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Tópico: Race 520 em clio dTi!

  1. #1
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    Padrão Race 520 em clio dTi!

    Fui ontem à Vilauto para fazer uma pequena afinação na gestão, devido a uma vibração entre as 2500 e as 3000rpm.

    Falamos em injectores e tal e o Eng. MPF tinha em stock os famosos Race 520.
    Abriu-se um injector para ver se os bicos eram compatíveis...
    Lá acabei por meter os 4...

    Antes disso tinha feito um teste e deu 125cv - eu bem dizia que o carro estava a andar menos, nas ultimas semanas.... (não faço ideia onde se "perderam" 10cv desde a ultima medição).

    Depois dos bicos, sem mexer em absolutamente mais nada, mediu 145cv.

    Como tenho a porcaria de um turbo que não dá para aumentar a pressão - se alguém conseguir resolver isso e com fiabilidade, agradeço a ajuda (agora já só dá 1.1bar - antes ainda encostava nos 1.2...) , ficou com muito fumo.

    Assim, pedi ao Eng. para reduzir ao gasóleo de forma a ficar a fazer pouco fumo.
    Ficou com a electrónica stock.
    Estava lá muito pessoal e todos disseram que eu fazia uma grande asneira em retirar cv's (eram 145...), mas eu detesto fumo atrás de mim!

    Pelo que dá para perceber, com a electrónica stock, os bicos dão um power muito bom. O carro anda mais agora do que com os tais 125cv...
    Então em altas é que se nota bem...

    Assim, concluo que a unica limtação é mesmo o turbo.
    Segundo o Eng. MPF, com mais 0,2 ou 0,3 bar de pressão, o carro deve dar 160cv ou mais, e com relativamente pouco fumo.
    Mas se não consigo subir a pressão, vai ter de ficar assim...

    No que diz respeito a turbos, não tive sorte nenhuma mesmo.
    Já me apeteceu tirar aquele turbo e deitá-lo ao lixo e pedir para me colocarem uma coisa em condições na Vilauto!
    Pelo menos era tudo feito lá!
    António Monteiro
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    Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!

  2. #2
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    Tens que fazer um upgrade ao turbo.

    PS: agora vais dar inicio a trocas de bicos de injector em DCI.

  3. #3
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    Podes sempre optar em colocares um Turbo Igual mas novo , ou fazer um Up-Grade pra um Garrett Vnt22... com geometria varial e aumenta pressão, o Eng. deve saber fazer electronica pra isso

    Abraço.
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  4. #4
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    Citação Mensagem Original de TdiSportR
    Tens que fazer um upgrade ao turbo.

    PS: agora vais dar inicio a trocas de bicos de injector em DCI.
    Trocar os bicos permite obter mais débito, é isso?
    O dele é Dti será que para os DCI tambem dá? É que há aí um dci de 80cv com vnt 15 e o dono diz que não dá mais potência porque não consegue mais débito...

  5. #5
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    Esperem lá....
    Não era suposto um vnt20 dar conta do recado????
    Até 150 ou 160cv, é preciso mais hardware do que o que já tenho????
    António Monteiro
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  6. #6
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    Citação Mensagem Original de ClioDti
    Esperem lá....
    Não era suposto um vnt20 dar conta do recado????
    Até 150 ou 160cv, é preciso mais hardware do que o que já tenho????
    Mas será? Como tu proprio dizes que nao se pode dar pressao no turbo "isso quer dizer manualmente ou electronicamente?
    Porque se a geomêtria nao actua atraz da centralina "varial" é obvio que o Vnt20 nao esta ai a fazer nada... apenas peso

    Abraço.
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  7. #7
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    No meu caso, a geometria é controlada por pressão e não pela gestão.
    Por esse processo é perfeitamente possível controlar a geometria. Prova disso são os muitos casos semelhantes que já existem por aí...

    Assim, quando digo que não se consegue dar mais pressão, refiro-me às afinações que já foram feitas pela pessoa que preparou o turbo, e sem resultados positivos.

    Estava na esperança de, com os bicos e muito mais combustível, o cenário melhorasse um bocadinho.
    Como a pressão não subui absolutamente nada, deduzo que algo está mesmo mal com o turbo.

    Mal tenha tempo, tenciono falar com a pessoa que preparou o turbo e ver o que é possível fazer. Acho que é a posição mais correcta.

    No caso de não solucionar, então vou ter de decidir o que fazer.
    António Monteiro
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  8. #8
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    Citação Mensagem Original de TdiSportR
    Tens que fazer um upgrade ao turbo.

    PS: agora vais dar inicio a trocas de bicos de injector em DCI.
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    Abraço
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  9. #9
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    ja agora e por pura curiosidade em kaunto ficou a trocas dos bicos??

    boas voltas,
    morphos
    Bravo jtd 105 stopped @ home

  10. #10
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    morphos
    Como deves calcular, esses bicos não são nada baratos.
    Por uma questão de respeito pela pessoa (MPF) que me tratou do assunto, acho melhor não mencionar o valor dessa operação.

    __________________________________________________ _____________________

    Tenho reparado nuns pequenos problemas relacionados com a troca dos bicos dos injectores:

    1- É necessário "dar mais à chave" para o carro pegar. Não é que pegue mal, mas antes pegava melhor.

    2- Ao fazer uma manobra (naquelas alturas em que se acelera e desacelera, a rotações muito baixas), sente-se (ouve-se) um "engasggar", ou uma quebra na rotação, não sei definir bem.
    Mesmo com o carro parado, ao ralenti, se der um toque no acelerador, o motor parece que se engasga todo...)
    Começo a ficar um bocadinho preocupado com isso.
    Não é nada normal.

    3- Reparei também que o "barulho" do motor é diferente, principalmente a baixas rpm...

    4- Ainda não ví bem, mas parece-me que os consumos aumentaram MUITO, em relação ao que era antes.
    António Monteiro
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  11. #11
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    Hmmm...parece-me q tinha escrito aqui algo mas apagaram...

    Será moda apagarem respostas?

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  12. #12
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    Citação Mensagem Original de morphos
    ja agora e por pura curiosidade em kaunto ficou a trocas dos bicos??

    boas voltas,
    morphos
    O preço desses bicos anda á volta dos 280€/300€. Fala com o HappyMike aqui do forum.

    Citação Mensagem Original de ClioDti
    4- Ainda não ví bem, mas parece-me que os consumos aumentaram MUITO, em relação ao que era antes.
    Aumenta o débito, aumentam os consumos... Quanto a isso, nada a fazer. Mas podes sempre falar com o Eng. MPF para ver se dá para fazer algum ajuste da electronica nas RPM's mais baixas.

    Abraço.

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  13. #13
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    granda clio!

    não percebo pq nao consegues aumentar a pressão..

    a geometria começa muito fechada ?

    quando vieres a lx
    diz
    para experimentarmos ai uma dawes

  14. #14
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    Boas, pha, esse clio 1900cc com tanto hardware, e só dar 145cvs.... mesmo com 1.1bar com vnt20! è obra!!! há mta coisa mal nesse carro.
    Qualquer 1900 turbodiesel, com esse material todo, deveria dar "á vontadinha", 150 cavalos. O k te tem dito o ppl da vilauto em relação ao resto da preparação?
    Em relação, a notares mais barulho ao "ralenti ou relanti " axo k se deve ao facto de os injectores não serem apropriados ao desenho superior dos pistões, embora não faça mto mal.

    hasta

  15. #15
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    Tocaste num ponto essencial.

    Com repro (sem absolutamente hardware nenhum) conseguiu-se 112cv e 214nm. Sem aumentar a pressão do turbo.

    Agora com este hardware todo, para fazer o mesmo fumo que fazia com os 112cv, não posso passar dos 135cv +/-!
    Não percebo.

    Muito sinceramente, se para conseguir 150cv, é preciso andar com o carro a deitar mais fumo do que uma locomotiva do século passado (não estou a exagerar - não dava para ver nada para trás), então prefiro os 135cv... e mesmo assim com fumo acima do que gosto!

    Na Vilauto dizem-me que é preciso aumentar a pressão do turbo.
    António Monteiro
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  16. #16
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    A tremideira que sentes em desaceleração em baixa rpm e o engasgar é derivado á quantidade de injecção, é a bomba a cortar. Tem a ver com o facto dos bicos serem maiores. Isso ajusta-se
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  17. #17
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    É isso mesmo.
    Já falei com o Eng. MPF e diz que facilmente se ajusta isso na gestão.
    O mais complicado é eu arranjar um dia para lá ir resolver isso.
    António Monteiro
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    Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!

  18. #18
    ThE_KiLLeR
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    de 1,1 bar para 1,4 bar
    no caso do meu rover 200
    é a diferença da noite para o dia

    como tenho a dawes
    faço 1 bar ate certa rotaçao
    e 1,4 bar dai pra frente

    e acredita
    que parece um vtec a entrar
    tal é a diferença de cavalinhos..

    por isso
    acredita que a 1,4 bar o carro é bem diferente
    aumenta lá a pressão do carro

  19. #19
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    agora fiquei tambem curioso... sera que estes bicos darao para os dci's?
    [::04"clio.dCi80RR::]

  20. #20
    Astra GSi C20XE Senior
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    agora fiquei tambem curioso... sera que estes bicos darao para os dci's?
    dci não é common rail?
    poisoned by
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