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Tópico: Renault 5 \ TLC \ 1979 \ 956cc

  1. #21
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    Citação Mensagem Original de Stufel Ver Post
    tens toda a razao. mas eu meti as fotos para mostrar ao rapaz que kando s gosta do carro, independentemente do carro k é, vale sempre a pena restaura-lo.

    Mensagem recebida!

  2. #22
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    Boas,

    Obrigado pelos elogios, incentivaram-me muito!

    Já o puxámos para fora, agora é ir trabalhando nele ao mesmo tempo que a Dyane.
    Ficou assim durante uns meses, como "parado no tempo", por falta de tempo e de espaço, mas já está a ser "recomeçado.

    Já tirei o capot, pois tem ferrugem na parte mais baixa, por dentro. Antes de o montar, talvez pinte qualquer coisa por dentro, talvez um "olho-que-tudo-vê" flamejante...Ainda não sei.

    Aí está um foto actualizada :



    Gosto muito desta foto. Mostra bem o volume do carro, alto, redondo..

    cumps

  3. #23
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    Grande carro... o meu pai teve o deve durante 21 anos, e após isso vendeu-o...que pena q tive... era vermelho de matriculo DO, senão me engano o do meu pai era mais que o teu, pela matricula e o interior era mais antigo, palpitame q esse tablier não é de origem assim como o parachoques da frente como dixe o knox
    O nosso nao tinha encostos de cabeça, e tinha estofos em napa preta... e o tabler era as riscas em napa ou lá q era... o volante era fiinho e os braço do centro tinha tb riscas como no tablie... LINDO! adorava aquele carro... que pena q tive de ter sido vendido.... acreditem ou não, chorei quando vieram buscar o carro....

  4. #24
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    Boas,

    O trabalho vai andando, mas mais na zona do motor, (ferrugens e tal...)




    Estava a desmontar a frente, e com a ideia de pregar um susto ao meu pai, resolvi tirar o guarda-lamas.. Á medida que o desmonto, descubro que precisava mesmo de o tirar, pois tinha muita ferrugem.

    Peço agora ajuda aos que conhecem, pois já tirei todos os parafusos que achei, mas ainda está preso...já tirei 3 de cima, um perto do farol e outro no pilar A. mas parece preso nesse sítio...





    abraços

    PS: quanto ao tablier e outras peças, este é assim de fábrica. Tem peças do R1221 e do R1222, pois foi fabricado no fim de uma versão e ínicio doutra, logo deve ter peças "sobradas" que foram instaladas na fábrica. (Guarda\Monte Leão)
    Última edição por Abyss; 22-08-2007 às 16:56.

  5. #25
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    Padrão boas

    boas
    pa isso é makina
    o meu pai teve um igual a esse... a diferençaé so no tablier, pk o do meu pai era todo forrado a napa...
    foi para a sucata com mais de 300 mil km's...
    na altura ainda pedi ao me pai para ele mo dar mas ele feito mau nao mo deu!!!
    o meu era um R5 C !!!

  6. #26
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    Tens ai um belo exemplar de um Rfive, no fim de restaurado fica mesmo suberbo.
    Cumps e bom trabalho.

    Ibiza GT TDi 110 Cv d’orige

  7. #27
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    boas,

    obrigado, realmente sempre quis ter um destes para 1º carro, (era isto ou um delorean)

    AH, já consegui tirar o guarda-lamas, mas como tenho o manual "HAYNES" em francês, não percebi que havia 2 parafusos no pilar A. Vocabulário scientífico...Hoje vou ver se tiro o outro, que tem a panela de escape, mas está um bocado mais calor...e ainda tenho de pintar a Macal com a tinta nova...uff

    quanto aos tais tabliers e para choques diferentes, está tudo aqui:

    1968
    Lespremières esquisses datent de 1968.
    Après quelques mois le projet 122 est lancé.
    Il débouchera sur la Renault 5...
    28 Janvier 1972
    La date à retenir.
    Elle marque la naissance de la R5.
    Hayon arrière, banquette arrière rabattable.
    Première voiture équipée de pare-chocs boucliers en Polyester!
    Deux versions sont disponibles au catalogue : Une L et une TL

    AM : 1973
    R1222
    Rapport volumetrique de 8,3 des moteurs 689-10 passe a 9,25

    Boite de vitesses disponibles soit au tableau de bord, soit au plancher.

    Le passage des vitesses au plancher en option a entrainé l'écartement des sieges avant.

    Les Commandes de chauffage se situent à gauche du tableau de bord.

    AM : 1973
    Tous modeles:
    Montage des batteries à fixation par le talon.

    Remplacement des ceintures avant type "association" par des ceintures type "2ieme génération". L'étrier centrale est remplacé par deux boucles à verrouillage automatique et déverrouillage par bouton poussoir.

    R1220 - R1222
    Les Commandes de chauffage se situent au dessus du cendrier de la planche de bord
    Le levier de vitesses passe au plancher pour les modèles disponibles au catalogue (avec un soufflet plus cossu que l'option de 73) et à venir sauf pour la L.



    Un nouveau modèle est disponible, la LS (R1224)
    Elle inaugure une toute nouvelle planche de bord "grain lunaire", elle adopte:
    • un compte-tours électronique,
    • de la moquette au plancher,
    • des jantes de style (qui deviendront celles des TS, GTL, Auto,...
    • phares à Iode,
    • essuie glace arrière.

    AM : 1974
    La version LS est remplacée par la TS
    type usine R1224 bénéficiant :
    • de sièges type "intégral"
    • d'une mini console centrale
    • de ceintures à enrouleurs de série
    • de feux de reculs.

    <li style="line-height: 150%; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt;">
    AM : 1976
    Renault complete son offre de véhicules "SOCIETE" en proposant une version aux panneaux de custodes tôlés ( vitrés plus tardivement).
    Disponible avec les moteurs 956cc, puis 845cc et 1108cc
    Depuis le 15 octobre 1975, le reservoir de carburant est muni d'un dispositif anti-débordement, de ce fait il passe de 41L a 38L
    15 Janvier 1976 environ, 2ieme dispositif pour améliorer l'anti-débordement du reservoir.

    Février 1976:
    Apparition du modèle GTL. Il est équipée de protections latérales, doté d'une transmission longue et d'un moteur 1289cc.
    AM : 1977
    La version ALPINE fait son apparition.
    R1223 - R1224 - R1225
    Modèle équipé d'une console autoradio. Pour le montage d'un haut parleur, il faut ajouter le boîtier special R5 se fixant au pied de la console.

    R1220
    France et Autriche
    Remplacement du moteur 839.01(782cm3) par le moteur 800.10( 845cm3).

    Le R1220 devient R1221
    R1223 - R1224
    Remplacement des phares Kangourous par des phares a lampes H4. Il s'agit de lampes code-phare à iode.

    AM : 1977
    R1223 - R1224 - R1225
    Nouvelle console autoradio incluant le haut parleur.

    R1225 Le modèle GTL 1289cc reçoit les sièges de la 1300 Automatique.

    Juin 1977 Commer******ation en France de la R5 Société R2381. Mécanique identique a R1221 à l'exception de la suspension identique à la R2382.

    R1224 Le filtre à air vertical est remplacé par un filtre horizontal à commande thermostatique.

    R1222 - R1223 - R1224 - R1225 - R2382

    Ces véhicules sont équipés d'une prise diagnostique située sur la pompe à eau.

    R1223 Modification de l'étancheité des écrous de sortie de différentiel.

    R1225 Montage de l'assistance de freinage.

    Tous modèles:
    Modification de la commande de boite des vitesses.

    L'interdiction de marche arrière qui était réalisé par une plaquette fixée sous le plancher est remplacée par un ressort situé sur l'axe du sélecteur dans le couvercle de boite de vitesses.

    Adoption des ceintures de sécurité à enrouleurs aux places avant (sauf R5 Société)

    R1220 - R1221 - R1222 - R2382 Les véhicules sont équipés de fils d'alimentation afin de faciliter l'installation d'un poste radio.


    R1224 Adjonction du bac accoudoir du type R5 Alpine et GTL


    R1223 - R1224 Les vitres de custodes fixes sont remplacées par des vitres ouvrantes à compas.


    Avril 1978 Montage double commande R5 1300 Automatic Auto École disponible au catalogue.

    Mai 1978
    Montage de bras arrière en fonte en concurrence avec les bras tôle sauf R1223. Les câbles de frein à main sont spécifiques pour chacun.

    Production d'une première série limitée La MONTE CARLO sur base TS Couleur rouge et jauge, toit noir et bouclier type Alpine teintés rouge.
    Elle sera produite à 2400 exemplaires.

    AM : 1978
    Arrivée d'une version AUTOMATIC 1289cc type usine R1225 équipée d'une boite à trois rapports à gestion électronique.
    Reconnaissable à :
    • son toit vynil
    • ses boucliers et protections latérales de couleur noir mat.
    Novembre 1978
    Une deuxième série limitée pour les Renault 5.
    Produite à 6000 exemplaires la version "Le Car" est équipée sur la base d'une TS.
    Elle fête le succès de la RENAULT 5 aux USA
    Été 1979
    Nouvelle planche de bord pour toutes les RENAULT 5 et sièges type "pétale" pour les versions GTL, TS, AUTOMATIC, ALPINE. Sièges plus épais pour les autres.
    Les Hayons AR sont encore frappés de l'ancienne police de caractère, le changement progressif se fera sur les AM 81.
    AM : 1980
    Apparition de la carrosserie à 5 portes disponible pour les versions L, TL, GTL et AUTOMATIC. (les poignées de portes sont chromées la première année)

    AM : 1981
    La Gamme est reconduite sans trop de changements
    Les 5 portes ont désormais les poignées de portes noires.
    La version TURBO 1 fait son entrée...
    AM : 1982
    La Gamme s'enrichie de versions "Haut de game" avec les TX / TX AUTOMATIC et l'ALPINE TURBO.

    La version ALPINE TURBO reçoit un 1397cc avec turbocompresseur son type usine sera R122B
    Une version "L" prendra le nom de CAMPUS
    • couleur bordeaux 721 et
    • stripping latéral "CAMPUS",
    • spoiler à l'avant,
    • un becquet à l'arrière du toit
    • un toit ouvrant.
    • Elle sera produite à 5000 exemplaires.


    AM : 1983
    Le réseau Renault "occasion OR" récupère des 3 portes pour en faire des occasions pas trop chères pour les jeunes.
    Elles sont équipées d'un toit ouvrant d'un stripping latéral "coach" d'enjoliveurs spécifiques.
    AM : 1984
    Apparition de la SUPER CAMPUS (Type usine R1222 équivalent à une TL) Elle succède à la CAMPUS et est disponible en trois couleurs.
    • Jaune Van Gogh (bandes latérales Ocre/brun métal)
    • Bordeaux (bandes latérales Ocre/brun métal)
    • Bleu Versailles (bandes Gris clair/Gris foncé)

    AM : 1985
    Cette fois, c'est la FIN...
    la gamme est simplifiée à l'extreme et prend l'appellation LAUREATE.
    Disponible en quatre versions : L, TL, GTL et TURBO.
    La gamme de couleur est elle aussi simplifiée.
    On note cependant des améliorations esthétiques:
    • les boucliers de type "GTL" assortis à la teinte extérieur sur toutes les versions,
    • les strippings latéraux.
    Mais les dés sont jetés, la SUPERCINQ, plus moderne et lui vole la vedette.

    FONTE: www.renault-5.net


    cumps

  8. #28
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    Gaita, não ficaram as datas...
    Está aqui a página original:

    http://www.renault-5.net/chronologie.htm

    E uns prótótipos bem interessantes:

    http://www.renault-5.net/assemblage.htm

    cumps

  9. #29
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    Estás a dar-lhe boas nisso ehehehe...

    Parabéns
    Car '00} Renault 5GTL 1.1 Carburexed "Handbrake spec"
    Car '01} Peugeot HDi 1.4 "Cup" - 136.9cv
    Car '02} BMW 320 CD "Armed"

  10. #30
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    Se me permites aqui fica o restauro deste R5 alpine do modelo do teu.

    http://www.clubegttportugal.com/foru...opic.php?t=317

    Cumps

    Ibiza GT TDi 110 Cv d’orige

  11. #31
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    Citação Mensagem Original de Camaleão_Ibiza Ver Post
    Se me permites aqui fica o restauro deste R5 alpine do modelo do teu.

    http://www.clubegttportugal.com/foru...opic.php?t=317

    Cumps

    boas,

    á vontade, até dá jeito ter mais info!!!

    Bem, por hoje já fiz o que pude. Pintei o radiador e a ventoinha. Depois ponho fotos!!Tão 4.5 estrelas!!

    também montei o tablier e uns adereços estéticos. Fotos amanhã!!



    cumps

  12. #32
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    Oi,

    Já tirei o outro guarda-lamas. Só levou 10 minutos, pois já sabia onde estavam todos os parafusos. Já comecei a limpar umas peças, mas agora não desmonto, pois já está preparado para um banho à pressão.

    Há alguma ferrugem espalhada, embaladeiras, etc, mas quando se viu de perto um carro de 74 que esteve anos parado em terra batida, a apanhar chuva ás vezes, ficamos bem optimistas.


    No interior, já montei o tablier (queria pôr uns interruptores e sistemas electricos extra [tudo escondido ou em placas extras], mas como o carro é para pôr a andar cedo, deixei estar. ainda podem chatear na inspecção, e já me chega o que "vão" dizer: "os apoios de cabeça?, a luz de marcha atrás??, o desembaciador traseiro??, ...) claro que TEM de passar, pois está de origem, mas nunca se sabe....

    Fotos a serem carregadas, tópico a seguir.

    cumps

  13. #33
    Member Novato Avatar de Abyss
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    Red face

    Aqui estão as fotos:

    estado actual



    a consola do rádio, já desmontei para trocar a napa da peça de dentro:



    o interior quase completo (saiu tremida):



    e a tampa da caixa de fusíveis, com um ligeiro tuning. Apenas coloquei por cima da tampa de plástico uma chapa zincada que estava a ocupar o sítio para pôr o leitor de DVD no PC, e uma de acrílico com uns furinhos e um autocolante "alta voltagem" de um equipamento eléctrico que o meu pai trouxe do trabalho para aproveitar uns interruptores:



    gostei muito deste.


    cumps
    Última edição por Abyss; 29-08-2007 às 10:53.

  14. #34
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    Boas,

    O trabalho vai andando. Já montei os painéis e os bancos de trás, que tinha tirado para trocar os cintos. Tambem coloquei um "5" na baquette (prateleira do cofre). É um toquezinho pessoal. Depois ponho fotos.

    O motor já levou um banho á pressão, agora é tratar ferrugem, pintar umas peças, limpar a terra e montar tudo. Também tenho de tirar a porta do condutor, para tratar chapa e ajustar os veios. O painel da porta do passageiro tb vai sair, pois o parafuso do trinco não entra na porca, solta-se, aperta antes de chegar ao fim...etc, depois arranjo.

    O tablier está completo, só falta o rádio. Mas para isso preciso de renovar a consola (já tenho napa para isso) e comprar uma ficha para o cabo do rádio.


    fotos talvez hoje, senão, amanhã..


    cumps

  15. #35
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    Tens aí uma reliquia!! Trata dela com amor...

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