Tens que fazer um upgrade ao turbo.
PS: agora vais dar inicio a trocas de bicos de injector em DCI.
Fui ontem à Vilauto para fazer uma pequena afinação na gestão, devido a uma vibração entre as 2500 e as 3000rpm.
Falamos em injectores e tal e o Eng. MPF tinha em stock os famosos Race 520.
Abriu-se um injector para ver se os bicos eram compatíveis...
Lá acabei por meter os 4...
Antes disso tinha feito um teste e deu 125cv - eu bem dizia que o carro estava a andar menos, nas ultimas semanas.... (não faço ideia onde se "perderam" 10cv desde a ultima medição).
Depois dos bicos, sem mexer em absolutamente mais nada, mediu 145cv.
Como tenho a porcaria de um turbo que não dá para aumentar a pressão - se alguém conseguir resolver isso e com fiabilidade, agradeço a ajuda (agora já só dá 1.1bar - antes ainda encostava nos 1.2...) , ficou com muito fumo.
Assim, pedi ao Eng. para reduzir ao gasóleo de forma a ficar a fazer pouco fumo.
Ficou com a electrónica stock.
Estava lá muito pessoal e todos disseram que eu fazia uma grande asneira em retirar cv's (eram 145...), mas eu detesto fumo atrás de mim!
Pelo que dá para perceber, com a electrónica stock, os bicos dão um power muito bom. O carro anda mais agora do que com os tais 125cv...
Então em altas é que se nota bem...
Assim, concluo que a unica limtação é mesmo o turbo.
Segundo o Eng. MPF, com mais 0,2 ou 0,3 bar de pressão, o carro deve dar 160cv ou mais, e com relativamente pouco fumo.
Mas se não consigo subir a pressão, vai ter de ficar assim...
No que diz respeito a turbos, não tive sorte nenhuma mesmo.
Já me apeteceu tirar aquele turbo e deitá-lo ao lixo e pedir para me colocarem uma coisa em condições na Vilauto!
Pelo menos era tudo feito lá!
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Tens que fazer um upgrade ao turbo.
PS: agora vais dar inicio a trocas de bicos de injector em DCI.
www.mb-powered.com
MB Power
Podes sempre optar em colocares um Turbo Igual mas novo , ou fazer um Up-Grade pra um Garrett Vnt22... com geometria varial e aumenta pressão, o Eng. deve saber fazer electronica pra isso
Abraço.
OFICINA & LOJA - RUA DO ROUXINOL Nº39 - 2855-205 CORROIOS - CONTACTOS: 96 819 78 27 - email: black_poisonsp@hotmail.com - Montagem de Suspensões, Revisões, Som, Alarmes, Kits Xénon e Aplicação de Películas Homologada.
Trocar os bicos permite obter mais débito, é isso?Mensagem Original de TdiSportR
O dele é Dti será que para os DCI tambem dá? É que há aí um dci de 80cv com vnt 15 e o dono diz que não dá mais potência porque não consegue mais débito...
Esperem lá....
Não era suposto um vnt20 dar conta do recado????
Até 150 ou 160cv, é preciso mais hardware do que o que já tenho????
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Mas será? Como tu proprio dizes que nao se pode dar pressao no turbo "isso quer dizer manualmente ou electronicamente?Mensagem Original de ClioDti
Porque se a geomêtria nao actua atraz da centralina "varial" é obvio que o Vnt20 nao esta ai a fazer nada... apenas peso
Abraço.
OFICINA & LOJA - RUA DO ROUXINOL Nº39 - 2855-205 CORROIOS - CONTACTOS: 96 819 78 27 - email: black_poisonsp@hotmail.com - Montagem de Suspensões, Revisões, Som, Alarmes, Kits Xénon e Aplicação de Películas Homologada.
No meu caso, a geometria é controlada por pressão e não pela gestão.
Por esse processo é perfeitamente possível controlar a geometria. Prova disso são os muitos casos semelhantes que já existem por aí...
Assim, quando digo que não se consegue dar mais pressão, refiro-me às afinações que já foram feitas pela pessoa que preparou o turbo, e sem resultados positivos.
Estava na esperança de, com os bicos e muito mais combustível, o cenário melhorasse um bocadinho.
Como a pressão não subui absolutamente nada, deduzo que algo está mesmo mal com o turbo.
Mal tenha tempo, tenciono falar com a pessoa que preparou o turbo e ver o que é possível fazer. Acho que é a posição mais correcta.
No caso de não solucionar, então vou ter de decidir o que fazer.
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Evoluções PowerMensagem Original de TdiSportR
Abraço
ja agora e por pura curiosidade em kaunto ficou a trocas dos bicos??
boas voltas,
morphos
Bravo jtd 105 stopped @ home
morphos
Como deves calcular, esses bicos não são nada baratos.
Por uma questão de respeito pela pessoa (MPF) que me tratou do assunto, acho melhor não mencionar o valor dessa operação.
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Tenho reparado nuns pequenos problemas relacionados com a troca dos bicos dos injectores:
1- É necessário "dar mais à chave" para o carro pegar. Não é que pegue mal, mas antes pegava melhor.
2- Ao fazer uma manobra (naquelas alturas em que se acelera e desacelera, a rotações muito baixas), sente-se (ouve-se) um "engasggar", ou uma quebra na rotação, não sei definir bem.
Mesmo com o carro parado, ao ralenti, se der um toque no acelerador, o motor parece que se engasga todo...)
Começo a ficar um bocadinho preocupado com isso.
Não é nada normal.
3- Reparei também que o "barulho" do motor é diferente, principalmente a baixas rpm...
4- Ainda não ví bem, mas parece-me que os consumos aumentaram MUITO, em relação ao que era antes.
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Hmmm...parece-me q tinha escrito aqui algo mas apagaram...
Será moda apagarem respostas?
Mercedes A45 AMG
Mini F56 JCW
Mini R53 JCW
Fiat 124 Special T
Fiat Coupe 20VT
BMW M4
O preço desses bicos anda á volta dos 280€/300€. Fala com o HappyMike aqui do forum.Mensagem Original de morphos
Aumenta o débito, aumentam os consumos... Quanto a isso, nada a fazer. Mas podes sempre falar com o Eng. MPF para ver se dá para fazer algum ajuste da electronica nas RPM's mais baixas.Mensagem Original de ClioDti
Abraço.
'99 Golf IV TDI 110hp 235Nm (MBPower)
'97 Passat TDI 110hp 235Nm (Stock)
granda clio!
não percebo pq nao consegues aumentar a pressão..
a geometria começa muito fechada ?
quando vieres a lx
diz
para experimentarmos ai uma dawes
Boas, pha, esse clio 1900cc com tanto hardware, e só dar 145cvs.... mesmo com 1.1bar com vnt20! è obra!!! há mta coisa mal nesse carro.
Qualquer 1900 turbodiesel, com esse material todo, deveria dar "á vontadinha", 150 cavalos. O k te tem dito o ppl da vilauto em relação ao resto da preparação?
Em relação, a notares mais barulho ao "ralenti ou relanti " axo k se deve ao facto de os injectores não serem apropriados ao desenho superior dos pistões, embora não faça mto mal.
hasta
Tocaste num ponto essencial.
Com repro (sem absolutamente hardware nenhum) conseguiu-se 112cv e 214nm. Sem aumentar a pressão do turbo.
Agora com este hardware todo, para fazer o mesmo fumo que fazia com os 112cv, não posso passar dos 135cv +/-!
Não percebo.
Muito sinceramente, se para conseguir 150cv, é preciso andar com o carro a deitar mais fumo do que uma locomotiva do século passado (não estou a exagerar - não dava para ver nada para trás), então prefiro os 135cv... e mesmo assim com fumo acima do que gosto!
Na Vilauto dizem-me que é preciso aumentar a pressão do turbo.
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
A tremideira que sentes em desaceleração em baixa rpm e o engasgar é derivado á quantidade de injecção, é a bomba a cortar. Tem a ver com o facto dos bicos serem maiores. Isso ajusta-se
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Reprogramação de centralinas
Electrónica automóvel
É isso mesmo.
Já falei com o Eng. MPF e diz que facilmente se ajusta isso na gestão.
O mais complicado é eu arranjar um dia para lá ir resolver isso.
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
de 1,1 bar para 1,4 bar
no caso do meu rover 200
é a diferença da noite para o dia
como tenho a dawes
faço 1 bar ate certa rotaçao
e 1,4 bar dai pra frente
e acredita
que parece um vtec a entrar
tal é a diferença de cavalinhos..
por isso
acredita que a 1,4 bar o carro é bem diferente
aumenta lá a pressão do carro
agora fiquei tambem curioso... sera que estes bicos darao para os dci's?
[::04"clio.dCi80RR::]
dci não é common rail?Mensagem Original de v4NDALu