É provável que o JTD80, tenha um sistema de injecção menos evoluído.
Sistema de injecção, turbo, repro, IC e radiador (maiores). A chave deve estar nestes componentes.
Boas pessoal, gostaria de saber quais as principais diferenças entre o motor JTD80 e o JTD115. A primeira é o turbo(obvio) um vem com RHF3H e o outro com um Gt1749v. Gostaria de saber se existem diferenças ao nivel de injectores, e se é possível tirar-se à volta de uns 180cv com o jtd80 modificando apenas o habitual, turbo-linha-IC e claro, repro.
Cumps
É provável que o JTD80, tenha um sistema de injecção menos evoluído.
Sistema de injecção, turbo, repro, IC e radiador (maiores). A chave deve estar nestes componentes.
Jorge Hora, estive a pesquisar e realmente o IC parece ser diferente, os radiadores penso que são iguais, agora o sistema de injecção pelo que li, é o mesmo, mas é aqui que queria ter certezas... O turbo é um IHI de geometria fixa e tem 200nm as 1500rpm, sendo que os 80cv são as 3000rpm, deve ser um turbo minusculo... Queria ter apenas algumas certezas.
É questão de conseguires arranjar um JTD115 para comparares.
Se o turbo é de maiores dimensões, o IC também é necessariamente.
O sistema de injecção pode estar a fazer pressões mais elevadas no JTD115, bem como o turbo. E sendo o turbo de geometria variável no de 115, tudo somado, deves ter aí as grandes diferenças para o JTD115.
O IC não teria que ser necessariamente diferente, uma Ibiza PD100 tem o mesmo IC que a 130. Mas sim tens razão, devem ser essas as principais diferenças.
Obrigado
Cumps
Penso que o 1.9 jtd 80cv usa intercooler..
Não existem "kkk15" nem "kkk17".
Por acaso a referência dos turbos dos PD100 e PD130 são iguais (ambos kp39) mas isso n significa que sejam iguais.
Gostava de poder ajudar mas n conheço specs desse turbo, apenas sei que é de wastegate, tendo no entanto solenoide para controlo de boost via electrónica (tipo tdi 1.9 90cv). Tive um desses mas "V" num C3 1.4 HDi de 92cv mas o carro nem chegou a andar mexido.
Quer dizer então que a centralina está preparada para trabalhar com turbos de GV? Ou é preciso fazer umas alterações ainda?
Nunca tive oportunidade de tentar tal afinação mas sim, arrisco a dizer que trocando a válvula que doseia o ar para o actuador (caso seja de pressão em vez de vácuo) e com muita hora de afinação a nível de mapeamento se consiga pôr lá um turbo VNT a funcionar bem.
Havendo uma electro-válvula e respectivo mapeamento base dedicado ao controlo de boost, não vejo qq razão para se utilizar outro. As únicas situações em que ouvi falar da utilização da electro-valvula da egr era em sistemas de dupla sobre-alimentação e não sei se terá sido com sucesso.
Nott, honestamente, ao dinheiro que vais gastar e ao trabalho que vais ter, mais valia procurares outro carro. E se está nas condições da foto que puseste noutro topic, eu não comprava.
Além disso, se pretendes colocar isso com um nível de potência na ordem dos 180 cv, um Punto não tem suspensões para isso. Mas é só a minha opinião.
Jorge Hora, aquilo pode ser a alcatifa descolada, vou lá ver melhor para a semana, se for alcatifa descolada não é grave. Não conheço o modelo, nunca estive sentado dentro de um, daí ter pedido para quem conheça bem o modelo que dissesse algo, mas não está fácil.É para alterar aos poucos, desde segurança a potência.