a velas foram dsligadas antes de testar? (pergunta mto noob mas há q excluir as dadas)
tenta dar à bomba manual enquanto metes alguem a aquecer velas e dar à chave, se passar é tubo a deixar meter ar...
Boas Malta,
Estou com um problema... que ainda não o foi !
O meu saxo está com dificuldades em pegar, principalmente quando está frio.
1. Já verifiquei todas as velas, estão todas ok
2. Também verifiquei que chega corrente às velas e que... aparentemente, o temporizador também está a funcionar correctamente.
3. Achei que pudessem ser os injectores sujos e comprei aditivo para limpeza dos injectores, mas até agora não notei qualquer melhoria
Alguém tem mais dicas sobre o que devo testar para tentar perceber o que se passa ???
Até agora, com mais ou menos esforço ele pega... aparentemente melhor, se carregar no acelarador. Mas suspeito que, um dia destes, ele se recusa mesmo a trabalhar... e eu queria evitar esse dia
Abraços
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
a velas foram dsligadas antes de testar? (pergunta mto noob mas há q excluir as dadas)
tenta dar à bomba manual enquanto metes alguem a aquecer velas e dar à chave, se passar é tubo a deixar meter ar...
XAD + XADT
se ja viste o sistema das velas de incandescencia acho que o problema vai estar no circuito de gasoleo como diz o $ilva
tambem tenho um saxo 1.5 e ja me aconteceu de ganhar ar no circuito de gasoleo o problema estava numa tampa que tem no corpo do filtro de gasoleo essa tampa leva um o"ring e estava deteriorado foi tirar a tampa e substituir o dito
sacas a caixa do filtro e espreitas por traz do filtro e ve se tens vestigios de gasoleo e vais ver a tal tampa tens de tirar uma especie de freio primeiro
Como dizem, por vezes é a existencia de bolhas de ar no circuito. O meu Irmão teve um e trocou velas, bateria, etc... e o problema era no sistema de combustível.
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MB Power
Bom malta...
Às vezes os testes feitos às 3 pancadas dão resultados errados.
Ontem saquei uma vela fora, virei-a para fora onde conseguisse ve-la a funcionar.
Efectivamente mesmo ouvindo os estalidos do temporizador das velas... o sacana não está a funcionar, isto é... acende-me a luz no tablier... apaga-se... e nem a ponta da vela chega a ficar incandescente.
Por hora a solução é mesmo dar a chave, esperar um bocado e dar à chave.
Agora a questão mais importante, onde fica o sacana do temporizador ?
Abraços
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
e tem corrente na vela?
XAD + XADT
desculpa la mas exprimentas-te com a vela fora por acaso meteste negatico no local onde as velas apertam?
Já expliquei que as velas recebem corrente !
Isso é certo e confirmado, até fiz segundo teste com uma lampada que tenho lá.
Hoje ele pegou ligeiramente melhor... mas também me parece que não será apenas de alguma falha do temporizador.
Também já percebi que ele pega mais facilmente se o fizer pegar com o acelarador em baixo.
Relembrando a historia... eu troquei o filtro de combustivel há relativamente pouco tempo. Até pq isso de certa forma vai de acordo com o facto de que carregando no acelarador ele pegar mais facilmente.
Obrigado a todos pelas ajudas !!!
Ainda não está resolvido mas há-de ficar... nem que seja com o martelo ;P
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
quando são velas tb pega um pco melhor com umas valentes bombadas no pedal enquanto se da arranque...
confirmaste que as velas recebem corrente e que funcionam? desligas todas e passas um fio directo do positivo a cada uma, se fizer faisca ao encostar/afastar tá boa... foi isso que fizeste?
XAD + XADT
As velas estão boas... também não me importava que o problema fosses das velas... mas não é.
Primeiro testei da forma que falaste, que já conhecia dos tempos do 205 XAD... mesmo assim, porque quis ter a certeza, saquei-as todas fora e testei uma a uma. Todas as velas estão a funcionar sem problemas.
As únicas certezas que tenho são essas mesmo:
1. Chega corrente a todas as velas
2. Todas as velas estão OK
Qual será a melhor forma de sangrar o sistema de combustível para lhe eliminar bolsas de ar que possa ter ?
Abraços
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
Como isso é um Saxo, tens uma bomba manual! Amanhã de manhã antes de dar ao arranque, chegas à bomba e dás umas bombadas até ficar dura e depois deve pegar bem, isto se for ar no circuito!
Abraço
dá as bombadas com a chave na posição de motor a trabalhar (2º trinco) senão a valvula de corte de gasóleo está fechada e n entra uma gota que seja na bomba...
o ideial é meter alguem para meter no 2º trinco e outro a bombear e quando as velas tiverem quentes dar arranque... se pegar bem assim tens o rabo do gato na mão
XAD + XADT
so aviso k nao é aconselhavel dar a bomba num carro com bomba lucas s for o caso nao estando o motor a (girar).por acaso quando das a chave e ele nao pega nao fax fumo branco???
Bom malta...
Depois de muita volta dei finalmente conta do problema.
Nem temporizador nem filtro... mas efectivamente era ar no circuito de combustível... o tubo da bomba manual para o filtro estava ressequido e já tinha um corte.
Trocado o tubo... voltou à boa forma do costume !
Problema resolvido.
Muito obrigado a todos pelas dicas !!!
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
Boas noites !!
Tem graça, pq tudo o que li em relação a este problema no saxo 1.5 D podia ter sido escrito por mim !! O meu saxo tem o mesmo problema aqui descrito e todas (ou quase todas) as possíveis soluções eu já as experimentei. No entanto vi algo que ainda não tentei !!! Realmente o circuito de gasóleo do meu está cheio de ar, pois vejo as bolhas a passar do filtro de gasóleo para a bomba de injeção. Já me tinha lembrado que poderia estar algum tubo resseco ou até mesmo cortado. Todos os dias é um suplicio porque para o carro pegar é um problema e depois de pegar tenho que estar +/- 10 minutos de capôt aberto a dar á bomba, senão ele vai abaixo. Ao principio depois de trocar o filtro de gasóleo ele melhorou o problema de ir abaixo depois de pegar, só não melhorou o arranque, pois custava sempre um pouco. Álguem sabe me dizer o que é a peça rectangular que se encaixa em cima da bateria ?!!! Será algum tipo de centralina ?!!! Desde já o meu obrigado por tudo.
No caso de ser mesmo o tubo, um pequeno conselho:
Compra um tubo um pouco maior do que o que lá está, no meu caso o rasgo aconteceu (não só pelo tempo) porque o tubo tinha mesmo a medida exacta, com as trepidações do motor o tubo está permanentemente a ficar em tensão como estava "gasto" acabou por abrir um pequeno rasgo ali.
Já agora... o Saxo está de volta à plena forma... pega sempre à primeira, faça sol, faça chuva, faça frio... com neve não sei que ainda não aconteceu ;P
Abraços!
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
vai ver o orring q esta no corpo do filtro de gasoleo deve estar de certeza resequido e so troca-lo e ja ta