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Tópico: A Saga Renault 5 GTturbo !!!

  1. #1
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    Padrão A Saga Renault 5 GTturbo !!!

    História.

    O GT Turbo fase 1...

    Decorria o ano de 1985 quando "nasce" o primeiro Renault 5 GT Turbo, o topo de gama do modelo Super 5. Um modelo completamente renovado, uma carroçaria que impressionou pelas suas linhas arrojadas e um motor com prestações ao melhor nível dum motor turbocomprimido. Sobressaíam as saias, o spoiler, embaladeiras e outros extras dignos de um verdadeiro desportivo, dando-lhe um aspecto simplesmente subtil, não passando despercebido na estrada.




    GT Turbo fase 2...

    Em meados de 1987 o GT Turbo fase 1 deixa de ser produzido para dar lugar à 2ª encarnação do "pocket rocket". O motor era relativamente idêntico (agora com 120cv), já os interiores e a estética tinham muitas diferenças e para melhor. Recebeu um novo pára-choques frontal, novos autocolantes laterais a dizer "GT turbo", nova grelha frontal, jantes Speedline 13" de 5 raios diagonais exclusivas, bem como outros extras. Não passando de um restyling, o GT Turbo fase 2 sofreu bastantes melhorias tornando-o ainda mais agressivo e rápido.





    Chassis.

    Com um dos melhores chassis da altura montado num pequeno desportivo, o Renault 5 GT Turbo era decididamente dotado para as curvas. Era conhecido pela famosa roda traseira no ar, já que lhe foi implementado um tipo de suspensão pouco usual na altura no eixo traseiro, sistema de 4 barras de torção e 2 amortecedores horizontais. Quanto a travões o GT Turbo já utilizava o sistema de travões de disco às 4 rodas sendo os dianteiros ventilados.





    Travões:

    Discos dianteiros ventilados com 238mm de diâmetro e 20mm de espessura.

    Discos traseiros maciços de 238mm de diâmetro e 8mm de espessura.

    Limitador de travagem dianteira.

    Área de travagem total: 280 cm².



    Suspensão:

    Eixo Frontal: Suspensão do tipo McPherson independente.

    Amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito.

    Barra estabilizadora fixa sobre braços elásticos.

    Eixo Traseiro: Eixo do tipo 4 barras.

    Suspensão de braços sobre eixo semi-rígido perfilado em L.

    4 Barras de torção e barras estabilizadoras.

    Amortecedores colocados horizontalmente.

    Articulação por rolamentos elásticos.



    Direcção:

    Tipo: Cremalheira.

    Diâmetro de brecagem: 9,80 m.

    Nº. de voltas do volante de lado a lado: 3,25.



    Carroçaria.

    A carroçaria do GT Turbo era herdada do Super 5, sendo esta relativamente bem construída. Das versões Super 5 normais para a gama de topo GT Turbo haviam algumas diferenças bem visíveis...

    Foi implementado um kit de alargamento em plástico em toda a volta do carro, incluía saias laterais e alargamentos das cavas da rodas, grelha frontal diferente, pára-choques mais comprido com faróis de nevoeiro, jantes especiais exclusivas para o GT Turbo, não existiam plásticos nas laterais mas sim uns autocolantes com a sigla GT Turbo (no fase 2) abaixo do friso da porta, no fase 1 existiam uns autocolantes com "degradé" de preto até à cor do carro sem a sigla.



    As diferenças nos alargamentos do fase 1 para o fase 2 eram principalmente as depressões dos alargamentos, na zona dos farolins traseiros no fase 1 tinha algumas concavidades e na zona da roda traseira tinha o género de uma entrada de ar. Estes elementos foram retirados na chegada do fase 2, tornando os alargamentos lisos.



    Valores e dimensões:

    Tipo carroçaria: Berlina de 3 portas em aço

    Cx (resistência ao ar): 0,36

    Comprimento: 359 cm

    Largura: 159 cm

    Altura: 136 cm

    Peso: 830 kg

    Tara: 1255 kg





    Interiores.

    O GT Turbo fase 1...

    Os interiores do GT Turbo fase 1 eram totalmente diferentes do modelo Super 5 padrão, os bancos tinham um bom apoio lateral, posto de condução excelente, a instrumentação era muito completa, incluía manómetro do turbo, conta rotações, nível e pressão do óleo, temperatura e muito mais... Nos primeiros GT Turbo fase 1 os vidros eléctricos eram opcionais, mas isto foi rapidamente solucionado pela marca Francesa, passando a ser equipamento de série, bem como o fecho central.




    O GT Turbo fase 2...

    O GT Turbo fase 2 levou acima de tudo 1 restyling interior, o chão passou a ser vermelho, os bancos receberam um maior apoio lateral com novas cores (vermelho e preto) e a consola central foi alterada, as forras das portas passaram a ser em tecido em vez do plástico do fase 1.

    O GT Turbo passou assim a ter uns interiores com aspecto bem mais desportivo, com um posto de condução e conforto bastante mais acentuado.





    Motor:

    GT Turbo fase 1...

    O Renault 5 GT Turbo fase1 era equipado com um motor referenciado como C1J C782, de 4 cilindros em linha, 1397cc e a debitar 115cv às 5750 rpm. Este motor era alimentado por um carburador de corpo simples Solex, subalimentado por um turbo Garrett T2 e este por sua vez refrigerado por intercooler. Os 115cv eram "brutos" principalmente a partir das 3000 rpm, deixando o condutor colado ao banco, conseguindo assim demorar sensivelmente 7.8 seg dos 0-100 km/h.



    O GT Turbo fase 2...

    O GT Turbo fase 2 foi produzido com o mesmo motor do fase 1 (ref. C1J C78, no entanto foram implementadas algumas modificações. Foi introduzido um nova unidade de ignição (RE208 para RE209) que foi colocado numa zona à parte do motor, o que deu mais 5cv ao motor 1.4L, debitando agora 120cv às mesmas 5750rpm. O fase 2 recebeu também um novo alternador e o turbo passou a ser refrigerado a água, prolongando assim o tempo de vida do mesmo.



    De resto o motor mantinha o carburador de corpo simples Solex sobrealimentado por turbo compressor Garrett T2 que tanto furor tinha feito no seu irmão mais velho fase1. A árvore de cames lateral e todos os restantes elementos que caracterizavam a versão fase1 mantinham-se. O GT Turbo fase 2 fazia agora 7.3seg dos 0-100 km/h.



    Descrição e valores:

    Sobrealimentação: Turbocompressor Garrett T2 a fazer 0.7 bar de pressão.

    Árvore de cames: 1 colocada lateralmente.

    Camisas dos cilindros: Húmidas e amovíveis.

    Potência específica: 82,3cv/L (fase 1) e 85,9 cv/L (fase 2).

    Peso/potência: 7,2 kg/cv (fase 1) e 6,9 kg/cv (fase 2).

    Diâmetro x curso do motor (mm): 76x77.

    Refrigeração: Líquida.

    Lubrificação: Carter húmido.

    Depósito de óleo: 3,7 L + 0,5 L do filtro.

    Capacidade depósito gasolina: 50 L (dividido em 2 compartimentos, um de 43 litros e outro de 7 litros).



    Transmissão:

    Modo: Força exercida às rodas da frente.

    Embraiagem: Monodisco.

    Caixa velocidades: 5 velocidades + marcha atrás.

    Rapport final: 15/56 (0,267).





    A versão especial Alain Oreille (França) ou Raider (Inglaterra).

    Devido ao enorme sucesso do piloto francês Alain Oreille aos comandos do R5 GT Turbo de Grupo N, a Renault produz esta série limitada. A versão tinha algumas diferenças face ao GT Turbo standard: só foram produzidos em cor azul, os estofos passavam do vermelho ao azul, as jantes eram também pintadas em azul Raider e havia 1 logótipo na porta para registar que estava perante um R5 GT Turbo Raider ou Alain Oreille...

    Esta série especial não foi comercializada em Portugal, saíram apenas 2000 viaturas entre 1989 e 1990, sendo encaminhadas apenas para o mercado Francês e Inglês.




    Porquê Alain Oreille?

    O Francês Alain Oreille aos comandos do Renault 5 GT Turbo de Grupo N conduziu este fantástico automóvel a duas vitórias no Mundial de Grupo N (ver Competição), consagrando-se também campeão Mundial de pilotos e de viaturas de produção!
    Para além deste facto digno de registo, foi Alain Oreille que desenvolveu muito deste poderoso GT Turbo de Grupo N. A Renault resolveu assim produzir entre 1989 e 1990 uma série especial de apenas 2000 viaturas, como comemoração dos feitos do piloto e do pequeno foguete na competição automóvel.




    Competição.

    No ano de 1984 em pleno salão de Paris é apresentado ao público o Renault 5 GT Turbo de competição (versão Coupe) que só iria ser produzido posteriormente no ano de 1985. Estava assim a chegar a arma absoluta que iria ser utilizada por centenas de pilotos privados ao longo dos próximos anos de competição automóvel.



    Bicampeão Mundial Absoluto de Grupo N:

    Homologado no Grupo N, o GT Turbo não só conseguiu derrotar no Mundial carros com tracção às quatro rodas como também foi o único carro de série, até à data, a impor-se numa prova pontuável! Foi com Alain Oreille ao volante que o "pocket rocket" escreveu com letras de ouro a sua passagem pelo Mundial de Grupo N. Duas vezes vencedor do campeonato FIA de pilotos de viaturas de produção, bicampeão Mundial absoluto do Grupo N (provas como Monte Carlo, Costa do Marfim, Córsega, San Remo entre outros), RAC, etc...

    Características do GT Turbo de Grupo N Campeão Mundial: 1397cc, 190cv de potência. Chassis monobloco em aço e com o peso total de 775kg.



    Troféu Elf/Renault, rampas, ralis e muito mais...

    O troféu mono-marca Renault 5 Elf Turbo punha os GT Turbos no seu "habitat" natural: a pista, esta prova existiu em vários países, entre eles Portugal, Espanha, França, Inglaterra entre outros... Claramente beneficiado pelo seu excelente chassis, o GT Turbo foi desde sempre um veículo adoptado para a competição, quer fosse troféus, rampas, ralis nacionais, internacionais ou regionais. Mais recentemente e devido à sua idade o GT Turbo compete nos conhecidos VSH (veículos sem homologação) e o "pocket rocket" continua a sua saga 20 anos depois.





    Outros Renault Turbo.

    O início da saga Renault Turbo deu-se logo no fim dos anos 70, quando é produzido o Renault 5 Turbo. Desde então a passagem do típico automóvel a pequenas bombas de rua capazes de atingir mais de 200 km/h e fazendo 0-100 km/h em menos de 8.5seg demorou pouco tempo. Sempre com grandes critérios de comportamento e travagem, a Renault produziu uma série de grandes automóveis que marcaram a história, história essa que terminou precisamente no Renault 5 GT Turbo, foi o fim da era do motor a carburador e turbocomprimido que tanto furor fez nos anos 80!

    Renault 18 Turbo (1981-1982):

    O Renault 18 Turbo foi produzido apenas durante 2 anos (1981 e 1982), sendo uma inovação para a época, este pequeno familiar vinha equipado com um motor de 4 cilindros em linha e 1565cc. Era alimentado por um carburador de corpo simples e subalimentado por um turbo Garrett. Desenvolvia 110cv às 5000rpm e atingia uns expressivos 187 km/h... Numa altura em que as versões turbo eram ainda uma novidade, o 18 Turbo não foi um sucesso em vendas, no entanto, as restantes motorizações não turbo tinham bastante sucesso.



    Renault 5 Alpine Turbo (1981-1984):

    Esta pequena "bomba" foi produzida para competir num novo mercado dos GTi's onde a VW foi pioneira com o seu Golf GTi Mk1. Este modelo vinha com um motor de 4 cilindros em linha de 1397cc. Era alimentado por carburador de duplo corpo e subalimentado por um turbo Garret T3! Obtinha a incrível marca de 110cv às 6000rpm, arrasando a concorrência. Isto num automóvel de 870Kg que atingia a velocidade máxima de 187 km/h e os 0-100 km/h em 8.3 segundos!



    Renault 5 Turbo (1979-1982):

    Talvez o carro mais exclusivo e cobiçado, o Renault 5 Turbo foi produzido numa série limitada de 1360 unidades. Tinha motor central de 1397cc e debitava uns impressionantes 160cv às 6000rpm, os interiores foram desenhados por Bertone com cores fortes. Extremamente raro e "bruto" era um carro só para homens de "barba rija" e de carteira recheada! Fazia os 0-100 km/h em 6.4 seg!!

    Teve um enorme sucesso em ralis e participou no mítico Grupo B, com a versão Maxi que ultrapassava os 350cv de potência.



    Renault 5 Turbo 2 (1983-1984):

    Era a 2ª encarnação do mítico Renault 5 Turbo e como tal não deixou de ser o carro raro e bruto. Projectado em 1982, tinha o mesmo motor de 1.4L e 160cv. Alimentado por injecção electrónica Bosch K-Jetronic, era equipado também pelo mesmo turbo Garrett T3. Perdeu apenas alguns elementos em alumínio do seu irmão mais velho, deixando de ser tão exclusivo, no entanto foi produzido também em série limitada de 3183 unidades. A sua presença em ralis continuou e com o sucesso de sempre, o Renault 5 Turbo 2 era agora o "filho prodígio" da Renault, hoje em dia o seu valor é inestimável.



    Renault Fuego Turbo (1983-1985):

    Este coupé que é desconhecido de muita gente, vinha equipado com um motor de 4 cilindros em linha e 1565cc. Era alimentado por carburador de corpo simples e turbo Garrett, chegava à marca de 132cv às 5500rpm. Pesava 1050kg e chegava aos 200 km/h. Percorria 1 km em apenas 30,9 segundos com o máximo conforto. Era mais um automóvel que não era para as bolsas de todos, talvez daí se explique a fraca adesão do público. Nos dias de hoje a versão Turbo do Fuego é bastante rara.



    Renault 11 Turbo (1984-1989):

    O Renault 11 Turbo surgiu em 2 fases tal como o GT Turbo, a fase 1 de 105cv e a fase 2 de 115cv. Este era mais um pequeno familiar que foi produzido na versão coupé de 3 portas e na versão de 5 portas. O motor era de 4 cilindros em linha e de 1397cc. Tinha um carburador de corpo simples e turbo Garrett T2. Pesava apenas 920kg e atingia a velocidade máxima de 193km/h. A Renault fazia assim mais um pequeno familiar com um motor explosivo. Fez parte de inúmeros ralis com bastante sucesso, inclusive com o francês Alain Oreille ao volante.



    Renault 9 Turbo (1985-1989):

    Este modelo surgiu para colmatar uma lacuna entre o 5 GT Turbo e o Renault 11 no mercado da Renault. No entanto as suas vendas foram abaixo das expectativas. Foi desenvolvido também em 2 fases, a fase 1 de 105cv e a fase 2 de 115cv. Tinha um motor de 1397cc e carburador de corpo simples. Era subalimentado por turbo Garrett T2 e atingia a velocidade máxima de 190 km/h. Apesar das poucas vendas da versão Turbo o Renault 9 era bastante equilibrado e tal como toda a família Turbo da Renault tinha discos às 4 rodas, era bastante confortável e tinha um comportamento em curva muito bom.



    Renault 21 Turbo (1987-1993):

    O 21 Turbo era o verdadeiro familiar da Renault. Um automóvel brilhante que facilmente atingia a fasquia dos 200km/h com o máximo conforto. Foi produzido com motor de 4 cilindros em linha de 1995cc. Foi o primeiro a ser alimentado por injecção electrónica e subalimentado por um Garrett T3. Debitava 175cv às 5200rpm. Pesava 1215kg e a sua velocidade máxima era de uns expressivos 230 km/h. A sua produção foi também feita em 2 fases, com o mesmo motor, mudando apenas o seu aspecto, tal como jantes, grelhas, faróis, etc.

    Existia também a versão 21 Quadra que tinha tracção às 4 rodas!

    Última edição por FredBastoVTI; 15-10-2007 às 23:13.


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  2. #2
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    mas q belo post......sim senhor....5******
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    Spitfire MKIV 1972....

  3. #3
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    Ah.... Renault Super 5.... Tive um... 1.1 TL... lol... comprei-o com a minha antiga Maria, tinha 35'000 km. Adorei o carro.

    O GT Turbo é mesmo maquina. Falta ai o Super 5 Maxi Turbo... e falta falar do Jean Ragnotti, grande piloto nessa besta !
    Kitnoce Mobile :

    Ford Mondeo 2.5 V6, 170 cavalos adormecidos...

  4. #4
    JT
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    muito bom post! parabens fred
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  5. #5
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    muito bom post. grandes maquinas

  6. #6
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    É impossivel não associar o GT Turbo ao desporto automóvel em Portugal, quer na velocidade, quer nos rallyes.

    Autódromo do Estoril - 1985


    Autódromo do Estoril - 1985


    Vila Real - 1985


    Rampa do Caramulo - 1985


    Autódromo do Estoril - 1989


    Finais internacionais Renault - Nogaro - 1989


    Rallye da Madeira - 1990


    Troféus Renault Portugal - 1991


    Rallye de Portugal - 1991


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  7. #7
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    lindo... o GTT é klk koisa... makinao mm! pena k mtos tao abandonados ou estragados com o tuning do azeite...

    thnks plo post! 5 estrelas!

    Citação Mensagem Original de PinhU Ver Post
    my care cup is empty
    TeamHeko

  8. #8
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    post do ano!

    ja agora tb meto aki umas fotos do Rally de Portugal:









    FUNCTION > form

    flickr

  9. #9
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    Ainda bem q gostam... podem contribuir com toda as fotos q tiverem para ser um post rico de info...


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  10. #10
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    mt bom o post um primo meu tinha um Alain Oreille mas nao sei o que lhe fez.... ninguem tem mais posts assim como este??

    abraço

  11. #11
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    Achei curioso e tirei foto... estive hoje à tarde no Estoril a assistir aos WSR e foi uma tarde passada em grande... assim que tiver mais disponibilidade posto as fotos todas, mas por enquanto deixo aqui apenas o renault 5 gt turbo de Alain Oreille k lá estava




    Cumps Geo

  12. #12
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    Os meus parabéns por este enorme post!

  13. #13
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    Padrão R 5, sim por favor!

    OK, nice (e grande em tamanho e não só) post, pela história da máquina e de alguns por trás dela

    R 5, sim, por favor fred, thanks!
    ... Rock On!!!! ♪♫♪

  14. #14
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    belo post, que nos lembra o tempo em que a renault fazia alguma coisa de jeito
    CIVIC EG5 -

  15. #15
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    E ainda continua...


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  16. #16
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    Obrigado pela informação.!!! ****5 estrelas!!!

  17. #17
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    parabens fred, mt bom post, mas tu sabes o k é k eu kero ver a rular e falta pouco..hehe

    rs5tm

    edit:

    ja agora para tirar uma duvida a uns malandros k dixem k o gtt é diesel loool
    num exemplo: desmontas um r5 normal kompletamente e demontas um r5 gtt completamente, pesas os dois,vai dar aproximadamente dependendo do po a mais k um tiver o mesmo peso certo?? a xapa dum r5 gtt é igual a do r5 normal sendo assim uma carroçaria gtt (apenas a xapa) nao é reforçada em relaçao aos r5 normais, isto é so plas bocas qu certos e determinados individuos gostam de mandar cm: ekele r5 tem um motor 1.8 turbo dum gtt (cm se foce pussivel) ou entao esta: pegas no teu carro e metes o motor do gtt e o motor vai e tu fikas cpousado no xao com a traseira

    gosto de ouvir o kuanto estupidos sao algumas pessoas k se julgam saber mais doke as pessoas dentro do ramo como outro k dix k havia um gtt com 200cv de origem ou outro a dixer k o eixo traseiro do gtt saiu em trez versoes diferentes (trez tipos de eixo traseiro) tb ha alguns k gostam de ter sempre razao e k sismam em frente a toda a gente k teem razao enkuanto os outros akreditam-se mais nessa pessoa em vez de darem ouvidos a uma pessoa k saiba e k esteje dentro do assunto.

    pesso dsc plo off topic mas tinha de mandar estas bocas para o ar apesar de sacalhar as pessoas nem se darem ao luxo de virem aki ver isto ao menus desabafei

    continua o bom trabalho vou ver se tb tenho para aki umas fotos
    Última edição por blacktuningmaster; 13-01-2008 às 01:41.
    super 5 semp no coraçao e eu sempre nele...

    sucatas nem por isso so para arranjar pessas...

  18. #18
    tom
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    bom post fred...pode ser q a malta se cultive um poko e faça um igual pa mais alguns mitikos

  19. #19
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    O GTturbo do meu irmão



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  20. #20
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    excelente post sem duvida....
    gosto do GTT...sem duvida uma maquina antiga que faz ver algumas novas ...
    MB POWER . . .
    Honda S2000

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