uma pergunta para muitos aprenderem...
qual a vantagem de se usar um motor boxer ao invés de um 4L comum??
é por isso q os scoobys têm aquele trabalhar... quais bancos opostos qual quê... é por causa disso q o cap disse! hehehehe
agora contra mim falo... apesar de haver aí umas incongruências nas fotos mostradas até tá um tópico interessante para quem começa nestas andanças...
quanto à perguntas deixada... as de admissão são as que tão acima das velas no desenho e ao lado destas na foto do banco SOHC
XAD + XADT
uma pergunta para muitos aprenderem...
qual a vantagem de se usar um motor boxer ao invés de um 4L comum??
a principal n sei... mas no caso dos subarus há a vantagem de, por ser desenhado assim, num embate frontal o motor ir para baixo de e não para dentro do habitáculo...
outra delas é o centro de gravidade que desce um bom bocado, pois o motor fica bem mais lá para baixo... tem é a desvantagem da acessibilidade... alguns componentes são o cabo dos trabalhos para lá chegar...
XAD + XADT
se estável te referes com equilibrado, depende, há um número de cilindros ideal para cada uma das configurações...
para motores em linha uma configuração de 6 é equilibrada, pois uns pistons eliminam as vibrações dos outro s e fica um motor suave... já em V a angulos abertos o uma boa é 8...
depois há sempre os casos especiais, por exemplo o VR6 que por ser em V com ângulo fechado (30º se n me falha a memória) é praticamente um motor em linha... e por aí fora...
em tempos lí um artigo sobre isso, mas n faço ideia onde, senão ainda o procurava e punha aqui o link... se alguem souber do q falo que o ponha
XAD + XADT
Epa, erro meu, as fotos do eskema e das 4 cames n faziam parte ao inicio...mas agr fazem parte do motor...já lá queria xegar só k trokei de fotos à toa......
Foi um swap de um SOHC para DOHC com alteraçoes no bloco pistons, bielas e cambota...
Com o entusiasmo desorganizei-me...
Mas seguindo, respondendo ás vantagens do motor boxer:
- Centro de gravidadE mais baixo;
- Maior binário a baixa rotação;
- Funcionamento mais linear devido ao contrabalanço directo dos pistons;
- A cambota, ao n precisar de ser balanceada contribui para menor peso do conjunto motor;
E já n me lembro de mais...só gostava era de saber o que provoca akele sonzinho milagroso de escape que os Porsches n têm...se alguém souber responder ou kiser divagar sobre o assunto...
--->Já agora, desvantagens do motor boxer??
---> Quem foi o inventor do motor boxer??
...
silva: vr6 são 15º.
Em relação à "musica" e ao "cantar" do motor, é simples, tem a haver com o formato do sistema de escape, mais precisamente, com o silencioso (panela de escape).
Por sinal, achei muito semelhante o cantar duma carrinha do tipo SUV da BMW.
Desvantagens ? No porsche é ficar literalmente "pendurado" na traseira, pois fica atraz das rodas.
Está a falar do Sr Ferdinand Anton Ernest Porsche, o tal que fez o WV ?
Última edição por 106XSiLx; 19-11-2008 às 08:55.
Agora desiludiste-me...
Não é da panela de escape...podes meter a panela que kiseres num subaru k akele som "bum bum bum bum..." tá lá sempre...e a explicação é um pouco mais complexa.
Mister Porsche aproveitou esse formato de motor que foi inventado mt antes...
Vá lá, um pouco mais de investigação, não custa nada!
...
o tamanho dos primários de um banco e de outro não é sempre diferente? penso que parte do barulho passe por aí...
já agr... como é feita a numeração e qual a sequencia de ignição de um desses motores de 4cil.
desvantagens... assim de chapa o desgaste desigual dos componentes do motor por estarem deitados...
cap, eu bem achava q n era tanto, mas n tinha a certeza... eu de vr6 só percebo de mudar o oleo e navegar... hehehe
XAD + XADT
Pelo menos, o boxer da porsche teve o escape redesenhado (a panela do silencioso) para ter aquela musica de que tanto gosto.
Agora do Subaru não pesco nada. Aliás, eu a nivel de mecanica sou muito fraquinho.
Acredito que tenha a haver com o desenho do sistema de escape. As dimensões dos tubos do escape, das panelas de escape. O motor é de cilindros opostos, mas o do BMW deve ser um V8 ou V6 ou coisa parecida. A nivel de panelas de escape, há diversos tipos de desenho, deve ser qualquer por aí ...
se fosse bom andava num carro rápido... hahaha
XAD + XADT
O som de escape vem do seguinte:
Como a ordem de ignição é 1-3-2-4, essa é a sekuencia de saída dos gases de escape pelos colectores, ok?
Então, reparem no eskema e vejam que os gases dos colectores mais próximos do turbo xegam lá mais rápido que os do lado oposto...
Ou seja, os ciclos de fumo nunca se misturam pk a seguir ao 1º o 2o demora "muito" tempo a chegar pk está do outro lado e o 3º demora o mesmo tempo e o 4º demora tb o tal tempo, ou seja, o som que nós ouvimos é a sequência pura de escape, akele "bum bum bum bum", são cada ciclo de fumo de cada colector a sair sem vir misturado com outro ciclo...
Eu adoro esse som, não há mais nenhum carro no mundo que assim tenha desenhado o escape e tenha akele som...
Nos Porsches, os colectores estão todos à mesma distância do tubo principal, ou seja, cada ciclo de fumo sai logo a seguir ao seu antecessor e nunca se conseguem distinguir uns dos outros pelo som de escape, nem ao ralenti.
N sei se expliquei bem...
...
então eu smp tinha razao quando dizia q era o tamanho dos primários...
hj por acaso ví um sti prodrive daquele modelo de farol preto (n sei o ano) e como de costume babei com o ronco do bicho... ainda por cima já com linha e tal... ai maezinha
isso do barulho bonito faz-me lembrar o relanti do vr6 a frio... dp volta e meia um peidito e mais aquele trabalhar diferente... lindo lindo..
XAD + XADT
Agora é que acho que vou dizer asneira ... (é nestas alturas que quando abro a boca ou saí asneira, ou entra mosca) ... LOL
Estou a olhar para esse motor como um burro que olha de para um monte da favas ...
Não sei dizer sequer qual é o fabricante ... se ao menos tivesse um símbolo da marca do fabricante ... LOL
Parece honda
Parece ser o B16 dos vti.