Resultados 1 a 19 de 19

Tópico: Saxo 1.5D - Problemas no arranque

  1. #1
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão Saxo 1.5D - Problemas no arranque

    Boas Malta,

    Estou com um problema... que ainda não o foi !

    O meu saxo está com dificuldades em pegar, principalmente quando está frio.

    1. Já verifiquei todas as velas, estão todas ok

    2. Também verifiquei que chega corrente às velas e que... aparentemente, o temporizador também está a funcionar correctamente.

    3. Achei que pudessem ser os injectores sujos e comprei aditivo para limpeza dos injectores, mas até agora não notei qualquer melhoria

    Alguém tem mais dicas sobre o que devo testar para tentar perceber o que se passa ???

    Até agora, com mais ou menos esforço ele pega... aparentemente melhor, se carregar no acelarador. Mas suspeito que, um dia destes, ele se recusa mesmo a trabalhar... e eu queria evitar esse dia


    Abraços
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  2. #2
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    a velas foram dsligadas antes de testar? (pergunta mto noob mas há q excluir as dadas)
    tenta dar à bomba manual enquanto metes alguem a aquecer velas e dar à chave, se passar é tubo a deixar meter ar...

    XAD + XADT

  3. #3
    h&d
    h&d está desconectado
    Member Average
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Mensagens
    95

    Padrão

    se ja viste o sistema das velas de incandescencia acho que o problema vai estar no circuito de gasoleo como diz o $ilva
    tambem tenho um saxo 1.5 e ja me aconteceu de ganhar ar no circuito de gasoleo o problema estava numa tampa que tem no corpo do filtro de gasoleo essa tampa leva um o"ring e estava deteriorado foi tirar a tampa e substituir o dito
    sacas a caixa do filtro e espreitas por traz do filtro e ve se tens vestigios de gasoleo e vais ver a tal tampa tens de tirar uma especie de freio primeiro

  4. #4
    MB Powered Super user Avatar de TdiSportR
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    2.901

    Padrão

    Como dizem, por vezes é a existencia de bolhas de ar no circuito. O meu Irmão teve um e trocou velas, bateria, etc... e o problema era no sistema de combustível.

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Bom malta...

    Às vezes os testes feitos às 3 pancadas dão resultados errados.

    Ontem saquei uma vela fora, virei-a para fora onde conseguisse ve-la a funcionar.

    Efectivamente mesmo ouvindo os estalidos do temporizador das velas... o sacana não está a funcionar, isto é... acende-me a luz no tablier... apaga-se... e nem a ponta da vela chega a ficar incandescente.

    Por hora a solução é mesmo dar a chave, esperar um bocado e dar à chave.

    Agora a questão mais importante, onde fica o sacana do temporizador ?


    Abraços
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  6. #6
    Astra GSi C20XE Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Maia / Portugal
    Mensagens
    596

    Padrão


    poisoned by
    HIGHBOOST

    COPT - Clube Opel Portugal

  7. #7
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    e tem corrente na vela?

    XAD + XADT

  8. #8
    h&d
    h&d está desconectado
    Member Average
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Mensagens
    95

    Padrão

    desculpa la mas exprimentas-te com a vela fora por acaso meteste negatico no local onde as velas apertam?

  9. #9
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Já expliquei que as velas recebem corrente !

    Isso é certo e confirmado, até fiz segundo teste com uma lampada que tenho lá.


    Hoje ele pegou ligeiramente melhor... mas também me parece que não será apenas de alguma falha do temporizador.

    Também já percebi que ele pega mais facilmente se o fizer pegar com o acelarador em baixo.

    Relembrando a historia... eu troquei o filtro de combustivel há relativamente pouco tempo. Até pq isso de certa forma vai de acordo com o facto de que carregando no acelarador ele pegar mais facilmente.


    Obrigado a todos pelas ajudas !!!
    Ainda não está resolvido mas há-de ficar... nem que seja com o martelo ;P
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  10. #10
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    quando são velas tb pega um pco melhor com umas valentes bombadas no pedal enquanto se da arranque...

    confirmaste que as velas recebem corrente e que funcionam? desligas todas e passas um fio directo do positivo a cada uma, se fizer faisca ao encostar/afastar tá boa... foi isso que fizeste?

    XAD + XADT

  11. #11
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    As velas estão boas... também não me importava que o problema fosses das velas... mas não é.

    Primeiro testei da forma que falaste, que já conhecia dos tempos do 205 XAD... mesmo assim, porque quis ter a certeza, saquei-as todas fora e testei uma a uma. Todas as velas estão a funcionar sem problemas.

    As únicas certezas que tenho são essas mesmo:

    1. Chega corrente a todas as velas

    2. Todas as velas estão OK


    Qual será a melhor forma de sangrar o sistema de combustível para lhe eliminar bolsas de ar que possa ter ?



    Abraços
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  12. #12
    Astra GSi C20XE Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Maia / Portugal
    Mensagens
    596

    Padrão

    Como isso é um Saxo, tens uma bomba manual! Amanhã de manhã antes de dar ao arranque, chegas à bomba e dás umas bombadas até ficar dura e depois deve pegar bem, isto se for ar no circuito!

    Abraço
    poisoned by
    HIGHBOOST

    COPT - Clube Opel Portugal

  13. #13
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    dá as bombadas com a chave na posição de motor a trabalhar (2º trinco) senão a valvula de corte de gasóleo está fechada e n entra uma gota que seja na bomba...
    o ideial é meter alguem para meter no 2º trinco e outro a bombear e quando as velas tiverem quentes dar arranque... se pegar bem assim tens o rabo do gato na mão

    XAD + XADT

  14. #14
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2008
    Mensagens
    15

    Padrão

    so aviso k nao é aconselhavel dar a bomba num carro com bomba lucas s for o caso nao estando o motor a (girar).por acaso quando das a chave e ele nao pega nao fax fumo branco???

  15. #15
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Bom malta...

    Depois de muita volta dei finalmente conta do problema.

    Nem temporizador nem filtro... mas efectivamente era ar no circuito de combustível... o tubo da bomba manual para o filtro estava ressequido e já tinha um corte.

    Trocado o tubo... voltou à boa forma do costume !


    Problema resolvido.

    Muito obrigado a todos pelas dicas !!!
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  16. #16
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    2

    Cool Saxo 1.5D

    Boas noites !!
    Tem graça, pq tudo o que li em relação a este problema no saxo 1.5 D podia ter sido escrito por mim !! O meu saxo tem o mesmo problema aqui descrito e todas (ou quase todas) as possíveis soluções eu já as experimentei. No entanto vi algo que ainda não tentei !!! Realmente o circuito de gasóleo do meu está cheio de ar, pois vejo as bolhas a passar do filtro de gasóleo para a bomba de injeção. Já me tinha lembrado que poderia estar algum tubo resseco ou até mesmo cortado. Todos os dias é um suplicio porque para o carro pegar é um problema e depois de pegar tenho que estar +/- 10 minutos de capôt aberto a dar á bomba, senão ele vai abaixo. Ao principio depois de trocar o filtro de gasóleo ele melhorou o problema de ir abaixo depois de pegar, só não melhorou o arranque, pois custava sempre um pouco. Álguem sabe me dizer o que é a peça rectangular que se encaixa em cima da bateria ?!!! Será algum tipo de centralina ?!!! Desde já o meu obrigado por tudo.

  17. #17
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    2

    Padrão

    Citação Mensagem Original de nLeitao Ver Post
    Bom malta...

    Depois de muita volta dei finalmente conta do problema.

    Nem temporizador nem filtro... mas efectivamente era ar no circuito de combustível... o tubo da bomba manual para o filtro estava ressequido e já tinha um corte.

    Trocado o tubo... voltou à boa forma do costume !


    Problema resolvido.

    Muito obrigado a todos pelas dicas !!!
    Boa noite!! Muito obrigado pela dica. Estou com o mesmo problema no meu. Ainda não vi os tubos, mas vou ver.

  18. #18
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    No caso de ser mesmo o tubo, um pequeno conselho:

    Compra um tubo um pouco maior do que o que lá está, no meu caso o rasgo aconteceu (não só pelo tempo) porque o tubo tinha mesmo a medida exacta, com as trepidações do motor o tubo está permanentemente a ficar em tensão como estava "gasto" acabou por abrir um pequeno rasgo ali.

    Já agora... o Saxo está de volta à plena forma... pega sempre à primeira, faça sol, faça chuva, faça frio... com neve não sei que ainda não aconteceu ;P


    Abraços!
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  19. #19
    citroen Average 2 Avatar de cavalheiro
    Data de Inscrição
    Feb 2008
    Mensagens
    127

    Padrão

    vai ver o orring q esta no corpo do filtro de gasoleo deve estar de certeza resequido e so troca-lo e ja ta

Tópicos Similares

  1. Problemas no arranque e reparação confirmada
    Por tuningonline no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 18-04-2011, 06:20
  2. [ajuda] Problemas no arranque
    Por BILLKID no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 10
    Última Resp.: 29-12-2010, 00:59
  3. [AJUDA] Problemas no arranque
    Por BILLKID no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 4
    Última Resp.: 24-11-2010, 12:02
  4. Problemas de arranque a frio
    Por AVANTIME no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 9
    Última Resp.: 05-08-2007, 11:34
  5. Problemas de arranque
    Por Unreal no fórum Manutenção
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-08-2006, 15:00

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •