A rev é menor, mas a velocidade linear do piston pode ser igual. Um motor diesel costuma ter bielas mais compridas. O curso fica maior.
Como todos sabemos, o motor de Diesel é mais lento a ganhar e a perder rotaçoes, de que um motor a gasolina.
Eu nao percebo quase nada disso, alguem me pode esclarecer?
1: Porque é mais lento?
2: Como melhorar o desempenho neste sentido?
Quero largar o acelerador e ver o ponteiro de tacômetro a descer mais depressa.
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Pistons mais leves (por exemplo) resultam? Ou ha outra soluçao qualquer?
Obrigado, pessoal.
(Seus cromos )
A rev é menor, mas a velocidade linear do piston pode ser igual. Um motor diesel costuma ter bielas mais compridas. O curso fica maior.
BMW E60 530D vitaminado
Para o que tu queres: volante de motor mais leve.
Porquê?
(10ch)
Boas, pelo que sei que as rotações de um Diesel são mais curtas, e vão todos até 6000 mil rot. e ta bom, porêm têm mais força perdendo em ponta, por isso não vês carros muito alterados a passar dos 260, 270Km/h. E de o carro ser mais lento ou não, axu k não tem nada a ver, apenas como têm menos rotações têm de as aproveitar bem. Eu lembro-me que com o meu ibiza, 1.9 td, me picava com G40, e eu ia à frente até 3ª, e mudavamos de mudança quase ao mesmo tempo, e o meu curtava às 5mil e o G40 aos 7 e piks.
Para o pores mais rápido torna-o mais solto, o que implica muito fumo. Mete uma linha, um filtrozinho de caixa de uma embraiagem como deve ser, e notas logo grande diferença. Ah e mantêm o tamanho das jantes, tinha r15, e mudei pa R14( fica diferente esteticamente claro) e notei big diferença, metia-se nos 160 que era um instante.
Kumps
Vive por algo...
Os motores diesel, principalmente os mais antigos, tremem muito, com o tempo a combustão foi ficando mais limpa e arranjaram-se maneiras de equilibrar o conjunto de modo a evitar as vibrações. Em alguns carros o equilibrio tem muito "peso" no prato, e às vezes quando se tira só no prato dá borrada.
O ideal é tirar peso de uma ponta à outra (cambota, etc), no entanto em alguns carros a gasolina pode-se tirar peso apenas ao volante motor sem muito "perigo".
Não sei se me consegui fazer explicar.
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Antes de começar a abrir o motor e a tirar peso, pk n começas por mudar o oleo para um muito menos viscoso? Um 0-30 ou 0-40 já deve ser suficiente para notares kker coisa na rapidez com k o conta rotações sobe e desce...
...
ai as bielas é que ditam o curso? essa é nova... :P
a cambota é que dita o curso.
quanto ao tirar peso do volante-motor... é exactamente igual aos a gasolina nos volantes como os a gasolina (mono-massa), grande parte motores de injecção indirecta é assim...
quanto ao oleo fino... experimenta fazer isso num motor antigo a ver o que lhe aconteçe... mesmo que tenha sido reconstruido há pouco tempo e esteja tipo novo com um 5 é altamente provável que o gaste, quanto mais com um 0... e mais... o nosso clima é moderado a pender para o quente... finlândia é que o 0 faz sentido... aqui menos que 5 acho que já cai um bocado fora do que a norma especifica para o clima... mas enfim... o Honda da minha mãe tb trazia uma lata de 15 na mala quando foi comprado e na revisão eles metem um 0... n sei pra q... deve ser pra fazer jus ao que é costume na marca...
XAD + XADT
A maneira mais facil é trocares de caixa por uma mais curta! Por uma de um carro a gasolina por exemplo.
Se estas a falar de motores TURBO diesel o peso do volante de motor mais o facto de que ha sempre mais ar a ser injectado pelo turbo faz cm que o cair de rotaçao seja sempre mais lento... o subir so depende da sua potencia.
Ja nos diesel atmosfericos n se nota tanto a difrença no cair de rotaçao
Alem disso todo o motor tem peças cm mais peso logo a inercia é maior e para abrandar custa mais.
Cumps
A principal razão de um motor a Diesel ser mt lento e dar pouca rotação é mt simples:
A combustão do diesel é mt lenta, ou seja demora mais tempo a queimar completamente, a frente de chama demora mais tempo... pq é um combustível menos refinado e mais denso com um ponto de combustão mais alto...
O facto de ter compressões mt altas tb implica componentes de motor mais pesados, tipo bielas e cambotas mais fortes, o que ñ ajuda anda nas rotações...
Boas.Mensagem Original de geek77
1. Não é muito + lento. As caixas de velocidades têm escalonamentos muito + longos.... O processo de combustão por auto-inflamação por compressão, a pressão constante, também é + "longo" que o OTTO (inflamação por ignição - faísca). Mas um bom turbo-diesel é tão rápido a subir de rotação como um turbo-gasolina (se o escalonamento da caixa fosse igual. Ex. WTCC )
A perder rotação deve-se ao volante de maiores dimensões (devido ao peso do conjuto) mas sobretudo a taxa de compressão muito superior aos OTTO
2. Como melhorar? Caixa + Curta, Repro, Turbo, etc. A Perder Rotação? Um Pára-Quedas
Queres acelerar e ele baixar de velocidade + rápido? Mete "Rapidissima"
PS : O que dita o curso é o sistema "Biela-Manivela" projectado pelos Eng´s. Ou seja, ambos têm razão e nenhum tem razão. Depende do tipo de motor que se quer construir (Diametro X Curso) Ex. Motor Quadrado, Super-Quadrado, etc. (Ex: F1, MotoGP, navios, maquinas industriais, etc)