Resultados 1 a 19 de 19

Tópico: Saab 9000 CSE 2.3T 2xxcv - Rpscavaleiro

  1. #1
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão Saab 9000 CSE 2.3T 2xxcv - Rpscavaleiro

    Boas,

    Pois é, o outro projecto acabou por terminar devido a uma boa oportunidade de negócio...

    Comprei o carro com a caixa de velocidades partida que entretanto já foi substituída bem como a bomba da embraiagem!

    Já restaurei muitas mazelas que tinha... mas claro, há sempre mais qualquer coisa para resolver. De exterior o carro está de origem... e só pretendo mudar as jantes para umas da Saab mais desportivas de 16" (estas são de 15").

    É um 9000 CSE 2.3T de 93 com os seguintes valores de origem:
    Maximum power 202.8 PS (200.0 bhp) (149.1 kW) @ 5000 rpm
    Maximum torque 323.0 Nm (238 ft·lb) (32.9 kgm) @ 2000 rpm

    Tenho perdido bastante tempo de volta do meu "bruto", sempre com algumas ajudas... quando comprei este carro tratei de colocar/trocar:

    - filtro desportivo JR
    - tubos de vácuo da samco sport
    - velas
    - k7 de ignição

    fora o resto que é de revisão normal.

    Neste momento, tem a wastegate um pouco acima do original... e a centralina foi substituída por uma reprogramada a partir do T5suite (trionic 5.2) que me deu alguns ganhos significativos, especialmente em altas, já que o turbo que tenho de origem T25 é mais forte em baixas que em altas.

    De qualquer forma, pondero a substituição do mesmo por um turbo TD04 do Saab 9000 aero... acaba por não ser tão generoso em baixas, mas bem mais forte em altas.

    O carro conta também com os seguintes injectores:
    Trionic T5 M/93 injector:
    Brand: Lucas
    Mfd. p/n5162EA
    Flow: 286g C7H16 @ 3 bar / 60s - 392ml/min - 408 cc/min @ 3 bar

    Este fim de semana tentei ir a banco de potência, não para dizer que tem ou deixa de ter, mas sim para satisfazer a curiosidade de como está o carro neste momento. No entanto tenho de ir a um banco 4x4 que o rolo da frente esteja interligado com o de trás, uma vez que o meu "Bruto" tem TCS e não é possível desligar!

    Para muitos o carro tem pinta de charutão, mas eu gosto muito deste modelo da Saab e comprei-o sem necessidade... foi mesmo por gosto!

    Aqui ficam algumas fotos:














    Última edição por Rpscavaleiro; 03-08-2009 às 11:56.

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de tiagofilipe91
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Mensagens
    367

    Padrão

    Posta fotos de como o compraste, e de como já esta, [motor] e algumas do seu exterior e detalhes do carro!!

  3. #3
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    As fotos acima, são de quando o comprei.... por fora está práticamente igual!

    Do motor é que não tirei nenhuma quando o comprei, a ver se tiro algumas fotos de como está agora.

    Cumps
    Última edição por Rpscavaleiro; 03-08-2009 às 12:02.

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de Legolas
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    11.008

    Padrão

    é carro k nao consigo gostar esteticamente, agora mecanicamente é outro assunto... :P

    jantes k ficavam aí bem eram as do 9.3 aero cabrio :P

    Citação Mensagem Original de PinhU Ver Post
    my care cup is empty
    TeamHeko

  5. #5
    Quem ler isto é um asno! Super user Avatar de PinhU
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Tira daí a, Gâmbia
    Mensagens
    2.211

    Padrão

    Parabens pelo teu carro. Adoro Saab's, e só não fiquei com um para recuperar porque o dono prefere que ele se vá desfazendo...

    Abraço

  6. #6
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    Obrigado PinhU

    Eu simplesmente tornei-me um fan da marca... já é o 3º Saab, 9-5, 9000 2.0T (que lhe troquei o motor) e agora este!

    Citação Mensagem Original de Legolas Ver Post
    jantes k ficavam aí bem eram as do 9.3 aero cabrio :P
    Não dão por causa da furação... de qualquer forma, também não seriam uma opção. As jantes que quero meter pertencem à "geração 9000" e gosto bastante de as ver nos 9000.

    As de eleição são iguais a estas (carlsson):


    As que não me importava de ter são as do Aero (super aero):
    Última edição por Rpscavaleiro; 03-08-2009 às 14:22.

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    295

    Padrão

    Só não gosto da grelha da frente e dos espelhos, de resto o carro esta bem conseguido, lobo em pele de cordeiro.

    Agora quanto as mods, acho k um T3 ou um GT25r ou até GT28r
    ficavam ai mt melhor do k o Td04, já k é 2.3cc apostava num maior k esse, k é utilizado pelos 2.0cc

    Mas tudo depende do k queres e como queres o carro. Um td04 chega perfeitamente, da mesma maneira k esse T25 tb faz bem o seu trabalho nesse motor.Mas vai das preferencias, e a minha pra esse carro, caso seja so pro fim de semana era por um turbo maior. e de rolamentos se possivel (€)

  8. #8
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    O meu receio de ir para um turbo maior é a nível de tubos... é que com o TD04 é "praticamente plug and play"... se for para outro já não tenho a certeza se os tubos de refrigeração do turbo servem...

    Se meter um TD04, posso meter como base o mapa do AERO, (225cv de origem)... depois chego com facilidade a um STAGE 2 ) que em termos de ganhos deve rondar os 45cv e + 91nm, isto com um td04 igual ao de um AERO.

    Neste momento o meu tem um STAGE 2, o que deve ter mais 40cv e 79nm além dos 200cv de origem... a diferença com a reprogramação é bastante significativa...

    De qualquer forma, além da reprogramação ainda dei uma volta na wastgate... ficou bastante estável e linear!

    Claro, isto são valores ideais... daí a minha curiosidade em o levar ao banco.

    Cumps

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Baguim do Monte
    Mensagens
    166

    Padrão

    Parabens pela viatura, tb simpatiso com os saabs, um colega meu tem uma carrinha 95 e tb tcs e foi ao banco sem problemas, fica com avaria mas já na estrada passando os 50km normaliza, nao tens problemas e não arranjas banco nenhum como falaste, isso não existe.
    Seat Leon 1.8 20VT

  10. #10
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    Boas,

    Obrigado Manteigas... ainda tens o Corsa C!

    Arranjo sim.... tive na Turbotec e segundo eles, no banco da Almeida e Lamas posso fazer o teste!

  11. #11
    Membro Fumarento Super user Avatar de Makaveli
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    1.257

    Padrão

    Tu e os SAAB's...

  12. #12
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Makaveli Ver Post
    Tu e os SAAB's...
    Rendi-me...

    Admiro a marca e gosto do conforto/segurança aliados a um motor com prestações medianas!

    Bebe é mais que o dono, mas isso são outros dois tostões!

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Baguim do Monte
    Mensagens
    166

    Padrão

    Boas, não, ja não tenho o C, tenho um Leon 1.8T, a gasolina e os turbos combinam perfeitamente...
    Seat Leon 1.8 20VT

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    Grande maquinão!
    Só não gosto nada das "madeiras" no interior! :s
    Built, not bought!

  15. #15
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jun 2009
    Mensagens
    12

    Padrão

    Bem, embora já tenha uns aninhos é um carro que tem por onde pegar a nível de motor...se bem que de origem já é máquina!!

    a nível estético é um pouco banheira, na minha opinião, mas com as jantes que queres colocar penso que dava logo outro aspecto!!

    no interior alterava-lhe pelo menos o volante mas mantendo algo da marca, não sei como serão os das versões mais desportivas!!

    continua que deve dar gozo mexer nessa máquina...

    cumps

  16. #16
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    O volante é para alterar... mas uma vez que vou mudar quero este, uma vez que a minha ideia é colocar o que falta em madeira nos interiores... o volante identico a este sem o acabamento em madeira é fácil e barato de se arranjar, mas.... trocar por trocar, meto este! (só não tem os comandos no volante)



    Apesar de ainda não estar colocado, já tenho o acabamento em nogueira para meter na parte de baixo da manete... e posteriormente quero arranjar o acabamento para por no topo da forra das portas, tal e qual como na foto abaixo:



    Quero tentar ser o mais fiel à origem em termos de interiores e exteriores... no motor, a conversa é outra!

  17. #17
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    qt pesa o carro?
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  18. #18
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    Dimensions

    Length: 4761mm
    Wheelbase: 2672mm
    Width: 1778mm
    Height: 1420mm
    Weight: 1460kgs

  19. #19
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    Já agora fica a curiosidade.... o meu anda na 430 posição... o CTR anda algures 1 segundo a frente se tanto... claro tudo de origem, também não sei se é muito fidedigno ou não o teste! :P

    http://doidosporcarros.blogspot.com/...-de-0-100.html

Tópicos Similares

  1. Saab 9000 CSE 2.0t EP
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 02-07-2009, 11:50
  2. Saab 9000 CS 2.0t 160cv '92 - Rpscavaleiro
    Por Rpscavaleiro no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 5
    Última Resp.: 04-02-2009, 00:27
  3. Saab 9000
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 01-10-2008, 02:00
  4. O meu projecto....Saab 9000 CD
    Por darioglv no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 12
    Última Resp.: 17-11-2007, 02:38
  5. Saab 9-5 2.0T 150cv - DVcorroios / Rpscavaleiro
    Por Rpscavaleiro no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 22-10-2006, 11:57

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •