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Tópico: Rotação do motor desce com travão

  1. #1
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    Padrão Rotação do motor desce com travão

    Boas tardes


    O meu charuto está com um sintoma estranho: quando está quente a rotação desce para os 750 rpm(normal), mas se pisar o travão a rotação desce e ele quase que se desliga!
    Quando está frio isto não se nota, mas a quente sim, inclusive se tiver mais coisas ligadas(ac, rádio, etc).
    Alguém sabe o que possa ser isto?

    Cumps

  2. #2
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    Boas tardes


    O meu charuto está com um sintoma estranho: quando está quente a rotação desce para os 750 rpm(normal), mas se pisar o travão a rotação desce e ele quase que se desliga!
    Quando está frio isto não se nota, mas a quente sim, inclusive se tiver mais coisas ligadas(ac, rádio, etc).
    Alguém sabe o que possa ser isto?

    Cumps
    Assim, sem saber de que carro se trata, diria que tem aí um problema elétrico num carro com EFI.
    Esse sintoma aparece frequentemente, após ter sido efectuada alguma alteração a nível elétrico. É muito vulgar, acontecer esse problema quando alguém menos experiente, mete um alarme ou um radio.

    Pode haver um curto circuito.
    Pode haver um retorno.
    Pode haver um fio trocado.

    Para já, recomendaria rever a instalação elétrica.
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  3. #3
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    Assim, sem saber de que carro se trata, diria que tem aí um problema elétrico num carro com EFI.
    Esse sintoma aparece frequentemente, após ter sido efectuada alguma alteração a nível elétrico. É muito vulgar, acontecer esse problema quando alguém menos experiente, mete um alarme ou um radio.

    Pode haver um curto circuito.
    Pode haver um retorno.
    Pode haver um fio trocado.

    Para já, recomendaria rever a instalação elétrica.
    Ele trazia um alarme, mas como não me deram comando nem nada parecido para ativar/desativar acabei por tirá-lo.Estava ligado aos vidros, provavelmente era daqueles que os faz subir.O rádio é uma possibilidade, foi uma coisa que troquei quando pude porque o original não trazia RCAs.Pode um rádio diferente do original exigir mais corrente?

  4. #4
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    Precisas de uma bateria nova.

  5. #5
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    Precisas de uma bateria nova.

    Outra? A minha tem 3 meses! Não será do alternador?

  6. #6
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    Pode não estar nas melhores condições mas se fosse o alternador o carro acabava por não pegar.
    A bateria nova é de que amperagem?
    Desmonta os bornes, lixa-os e volta a montar tudo bem apertado. Isola-os com vaselina para não oxidarem.
    Verifica a cablagem da bateria ao alternador e ao chassi a ver se não tem terminais oxidados.

  7. #7
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    Viva


    Com o motor ao ralentim experimente carregar 2 ou 3 vezes no pedal do travão, se a rotação variar (muito) ou tiver tendencia para o motor ir abaixo é provavél que tenha uma fuga no tubo que vai do colector de admissão ao servo-freio.
    Pode aproveitar e verificar o estado do sistema, 5 min depois de ter desligado o motor carregue no pedal de travão, se o deslocamento do pedal for normal, o circuito de vácuo de assistencia à travagem está em condições, se por outro lado ao carregar no pedal lhe parecer que está a empurrar uma parede, convém mandar verificar o mesmo.
    boa sorte

    carlos barata

  8. #8
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    Ele trazia um alarme, mas como não me deram comando nem nada parecido para ativar/desativar acabei por tirá-lo.Estava ligado aos vidros, provavelmente era daqueles que os faz subir.O rádio é uma possibilidade, foi uma coisa que troquei quando pude porque o original não trazia RCAs.Pode um rádio diferente do original exigir mais corrente?
    Desconfio que o radio não esteja bem montado. Não é nada normal ligar o radio e a rotação do motor diminuir. O ligar o ar condicionado, já deve ser um efeito colateral provocado pela instalação deficiente do radio. Acho que foi ligado o radio aos fios errados da cablagem que corre por baixo do tablié. O erro na ligação é tão grave que o pisar o pedal do travão quase consome a energia elétrica toda. Esperemos que entretanto, não tenha nenhum incêndio elétrico no carro. O radio, deve ter uma ficha DIN para ligação à cablagem do carro. Deve respeitar as normas de ligação e usar os fios correctos da cablagem do carro.
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  9. #9
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    Outra? A minha tem 3 meses! Não será do alternador?
    que complicação !
    desmonta isso e volta a ligar ! qual é o carro? se eu tiver o sistema electrico eu mando-te isso ! o que precisas? alarm, fecho central, radio aftermarket ?!
    o 106 xs tem razão, no sistema EFI existe um interruptor do pedal do travão
    que liga á unidade de comando !

  10. #10
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    Com o motor ao ralentim experimente carregar 2 ou 3 vezes no pedal do travão, se a rotação variar (muito) ou tiver tendencia para o motor ir abaixo é provavél que tenha uma fuga no tubo que vai do colector de admissão ao servo-freio.
    Pode aproveitar e verificar o estado do sistema, 5 min depois de ter desligado o motor carregue no pedal de travão, se o deslocamento do pedal for normal, o circuito de vácuo de assistencia à travagem está em condições, se por outro lado ao carregar no pedal lhe parecer que está a empurrar uma parede, convém mandar verificar o mesmo.
    boa sorte

    carlos barata
    A rotação desce mais ou menos 200rpm, o problema é que a quente e ao ralentim está a 750rpm o que é normal no carro, quando se trava vai até ás 500rpm...
    Isto é irritante, além disso quando saio dum stop tenho de jogar bem com a embraiagem senão desliga-se logo.

  11. #11
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    Desconfio que o radio não esteja bem montado. Não é nada normal ligar o radio e a rotação do motor diminuir. O ligar o ar condicionado, já deve ser um efeito colateral provocado pela instalação deficiente do radio. Acho que foi ligado o radio aos fios errados da cablagem que corre por baixo do tablié. O erro na ligação é tão grave que o pisar o pedal do travão quase consome a energia elétrica toda. Esperemos que entretanto, não tenha nenhum incêndio elétrico no carro. O radio, deve ter uma ficha DIN para ligação à cablagem do carro. Deve respeitar as normas de ligação e usar os fios correctos da cablagem do carro.
    O que acabou de dizer não tem pés nem cabeça.

  12. #12
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    O que acabou de dizer não tem pés nem cabeça.
    O problema não deve ser do rádio.Usei as mesmas fichas que o anterior tinha ligado, não notei nada de estranho com o funcionamento, duvido muito que seja dele.
    Mencionei o alternador porque falei disto a uns colegas e disseram-me que podia ser o alternador não estar a carregar bem quando o motor está a funcionar, que quando se usa o travão a rotação desce por o alternador estar a ser "forçado" a carregar mais rápido.

  13. #13
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    Talvez você tenha toda a razão. Eu deveria ter recomendado começar por meter o carro à maquina. Mas Às vezes a asneira e perda de tempo começa por saltar as etapas mais básicas.
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  14. #14
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    Para efectuar a verificação do alternador, use um osciloscópio para ver se o alternador está a funcionar correctamente. No entanto, como não referiu que o carro de manhã custa a pegar e não fica acesa a luz da bateria quando o motor está a trabalhar, ou que as luzes não estão a variar com a rotação do motor ... eu descartei essa hipótese.

    Veja se existe algum erro memorizado na centralina. Pode dar-se que algum sensor e/ou actuador do motor esteja pifado, visto que o problema só se nota quando o carro já não tem a sonda lambda em close loop (o motor já está quente).
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  15. #15
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    Vou continuar a insistir para procurar fugas no sistema de vácuo do servo-freio, e explico porquê:
    ao carregar no pedal do travão o servo-freio ajuda-nos a fazer força no circuito hidráulico dos travões, essa força vem da diferença de pressões entre a atmosfera e a depressão provocada no colector de admissão (estamos a falar de motores aspirados, turbos é outra história) se houver uma fuga no servo-freio fica aberto um circuito entre a atmosfera e o colector de admissão e esse ar não passa pelo carburador ou medidor mássico pelo que fica de fora dos cálculos da quantidade de combustivel a debitar provocando um empobrecimento súbito da mistura, daí o abaixamento de rotação quando o motor está quente, a relação estequiométrica está certa ao contrário de quando o motor está frio quando ainda está a trabalhar com uma mistura rica pelo que a quantidade de ar a entrar não é suficiente para empobrecer a mistura.
    É só a minha opinião, quem tem outras hipóteses???
    fiquem bem

    carlos barata

  16. #16
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    Vou continuar a insistir para procurar fugas no sistema de vácuo do servo-freio, e explico porquê:
    ao carregar no pedal do travão o servo-freio ajuda-nos a fazer força no circuito hidráulico dos travões, essa força vem da diferença de pressões entre a atmosfera e a depressão provocada no colector de admissão (estamos a falar de motores aspirados, turbos é outra história) se houver uma fuga no servo-freio fica aberto um circuito entre a atmosfera e o colector de admissão e esse ar não passa pelo carburador ou medidor mássico pelo que fica de fora dos cálculos da quantidade de combustivel a debitar provocando um empobrecimento súbito da mistura, daí o abaixamento de rotação quando o motor está quente, a relação estequiométrica está certa ao contrário de quando o motor está frio quando ainda está a trabalhar com uma mistura rica pelo que a quantidade de ar a entrar não é suficiente para empobrecer a mistura.
    É só a minha opinião, quem tem outras hipóteses???
    fiquem bem

    carlos barata
    A minha experiência indica que nada tem em principio a haver com o servo-freio. Por mais estranho que pareça, é a gestão eletrónica do motor.

    Para quem seguiu a minha odisseia com o meu bólide, deve estar lembrado que eu troquei tudo o que tinha a haver com o servo-freio. Inclusivamente, o colector de admissão foi trocado. Foram trocados todos os tubos que ligam ao colector de admissão. Resultado foi, a descoberta que não era dali o problema de falta de travões. O servo-freio foi trocado, evidentemente, e claro está a bomba principal.

    Resumindo e concluindo, dinheiro deitado à rua ! O problema é elétrico. Já mudei iclusivamente a cablagem do motor, faltando agora a cablagem que fica por baixo do tablié. O alarme vai saltar fora e vai entrar um mais recente tecnologicamente. Aqui que ninguem nos ouve, o proprio tablié vai sair para se poder trabalhar mais à vontade.

    Sintomas ? Falta de travões, o carro a aquecer, perda de potencia, aumentos de consumos, falhas de ignição. só visto, porque contado ninguém acredita (pelo menos eu não acreditava a ter me acontecer).
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  17. #17
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    Boas tardes


    O meu charuto está com um sintoma estranho: quando está quente a rotação desce para os 750 rpm(normal), mas se pisar o travão a rotação desce e ele quase que se desliga!
    Quando está frio isto não se nota, mas a quente sim, inclusive se tiver mais coisas ligadas(ac, rádio, etc).
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    Cumps
    O servofreio do travão tem a bomba de vácuo ligada à asdmissão, é normal ao carregares no travão acontecer isso, n t preocupes, é normal.
    ...

  18. #18
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    O servofreio do travão tem a bomba de vácuo ligada à asdmissão, é normal ao carregares no travão acontecer isso, n t preocupes, é normal.

    Desculpa mas não acho que seja normal fazer isto.Já tive outros charutos a gasolina e este é o único que fez isto até agora, além disso acho perigoso(e incómodo) a rotação descer de tal modo a desligar-se.
    A maior parte dos carros que conheço tem o ralentim por volta das 900rpm e se pisarmos o travão a fundo o ralentim não desce.
    Este tem a 750rpm(coisa que me parece pouco mas até nos manuais diz que é o ideal) se o travo a quente ele "quase" que se desliga como se a travagem estivesse a consumir imensa energia...já aconteceu travar e ver as luzes do óleo, bateria,travão de mão acesas como se a chave tivesse no ponto de ignição.

  19. #19
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    O servofreio do travão tem a bomba de vácuo ligada à asdmissão, é normal ao carregares no travão acontecer isso, n t preocupes, é normal.
    Sem querer ofender ninguém, mas a sua afirmação está incorrecta. É tudo menos normal acontecer isso. Quanto a mim, é preocupante um problema grave destes acontecer. Quanto a mim, se fosse eu o proprietario do carro, não descansaria enquanto não descobri-se a causa do problema. Como se diz na gíria, é normal o tanas.
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  20. #20
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    Desculpa mas não acho que seja normal fazer isto.Já tive outros charutos a gasolina e este é o único que fez isto até agora, além disso acho perigoso(e incómodo) a rotação descer de tal modo a desligar-se.
    A maior parte dos carros que conheço tem o ralentim por volta das 900rpm e se pisarmos o travão a fundo o ralentim não desce.
    Este tem a 750rpm(coisa que me parece pouco mas até nos manuais diz que é o ideal) se o travo a quente ele "quase" que se desliga como se a travagem estivesse a consumir imensa energia...já aconteceu travar e ver as luzes do óleo, bateria,travão de mão acesas como se a chave tivesse no ponto de ignição.
    Vou dar um tiro no escuro. Verifique o sensor da temperatura do ar ,é uma resistência do tipo NTC. No entanto, verifique mais duas coisas. O bom funcionamento do alternador e a bateria. Uma das coisas que baralha as centralinas é não haver os 12 volts (menos disto é muito complicado a centralina conseguir trabalhar correctamente). Neste caso recomendaria o uso, dum scanner de erros, um osciloscópio, um multímetro. A consulta do diagrama elétrico da cablagem do motor, pinos da ficha da centralina, é absolutamente essencial.
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