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Tópico: REPRO em Opel Frontera - valerá a pena?

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de bralmeidapt
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    Padrão REPRO em Opel Frontera - valerá a pena?

    Boas - tal como o tópico indica, ando a ver se vale a pena ou não fazer uma repro num Opel Frontera 2.2 Dti de 1999. O motor tem 186000 Km's e vai mudar agora injectores e mais algumas coisas.
    O meu objectivo era ganhar uns cavalitos... não sei se isso influencia muito os consumos (já me disseram que sinceramente depende muito da maneira de o conduzir e como ganha potência até podia ganhar em consumos visto não ter de se pisar tanto o acelerador para alcançar a velocidade desejada).

    A minha questão é: neste tipo de carros o motor (mais o turbo e outros componentes) aguentam com estas repros ou mais vale a pena estar quieto? É preciso depois mudar mais algumas peças??

    Em termos de empresas para fazer a repro qual aconselham? Eu sou de Sintra e a mais perto de mim é a TurboTec (mas não sei se é boa ou má...).

  2. #2
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    Bem alguém com um motor Dti e quer fazer repro. Fixe!!

    Tentar colocar as coisas a limpo:

    O carro está preparado para aguentar a cavalagem e trás de origem. Qualquer alteração trás consequências, é preciso é cabecinha a escolher essas alterações. Estas dependem do tipo de repro que fizeres e do andamento que impingires no pedal. Faz uma coisa soft e segue à risca o que depois os tecnicos que vão aconselhar, tipo: acabar os grandes arranques com o carro a frio, por exemplo.

    Com o motor que tens acredito que uma repro a ficar com uns 140cv's (muita gente lhe chama o stage 1) e mais binário que iria ficar um mimo. Não compremete muito o motor e não te deve dar chatices. Deve melhorar as acelerações (tendo em conta o tamanho do teu carro, é claro) e ainda mais força. Até deves conseguir melhorar os consumos se não anderes a brincar com o carro.

    Só não tentes abusar nem tentar buscar muitos cavalos para depois não teres outros problemas (discos de embraiagem, turbo, etc)

    Eu acho que a repro é uma boa escolha. Mas só se for feita por um profissional competente (não conheço ninguem para esses lados), porque andam ai uns semi-tecnicos que são bons para destruirem motores e arranjarem contas para pagar.

    Pessoalmente tenho uma Vectra B 2.0 Dti e quero fazer uma repro e deixá-la com uns 120/125 cv's.

    Por isso força ai na repro.

  3. #3
    Botas&Botas Average 2 Avatar de Botas&Botas
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    Viva bralmeidapt

    O seu Frontera, penso que tem equipado uma bomba injectora designada por VP 44, existe reprogramação para esse tipo de equipamento, dependendo um pouco da UEC que faz a gestão, se já tiver sistema de injecção tipo EDC's seria muito fácil e económico, de qualquer das formas, os km que possui ainda é bastante aceitavel para uma reprogramação sem grandes riscos.

    Tem toda a razão quando diz que os consumos dependem em muito do tipo de condução, mas com o motor um pouco mais «espevitado» irá ter uma adição de binário assim como potência o que lhe será vantajoso mesmo nos consumos.

    Todas as empresas de reprogramações são boas, desde que prestem um bom serviço, se indicar qual a UEC que equipa o seu Opel Frontera, poderei dar mais algumas indicações.

    Adriano Botas

  4. #4
    VECTRADTI Motorsport Senior Avatar de VECTRADTI
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    Não devem tirar mais do que 130 a 135cv nesse motor. Pq o Y22DTH que é o teu motor é um 2.2 DTi, no entanto traz 115cv devido a ser equipado com um Garrett GT1549S de geometria fixa, o turbo que equipa os 2.0DTi. O binário subirá para uns 300Nm. Agora é que deve decidir se vale a pena ou não.
    Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
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  5. #5
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    Citação Mensagem Original de VECTRADTI Ver Post
    Não devem tirar mais do que 130 a 135cv nesse motor. Pq o Y22DTH que é o teu motor é um 2.2 DTi, no entanto traz 115cv devido a ser equipado com um Garrett GT1549S de geometria fixa, o turbo que equipa os 2.0DTi. O binário subirá para uns 300Nm. Agora é que deve decidir se vale a pena ou não.
    tambem lá pode ter um x22dth... esse sim um belo monte de mmmmm....

    voltando ao tópico, eu tenho um frontera B de finais de 98, com o motor x22dth.... independentemente do tipo de motor que tenhas o importante é que, caso a electronica seja bem feita, vais ganhar um novo jipe.... pois o mesmo vais ficar com uma pujança completamente diferente.

    Como o VECTRADTI disse e bem, a potencia a atingir será sempre no limiar dos 130-140cv's.... e aqui sim um grande ganho.... 300Nm, pois esse motor é muito fraco ao nivel de binário (de orige 230-250Nm)

    agora deves pedir sempre duas coisas à pessoa que fizer a electronica.... binário em baixas e sempre, mas sempre EGR OFF.... pois estes blocos tem uma taxa de regeneração bem elevada... e por conseguinte problemas e mais problemas.....
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
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  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de bralmeidapt
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    Pois... eu não tenho aqui o manual do jipe, mas segundo o autodata acho que o motor é mesmo um X22DTH... isso é mau?? É que pelo que entendo, parecia-me que a única diferença entre os X22 e os Y22 eram mesmo as emissões (Euro4 para o Y22DTH). É que conheço um gajo que tem um frontera igual ao meu (mesmo ano) e aquilo já tem 400 e poucos mil km's!! E (segundo ele), nunca deu problemas. Ele disse-me inclusivé que aquilo tem um bloco ISUZU e que é muito fiável.
    A bomba injectora é realmente uma VP 44. Ele agora vai levar injectores novos e também levou um colector de admissão novo.
    Queria realmente que ele ficasse com um binário mais apelativo e um pouco mais de potência - sei que o jipe não é para "fazer corridas", mas 115cv's para um carro com 2500 kg é pouquito....
    Última edição por bralmeidapt; 13-04-2009 às 18:38.

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