Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Sensor da temperatura do ar de admissão

  1. #1
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Post Sensor da temperatura do ar de admissão

    Preciso de saber valores para a resistência ntc do sensor de temperatura de ar na admissão.

    O sensor em questão é do meu Peugeot 106 XSi 1300.

    No auto data tem uma tabela com valores de 10º em 10º graus centígrados.

    O meu problema é que no auto data refere uma gama de valores em ohms para uma escala de valore de 10º em 10º graus e não uma correspondência de um valor ohm para uma temperatura em graus centigrados.

    No manual de reparação da parte da gestão eletrónica do motor da Peugeot, passa-se o mesmo.

    Será que alguém tem uma tabela com os valores de 5º em 5º graus ? de 1º era ouro sobre azul.

    Já agora, alguém sabe aonde se pode comprar o sensor ?
    Bosch, trw, lucas, valeo, magneti marrelli ...
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

  2. #2
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Esses valores são em escala gráfica, como objeto de comparação não há necessidade nenhuma de comparação de valores pequenos... basta o primeiro, o meio e o valor final... ainda assim fizeram a escala de 10 em 10. Para que precisas disso?!

    O sensor vende-se aqui:

    Bosch Automotive Aftermarket - Products
    ...

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Esses valores são em escala gráfica, como objeto de comparação não há necessidade nenhuma de comparação de valores pequenos... basta o primeiro, o meio e o valor final... ainda assim fizeram a escala de 10 em 10. Para que precisas disso?!

    O sensor vende-se aqui:

    Bosch Automotive Aftermarket - Products
    Agradecido pela ajuda. Já conhecia o link, mas não me lembrei de lá ir. De qualquer forma, a bosch não vende o sensor para o meu carro.



    a tabela apresenta os valores da segunte forma:

    primeira coluna, valores em graus centigramas, de 10º em 10º graus
    segunda coluna, valor em ohms
    terceira coluna valor em ohms

    como se lê a tabela ? para um determinado valor em graus centígrados tem dois valores (um máximo e um mínimo). Os dois valores indicam a faixa de valores em ohm aceitável para uma determinada temperatura ?

    Se assim for é a mesma coisa que não ter nada, pois para uma determinada temperatura, tem que dar um valor exacto. Quanto muito, poderia ser indicado uma percentagem de desvio ou gama de valores muito mais pequenos para serem aceitaveis, mas nunca na grandeza de valores que indicam, pois é uma exorbitância.

    É que tenho 3 sensores e todos eles tem valores diferentes entre si.

    Os sensores quando avariam, apresentam valores em ohm mais altos que um sensor novo bom ? OU é precisamente o contrario ?

    Sei que quando a temperatura aumenta, o valor ohmico baixa. Mas o valor correcto dela não. Já me disseram que o saxo cup tem um sensor igual ou muito parecido. Sabe se o valor ohmico é igual ao do XSi 1300 ?

    O meu problema é que não sei aonde arranjo o sensor, pois este fica dentro do corpo da borboleta.
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

  4. #4
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    É disto k andas à procura?

    Intake Air Temp Sensor

    Ainda não percebi para que queres isso... e o carro até anda bem sem ele.
    O valor da resistência varia dentro dos valores admissiveis (pré-definidos) pk são afetados pela temperatura do ar que chega à admissão... a centralina manda abrir durante mais tempo os injetores ou fechar consoante o valor da resistencia (temperatura do ar na admissão), é impossivel fazer uma leitura exacta... até pk não é necessária! de 1ohm até 1000ohm não interessa mt, só interessa a variação que faz e de 10 em 10 unidades chega e sobra pk a temperatura não varia assim tanto de um instante a outro. Esses valores foram estudados pelos engenheiros e ajustados da melhor forma, pk precisas de saber outros?!

    Se te ajuda, os part numbers são:

    Magneti marelli 230016079087
    Hella 6NW009141-431
    VDO C95181
    Peugeot 1920.6Q ou 1920.V7
    ...

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    É disto k andas à procura?

    Intake Air Temp Sensor

    Ainda não percebi para que queres isso... e o carro até anda bem sem ele.
    O valor da resistência varia dentro dos valores admissiveis (pré-definidos) pk são afetados pela temperatura do ar que chega à admissão... a centralina manda abrir durante mais tempo os injetores ou fechar consoante o valor da resistencia (temperatura do ar na admissão), é impossivel fazer uma leitura exacta... até pk não é necessária! de 1ohm até 1000ohm não interessa mt, só interessa a variação que faz e de 10 em 10 unidades chega e sobra pk a temperatura não varia assim tanto de um instante a outro. Esses valores foram estudados pelos engenheiros e ajustados da melhor forma, pk precisas de saber outros?!

    Se te ajuda, os part numbers são:

    Magneti marelli 230016079087
    Hella 6NW009141-431
    VDO C95181
    Peugeot 1920.6Q ou 1920.V7
    Obrigado pela ajuda.

    As referencias que consegui descobrir são
    Lucas SN960
    Marelli 16073024
    Marelli 16073027
    Marelli 510040122101
    Marelli IATS01
    PSA 1929 T0

    Este sensor vem nos :

    Citroen ZX, Xsara, Xantia ...
    Peugeot 106, 306, 405, 806 ...
    FIAT ...

    A sonda tem um suporte com um vedante (fica dentro do corpo da borboleta, após a borboleta). Um cabo de dois fios cinzentos com um comprimento mais ou menos de 5 cm e uma ficha macho.

    Só uma nota de rodapé:

    O carro precisa do sensor da temperatura do ar, como pão para a boca. E não é indiferente andar com uma sonda nova a dar valores correctos ou andar com uma que já deu a alma ao criador (com desvios de 10 ohms), pois isso dá informação errada à cerca da temperatura do ar.

    O tempo de injecção e o avanço é calculado baseada nessa informação. Com o resultado desses cálculos, são consultadas umas tabelas de correcção e efectuados os cálculos finais para o tempo de injecção e avanço.

    Sem o sensor do ar, o carro encharca e vai constantemente abaixo. Com o sensor a marcar um nadinha de nada mais, o carro começa a falhar a frio e perde potencia.

    Por dificuldade em encontrar material, tenho-me desenrascado ao comprar material em França e Inglaterra.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

  6. #6
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    Muito rapidamente fiz uma pesquisa e a peça que me apareceu para aí foi esta:



    Tens a certeza que tem esse cabo a peça? Eu pesquisei para 106 1.3 XSI.


  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de starlet Ver Post
    Muito rapidamente fiz uma pesquisa e a peça que me apareceu para aí foi esta:

    http://media.oscaro.com/jpg/zoom/240/33180.JPG

    Tens a certeza que tem esse cabo a peça? Eu pesquisei para 106 1.3 XSI.
    Muito agradecido pela sua ajuda. Estou à espera de que chegue de UK o sensor para o poder montar. O sensor tem mesmo um cabo, não é de enroscar, é de encaixe e tem um vedante (o-ring).

    A maioria dos motores vem com o sensor de temperatura na tubagem de admissão, logo após o filtro. Neste modelo, o sensor encontra-se dentro do corpo da borboleta, logo a seguir à borboleta. Fica visivel quando se acelera de modo a borboleta abrir, penso que tenha sido metido nesta posição especifica porque tem um actuador para aquecer o corpo da borboleta e porque assim também consegue controlar os gases misturados com vapor de óleo que são injectados via tubagem anti-poluição.

    Apesar de ser um motor com pressão negativa no carter, pode acontecer que quando os segmentos deixam de funcionar correctamente, a pressão no carter torna.-se positiva devido aos gases de combustão passarem para baixo dos pistons. Nesse caso, o fluxo de gases e vapor não é compensado, e a temperatura do colector de admissão aumenta vertiginosamente. Se não tiver o sensor nesse local, as medições de temperatura ficam todas erradas (muito inferior ao real). Isso iria criar problemas de detonação. Por isso estou a pensar meter uns radiadores para arrefecer os gases nesses dois tubos anti-poluição. Não os vou suprimir, mas vou tentar fazer baixar a temperatura dos gases que são introduzidos na admissão.
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

Tópicos Similares

  1. Trocar sensor temperatura injectora tdi
    Por ricardo_P_GT no fórum Do It Yourself
    Respostas: 26
    Última Resp.: 23-05-2014, 22:35
  2. Resistência no Sensor de Temperatura??
    Por PedroM01 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 4
    Última Resp.: 30-09-2009, 10:21
  3. [compro] Sensor de Temperatura ambiente do Clio 2
    Por mineiro no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 06-03-2009, 14:15
  4. [vendo] sensor temperatura do oleo
    Por Squiddy no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-02-2009, 20:32

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •