o 1.6 é em ferro e por isso é mais resistente (não tem camisas flutuantes) mais baixas e também mais peso, o 1.3 tem os problemas que se sabe (apesar de ainda aguentar muita porrada) e é leve
Boas pessoal o que acham que é melhor....reparar um motor 1.3 xsi ou fazer aquela jogad de culassa 1.3 e bloco 1.6?? eu não sei se reparar o meu ou fazer aquela jogada....cumps
o 1.6 é em ferro e por isso é mais resistente (não tem camisas flutuantes) mais baixas e também mais peso, o 1.3 tem os problemas que se sabe (apesar de ainda aguentar muita porrada) e é leve
XAD + XADT
Viva caro amigo
Não entre nessa jogada, o volume das cameras de combustão que se encontram na cabeça do 1,3 são substancialmente diferentes do volume das cameras do 1.6, vai ter problemas igualmente com a admissão e escape, os diagramas de válvulas são diferentes, em minha opinião deve optar por melhorar o 1,3 ou simplesmente substitui-lo pelo 1,6.
Tem sempre a opcção de fazer o que bem lhe apetecer, foi só uma opinião, depois imagine igualmente que as taxas de compressão vão ser alteradas, terá que remediar igualmente o comando do motor e os sistemas de gestão electronica porque vai passar de um bloco que mete teoricamente 600 litros de ar por minuto ás 1000 RPM para outro que enche com 800 litros para a mesma rotação, enfim foi mesmo só para sensibilizar.
Até breve
A.Botas
Eu, pessoalmente sou todo a favor pela reparação do 1.3
A razão é simples ... o 1.3 é muito mais reguila que o 1.6
Não esquecer que o 1.3 já saíu mais musculado de fabrica (comparitivamente) porque foi para homologar o rallye para competição. A diferença de 6 cavalos entre o 1.3 (100 cv) e o 1.6 (106 cv) é uma das diferenças que encontra. O red line no 1.3 é aos 7200 rpm e no 1.6 é aos 6300 rpm ou coisa parecida.
Um dos kit's que eu gostaria meter no meu é o que a divisão de desporto da Peugeot tinha. Pistons cabeçudos em titanio, centalina especifica, arvore de cames ... etc ... No entanto, considero que talvez senha melhor ficar quieto, visto que 100 cv para o dia a dia servem perfeitamente.
O 1.3 é mais "raçudo" e o 1.6 mais redondo. Depende da utilização. Eu ia para o 1.3, pelo menos sabes o que precisas e o 1.6 que lá colocares pode precisar de manutenção daqui uns tempos... se não for já!
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Se souber dum mecânico com experiência nos motores 1.3 também estou interessado. Uma das coisas que tem que ser feito quando se metem novas camisas é garantir a estanquecidade inferior e superior. Isso é feito com uma ferramenta apropriada da peugeot e com um micrómetro. As camisas tem que ser rodadas no bloco de modo a ficarem posicionadas correctamente (com a ajuda da tal ferramenta xpto da peugeot) e por outro lado ficarem com o vendante na posição correcta (isso é verificado com o micrometro). O aperto dos pernos é feito com um aparelho que mede em graus o aperto e não com um dinamometro.