A SEAT reforça tendência no crescimento de resultados sustentados. O aumento de vendas em 2014 permitiu chegar ao final do ano com uma faturação global de 7.497 mil milhões de euros – um crescimento de 15,8% face a 2013 e o maior valor de sempre na história da empresa. O resultado depois de impostos para o ano fiscal foi de -66 milhões de euros, uma melhoria de 56% sobre os resultados de 2013 (-149 milhões).

“2014 foi um marco importante no nosso percurso em direção ao lucro sustentável. Não só aumentámos as vendas em comparação com o ano passado, alcançando os melhores resultados desde 2007, como também desviámos o centro de gravidade na direção do Leon, um modelo que garante melhor rentabilidade”, sublinhou Jürgen Stackmann, Presidente do Conselho Executivo da SEAT, no decurso da apresentação dos resultados de 2014.

O aumento da faturação deve-se fundamentalmente à inversão positiva na tendência de vendas. A melhoria em mercados fortes como a Alemanha, Espanha, Reino Unido e Europa Central, apoiada numa gama de produtos com maior margem de lucro, reforçou a tendência positiva dos resultados da empresa. Com destaque para o Leon, o maior sucesso: em 2014, foram entregues 154,000 unidades, mais 49,9% do que no ano anterior, o que faz dele o maior best-seller da marca, ultrapassando o Ibiza pela primeira vez na história. O crescimento das vendas do Leon resultou num aumento médio do lucro por veículo em 2014, especialmente graças ao sucesso instantâneo da carrinha (Leon ST), com mais de 47,000 unidades vendidas. Nos últimos cinco anos o lucro da empresa subiu 61%.

Durante 2014 a SEAT manteve o investimento na investigação e desenvolvimento, na lógica de fortalecer o lançamento de novos produtos, e reforçou a estratégia de publicidade e de marketing como aposta numa cada vez maior notoriedade da marca. Uma desvalorização pronunciada e um exagerado custo com o pessoal (devido à integração dos trabalhadores da SEAT Componentes) afetavam negativamente os resultados. O mesmo acontecia com a concorrência de preços em alguns mercados da Europa Ocidental. Mesmo assim, os resultados operacionais subiram 23% face a 2013, partindo de uma base de -167 milhões de euros*.

A SEAT conseguiu gerar lucro com base na sua atividade principal. A companhia melhorou o seu EBITDA (ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) em 36% para 300 milhões de euros, e aumentou o “cash flow” operacional em 46% para 523 milhões de euros.
O Vice-Presidente para as Finanças, Holger Kintscher, enalteceu “A SEAT continua a melhorar a sua capacidade de financiar-se e de gerar investimento com base nos seus próprios recursos. Depois de 2013, o ano passado foi outro passo significativo para o futuro promissor da empresa.” Neste aspeto a SEAT já tem um ritmo de ação bem definido: no ano passado a companhia fez um investimento global de 457 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento, e nos últimos cinco anos a verba destinada a esta área suplantou os 2.6 mil milhões de euros.

Fórmula de sucesso
O Leon é o modelo que melhor ilustra o bom momento da companhia. O sucesso deste familiar compacto tem sido sucessivamente reforçado com novas variantes. Esta expansão da gama foi responsável pelo crescimento das vendas globais da SEAT em 10% - 390,500 unidades em 2014. Em resultado da boa estratégia adotada, Jürgen Stackmann, Presidente do Conselho Executivo, garantiu que a fórmula da gama Leon será aplicada a toda a restante oferta de modelos.

Verdadeiro ícone da companhia, o Ibiza é o segundo maior pilar do construtor. Celebrou o seu 30º aniversário em 2014 com a impressionante marca de 5 milhões de unidades comercializadas. Com estes dois modelos e os bons resultados do Audi Q3, a produção de automóveis em Martorell alcançou as 442,677 unidades (+13.5%), o valor mais elevado dos últimos 12 anos.

Novas admissões
O aumento das vendas e da produção proporcionou a admissão de 800 novos empregados, 350 dos quais com contratos sem termo desde janeiro de 2015. O construtor automóvel continua a ser um dos maiores empregadores industriais em Espanha. Comprovando a qualidade de excelente formadora de novos talentos, a SEAT absorveu na sua força de trabalho,45 estagiários oriundos do seu programa Formação de Dupla Vocação, após a conclusão do curso de três anos que os distinguiu com qualificações espanhola e alemã. No total, em 2014, a SEAT investiu 14 milhões de euros em formação.

Visão do futuro
A SEAT planeia manter o ritmo de crescimento ao longo de 2015. Nos primeiros dois meses do ano as vendas subiram 7.5% mais do que em período homólogo de 2014, em grande parte devido à melhoria registada em mercados como Espanha, Itália, Reino Unido, Europa Central e México. O corrente ano fiscal contemplará um plano de marketing dedicado ao primeiro SUV da marca, que será revelado no Salão Automóvel de Genebra do próximo ano. Este novo modelo está a ser desenhado e desenvolvido no Centro Técnico de Martorell, instalações que celebram este ano o seu 40º aniversário.