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Tópico: Repro 1.3cdti - Excesso de pressão

  1. #1
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    Question Repro 1.3cdti - Excesso de pressão

    Boas, este é o meu primeiro post aqui. Espero que me possam ajudar.
    Tenho um Astra 1.3cdti com 90cv. Aqui há cerca de 2 anos e tal resolvi fazer uma repro. Escolhi uma casa que até é supostamente boa e que não fica muito longe de onde vivo (uns 100km ) e fiz a dita repro.
    Isto foi feito no ínicio do verão e tudo correu bem durante o verão todo. O carro andava muito, gastava pouco, impecável.
    Acontece que quando chegou o inverno e a temperatura baixou o carro começou a fazer safe modes quando eu chegava a auto-estrada e punha o cruise control pa 150km/h. Mais rapido ou mais lento que isso era na boa, mas à volta de 150 fazia safes. O erro que dava era excesso de pressão no colector de admissão.
    Fui ao sítio onde fiz a repro várias vezes depois disso, expliquei o que acontecia e o que fizeram foi diminuir gradualmente a repro até que puzeram uma tão fraca que nem se notava e que continuava a dar o erro... Aí, 1º disseram-me que talvez fosse a egr, e depois de me perguntarem 500x se tinha mexido no escape (não mexi..) disseram-me que o problema talvez fosse uma valvula kkr xpto que regula a pressão do turbo, que por acaso até acabei por trocar. Mas depois de a trocar nunca mais lá fui (há praí 1 ano).
    O que é certo é que o carro não se queixava sem a repro. Só com ela e no Inverno. Estou com vontade de lá ir outra vez, mas acho que me vão inventar mais problemas mecânicos, quando o carro claramente não os tem!
    Alguma ideia?

    Cumps.

  2. #2
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    Nao sei onde reprogramaste, mas se andaste bastante tempo sem problemas e só mais tarde os tiveste, se calhar era numa oficina que os resolvias. Eu admiro a paciencia que alguns chiptuners têm para ajudar na resolução de problemas mecanicos. O facto de te terem ajudado po-los a jeito de ainda dizeres que te vao "inventar" mais problemas mecanicos.
    Leva o carro a uma oficina.

  3. #3
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    Obrigado pela resposta. Mas repara, os problemas só não aconteceram logo assim que puz a repro porque estavamos em pleno verão. Por algum motivo, os safes só acontecem quando está frio (o ambiente, não o carro). E quando tiro a repro, os safes desaparecem.
    Como é que pode ser um problema mecânico se sem repro não acontece e com uma repro tão fraquinha que não se nota já acontece?
    Mas então supondo que é um problema mecânico o que achas que é? Eu levei o carro à oficina várias vezes, mas aparentemente estava tudo bem. Aliás, 1 ano depois sem repro e continua tudo bem.

  4. #4
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    Eu nao quero desculpar o chiptuner, mas ve o seguinte... onde vais buscar a potencia? É com incrementos. Uma mera hipótese, no caso do combustível é normal que te subam a pressão de rail. Se a bomba estiver estragada e nao conseguir manter a pressao que o chiptuner pos, é provável que entre em safe mode. Metes stock e nao faz porque precisa de ter menos pressão de rail. O carro pode estar bom para andar stock, mas menos bom para andar com mais potencia.
    Se na oficina nao descobrem nada, tenta chipar noutro lado, mas nao acredito muito nisso.

  5. #5
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    É quase certo o carro ter problemas mecânicos. Até porque pressão no colector de admissão excessiva é muito mais comum em dias quentes do que frios..

  6. #6
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    A peça que foi trocada não foi válvula nenhuma afinal. Foi sim o "sensor de vácuo da pressão do colector de admissão". No entanto apenas foi trocada porque me queixei desse mesmo erro na opel, sem ter mencionado a reprogramação. Pensam que poderia ser esse o problema e ter ficado corrigido?

  7. #7
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    Sensor de vacuo da pressão? Suponho que tenha sido o sensor MAP que mede a pressão no colector, mas o sensor estava estragado? Se os mecanicos decidirem trocar tudo o que acuse de erros na máquina de diagnostico, nao ganhas para a despesa. Eu suponho que o erro seria porque excedia a pressão que era esperada, mas isso nao significa que o sensor estivesse danificado.
    Falo contigo por PM.

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