Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: relatim instavel..

  1. #1
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    62

    Padrão relatim instavel..

    Boas noites,

    Tenho um rover 1.4, ao qual mudei a junta da cabeça a 4 dias. Hoje quando ia para o estadio alvalade ( ver aquela desgraça..), algures no meio do transito, qual foi a minha surpresa quando o carro estava as 3mil rotaçoes, sem eu ter o pe no acelerador!!...

    Travao e embraiagem a fundo e o sacana nas 3mil..acelarei e ele baixou para as mil.. passado uns 20 mins e fez o mesmo outra x.. depois nao voltou a fazer-lo mais.. Será que o mecanico fez cagada da grande???

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Motor eletrico que controla o relanti

    Citação Mensagem Original de Van00 Ver Post
    Boas noites,

    Tenho um rover 1.4, ao qual mudei a junta da cabeça a 4 dias. Hoje quando ia para o estadio alvalade ( ver aquela desgraça..), algures no meio do transito, qual foi a minha surpresa quando o carro estava as 3mil rotaçoes, sem eu ter o pe no acelerador!!...

    Travao e embraiagem a fundo e o sacana nas 3mil..acelarei e ele baixou para as mil.. passado uns 20 mins e fez o mesmo outra x.. depois nao voltou a fazer-lo mais.. Será que o mecanico fez cagada da grande???
    Isso é o actuador electrónico que mantém o relanti. Nalguns motores, é o chamado motor-passo-a-passo que está com problemas, noutros pode ser uma eletrovalvula que está a a começar a dar a vida ao criador.

    No caso do seu motor, não sei qual o tipo de actuador usa. Se for o tal motorzinho, que está acoplado no corpo da borboleta, é retirar e limpar-lo com liquido de limpeza de carburadores, para tirar a sujidade de carvão e oleo. Aproveitar para limpar tambem o buraquinho aonde fica o motor passa-a-passo. Se não tiver qualquer melhoria, então é substituir o motor passo-a-passo defeituoso que cura o problema.

  3. #3
    Detailer Super user
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    1.444

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Isso é o actuador electrónico que mantém o relanti. Nalguns motores, é o chamado motor-passo-a-passo que está com problemas, noutros pode ser uma eletrovalvula que está a a começar a dar a vida ao criador.

    No caso do seu motor, não sei qual o tipo de actuador usa. Se for o tal motorzinho, que está acoplado no corpo da borboleta, é retirar e limpar-lo com liquido de limpeza de carburadores, para tirar a sujidade de carvão e oleo. Aproveitar para limpar tambem o buraquinho aonde fica o motor passa-a-passo. Se não tiver qualquer melhoria, então é substituir o motor passo-a-passo defeituoso que cura o problema.
    É algo no genero, neste caso o serie k usa uma IACV, ou valvula de relantin, mas como aconselhaste, é tirar a mesma fora, limpa-la, limpar tambem a borbuleta, e fazer o reset á centralina.

    Para efectuar o mesmo reset é muito simples.

    - Chave na segunda posição
    - Carregar 5 vezes no acelerador a fundo
    - Desligar
    - Esperar 10 segundos

  4. #4
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    62

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    É algo no genero, neste caso o serie k usa uma IACV, ou valvula de relantin, mas como aconselhaste, é tirar a mesma fora, limpa-la, limpar tambem a borbuleta, e fazer o reset á centralina.

    Para efectuar o mesmo reset é muito simples.

    - Chave na segunda posição
    - Carregar 5 vezes no acelerador a fundo
    - Desligar
    - Esperar 10 segundos

    Vou ver isso entao, obrigado. e o reset é tao simples quanto isso? nao acontece mais nada? espero os 10 segs e ele trabalha normalment???

  5. #5
    Detailer Super user
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    1.444

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Van00 Ver Post
    Vou ver isso entao, obrigado. e o reset é tao simples quanto isso? nao acontece mais nada? espero os 10 segs e ele trabalha normalment???
    Sim, é assim tao simples.

    Mas atenção que se não limpares a IACV, ou seja, onde liga aquela ficha na parte da frente do colector de admissão que diz "injection" não te vai servir de nada.

    Tens ai a foto do que tens que retirar e limpar.. (é a IACV da esquerda)


  6. #6
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    62

    Padrão

    Era isso mesmo.. noto logo a diferença no relantim..

    Obrigado

  7. #7
    Detailer Super user
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    1.444

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Van00 Ver Post
    Era isso mesmo.. noto logo a diferença no relantim..

    Obrigado
    De nada

  8. #8
    Quem ler isto é um asno! Super user Avatar de PinhU
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Tira daí a, Gâmbia
    Mensagens
    2.211

    Padrão

    Pessoal, tenho a mesma situação a acontecer no meu Focus. Alguém me sabe indicar qual a ficha que tenho que limpar?

    Cumprimentos

  9. #9
    Detailer Super user
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    1.444

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PinhU Ver Post
    Pessoal, tenho a mesma situação a acontecer no meu Focus. Alguém me sabe indicar qual a ficha que tenho que limpar?

    Cumprimentos
    Não sei se mereces...

    Até te ajudava.. mas de fords....

    Nem sei sequer se o sistema de controlo de relantin é por valvula electronica como no caso da rover...

  10. #10
    Quem ler isto é um asno! Super user Avatar de PinhU
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Localização
    Tira daí a, Gâmbia
    Mensagens
    2.211

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Não sei se mereces...
    Então que fiz eu?

  11. #11
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    62

    Padrão

    Falso alarme..a acelaraçao nao acontece, mas o relantim.. o carro a frio ronrona..a quente, isto ao fim duns 30 mins, o relantim parece um tractor.. fica nas mil rotaçoes mas ao olhar para o motor, parece que ta a ir abaixo, a perder força..e ta com umas vibraçoes 3 ou4 x maiores do que é normal..

    tem a ver com a mesma valvula??

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Red face sensor nas couves ?

    Citação Mensagem Original de Van00 Ver Post
    Falso alarme..a acelaraçao nao acontece, mas o relantim.. o carro a frio ronrona..a quente, isto ao fim duns 30 mins, o relantim parece um tractor.. fica nas mil rotaçoes mas ao olhar para o motor, parece que ta a ir abaixo, a perder força..e ta com umas vibraçoes 3 ou4 x maiores do que é normal..

    tem a ver com a mesma valvula??
    Talvez ligando o carro à maquina consiga descobrir o que se passa, mas não é garantido.

    Vai provavelmente ter que ver o estado de alguns sensores. O carro queimou a junta, certo ? Vai quase de certeza descobrir que o sensor da temperatura do bloco motor está a "mentir" à centralia. O sensor fica a dar um desvio da medição da temperatura, após queimar a junta da cabeça, pois levou com calor a mais.

    Para medir a resistência do sensor (varia com a temperatura), desligar a fica do sensor e medir a resistência com um voltímetro. A determinada temperatura conhecida (por exemplo 20º Centígrados), o sensor tem uma resistência de "x" ohms. Tem que saber se é um sensor de variação positiva ou negativa.

    Outro sensor que pode ficar danificado é o sensor que liga e desliga a o moto-ventilador do radiador. Não esquecer, que a valvula termostatica da àgua, pode ter ficado também pifada.

  13. #13
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    62

    Padrão

    Segunda feira levo-o la..quando mudei a junta apenas me disseram que a bomba de agua tinha pifado e nada mais.. pelos vistos.. Alias, queimou a junta por a bomba de agua nao ter funcionado..

    Mas a vibração e o barulho nao sao nada normais..

Tópicos Similares

  1. Relanti instavel
    Por XNitrous no fórum Geral Tuning
    Respostas: 3
    Última Resp.: 25-05-2011, 20:02
  2. Relantim instavel
    Por VonzipperRC no fórum Geral Tuning
    Respostas: 1
    Última Resp.: 27-03-2011, 18:08
  3. 106 xsi 1.3 ralentim instável...
    Por jcasquilho no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 13
    Última Resp.: 23-06-2010, 23:40
  4. Honda RPM instavel ajuda!!!!
    Por _fOkIr_ no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 2
    Última Resp.: 05-01-2007, 23:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •