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Tópico: Suspensão para civic 97

  1. #1
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    Padrão Suspensão para civic 97

    Malta alguém tem ideia de que tipo de suspensão + pneus posso meter no meu civic de 97 (3 portas) de modo a que o carro se agarre decentemente à estrada e não se deite tanto nas curvas? Estou a apontar para um budget de max 1500€ (suspensão + jantes + pneus).

    O carro de série vem com uma suspensão que faz com que o carro pareça um barco nas curvas. Ando à procura de mudar para uma suspensão mais desportiva e meter uns pneus (e jantes claro =P) mais largos.

    A ver se consigo meter o carro mais estável, para depois avançar para umas alterações estéticas mais extensas. Caso não o consiga, nem gasto mais dinheiro e vou á procura de uma melhor "base". De momento estou apaixonado pelo honda integra, mas li umas reviews que o carro tem má insonorização.

  2. #2
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    lol o integra nao tem ma insonorizaçao. o motor é k berra como o c*ralho

    e dificilmente irás encontrar melhor base para desenvolver. esse motor do vti é excelente, e tant podes mante-lo n/a e atingir na boa os 200 cv's como altera-lo para turbo e chegar aos 330 cv's na boa

    kuanto a suspensoes ha muitos factores a ter em conta. keres um carro para estrada ou para track days? keres sacrificar conforto para o carro ser mais eficaz ?????

    tens a noçao do k sao os alinhamentos de camber e convergencia e caster, e de como os manipular para melhorar o comportamento do carro ????

    sabes o k sao barras estabilizadoras e como elas influenciam o rolar da carroçaria ??? e sabes a diferença entre barras de torçao (k nao fazem nada) e barras estabilizadoras ????

    sabes o k sao amortecedores k afinam compressao e descompressao ao mesmo tempo ? sabes o k sao amortecedores k afinam apenas a descompressao? sabes o k sao amortecedores k afinam compressao e descompressao independentemente ???? e sabes como controlar os valores de compressao e descompressao para melhorar o comportamento num carro de traçao a frente ??????

    e k jantes tas a pensar pôr nesse carro???? as melhores na minha opiniao sao umas 15x7 offset +35 com pneu 205/50

  3. #3
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    Essa do ITR ter má insonorização e no mínimo hilariante, e so mesmo um leigo e que não saiba de que carro se trata e que diz uma coisa destas. Ja agora também achará que um ferrari F40 tb terá uma má insonorização, lol

    O ITR, CTR , ATR e afins tratam-se como a própria sigla R indica viaturas de cariz desportivo e que foram construídos tendo em mente a competição, neste caso o expoente máximo e o ITR, virado para a competição, desde os bancos, ao volante, caixa etc etc, ja para não falar do fabuloso motor B18 com 190cv.

    É pena que continuem a pedir balúrdios por esse carro, tornando-o num carro por muitos adorado mas que mto poucos conseguem aceder, devido ao seu preço excessivamente caro para um carro que em Portugal apenas e so saio até 2000, estou a falar do DC2, claro, pq em Inglaterra e Japão saio o DC5.

    Relativamente a tua questão e posso te dar o meu exemplo, tenho um ek3 3pts tb de 97, e tenho amortecedores kayaba sport mais molas eibach 4cms, juntamente com barra AA frontal e traseira inferior e superior tudo japspeed e digo-te o carro parece um kart a conduzir, adornar nas curvas esquece!!!!

    Esse budget que dizes dá perfeitamente para isso tudo e ainda para umas jantes 15´com pneus 195/50/15, o setup ideal para os civics eg, ek, etc etc, a não ser que queiras comprar material de topo, ai concerteza que n irá chegar.

    Agora se tens possibilidade esquece o civic e pensa isso sim e teres o privilégio de andares de ITR!!!!

  4. #4
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    Citação Mensagem Original de BrunoCTR Ver Post
    ...
    e sabes a diferença entre barras de torçao (k nao fazem nada) e barras estabilizadoras ????
    ...
    loool
    só se for na honda é q as barras de torção não fazem nada... :P

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  5. #5
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    nao nao é so na Honda. na generalidade poco fazem. apenas uma estrutura de roll bar completa é k faz

    e disse isso comparando com as barras estabilizadoras. pk sao as barras estabilizadoras k controlam a tendencia do carro, o chamado "roll couple". e controlando isto, e jogando com as espessuras das barras estabilizadoras, à frente e atras, conseguem-se grandes alteraçoes no comportamento do carro

    e sim comparado com isto, as barras de torçao poco fazem em kkr carro

    e antes das barras de torçao tens k pensar em trocar os caskilhos por uns rigidos, e pneus com uma tela mais dura. pk nao faz sentido tares a "aumentar" a rigidez do chassis, mantendo pneus moles e caskilhos de origem tipo goma
    Última edição por BrunoCTR; 18-09-2009 às 14:27.

  6. #6
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    eu n sei o que tu entendes por barras de torção... mas decerteza q a falar dessa maneira n sabes sequer o do que é feita a suspensão traseira de muuuuitos dos PSAs velhinhos até há pouco tempo (106,saxo,205,306,309,bx,ax,...)

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  7. #7
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    ok ja sei do k tas a falar. pensei k te tivesses a referir a barras anti-aproximaçao ou barras de topo ou inferiores ou barras de torçao. estas nao teem a mesma influencia no comportamento dos carros como teem as barras estabilizadoras

    nunca vi como funciona a suspensao traseira dos PSA, mas no meu jipe (pajero) à frente em vez de ter molas, tem uns tirantes com afinaçao. no caso do jipe rodei para ficar mais alto. os PSA tb afinam assim a traseira?

  8. #8
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    vejo por aqui muita conversa e pouco do que o rapaz quer.

    Queres uma Suspensão para brincares com o teu Civic.

    Eu tenho Tein Flex, chega para o que quero e para o que não quero, tens opções menos hardcore, com menos afinações, eu recomendo apar das minhas suspensão ,do modelo acima (MonoFlex), do modelo abaixo (SuperStreet) e por último KW V2.

    Mete um Kit ASR com barra estabalizadora com EK9 com endlinks ajustáveis

    Camber kit's à frente e a trás,

    vai à Honda e legaliza os pneus da medida 195/50/R15 (perfeitamente legalizáveis pelo fabricante), compra umas jantes com 6,5 ou 7 de largura

    maxilas de Integra ou de NSX (tenho as segundas), tarox G88, DS2500, malhas de aço goodridge, servofreio e bomba central de 1' (integra por ex.)

    com tudo isto já gastaste uma pipa de massa mas tens um carro completamente diferente de conduzir, passaste de um barco que o civic é de origem para um carro mais equilibrado, com um alinhamento por quem saiba (carreto18 caso sejas de lx) e vais agradecer cada cêntimo gasto no carro.

    Evita Chinesisses, travões baratos, suspensões baratas que prometem prometem e pouco fazem.

    Se quiseres investir em motor tens outras tantas coisas que podes começar a fazer.

    Um conselho, monta uma coisa de cada vez e sente as direnças, não faças tudo de uma vez.

  9. #9
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    vi agora o teu orçamento... sinceramente é mt curto

    KoniSport Amarelos, molas progressivas (lembro-me agora das Spoon)

    Jantes, OZ's, team Dynamics, etc (algo resistente, bonito e barato)

    Pneus, gasta 50eur para legalizar a medida 195/50/R15 e compras por ex. Toyo's R888 a bom preço

  10. #10
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    daí eu ter perguntado o objectivo do k ker em termos de melhoramento, antes de lhe dar akilo k consigo aconselhar

    mas é engraçado tares a dizer-lhe pa evitar chinesisses e aconselhares a marca Tein ao mesmo tempo. um poco contraditorio nao ?

  11. #11
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    Citação Mensagem Original de BrunoCTR Ver Post
    daí eu ter perguntado o objectivo do k ker em termos de melhoramento, antes de lhe dar akilo k consigo aconselhar

    mas é engraçado tares a dizer-lhe pa evitar chinesisses e aconselhares a marca Tein ao mesmo tempo. um poco contraditorio nao ?
    Chinesisses ?

    Chinesisses para mim é D2 e suas associadas

  12. #12
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    epa entao tas muito enganado com a Tein. nao tem nada a haver. desde os basic aos monoflex é tudo a mesma coisa, amortecedores comerciais com o unico objectivo de fazerem dinheiro. estes modelos tao ao nivel dos D2, ksport, megan, f2 e por aí fora. so por dizer k tao na moda, sao verdes, jdm e teem boa kualidade de construçao. pk em relaçao a amortecedores sao muito fracos para o preço k custam. os amortecedores usados nos koni sport e Bilstein B8 tao a milhas destes modelos da Tein

    eu ja tive Kw v2 e ja tive tein flex, e é aki k se nota muito bem a capacidade dum bom amortecedor, e dum amortecedor k nao serve pa nada

    mas fartei-me de coilovers

    e digo para o thread starter k se nao fizeres track days nao vale a pena ires pa coilovers. ja nao vou a um track day ja ha kuase 2 anos (fazia 2 a 3 por ano), e de momento tenho molas Tein com koni sport amarelos, e juntamente com kit camber a frente e atras e barra estabilizadora traseira de 25mm, nao kero otra coisa.

    genericamente os carros de tracçao a frente teem muito a ganhar com uma barra estabilizadora traseira bem mais grossa k a de origem.
    concentra-te acima de tudo nuns bons amortecedores, bons pneus, e num alinhamento de roda melhor k o de fabrica. é meio caminho andado pa teres um carro divertido de conduzir

  13. #13
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    anda num carro com D2 de seguida experimenta outro com Tein, seja qualquer modelo seja, dureza não é sinónimo de eficácia, na dureza e no pouco conforto a D2 é rainha.

    Se o rapaz meter unicamente uma barra establizadora mais grossa atrás, basimcamente vai te de ir buscar a subframe ao chão, pq esta pura e simplesmente não aguenta a força extra exercida sobre ela, daí existirem reforços (não, não são as barrinhas spoon) nas sim um reforço tipo ASR.

  14. #14
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    sim eu tb ja andei num CTR com D2, e é igual do k com Tein. nao consegues afinar nada com este tipo de amortecedores k afinam compressao e descompressao no mesmo regulador.

    sim eu sei bem o k sao os reforços da ASR, e é das coisas mais sensatas a fazer nesse chassis juntamente com a barra estabilizadora mais grossa, para melhorar a relaçao de espessura entre as barras estabilizadoras da frente e de tras.

  15. #15
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    ...
    nunca vi como funciona a suspensao traseira dos PSA, mas no meu jipe (pajero) à frente em vez de ter molas, tem uns tirantes com afinaçao. no caso do jipe rodei para ficar mais alto. os PSA tb afinam assim a traseira?
    esses "tirantes" que falas é que são barras de torção... nada a ver com as barras anti aproximação/afastamento com as quais tavas a fazer confusão

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