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Tópico: Rotaçoes e desinvolvimento: porque e como?

  1. #1
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    Padrão Rotaçoes e desinvolvimento: porque e como?

    Como todos sabemos, o motor de Diesel é mais lento a ganhar e a perder rotaçoes, de que um motor a gasolina.

    Eu nao percebo quase nada disso, alguem me pode esclarecer?

    1: Porque é mais lento?

    2: Como melhorar o desempenho neste sentido?

    Quero largar o acelerador e ver o ponteiro de tacômetro a descer mais depressa.

    ------

    Pistons mais leves (por exemplo) resultam? Ou ha outra soluçao qualquer?

    Obrigado, pessoal.

    (Seus cromos
    )

  2. #2
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    A rev é menor, mas a velocidade linear do piston pode ser igual. Um motor diesel costuma ter bielas mais compridas. O curso fica maior.
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  3. #3
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    Para o que tu queres: volante de motor mais leve.

  4. #4
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    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Para o que tu queres: volante de motor mais leve.
    Num motor diesel pode ser um bocado perigoso, mas é sempre uma alteração interessante.
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  5. #5
    Cap
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    pigz0r Super user
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    Porquê?


    (10ch)

  6. #6
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    Boas, pelo que sei que as rotações de um Diesel são mais curtas, e vão todos até 6000 mil rot. e ta bom, porêm têm mais força perdendo em ponta, por isso não vês carros muito alterados a passar dos 260, 270Km/h. E de o carro ser mais lento ou não, axu k não tem nada a ver, apenas como têm menos rotações têm de as aproveitar bem. Eu lembro-me que com o meu ibiza, 1.9 td, me picava com G40, e eu ia à frente até 3ª, e mudavamos de mudança quase ao mesmo tempo, e o meu curtava às 5mil e o G40 aos 7 e piks.

    Para o pores mais rápido torna-o mais solto, o que implica muito fumo. Mete uma linha, um filtrozinho de caixa de uma embraiagem como deve ser, e notas logo grande diferença. Ah e mantêm o tamanho das jantes, tinha r15, e mudei pa R14( fica diferente esteticamente claro) e notei big diferença, metia-se nos 160 que era um instante.

    Kumps
    Vive por algo...

  7. #7
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
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    Os motores diesel, principalmente os mais antigos, tremem muito, com o tempo a combustão foi ficando mais limpa e arranjaram-se maneiras de equilibrar o conjunto de modo a evitar as vibrações. Em alguns carros o equilibrio tem muito "peso" no prato, e às vezes quando se tira só no prato dá borrada.
    O ideal é tirar peso de uma ponta à outra (cambota, etc), no entanto em alguns carros a gasolina pode-se tirar peso apenas ao volante motor sem muito "perigo".
    Não sei se me consegui fazer explicar.
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  8. #8
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    Antes de começar a abrir o motor e a tirar peso, pk n começas por mudar o oleo para um muito menos viscoso? Um 0-30 ou 0-40 já deve ser suficiente para notares kker coisa na rapidez com k o conta rotações sobe e desce...
    ...

  9. #9
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    Citação Mensagem Original de SilvaD Ver Post
    A rev é menor, mas a velocidade linear do piston pode ser igual. Um motor diesel costuma ter bielas mais compridas. O curso fica maior.
    ai as bielas é que ditam o curso? essa é nova... :P
    a cambota é que dita o curso.

    quanto ao tirar peso do volante-motor... é exactamente igual aos a gasolina nos volantes como os a gasolina (mono-massa), grande parte motores de injecção indirecta é assim...

    quanto ao oleo fino... experimenta fazer isso num motor antigo a ver o que lhe aconteçe... mesmo que tenha sido reconstruido há pouco tempo e esteja tipo novo com um 5 é altamente provável que o gaste, quanto mais com um 0... e mais... o nosso clima é moderado a pender para o quente... finlândia é que o 0 faz sentido... aqui menos que 5 acho que já cai um bocado fora do que a norma especifica para o clima... mas enfim... o Honda da minha mãe tb trazia uma lata de 15 na mala quando foi comprado e na revisão eles metem um 0... n sei pra q... deve ser pra fazer jus ao que é costume na marca...

    XAD + XADT

  10. #10
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    A maneira mais facil é trocares de caixa por uma mais curta! Por uma de um carro a gasolina por exemplo.

  11. #11
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    Se estas a falar de motores TURBO diesel o peso do volante de motor mais o facto de que ha sempre mais ar a ser injectado pelo turbo faz cm que o cair de rotaçao seja sempre mais lento... o subir so depende da sua potencia.
    Ja nos diesel atmosfericos n se nota tanto a difrença no cair de rotaçao

    Alem disso todo o motor tem peças cm mais peso logo a inercia é maior e para abrandar custa mais.

    Cumps
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  12. #12
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    A principal razão de um motor a Diesel ser mt lento e dar pouca rotação é mt simples:

    A combustão do diesel é mt lenta, ou seja demora mais tempo a queimar completamente, a frente de chama demora mais tempo... pq é um combustível menos refinado e mais denso com um ponto de combustão mais alto...

    O facto de ter compressões mt altas tb implica componentes de motor mais pesados, tipo bielas e cambotas mais fortes, o que ñ ajuda anda nas rotações...

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post
    ai as bielas é que ditam o curso? essa é nova... :P
    a cambota é que dita o curso.
    Ditam tanto a biela como a cambota.
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  14. #14
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    Citação Mensagem Original de geek77
    Como todos sabemos, o motor de Diesel é mais lento a ganhar e a perder rotaçoes, de que um motor a gasolina.

    Eu nao percebo quase nada disso, alguem me pode esclarecer?

    1: Porque é mais lento?

    2: Como melhorar o desempenho neste sentido?

    Quero largar o acelerador e ver o ponteiro de tacômetro a descer mais depressa.

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    Pistons mais leves (por exemplo) resultam? Ou ha outra soluçao qualquer?

    Obrigado, pessoal
    Boas.

    1. Não é muito + lento. As caixas de velocidades têm escalonamentos muito + longos.... O processo de combustão por auto-inflamação por compressão, a pressão constante, também é + "longo" que o OTTO (inflamação por ignição - faísca). Mas um bom turbo-diesel é tão rápido a subir de rotação como um turbo-gasolina (se o escalonamento da caixa fosse igual. Ex. WTCC )

    A perder rotação deve-se ao volante de maiores dimensões (devido ao peso do conjuto) mas sobretudo a taxa de compressão muito superior aos OTTO

    2. Como melhorar? Caixa + Curta, Repro, Turbo, etc. A Perder Rotação? Um Pára-Quedas

    Queres acelerar e ele baixar de velocidade + rápido? Mete "Rapidissima"

    PS : O que dita o curso é o sistema "Biela-Manivela" projectado pelos Eng´s. Ou seja, ambos têm razão e nenhum tem razão. Depende do tipo de motor que se quer construir (Diametro X Curso) Ex. Motor Quadrado, Super-Quadrado, etc. (Ex: F1, MotoGP, navios, maquinas industriais, etc)
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

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