Resultados 1 a 20 de 20
Like Tree2Gostos
  • 1 Escrito por 106XSiLx
  • 1 Escrito por Cap

Tópico: Árvores de cames PSA

  1. #1
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão Árvores de cames PSA

    Nos ultimos tempos tenho vindo a reaprender alguns dos conhecimentos k tinha sobre cups e gtis... com o passar do tempo um gaijo vai ficando desactualizado.
    Bem, como tenho um cup e enkuanto n o vendo, tento dar alma superior ao bicho... a cabeça é o grande truke do motor nfx tu5j4... então lembro-me bem se a abertura das válvulas nas cames de origem é de 205 graus e 8mm?!
    Antigamente usavam-se cames cat 715 e 734, agr anda kuase tudo de 743/708 e/ou neumam ph3?
    Lembro-me das tuches hidraulicas estoirarem depois das 8000rpm, agora anda tudo com chips e repros a mais de 8 mil e n partem, o k mudou?! Mesmo com cames fortissimas como as bp300 andam de tuches hidraulicas...
    Ainda se usam os famosos pistons T4?
    Vamos supor k kero meter o cup com 180cv e andar com ele mantendo motor abaixo das 3000rpm, é possivel?!
    Pessoal, entendido, esclareçam aí e vamos lá partilhar os desenvolvimentos destes motores!



    P.S.: À tempos tive na costa da caparica e à noite apareceu lá uma familia bastante novinha, rapaz, moça e filhote num cup, eu tava a jantar e ouvi algo k +parecia um subaru a aproximar-se... era só um cup...lol mas, jovem, les este forum? Como consegues manter akele ralenti com esse cruzamento de cames?! Gostei mas n tive oportunidade de perguntar... lol
    ...

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Nos ultimos tempos tenho vindo a reaprender alguns dos conhecimentos k tinha sobre cups e gtis... com o passar do tempo um gaijo vai ficando desactualizado.Bem, como tenho um cup e enkuanto n o vendo, tento dar alma superior ao bicho... a cabeça é o grande truke do motor nfx tu5j4... então lembro-me bem se a abertura das válvulas nas cames de origem é de 205 graus e 8mm?!Antigamente usavam-se cames cat 715 e 734, agr anda kuase tudo de 743/708 e/ou neumam ph3? Lembro-me das tuches hidraulicas estoirarem depois das 8000rpm, agora anda tudo com chips e repros a mais de 8 mil e n partem, o k mudou?! Mesmo com cames fortissimas como as bp300 andam de tuches hidraulicas...Ainda se usam os famosos pistons T4?Vamos supor k kero meter o cup com 180cv e andar com ele mantendo motor abaixo das 3000rpm, é possivel?! Pessoal, entendido, esclareçam aí e vamos lá partilhar os desenvolvimentos destes motores!P.S.: À tempos tive na costa da caparica e à noite apareceu lá uma familia bastante novinha, rapaz, moça e filhote num cup, eu tava a jantar e ouvi algo k +parecia um subaru a aproximar-se... era só um cup...lol mas, jovem, les este forum? Como consegues manter akele ralenti com esse cruzamento de cames?! Gostei mas n tive oportunidade de perguntar... lol
    Penso que pode conseguir isso e até mais. Mas recomendo vivamente que meta uns internos que aguentem (bielas forjadas e pistons forjados) com um turbocompressor. Turbo para altas rotações e compressor para baixas rotações. Para ter potencia em baixas, nada como um compressor.
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

  3. #3
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Turbo e compressor... uma receita k fazia os 2000cc dos anos 80 passarem dos 600cv!
    Mas, 106xsilx, eu n sou adepto de turbinar... explicando: kero o carro com a máxima potencia possivel mas de modo a manter atmosférico e conduzivel no dia a dia, ou seja, com potência entre os 170cv e os 180cv. À 9 ou 10 anos fazia-se isso de certa forma e com certo material... o k eu kero saber é como e com k material se faz isso agora.
    Tu és adepto da investigação, vê se me consegues descobrir como meter um coletor de admissão xsi num motor cup/gti!
    ...

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de tomtom
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    948

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Turbo e compressor... uma receita k fazia os 2000cc dos anos 80 passarem dos 600cv!
    Mas, 106xsilx, eu n sou adepto de turbinar... explicando: kero o carro com a máxima potencia possivel mas de modo a manter atmosférico e conduzivel no dia a dia, ou seja, com potência entre os 170cv e os 180cv. À 9 ou 10 anos fazia-se isso de certa forma e com certo material... o k eu kero saber é como e com k material se faz isso agora.
    Tu és adepto da investigação, vê se me consegues descobrir como meter um coletor de admissão xsi num motor cup/gti!
    Para isso tens o coletor do c2 cup. Mas olha que a receita nao mudou muito nos ultimos anos, tirando um ou 2 iluminados em que dizem que metem 708 e acusa 170cv quase

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Turbo e compressor... uma receita k fazia os 2000cc dos anos 80 passarem dos 600cv! Mas, 106xsilx, eu n sou adepto de turbinar... explicando: kero o carro com a máxima potencia possivel mas de modo a manter atmosférico e conduzivel no dia a dia, ou seja, com potência entre os 170cv e os 180cv. À 9 ou 10 anos fazia-se isso de certa forma e com certo material... o k eu kero saber é como e com k material se faz isso agora. Tu és adepto da investigação, vê se me consegues descobrir como meter um coletor de admissão xsi num motor cup/gti!
    Para ter um carro docil o suficiente, mesmo com turbo, tem que se trabalhar muito bem a eletronica. Senão fica praticamente inguiavel no para arranca. O meu XSi 1300 antes de ter sofrido o crime de mutilação no concessionario da Peugeot era demasiado nervoso e quando chegava às 3.000 rpm parecia que tinha entrado o turbo em funcionamento apesar de ser um aspirado (aí meu Deus, que saudades ...). Suponho que com umas alterações a nivel de arvore de cames, colectores de admissão e de escape, panelas de escape, com uma eletronica bem feita, poderá obter um carro engraçado e não muito selvagem. Pelo menos que eu saiba, há 2 aspirados com 150 cavalos. É questão de falar com os donos e ver o que foi feito.
    Última edição por 106XSiLx; 13-08-2013 às 15:19.
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2013
    Mensagens
    271

    Padrão

    Há pelo menos 2 aspirados em são miguel com 160cv, ou já tiveram... Cams, rebaixar a cabeça, coletores, admissão troféu, etc etc.

  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Turbo e compressor... uma receita k fazia os 2000cc dos anos 80 passarem dos 600cv! Mas, 106xsilx, eu n sou adepto de turbinar... explicando: kero o carro com a máxima potencia possivel mas de modo a manter atmosférico e conduzivel no dia a dia, ou seja, com potência entre os 170cv e os 180cv. À 9 ou 10 anos fazia-se isso de certa forma e com certo material... o k eu kero saber é como e com k material se faz isso agora. Tu és adepto da investigação, vê se me consegues descobrir como meter um coletor de admissão xsi num motor cup/gti!
    Já considerou a hipotese de meter o colector do 206 Peugeot Sport ?
    hugorego91 gosta disto.
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2013
    Mensagens
    271

    Padrão

    Para mexer num carro desses, é preciso uma saca de €. Antes comprar um carro ou um motor com uma potência superior e mais rentável. Já à carros preparados a bons preços x)

  9. #9
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Pelo menos que eu saiba, há 2 aspirados com 150 cavalos. É questão de falar com os donos e ver o que foi feito.
    No outro dia mediu na import jdm 1 cup com mais de 200cv atmosferico (205 mais propriamente)

    https://www.facebook.com/photo.php?v...type=2&theater
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Pelo menos que eu saiba, há 2 aspirados com 150 cavalos. É questão de falar com os donos e ver o que foi feito.
    No outro dia mediu 1 cup na import jdm mais de 200cv atmosferico (205 mais propriamente)

    https://www.facebook.com/photo.php?v...type=2&theater
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  11. #11
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Dá para tirar perto de 250cv mantendo atmosférico. Se meter as bp320, etc. Mas o carro fica impossivel de conduzir no dia a dia pk n se consegue tirar partido do motor abaixo das 5 mil rpm. N era isso k eu keria.
    ...

  12. #12
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    250cv continuando 1.6? Tendo em conta que a nível de competição nunca se passou dos 210/220.. Não me parece algo q se faça assim tão bem.

  13. #13
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    250cv continuando 1.6? Tendo em conta que a nível de competição nunca se passou dos 210/220.. Não me parece algo q se faça assim tão bem.
    Tas-te a eskecer k isso era à mais de 10 anos e k havia restriçoes em kker competiçao.
    247cv as 9600 e 244cv sao testes de potencia conhecidos de 1600 em foruns franceses. Se fores procurar ao pessoal do rallycross ficas espantado com o k sai desses motores.
    ...

  14. #14
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Podes partilhar esses links?

    220cv era o q tinha qq carro de rally da classe S1600 de há 3/4 anos, antes de aparecer a classe S2000. Os S2000 têm ~280.. Cá fora faz-se menos 30cv com menos 400cc? Forte.
    tomtom gosta disto.

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2013
    Mensagens
    271

    Padrão

    Comentários interessantes no video. Alguém pode explicar-me o que é o stroker?
    Qual a diferença da cabeça do c2 para a cabeça do cup?

    cumps

  16. #16
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de hugorego91 Ver Post
    Comentários interessantes no video. Alguém pode explicar-me o que é o stroker?
    Qual a diferença da cabeça do c2 para a cabeça do cup?

    cumps
    Stroker é o nome do conjunto biela+pistao que permite aumentar a cilindrada.
    A cabeça do c2 tem valvulas de maior diametro e condutas mais largas.
    CAP: google.fr
    ...

  17. #17
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    8000 em um TU5 nunca foi um grande problema, fazer 9000 é que já não era para qualquer um mesmo com touches mecanicas.

    Acho que não é necessariamente a cabeça do C2 cup mas sim do motor TU5JP4 que tambem saiu nos 206 GTI 1.6, o colector do C2 é que é uma mais valia.

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2013
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de sky Ver Post
    8000 em um TU5 nunca foi um grande problema, fazer 9000 é que já não era para qualquer um mesmo com touches mecanicas.

    Acho que não é necessariamente a cabeça do C2 cup mas sim do motor TU5JP4 que tambem saiu nos 206 GTI 1.6, o colector do C2 é que é uma mais valia.
    Alguém pode explicar-me o que são touches mecânicas? O C2 cup produz mais potência que o saxo cup?
    E a aplicação de um compressor? não saía mais fiavel e barato?

    Cumps.

  19. #19
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de hugorego91 Ver Post
    Alguém pode explicar-me o que são touches mecânicas? O C2 cup produz mais potência que o saxo cup?
    E a aplicação de um compressor? não saía mais fiavel e barato?

    Cumps.
    O C2 VTS cup tem 125cv. O saxo cup tem 120cv. Mas a nivel de mecânica o C2 tem maior capacidade pk tem melhores elementos mecânicos. O C2 basta uma repro para meter 135cv no motor. O saxo para chegar aos 135cv já precisa de ter cabeça trabalhada.
    Compressor?! lol
    Quanto ás tuas duvidas, alguem certa vez escreveu aki no forum: "Não sei para que é preciso ir à universidade tirar uma licenciatura quando existe algo chamado google."
    ...

  20. #20
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2013
    Mensagens
    271

    Padrão

    Referi o compressor de modo a manter a linearidade do motor atmosférico...
    Concluindo, meter um motor cup com 180 cv e que mesmo assim se pode andar em regimes de rotações baixos, ainda não tem solução? x)

Tópicos Similares

  1. [procuro] Arvores de Cames TDI 110cv AFN
    Por dramatik clio no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 18-06-2013, 19:01
  2. Arvores de cames
    Por blacklion no fórum Geral Tuning
    Respostas: 3
    Última Resp.: 21-05-2013, 16:03
  3. [procuro] Árvore de Cames e Colectores de Escape Opel 1.3GT
    Por eFlex no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-07-2012, 14:07
  4. [Vendo] - Árvores de Cames Originais 106/Saxo Cup
    Por PedroGTi no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 1
    Última Resp.: 29-11-2008, 15:35
  5. [Preciso] Arvores de cames Golf III GTD
    Por fsilveira no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 2
    Última Resp.: 26-05-2008, 18:01

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •