A seis semanas do evento, o Salão Automóvel de Lisboa 2011 foi cancelado.

As marcas de presença frequente decidiram, em «unanimidade», que, por conta da crise, o salão não vai realizar-se.

«O cancelamento do salão deve-se ao significativo agravamento da situação do mercado automóvel em Portugal, assim como às perspectivas negativas para o sector», justifica a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em comunicado.

Também o facto de várias marcas terem desistido de participar no evento, pesou na hora de cancelar o salão. É o caso do Grupo Salvador Caetano que, desde o início do ano, fez saber à ACAP que não podia contar com as marcas que representa, a Toyota e a Lexus.

Por isso, o Grupo não foi apanhado de surpresa, até porque a decisão de não comparecer, avançou Paula Arriscado, responsável pelo gabinete de comunicação, era evidente: «Momentos excepcionais exigem medidas excepcionais».

A verdade é que foi a crise que obrigou as empresas a porem o pé no travão: «Participar no salão exige um investimento considerável e, no estado em que a economia e as vendas estão, tivémos de fazer opções», explicou Paula Arriscado, à Agência Financeira.

«É preciso esperar pela recuperação do mercado»

Isto porque, de acordo com a mesma fonte, participar num evento desta envergadura pode custar «centenas de milhares de euros», valores que «não se coadunam com a actual conjectura económica do sector automóvel».

Já no caso da SIVA - que representa as marcas Volkswagen, Audi e Skoda -, a decisão foi tomada ontem, em conjunto com a a ACAP.

«A SIVA tinha já dito à ACAP que este não era o momento indicado para fazer o evento e que devia aguardar pela recuperação do mercado e do sector automóvel», disse Nina Martins, porta-voz da SIVA, à Agência Financeira.

Vendas de carros caem 31,5% no último mês

Apesar de sublinhar que o Salão Automóvel de Lisboa é um meio de divulgação importante para as marcas, Nina Martins aplaude o consenso sobre o seu cancelamento e garante que reflecte a unidade do sector automóvel.

«Mais do que promover cada marca, o salão automóvel é a imagem do sector e esta decisão revelou coesão e união».

De acordo com dados da ACAP, as vendas de automóveis resgistaram, em Agosto, uma quebra de 31,5 por cento, face ao mesmo mês do ano passado, para um total de 10.176 carros
Nos primeiros oito meses do ano, foram vendidos cerca de 138,2 mil veículos (entre ligeiros e pesados), o que representa uma queda de 22,3%, em comparação com o mesmo período de 2010.

O evento teria lugar na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, entre os dias 4 e 13 de Novembro. Para já, o Grupo Salvador Caetano e a SIVA não quiseram avançar com próximas datas para a realização do Salão.