Resultados 1 a 17 de 17
Like Tree2Gostos
  • 1 Escrito por
  • 1 Escrito por Bora

Tópico: Quem inventou o sistema de comando variável de válvulas?

  1. #1
    Senior Member Senior Avatar de Maçarico
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    699

    Padrão Quem inventou o sistema de comando variável de válvulas?

    Sempre pensei que tivesse sido a Honda mas, graças á minha santa ignorância no que toca a motores, resolvi ir investigar.
    É que a minha experiência com carros tem mais a ver com chapa que outra coisa. Passei longos verões na oficina do meu pai, bate-chapa desde os 14 anos.
    Artigo, sei lá de onde:

    "It's a little known fact that Nissan actually beat Honda to the market with a variable valve timing system. Their NVCS (Nissan Valve-Timing Control System) dates back to 1986 and was used first in the VG30DE 3.0L 24-valve V-6 and I believe the RB20DE (Skyline) engines. By 1990 it was in many of their vehicles including the VH45DE (Q45) and also a 1.6L 4-cyl but I'm not sure of the engine code or car. It was also used in the 92-94SE Maxima with the VE30DE engine. Honda was just starting to deploy VTEC while Nissan's NVCS was already in widespread use throughout the company.

    Example of NVCS Operation, 1990 Nissan 300ZX TT

    Paraphrasing from SAE documentation I have on the VG30DETT engine from the 300ZX TT, here is how the NVCS system worked.

    NVCS ON
    Intake Valve Open: 19 BTDC
    Intake Valve Close: 49 ABDC
    Exhaust Valve Open: 59 BBDC
    Exhaust Valve Close: 9 ATDC

    NVCS OFF
    Intake Valve Open: -1 BTDC (1 ATDC)
    Intake Valve Close: 69 ABDC
    Exhaust Valve Open: 59 BBDC
    Exhaust Valve Close: 9 ATDC


    Tumbaaaaa!!!
    tuningonline gosta disto.

  2. #2
    Banned Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    3.293

    Padrão

    Interessante e controverso ao mesmo tempo...

    ...bom achado!

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

    Padrão

    Boa info. Maçarico

  4. #4
    Yes I´m Senior SO Respet Senior Avatar de Rubenx
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Localização
    Tarém
    Mensagens
    828

    Question

    Interssante...mas li em qualquer que tinha sido a Honda a inventar o VTEC para substituir os turbos que foram proibidos na F1

  5. #5
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.053

    Padrão

    O VG30DETT só tem NVCS nas cames de admissao

    As cames são ocas e atras das cames tem 2 solenoides que "picam" umas valvulas que a came tem para o oleo passar até a poli da correia, que internamente altera o angulo das cames.

  6. #6
    Senior Member Senior Avatar de Maçarico
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    699

    Padrão

    E já que o meu é de 96, aqui fica um vídeo do último a ser construido para os states, nesse maesmo ano



    http://www.youtube.com/watch?v=fpm-gkC5_B0

  7. #7
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.053

    Padrão

    Citação Mensagem Original de HarakiriGTR Ver Post
    Interessante e controverso ao mesmo tempo...

    ...bom achado!
    Não foi a nissan nem a honda

    A porsche foi a primeira a "inventar" a variação de timing, partir daí cada construtor fez a sua maneira.

  8. #8
    Banned Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    3.293

    Padrão

    Citação Mensagem Original de sky Ver Post
    Não foi a nissan nem a honda

    A porsche foi a primeira a "inventar" a variação de timing, partir daí cada construtor fez a sua maneira.
    Não deixa de ser interessante. O mundo é mesmo assim, uns inventam e os outros aperfeiçoam!

  9. #9
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.053

    Padrão

    Citação Mensagem Original de HarakiriGTR Ver Post
    Não deixa de ser interessante. O mundo é mesmo assim, uns inventam e os outros aperfeiçoam!
    A fiat, alfa romeo, BMW todos teem ou já tiveram controlo variavel em alguns carros, no japão tenho ideia que os primeiros a fazer foi a nissan

  10. #10
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.053

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Maçarico Ver Post
    E já que o meu é de 96, aqui fica um vídeo do último a ser construido para os states, nesse maesmo ano



    http://www.youtube.com/watch?v=fpm-gkC5_B0
    O teu tem ficha OBD II ?

