Poderá ser...
É em frio, ou em qq ciscunstancia?
Ja reparaste se o teu VNT20 está babado de óleo nalgum lado?
Boas,
O turbo do meu xaruto sempre assobiou um bocado.
Em baixas, sempre se ouviu bem e quando fechei mais a geometria, mais ficou a fazer.
Em altas, fazia um bocadinho, mas não era nada de especial.
Ultimamente tenho notado que, acima dos 1.3bar, o assobio é bastante mais acentuado (agudo)!
Será presságio de nova saga de turbos partidos????
Agora que estava a pensar em ir à Vilauto, afinar a electrónica e ver o máximo de rendimanto que se tirava disto...
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Poderá ser...
É em frio, ou em qq ciscunstancia?
Ja reparaste se o teu VNT20 está babado de óleo nalgum lado?
Em frio é evidente que faz mais, mas não costumo abusar, enquanto não aquece um bocado.
Mesmo depois de bem quente, faz um bocado de ruído. Há umas altura em que é mais perceptivel do que outras, mas ouve-se sempre alguma coisa...
Em relação a fugas de óleo, não me parece que tenha alguma. Tenho a impressão que está direitinho, nesse aspecto.
Só existe uma fuga no tubo de óleo que alimenta o turbo, mesmo junto ao motor (mesmo na rosca, onde aperta)!
Não me dava jeito nenhum ter de andar a arranjar mais um turbo. Se isso acontecer, é possível que não venha da TC!
A ideia de um "cylon eliminatorzinho" (tal como alguém já escreveu nalgum lado... ehehe), não estará de parte...
Na próxima quinta-feira devo ir trocar a correia de distribuição e ver algumas coisas.
Se tiver tempo, ainda desmonto o turbo e fecho mais um bocadito a geometria .
Não havendo crise nenhuma com o turbo nos dias seguintes, estou a pensar passar pela Vilauto e espremer o bixo e ver até onde ele é capaz de ir!
Espero que se aguente bem. Caso contrário, corro o risco de se ficar pelo banco (venho a pé embora)...
Última edição por ClioDti; 22-05-2007 às 21:25.
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
LOL...
Esse assobio nao sera da geometria? Disseste k fechaste a geometria? Entao tem o pico de pressao + cedo...talvez por isso o oiças + agora! Talvez o assobio seja desde essa altura...digo eu
De qq maneira, estima a maquina e boas curvas
cumps
Existe o dito "silvo" (quanto mais fecho a geometria, mais se nota) que é tipicamente da geometria, em baixas rotações.
Existe também o vulgo "assobiar" (muito mais agudo), típico em altas rpm...
O que me preocupa é esse assobio em altas.
Quando digo que passei a notar mais, depois de ter fechado a geometria, tem a ver com o facto de eu também ter aumentado a pressão máxima nessa altura (só fazia 1.1bar)!
Pelo que já lí algures, o assobiar agudo, em altas pode significar descalibração nalguma zona do turbo (veio?).
Sendo essa informação correcta, começo a pensar que pode haver alguma coisa a passar-se dos carretos e isso não me agrada nada!
Outra coisa:
Pressão constante a 1.65bar e pico de 1.9bar dá uma pica do caneco !
Só experimentei um bocadinho... já tinha saudades!
Neste momento anda a fazer 1.5 de pico e 1.35 constantes, pelo menos até quinta feira, se correr bem!
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Muito provavelmente pelos sintomas k apresentas pode ser mto bem o veio descalibrado...
Mas dizes-me : como "abres" e "fechas" a geometria? Electronicamente ou manualmente
Isso fazer 1.9bar de pico, qq dia sai-te o turbo pelo escape
cumps
No meu carro, tem sempre de ser manualmente.
Tenho uma torneira que tem uma esfera e uma mola, que permite ajustar a altura em que a geometria começa a abrir (mais tarde ou mais cedo, basta tirar ou dar pressão na mola). Para além disso, tem a tradicional preda de ar, o que também provoca atraso da abertura, proporcional ao caudal de ar perdido.
Quanto mais atrasar a abertura da geometria, usando a força da mola, mais se intensifica o pico de pressão.
Usando apenas a perda de ar, o pico é muito reduzido. Estou a usar um equilibrio entre os dois, sendo que apenas a perda de caudal se traduza em aumento de pressão máxima (a tal esfera com a mola apenas atrasa a chegada do ar à válvula que faz actuar a geometria?...
A minha ideia passa por fechar mais um bocadinho a geometria, mecanicamente, e deixar afinado na haste da válvula, de forma a que o turbo fique a fazer cerca de 1.4/1.45bar de pressão máxima!
Para uma afinação mais pormenorizada (caso seja necessário), usava uma torneira, sem truques malucos ou perdas de ar significativas...
Para isso só tirando o turbo fora, porque não tenho espaço para mexer na haste, com ele montado.
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
boas
ja que falas nisso tambem noto no meu um pouco mais de asubio mas so quando esta frio. Mas nesse aspecto tenho sempre cuidado de nao abusar.Mas do jeito que aquilo esta ate no ralentim o turo trabalha :-p.
Espero que esteja tudo bem com o teu quero ver isso com 200cv
Abraço
Mas o teu vt deve ser dos bons e o meu nunca soube se é bom, ou se é uma porcaria!
Veio da TC, mas...
Já agora... tens 1.7b constantes, com que potência?
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
ClioDti, essa "torneira" que falas foi engenhoca tua ou compraste? Parece estar mto bem estudado
1.7bar não é saudavel nem po turbo, nem pos embolos, bielas, cambota, transmissões,etc! Mas isso lá está...eu gosto dum carro que me faça bastantes centenas de milhares de kms e não apenas dezenas de milhares
cumps
Alguns exemplos de boostcontroller's para turbo compressores:
http://www.voodooboost.com/
http://www.boostvalve.com/product.html
Pedro Ramalho
RACECOMPdiesel
Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL
PR,
A minha é precisamente uma das que mencionaste, mais concretamente a Voodoo III High Performance MBC!
Realmente é uma torneira melhor do que as artesanais, mas afinar o turbo sem torneira, é muito melhor.
Este sistema provoca uma situação esquisita:
Por exemplo, sem torneira o turbo faz 1.1bar constante.
Afino na torneira para 1.5bar e a pressão vai até aos 1.5bar, baixa para os 1.1 e sobe de imediato para os 1.5, mantendo-se lá (havendo pico, faz o pico e baixa para a pressão constante).
Com afinação na haste da válvula, vai até à pressão máxima (havendo pico, faz o pico e baixa para a pressão constante).
Lopez,
Efectivamente, 1.7bar constante é um bocado puxado, mas eu já andei a fazer 1.65bar durante umas semanas e olha que às vezes dá-me saudades (agora ando com menos um bocadinho)...
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Eu ando com uma MBC-boostvalve e não tenho tido problemas...
Só que na Sexta feira mandei vir uma da Voodo e agora vou ter que verificar essa situação.
No caso da primeira já a tenho à mais de 4 anos e sempre funcionou bem.
1.5bar's constante no K03 e agora 1.6 bar's no IHI.
Cumprimentos,
PR.
Pedro Ramalho
RACECOMPdiesel
Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL
Digam-me só uma coisa : voces não reforçaram cambota e apoios de motor??
Ou seja, com um aumento de potência tão elevado, as bielas, embolos, cambota, apoios de motor, são os mesmos?
Sei que os motores 1900cm3 da Renault duram pa caracas mas...
cumps
Pelo menos no meu, nada disso foi reforçado.
Quanto a apoios de motor, o de cima já é habitual ir à vida.
O primeiro que levou, ainda foi coberto pela garantia e nessa altura o carro estava completamente stock... por isso depreendo que seja mesmo defeito de fabrico!
De 2 em 2 anos, leva esse apoio!
Quanto ao motor, nunca foi aberto, nem sequer a tampa das válvulas... Está tudo intacto!
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Entao é de louvar aguentar com 154cvs qd de origem só traz 80cv
cumps
No meu já lá vai:
1 juntas de cabeça,
1 cabeça motor,
2 turbos kkk k03,
um suporte motor...
1 IC rachado
Mas no meu caso até nem é "muito" para o trato que lhe dou.
Ou alias lhe dava, pois neste momento está parado para levar uma junta de cabeça reforçada e equilibragem do motor.
O objectivo é chegar aos 160cv e espero não estar longe!!!!
Mas como o gosto pela mecanica é maior que a razão, a saga é para continuar e durar, pois se vir, o valor do veiculo é relativamente baixo e existe sempre o gosto de irritar alguns bicho bem mais caros e com outra imagem!!!
Cumprimentos,
PR.
Pedro Ramalho
RACECOMPdiesel
Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
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Já me esquecia...
O meu levou um colector de escape novo.
Para tirar ou meter o turbo, os colectores tinham de sair...
De uma das vezes, ficou com uma fuga.
Decidiram logo que seria o colector empenado/partido...
Comprei o colector e quando fomos montar, afinal era a junta marada, de tantas vezes que aquilo já tinha sido mexido.
Como já tinha gasto o dinheiro, meteu-se o novo e lá fomos comprar uma junta! O velho, estava direitinho, sem qualquer empeno ou rachadela...
De resto, tem levado o normal.
E já aconteceu de ter ficado nas 6000rpm, durante mais de um minuto, na altura em que um dos turbos partiu (auto-combustão). Lá o consegui desligar, antes que bebesse o óleo todo.
Passou óleo para a água e tudo.
Nessa altura pensei que a junta da cabeça tivesse ido à vida.
Meteu-se novo turbo, limpou-se a água, etc...
Até hoje, nunca ví sinais de problemas com a junta!
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!