
    há que ter em atenção a junta q se usa por causa da compressão...
    fora isso é tudo quase chegar e montar, apenas os tensores do 16v têm que ser substituidos pelo do 8V e pouco mais...
    já deve haver documentação nacional de sobra para ser fácil fazer a conversão... procura em quem tenha ax's de TDs e assim que há varios

    XAD + XADT

  19. #19
    Quem ler isto é um asno! Super user Avatar de PinhU
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    Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post
    a combinação dessas peças é possível e já foi feita por muitos...
    há que ter em atenção a junta q se usa por causa da compressão...
    fora isso é tudo quase chegar e montar, apenas os tensores do 16v têm que ser substituidos pelo do 8V e pouco mais...
    já deve haver documentação nacional de sobra para ser fácil fazer a conversão... procura em quem tenha ax's de TDs e assim que há varios
    Eu até preferia fazer a conversão total pelo motor do cup, mas aquela admissão e a cabeça 16v dá muita raia no IPO. E pelo que parece é necessário fazer algum "corte e costura" para caber no ax ou 106 xsi mk1.

    Abraço

  20. #20
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
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    Cool Alteração às caracteristicas do carro

    Citação Mensagem Original de PinhU Ver Post
    Eu até preferia fazer a conversão total pelo motor do cup, mas aquela admissão e a cabeça 16v dá muita raia no IPO. E pelo que parece é necessário fazer algum "corte e costura" para caber no ax ou 106 xsi mk1.

    Abraço
    A unica adaptação necessária vai ser num dos apoios do motor. Tirando isso é quase tipo plug and play.

    Agora recomendo vivamente a depois não ter o carro a circular na via publica. Nem é muito pela historia da ipo, é mais pelas operações stop. Nas operações stop vai ficar logo lá (carro e documentação) e vai ter um belo dum "bonus" para pagar. Se não pagar logo na altura, depois vem com o valor do "bonus" mais o "jackpot". Ao carro pode dizer-lhe adeus ...

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