Compra um VOLVO.......
Esta é uma das poucas vezes que escrevo neste forum para pedir ajuda, normalmente dou ajuda desde que ele nasceu à uns anos...
Tenho um 206 2.0 gti e estou a fazer planos para lhe dar outra alma. Tenho procurado preços e todas as informações possível sobre soluções para este motor tendo sempre como condições a fiabilidade, utilização diária e preço (dentro do possível).
Tenho duas grandes opções a considar para tentar atingir 200cv ou perto disso:
1- manter atmosférico
Neste caso mantenho um motor com uma capacidade de resposta brutal, som característico e subida de rotação típica de um puro gasolineiro.
Pelas opções que andei à procura teria que por qqr coisa como
-cames piper 600
-escape completo supersprint 1400
-bobine ignição com cabos ???
-velas 80
-repro 600
-admissão 50 (já tenho filtro)
-pistons aumento compressão/espaço para curso da válvula 700
Total 3400 mais uns trocos.
2- sobrealimentar
neste caso fico com um motor mais alterável desde que consiga controlar a injecção e sobrealimentação. Tenho que contar com um kit que leve no mínimo:
-colector+restante
-turbo
-intercooler (ou talvez não)
-injectores
-ligações óleo ao turbo
-ligações água ao turbo (caso refrigerado)
-adaptações inúmeras de ar
-válvulas descompressão
-eléctrónica de controlo do turbo e injecção (preferência centralina independente)
-motor relatin
-etc
-etc
isto encontra-se à venda em kit embora ainda implique muito trabalho de adaptação.
O preço vair dos 3000 até 8000 ou ainda mais.
A dúvida é mesmo qual a melhor opção a tomar tendo em conta a fiabilidade dentro do preço possível, pois as instalações turbo implicam sempre mais do que parece à primeira e é difícil afinar o motor no final de modo a equilibrar todo o conjunto.
A opção atmosférica seria à partida a melhor para mim mas limitada pois nunca conseguiria atingir a marca dos 200cv que procuro pelo menos com as alterações que escrevi. Talvez com mais qualquer coisa.
A opçao sobrealimentar permite atingir os 200cv sem dificuldade e até 300cv com outros acrescentos.
Partindo do princípio que uso o carro para o dia-a-dia e quero fazer no mínimo mais 100.000 com ele (já tem 105.000) qual a melhor opção para mim.
Última edição por [MF]; 27-03-2008 às 05:29.
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EX - Pug 206 2.0gti ...Pro Street-S,AASparco,
Tsw7x17et15,F1gsd3205/40R17,...gpl...
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Compra um VOLVO.......
Bravo TD100 Sold!
Alfa 156 JTD...
Boas ! Depende de que tipo de carro preferes com ou sem sobrealimentação, mas se fores pelo caminho da sobrealimentação, neste caso turbo, chegas com muito mais facilidade a altas potencias e depois tens sempre as opçao de realizar as mods que querias caso mantivesses NA, ai sim ficaria uma coisa mesmo explosiva !
Cumpz
Nissan 200sx S13 CA18DET "Drift Project" || Peugeot 205 GTI 1.9TD French Import, Daily || Suzuki Jimny 1.3 16 GTi 101hp "O Cabra do mato".
http://www.dp-engineering.nl/EN/proj..._gti_turbo.php
visita e diz-m o q achaste ^^
Ve as outras fases seguintes.
Foi o Spyro q m deu este site e acho q aki dá pa ter uma boa ideia do q s pode fazer.
Abraço
Pcosta
Pois...é mesmo esse site que ando a pesquisar, mas o projecto deles fica muito aquém do kit turbo que vendem por 2500, faltam-lhe pelo menos mais uns 2000€ em material no mínimo. Estou à espera de resposta a um mail que lhes mandei. Por outro lado....onde vou instalar o kit? Na zona centro que aconselham?
Última edição por [MF]; 27-03-2008 às 05:30.
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Centro Norte? Aveiro, Tecnauto. Sao dos melhores q conheço. N é barato, mas fica impecável! E é isso q a malta quer!
Abraço
Pcosta
A Dp aconselhou-me realmente a Tecnauto de quem já tive resposta embora pouco animadora. O kit completo sai-me em qualquer coisa como.......
6500€+mão-de-obra correspondente a 3-4 dias de trabalho segundo informações fonecidas por eles. Ganho entre 50 a 90cv.
O kit é bastante completo incluindo:
Turbo Garrett GT hibrido
Colector de Escape Inox para turbo
Intercooler de alto rendimento core 550x250x50
Válvula Blow-Off TIAL 50mm
Manta isolante térmico p/ colector escape
linha de óleo de lubrificação do turbo
Tubos de Silicone
Tubos de Vácuo
Ventilador fino
Abraçadeiras e Suportes
Central Electrónica VEMS v3.3
4 Injectores de Maior Capacidade
Com mais 200 euros meto uma junta mais fina para baixar a compressão e ganho mais uns cavalitos.
Também posso acrescentar o resto do escape para mais uns cavalitos.
Falta também o filtro de ar.
Pvovalmente em dias quentes vou ter problemas de aquecimento o que obriga a um radiador maior/melhor.
Não esquecer a indispensável embraiagem após isto tudo....
No final estaria a gastar bem mais do que dei pelo carro na compra, mais manutenção incluída até hoje. Não me sinto preparado para gastar esse "tempo" todo :S. Acho que vou optar pela opção atmosférica. Se por acaso encontrar uma mala cheia de dinheiro mais tarde posso meter o kit na mesma
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Não quero ser pouco optimista.. mas com isto arriscaste tb a temperaturas altas no motor e depois Kaputz....Com mais 200 euros meto uma junta mais fina para baixar a compressão e ganho mais uns cavalitos.
Só 1 aviso ... Boa Sorte!
É pá, tens razão.
correcção: junta mais GROSSA para baixar a taxa de compressão e assim aumentar a pressão de sobrealimentação sem fazer pre-detonação
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hmcp: não é esse o espírito....não é mesmo
Há que sentir a coisa para se compreender o que se escreve neste forum.
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Alguns 206 de troféu tinham os 200cv ,por isso tu certamente também consegues atingir essa marca
Não me lembro bem da preparação deles,mas sei que o campeão junior do ano passado no 206 dele tinha cames Piper,junta de competição e centralina MoTec.
Procura junto de preparadores especializados.Se morares na zona de lisboa vai a belas e informa-te junto da Ponto Lima Racing. Eles faziam a preparação dos 206 e ninguem melhor do que eles para te dizerem o que precisas. Aqui á uns tempos fui la e até tinham um motor do RC para vender
'85 Opel Kadett GSI
'90 Peugeot 309 GTI 16 RallyCar
'94 Toyota RAV4 Kindersurprise edition
'02 Mitsubishi Lancer Evo VII RSII
'02 Peugeot 206 GTI 180
'05 BMW 320 TD Compact
CompetiSport
Performance,Race fuel& Oils
"StockSucksSoIModifyEverythingIPutMyHandsOn"
Sim os 206 do troféu têm potências dessa ordem mesmo sendo o bloco 1.6. No entanto para conseguirem isso levam muito material como cambota, bielas, pistons, válvulas, molas duplas, cames admissão+escape, junta cabeça, colector admissão, escape completo, centralina completa programável. Isto é tudo só para dar potência e fica para cima dos 5.000€. O problema maior é o carro tornar-se pouco utilizável na estrada, fica com utilização óptima acima das 4500rpm, requer aquecimento suave durante uns 10m, etc....para mim é essencial o carro poder-se utilizar diariamente sem restriçoes.
Essa ideia do motor do RC é que era perfeita vou ver disso.
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Aflm: Não me arranjas por acaso o contacto dessa casa em Belas?
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