não conheço muito o que pode ser feito nesse motor, mas é uma caracteristica desses motores Honda, só ao chegar às altas é que tem força...até 500€ não sei...
Ora boas. Este é o meu primeiro post saudações a todos
Ora então é o seguinte: comprei um honda accord 1.6i ls de 99 com 120.000 km, 116 cv de origem. Estou satisfeito com o carro mas...
eu bem sei que este modelo em particular da honda é meio pastelão e não denota ter a potência anunciada. Em altas responde fixe (mas é ver a gota a sumir também), em baixas credo é muito preguiçoso a chegar às 3000 rpm...
O que posso fazer até 500 euros (dentro da legalidade claro) para teoricamente pôr esta máquina com outro andamento??
não conheço muito o que pode ser feito nesse motor, mas é uma caracteristica desses motores Honda, só ao chegar às altas é que tem força...até 500€ não sei...
Motor honda 1.6 não vais conseguir grandes respostas em baixa rotação.
Tive um Civic 1.6.. que depois meti um turbo e mesmo assim a resposta em baixa nunca foi o forte do motor.
Civic Si 95 Turbo - 230hp
Civic Si 08 Turbo - 380hp
Subaru Impreza 96 EJ207 - 400hp
Subaru WRX 01 EJ207 - 400hp
Suzuki DRZ400E Motard - 50hp
A ideia e andares sempre a mais de 3000rpm ahah mete lhe um filtro desportivo
Eu metia um 1.8 de 170cv, tem umas boas baixas.
O problema desse carro não é o motor em si - tendo em conta que é um 1.6 atmosférico -, tu notas falta de baixas, porque ele é pesado.
Tens aqui os dados referentes ao teu carro:
Honda Accord 1.6i LS, Manual, 1998 - 2001, 115 Hp, 4 doors Technical Specifications
E aqui, os dados referentes a um Saxo Cup:
Citroen Saxo 1.6i VTS 16V, Manual, 1999 - 2003, 120 Hp, 3 doors Technical Specifications
Segundo este site, são quase 1230kg + condutor, para 116 cv, logo, não há milagres. E tens um binário máximo de 140 Nm às 5100 RPMs, o que significa dizer que, mesmo às 5100 RPMs, ainda "só" tens 100 cv para puxar cerca de 1300 kg. Ora, se a potência vai sempre a subir até ao corte, é de esperar que às 3000 RPMs, tenhas apenas cerca de 50 cv a puxar 1300kg. Se pegares no exemplo de um Saxo Cup, que tem valores de potência máxima e binário máximo muito idênticas às tuas, poderás assumir que deverá ter linhas de binário e potência que em pouco ou nada diferirão das tuas... a diferença é que um Saxo Cup tem menos 320 kg para puxar.
Mas se quiseres fazer o exercício e perceberes que o problema do teu carro é mesmo o peso, mete 4 gajos de 100kg no Saxo e puxa lado-a-lado com ele, desde baixa rotação, a ver o que acontece... eu diria que ficam lado-a-lado
Para teres noção da importância que o peso do teu carro tem na equação, para ficares a andar a mesma coisa que um Saxo Cup stock, tinhas de lhe pôr cerca de mais 47 Cv em cima
Ou seja, sacar 50 cv num 1.6 atmosférico, por 500 euros, parece-me difícil
Sugestão: Se queres um carro que saia bem até às 3.000, compra um turbo diesel, não vale a pena tentarmos fazer de um carro, aquilo que não é.