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Tópico: Sobrealimentar ewj4

  1. #1
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    Padrão Sobrealimentar ew10j4

    Esta é uma das poucas vezes que escrevo neste forum para pedir ajuda, normalmente dou ajuda desde que ele nasceu à uns anos...
    Tenho um 206 2.0 gti e estou a fazer planos para lhe dar outra alma. Tenho procurado preços e todas as informações possível sobre soluções para este motor tendo sempre como condições a fiabilidade, utilização diária e preço (dentro do possível).
    Tenho duas grandes opções a considar para tentar atingir 200cv ou perto disso:

    1- manter atmosférico

    Neste caso mantenho um motor com uma capacidade de resposta brutal, som característico e subida de rotação típica de um puro gasolineiro.
    Pelas opções que andei à procura teria que por qqr coisa como
    -cames piper 600
    -escape completo supersprint 1400
    -bobine ignição com cabos ???
    -velas 80
    -repro 600
    -admissão 50 (já tenho filtro)
    -pistons aumento compressão/espaço para curso da válvula 700

    Total 3400 mais uns trocos.

    2- sobrealimentar

    neste caso fico com um motor mais alterável desde que consiga controlar a injecção e sobrealimentação. Tenho que contar com um kit que leve no mínimo:

    -colector+restante
    -turbo
    -intercooler (ou talvez não)
    -injectores
    -ligações óleo ao turbo
    -ligações água ao turbo (caso refrigerado)
    -adaptações inúmeras de ar
    -válvulas descompressão
    -eléctrónica de controlo do turbo e injecção (preferência centralina independente)
    -motor relatin
    -etc
    -etc

    isto encontra-se à venda em kit embora ainda implique muito trabalho de adaptação.
    O preço vair dos 3000 até 8000 ou ainda mais.

    A dúvida é mesmo qual a melhor opção a tomar tendo em conta a fiabilidade dentro do preço possível, pois as instalações turbo implicam sempre mais do que parece à primeira e é difícil afinar o motor no final de modo a equilibrar todo o conjunto.
    A opção atmosférica seria à partida a melhor para mim mas limitada pois nunca conseguiria atingir a marca dos 200cv que procuro pelo menos com as alterações que escrevi. Talvez com mais qualquer coisa.
    A opçao sobrealimentar permite atingir os 200cv sem dificuldade e até 300cv com outros acrescentos.

    Partindo do princípio que uso o carro para o dia-a-dia e quero fazer no mínimo mais 100.000 com ele (já tem 105.000) qual a melhor opção para mim.
    Última edição por [MF]; 27-03-2008 às 05:29.
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  2. #2
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    Compra um VOLVO.......
    Bravo TD100 Sold!
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  3. #3
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    Boas ! Depende de que tipo de carro preferes com ou sem sobrealimentação, mas se fores pelo caminho da sobrealimentação, neste caso turbo, chegas com muito mais facilidade a altas potencias e depois tens sempre as opçao de realizar as mods que querias caso mantivesses NA, ai sim ficaria uma coisa mesmo explosiva !

    Cumpz
    Nissan 200sx S13 CA18DET "Drift Project" || Peugeot 205 GTI 1.9TD French Import, Daily || Suzuki Jimny 1.3 16 GTi 101hp "O Cabra do mato".

  4. #4
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    http://www.dp-engineering.nl/EN/proj..._gti_turbo.php


    visita e diz-m o q achaste ^^
    Ve as outras fases seguintes.
    Foi o Spyro q m deu este site e acho q aki dá pa ter uma boa ideia do q s pode fazer.

    Abraço
    Pcosta

  5. #5
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    Pois...é mesmo esse site que ando a pesquisar, mas o projecto deles fica muito aquém do kit turbo que vendem por 2500, faltam-lhe pelo menos mais uns 2000€ em material no mínimo. Estou à espera de resposta a um mail que lhes mandei. Por outro lado....onde vou instalar o kit? Na zona centro que aconselham?
    Última edição por [MF]; 27-03-2008 às 05:30.
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  6. #6
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    Centro Norte? Aveiro, Tecnauto. Sao dos melhores q conheço. N é barato, mas fica impecável! E é isso q a malta quer!


    Abraço
    Pcosta

  7. #7
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    A Dp aconselhou-me realmente a Tecnauto de quem já tive resposta embora pouco animadora. O kit completo sai-me em qualquer coisa como.......
    6500€+mão-de-obra correspondente a 3-4 dias de trabalho segundo informações fonecidas por eles. Ganho entre 50 a 90cv.
    O kit é bastante completo incluindo:

    Turbo Garrett GT hibrido
    Colector de Escape Inox para turbo
    Intercooler de alto rendimento core 550x250x50
    Válvula Blow-Off TIAL 50mm
    Manta isolante térmico p/ colector escape
    linha de óleo de lubrificação do turbo
    Tubos de Silicone
    Tubos de Vácuo
    Ventilador fino
    Abraçadeiras e Suportes
    Central Electrónica VEMS v3.3
    4 Injectores de Maior Capacidade

    Com mais 200 euros meto uma junta mais fina para baixar a compressão e ganho mais uns cavalitos.
    Também posso acrescentar o resto do escape para mais uns cavalitos.
    Falta também o filtro de ar.
    Pvovalmente em dias quentes vou ter problemas de aquecimento o que obriga a um radiador maior/melhor.

    Não esquecer a indispensável embraiagem após isto tudo....

    No final estaria a gastar bem mais do que dei pelo carro na compra, mais manutenção incluída até hoje. Não me sinto preparado para gastar esse "tempo" todo :S. Acho que vou optar pela opção atmosférica. Se por acaso encontrar uma mala cheia de dinheiro mais tarde posso meter o kit na mesma
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  8. #8
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    Com mais 200 euros meto uma junta mais fina para baixar a compressão e ganho mais uns cavalitos.
    Não quero ser pouco optimista.. mas com isto arriscaste tb a temperaturas altas no motor e depois Kaputz....

    Só 1 aviso ... Boa Sorte!

  9. #9
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    É pá, tens razão.
    correcção: junta mais GROSSA para baixar a taxa de compressão e assim aumentar a pressão de sobrealimentação sem fazer pre-detonação
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  10. #10
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    Citação Mensagem Original de [MF] Ver Post
    A Dp aconselhou-me realmente a Tecnauto de quem já tive resposta embora pouco animadora. O kit completo sai-me em qualquer coisa como.......
    6500€+mão-de-obra correspondente a 3-4 dias de trabalho segundo informações fonecidas por eles. Ganho entre 50 a 90cv.
    O kit é bastante completo incluindo:

    Turbo Garrett GT hibrido
    Colector de Escape Inox para turbo
    Intercooler de alto rendimento core 550x250x50
    Válvula Blow-Off TIAL 50mm
    Manta isolante térmico p/ colector escape
    linha de óleo de lubrificação do turbo
    Tubos de Silicone
    Tubos de Vácuo
    Ventilador fino
    Abraçadeiras e Suportes
    Central Electrónica VEMS v3.3
    4 Injectores de Maior Capacidade

    Com mais 200 euros meto uma junta mais fina para baixar a compressão e ganho mais uns cavalitos.
    Também posso acrescentar o resto do escape para mais uns cavalitos.
    Falta também o filtro de ar.
    Pvovalmente em dias quentes vou ter problemas de aquecimento o que obriga a um radiador maior/melhor.

    Não esquecer a indispensável embraiagem após isto tudo....

    No final estaria a gastar bem mais do que dei pelo carro na compra, mais manutenção incluída até hoje. Não me sinto preparado para gastar esse "tempo" todo :S. Acho que vou optar pela opção atmosférica. Se por acaso encontrar uma mala cheia de dinheiro mais tarde posso meter o kit na mesma
    tanto dinheiro gasto...ja pensaram em comprar um carro mais potente de origem? secalhar sai mais barato do que aumentar a potencia dos vossos e ficam com um carro mais seguro certamente.

    Abraços!!

  11. #11
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    hmcp: não é esse o espírito....não é mesmo
    Há que sentir a coisa para se compreender o que se escreve neste forum.
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  12. #12
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    Citação Mensagem Original de hmcp Ver Post
    tanto dinheiro gasto...ja pensaram em comprar um carro mais potente de origem? secalhar sai mais barato do que aumentar a potencia dos vossos e ficam com um carro mais seguro certamente.

    Abraços!!
    Citação Mensagem Original de [MF] Ver Post
    hmcp: não é esse o espírito....não é mesmo
    Há que sentir a coisa para se compreender o que se escreve neste forum.
    realmente...isto é um fórum de tuning

  13. #13
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    e pk não o motor de um 406 coupe???

  14. #14
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    Alguns 206 de troféu tinham os 200cv ,por isso tu certamente também consegues atingir essa marca

    Não me lembro bem da preparação deles,mas sei que o campeão junior do ano passado no 206 dele tinha cames Piper,junta de competição e centralina MoTec.

    Procura junto de preparadores especializados.Se morares na zona de lisboa vai a belas e informa-te junto da Ponto Lima Racing. Eles faziam a preparação dos 206 e ninguem melhor do que eles para te dizerem o que precisas. Aqui á uns tempos fui la e até tinham um motor do RC para vender
    '85 Opel Kadett GSI
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    '02 Mitsubishi Lancer Evo VII RSII
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    '05 BMW 320 TD Compact


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  15. #15
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    Sim os 206 do troféu têm potências dessa ordem mesmo sendo o bloco 1.6. No entanto para conseguirem isso levam muito material como cambota, bielas, pistons, válvulas, molas duplas, cames admissão+escape, junta cabeça, colector admissão, escape completo, centralina completa programável. Isto é tudo só para dar potência e fica para cima dos 5.000€. O problema maior é o carro tornar-se pouco utilizável na estrada, fica com utilização óptima acima das 4500rpm, requer aquecimento suave durante uns 10m, etc....para mim é essencial o carro poder-se utilizar diariamente sem restriçoes.
    Essa ideia do motor do RC é que era perfeita vou ver disso.
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  16. #16
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    Aflm: Não me arranjas por acaso o contacto dessa casa em Belas?
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