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Tópico: radiador de gasóleo TDI

  1. #1
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
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    Padrão radiador de gasóleo TDI

    Em acesa discussão com um amigo sobre aumentos de potencia descobri k há isto:

    http://i14.tinypic.com/6kqxqwi.jpg

    http://i5.tinypic.com/6uqkd43.jpg

    Radiador bmw, referencia 13327792140.

    O problema é: eu axo k deve ser ligado após o filtro no tubo de alimentação e ele diz k é no tubo de retorno...eu sei k de origem é no retorno k se ligam, mas neste caso, em k é absolutamente necessário k o gasóleo ande abaixo dos 80º, n deve ser arrefecido antes de ser bombeado??
    ...

  2. #2
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    o radiador coloca-se no retorno para moteres PD. pois esse gasol e ke vem a "escaldar".
    a quem meta na entrada para a bomba mas é em motores VP (tdi 110) mas nao vejo utilidade.

  3. #3
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    Citação Mensagem Original de gunnie_j Ver Post
    o radiador coloca-se no retorno para moteres PD. pois esse gasol e ke vem a "escaldar".
    a quem meta na entrada para a bomba mas é em motores VP (tdi 110) mas nao vejo utilidade.

    não vez utilidade???lol
    se pensares bem o sensor na bomba VP 37 é dentro da cabeça ou seja quanto mais frio o gasoleo tiver mais injecta,queres mais utilidade que esta?

    Cump

  4. #4
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    No meu carro (PD160) o sensor está montado antes da entrada na bomba de alta pressão...

    Ou seja, o gasóleo passa no radiador, e depois vai para a bomba de alta pressão, logo o sensor vai medir o gasóleo muito mais frio e o gasóleo injectado é mesmo muito mais frio...

    Passou de cerca de mais de 80ºc para 40/50ºc...


    Cumps

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de Black-Demon Ver Post
    No meu carro (PD160) o sensor está montado antes da entrada na bomba de alta pressão...

    Ou seja, o gasóleo passa no radiador, e depois vai para a bomba de alta pressão, logo o sensor vai medir o gasóleo muito mais frio e o gasóleo injectado é mesmo muito mais frio...

    Passou de cerca de mais de 80ºc para 40/50ºc...


    Cumps
    Ou seja, arrefece o gasóleo que vem directamente do depósito certo?É que tenho o meu assim também e depois de ler k deveria ser no retorno já fiquei um bocado na dúvida...

    Cumpts

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de FastCupra Ver Post
    Ou seja, arrefece o gasóleo que vem directamente do depósito certo?É que tenho o meu assim também e depois de ler k deveria ser no retorno já fiquei um bocado na dúvida...

    Cumpts
    os PD's já trazem no retorno....

    Cump

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de vntpower Ver Post
    os PD's já trazem no retorno....

    Cump
    Exactamente, debaixo do carro...

    Antes de entrada na bomba, é o sítio indicado...


    Abraço

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de Black-Demon Ver Post
    Exactamente, debaixo do carro...

    Antes de entrada na bomba, é o sítio indicado...


    Abraço
    no meu VP tenho 2 do bmw 530d...lol
    um a entrada da bomba e outro no retorno antes do filtro,as minhas temp de gasoleo a puxar não passa dos 38 graus....lol

  9. #9
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    na vossa opinião justifica-se ?
    dado já ter um por baixo ?
    sds c/muito fumo

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de Tdi_Power Ver Post
    na vossa opinião justifica-se ?
    dado já ter um por baixo ?
    penso q é mais pela fiabilidade e n tanto pelos cv´s

  11. #11
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    Há vantagens em ter o radiador tanto no retorno como à entrada da bomba. A questão é qual o uso que lhe queremos dar...

    Mas vamos por partes:

    1. Se estivermos a falar dum PD, eliminamos a colocação do radiador no retorno, porque ele já existe...lol

    2. Todos os carros têm um sensor que lê a temperatura do gasoleo e esse sensor vai influenciar a gestão da electronica, porque se o combustivel atingir "x" temperatura, por defeito e por segurança vai ser diminuida a injecção como factor de correcção. Ou seja, se o gasoleo estiver demasiado quente vai haver menos cc a irem para dentro do cilindro.

    3. No entanto, penso que ninguém fala em questões de fiabilidade para colocar um radiador de combustivel, porque esse factor não é correcto. Fala-se sim em atingir mais performance.
    Dai resulta a CORRECTA montagem do radiador antes da entrada na bomba e com o sensor colocado, logo após a passagem do combustivel pelo radiador.

    4. Quanto mais fria for a temperatura dentro do motor melhor será a explosão dentro do cilindro. Claro está que estamos a falar de valores "normais" porque se o gasoleo baixar dos 40º já começará a ficar fora da temperatura ideal de explosão que é proximo dos 60º.

    Abraços
    Ex.Ibiza 4.3.2.1 Slim. Actual 1.2.3.4 Chrysler Grand Voyager. hehehehe

  12. #12
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    explosão? :/

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  13. #13
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    explosão? :/
    na volta é combustão

  14. #14
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    Citação Mensagem Original de StepOnIt Ver Post
    Há vantagens em ter o radiador tanto no retorno como à entrada da bomba. A questão é qual o uso que lhe queremos dar...

    Mas vamos por partes:

    1. Se estivermos a falar dum PD, eliminamos a colocação do radiador no retorno, porque ele já existe...lol

    2. Todos os carros têm um sensor que lê a temperatura do gasoleo e esse sensor vai influenciar a gestão da electronica, porque se o combustivel atingir "x" temperatura, por defeito e por segurança vai ser diminuida a injecção como factor de correcção. Ou seja, se o gasoleo estiver demasiado quente vai haver menos cc a irem para dentro do cilindro.

    3. No entanto, penso que ninguém fala em questões de fiabilidade para colocar um radiador de combustivel, porque esse factor não é correcto. Fala-se sim em atingir mais performance.
    Dai resulta a CORRECTA montagem do radiador antes da entrada na bomba e com o sensor colocado, logo após a passagem do combustivel pelo radiador.

    4. Quanto mais fria for a temperatura dentro do motor melhor será a explosão dentro do cilindro. Claro está que estamos a falar de valores "normais" porque se o gasoleo baixar dos 40º já começará a ficar fora da temperatura ideal de explosão que é proximo dos 60º.

    Abraços
    De saudar a partilha de informação com que temos sido brindados ultimamente pelo user steponit.

    Informação esclarecedora e de grande utilidade.

    Cumpts

  15. #15
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    É posts como este que valem a pena vir ao TOL, já aprendi mais um pouco hoje
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  16. #16
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    Muito Obrigado pelo esclarecimento
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  17. #17
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    3. No entanto, penso que ninguém fala em questões de fiabilidade para colocar um radiador de combustivel, porque esse factor não é correcto. Fala-se sim em atingir mais performance.
    Dai resulta a CORRECTA montagem do radiador antes da entrada na bomba e com o sensor colocado, logo após a passagem do combustivel pelo radiador

    n concordo com este ponto

  18. #18
    IDP Member Average 2 Avatar de Kaux
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    Se não concordas poderias argumentar, era sempre outro ponto de vista.
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  19. #19
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    Citação Mensagem Original de SAC Ver Post
    n concordo com este ponto
    Claro, que se vamos obter temperaturas mais baixas o carro é mais fiavel, mas não acredito que ninguém monte um radiador de combustivel pela fiabilidade... lol

    Se calhar estás a fazer confusão com o radiador de oleo. Esse sim é 99% para o aumento de fiabilidade.

    Abraços
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  20. #20
    SAC
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    Citação Mensagem Original de StepOnIt Ver Post
    Claro, que se vamos obter temperaturas mais baixas o carro é mais fiavel, mas não acredito que ninguém monte um radiador de combustivel pela fiabilidade... lol

    Se calhar estás a fazer confusão com o radiador de oleo. Esse sim é 99% para o aumento de fiabilidade.

    Abraços
    n, estava mm a falar do radiador de gasoleo...

    por exemplo, consegues baixar as EGT´s


    tb é verdade q a maior parte do pessoal só o monta a pensar na

    performance
    Última edição por SAC; 18-02-2009 às 18:19.

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