    Se sim já tens ECU 16 bits (94 a 96) que é mais dificil de "tunar" e não existe grande variedade de chips como para as de 8 bits (89 a 93)

    Não tens Variable cam timing , porque eles nessa epoca cortaram muito sumo a grandes motores devido as normas ambientais.

  11. #11
    Senior Member Senior Avatar de Maçarico
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    699

    Padrão

    Citação Mensagem Original de sky Ver Post
    O teu tem ficha OBD II ?

    Se sim já tens ECU 16 bits (94 a 96) que é mais dificil de "tunar" e não existe grande variedade de chips como para as de 8 bits (89 a 93)

    Não tens Variable cam timing , porque eles nessa epoca cortaram muito sumo a grandes motores devido as normas ambientais.

    Ainda não tenho a certeza de nada, mas uma coisa é certa...Um carro de 96 com matrícula HL é um bocado estranho porque tive um de 92 que era HF. Mas no sábado vou tirar isso tudo a limpo.
    Segundo esta tabela, seria de 94 mas não sei...

    http://gregozef.planetaclix.pt/Matriculas.pdf

  12. #12
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.053

    Padrão

    Ve no DU

    em 96 tambem eram "H"

  13. #13
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Aveiro
    Mensagens
    1.024

    Padrão

    esse tabela está 2 anos atrasada em todas as datas. IQ por exemplo é de julho de 97

  14. #14
    Senior Member Senior Avatar de Maçarico
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    699

    Padrão

    Citação Mensagem Original de skurly Ver Post
    esse tabela está 2 anos atrasada em todas as datas. IQ por exemplo é de julho de 97
    Vocês não percebem que eu estou apenas a agarrar-me á ilusão de que o meu carro não tem menos potência que os de 90 ou 91?!?!? Segundo o livrete e a minha coluna, tem a mesma de origem. Também trouxe uns brindes....Tinha um pneu a vazar lentamente, descobri que alguém ando a soldar a jante por dentro e está rachada....É o primeiro carro que tenho que tem um furo na jante

  15. #15
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

    Padrão

    Bem Após alguma pesquisa deixo o meu contributo sobre o "Variable valve timing"

    Começou em 1920 com uma patente que se destinava para a aviação;
    1958 - A Porsche foi a primeira a patentear para o Mundo automóvel mas nunca foi para produção nem sequer se sabe se funcionava;
    1960 - A Fiat cria um sistema que funciona;
    1975 - A GM tambem cria o seu sistema funcional;
    1980 - A Alfa Romeu cria o primeiro sistema que é utilizado em carros de produção no Alfa Romeu Spider 2.0 com sistema SPICA;
    1983 - Os primórdios do sistema VTEC aparece mas numa Mota, na CBR400F;
    1986 - Nissan cria o sistema NVCS que passa a ser o primeiro a ter um sistema electrónico de controlo. Sendo em 1987 o Nissan 300ZX o primeiro carro a o ter;
    1989 - Honda termina sistema VTEC para carros, sendo produzido para motores B16A;
    1991 - Toyota cria os sistema VVT-i e mais tarde o VVTL-i;
    1992 - BMW cria o seu sistema VANOS, sendo o primeiro carro a o ter o BMW M50;
    1992 - Mitsubischi cria o seu sistema MIVEC;
    1992 - Porsche cria o seu sistema VarioCam para o modelo 968;
    1998 - Ford cria o seu sistema Zetec para o modelo Ford Sigma;
    1999 - Porsche optimiza o VarioCam , tendo agora o VarioCam Plus sendo o primeiro modelo o Porsche 911 Turbo;
    2001 - BMW melhora o seu sistema VANOS e Dual VANOS com a tecnologia Valvetronic;
    2005 - GM optimiza o seu sistema para os motores V6 , o LZE e LZ4;
    2005 - Subaru introduz o seu sistema AVCS no mercado dos EUA, na Europa só em 2007;
    2007 - DaimlerChrysler torna-se a primeira marca a ter o conceito "cam-in-block engine" para controlo independente de gases de escape dos de Admissão, o carro em questão sendo o Dodge Viper em 2008;
    2009 - A Fiat introduz a tecnologia Mulitair;
    2009 - Porsche melhora mais uma vez o seu sistema VarioCam Plus para o 911 GT3
    2010 - Mitsubischi torna-se a primeira a vender em carros de produção em serie com tecnologia de Tempo de Válvulas em Motores Diesel, no seu motor DOCH 1.8L;

    Bem não sei se tirei algumas duvidas
    Última edição por Bora; 04-05-2012 às 11:38.
    HarakiriGTR gosta disto.

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

    Padrão

    Deixo por fim as varias tecnologias de cada Marca....Não tenho é datas para tudo...lol

    Alfa Romeu/Fiat - Twin Cam, Twin Spark, JTS, MultiAir;
    BMW - Vanos, Dual Vanos, Valvetronic;
    Daihatsu - DVVT;
    Ford - VCT, Ti VCT;
    GM - VVT*, DCVCP, Alloytec;
    Honda - VTEC, VTEC E, IVTEC, Advanced VTEC;
    Hyundai - MPI CVVT;
    Lexus - VVT IE;
    Mazda - S VT;
    VW - VVT*, VarioCam;
    Mitsubischi - MIVTEC;
    Volvo - CVVT, CPS(tecnologia Porsche);
    Nissan - NVCT, VVC, CVTCS, VVL;
    PSA - CVVT;
    Rover -VVC
    Renault - VVT*
    Suzuki - VVT*
    Subaru - AVCS, AVLS;
    Proton - Campro CPS, Gen 2, Campo CFE
    Toyota -VVT, VVT i, VVT Li, Valvematic

    * VVT é tecnologia Toyota

    Mais um contributo

  17. #17
    Senior Member Senior Avatar de Maçarico
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    699

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Bora Ver Post
    Deixo por fim as varias tecnologias de cada Marca....Não tenho é datas para tudo...lol

    Alfa Romeu/Fiat - Twin Cam, Twin Spark, JTS, MultiAir;
    BMW - Vanos, Dual Vanos, Valvetronic;
    Daihatsu - DVVT;
    Ford - VCT, Ti VCT;
    GM - VVT*, DCVCP, Alloytec;
    Honda - VTEC, VTEC E, IVTEC, Advanced VTEC;
    Hyundai - MPI CVVT;
    Lexus - VVT IE;
    Mazda - S VT;
    VW - VVT*, VarioCam;
    Mitsubischi - MIVTEC;
    Volvo - CVVT, CPS(tecnologia Porsche);
    Nissan - NVCT, VVC, CVTCS, VVL;
    PSA - CVVT;
    Rover -VVC
    Renault - VVT*
    Suzuki - VVT*
    Subaru - AVCS, AVLS;
    Proton - Campro CPS, Gen 2, Campo CFE
    Toyota -VVT, VVT i, VVT Li, Valvematic

    * VVT é tecnologia Toyota

    Mais um contributo
    Phone-ix!! Parabéns pela pesquisa...O que eu tiro disto tudo é que, mesmo no que toca a este sistema, que eu pensava que era exclusivo da Honda, se copiaram todos uns aos outros. Claro que não são todos iguais, mas a evolução é mesmo assim. Já que copias, melhora alguma coisa durante o processo.

Tópicos Similares

  1. Comando de valvulas
    Por Ricardo Gomes no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 34
    Última Resp.: 30-07-2011, 18:38
  2. Algumas duvidas no meu sistema.....Quem pode ajudar?
    Por AtitudeJim no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 2
    Última Resp.: 12-07-2011, 20:08
  3. Sistema Som 5.1 Marca ELTA com comando - TROCO
    Por lesdavid no fórum outros
    Respostas: 7
    Última Resp.: 16-03-2011, 18:46
  4. Para quem quiser investir num sistema de som
    Por axrod no fórum TOLices
    Respostas: 17
    Última Resp.: 07-02-2011, 16:09
  5. Quem manda em quem na indústria automóvel?
    Por oslow no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 2
    Última Resp.: 08-03-2007, 09:14

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •