Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Punto TD70

  1. #1
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jul 2012
    Mensagens
    3

    Cool Punto TD70

    Boas pessoal!
    Sou novo por estas bandas e é a primeira vez que escrevo aqui...
    Tenho um Punto TD70 e queria dar maior débito na bomba injectora, mais uma pressãozita no turbo e depois um IC, mas tenho algum receio que isso comprometa a fiabilidade do carro...
    Não era nada do outro mundo, era só um cheirinho para ficar mais disponivel, mas mesmo assim... Queria saber a opinião do pessoal, e se há por aqui alguém que tenha/teve um e tenha feito o mesmo? Se sim, ficou porreiro?
    Desde já o meu obrigado!
    Última edição por TurboD; 25-07-2012 às 21:29.

  2. #2
    Borgata Performance Novato Avatar de Borgata
    Data de Inscrição
    Jul 2012
    Localização
    Algueirão
    Mensagens
    36

    Padrão

    Sim é uma boa opção, roda 1/4 do parafuso, trabalha a LDA e avança a bomba injectora, que fica já bastante engraçado.
    Em termos de fiabilidade pouco se perde, fica a martelar um pouco mais, bastante audível a frio parecendo uma autêntica caixa de pregos, mas nada de mais!

    Boa sorte

  3. #3
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jul 2012
    Mensagens
    3

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Borgata Ver Post
    Sim é uma boa opção, roda 1/4 do parafuso, trabalha a LDA e avança a bomba injectora, que fica já bastante engraçado.
    Em termos de fiabilidade pouco se perde, fica a martelar um pouco mais, bastante audível a frio parecendo uma autêntica caixa de pregos, mas nada de mais!

    Boa sorte
    Boas Borgata!
    Obrigado pela resposta! Mas já agora, o que é a LDA?
    Sim, o martelar já sei que fica, aliás, ele já martela um pouco porque já tem um bocadinho de mais débito, mas quase nada, coisa muito mínima... E a frio já faz barulho, são motores antigos pelo que é normal, por isso, mais coisa menos coisa...

    O meu único receio era mesmo a fiabilidade, porque gosto de estimar o carro e não queria rebentar com o turbo daquilo, se bem que com 1/4 do parafuso, fica a fazer +/- que pressão? Pelo que me disseram estes motores são um bocado sensíveis, só por isso!

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    391

    Padrão

    Boas. Espero que não te importes eu estar a responder por ti Borgata.

    LDA é o "aumentador" de quantidade de gasóleo injetado após o turbo começar a aumentar a pressão, ou seja, se tens pressão de turbo, o motor já pode receber mais gasóleo por já mais ar para o queimar com eficiência.
    Esquematizando (esquema bem básico) um pouco:

    Início da aceleração -> Débito de gasóleo -> aceleração -> começa a aparecer pressão de turbo -> LDA é atuada pela pressão do turbo -> mais gasóleo -> mais cavalos

    Quanto à pressão de turbo após a alteração do débito da bomba, a pressão vai ser a mesma que veio definida de origem, dado que a wastegate do turbo está regulada para abrir a "X" bars de pressão. Se isso for como o meu corsa td, ela deverá abrir por volta dos 0,7 Bars de pressão. Esses 0,7 Bars são a pressão máxima do meu turbo.

  5. #5
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jul 2012
    Mensagens
    3

    Padrão

    Citação Mensagem Original de piresPQ Ver Post
    Boas. Espero que não te importes eu estar a responder por ti Borgata.

    LDA é o "aumentador" de quantidade de gasóleo injetado após o turbo começar a aumentar a pressão, ou seja, se tens pressão de turbo, o motor já pode receber mais gasóleo por já mais ar para o queimar com eficiência.
    Esquematizando (esquema bem básico) um pouco:

    Início da aceleração -> Débito de gasóleo -> aceleração -> começa a aparecer pressão de turbo -> LDA é atuada pela pressão do turbo -> mais gasóleo -> mais cavalos

    Quanto à pressão de turbo após a alteração do débito da bomba, a pressão vai ser a mesma que veio definida de origem, dado que a wastegate do turbo está regulada para abrir a "X" bars de pressão. Se isso for como o meu corsa td, ela deverá abrir por volta dos 0,7 Bars de pressão. Esses 0,7 Bars são a pressão máxima do meu turbo.
    Boas piresPQ! Excelente mesmo, obrigadão pela tua resposta, muito bem explicado sem dúvida, fiquei a perceber algo que desconhecia completamente! Exactamente, mas agora falaste somente no débito de gasóleo com a pressão do turbo de origem, certo? Sendo assim ainda se pode aumentar um pouco a pressão do turbo até mais ou menos 1 BAR sem problemas? Ou 1 BAR já muita fruta?

    Obrigado pelas respostas Borgata e piresPQ!

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    391

    Padrão

    Para já deixa-te ficar pelo débito. Experimentas, se gostares porreiro, senão monta uma torneira de pressão de turbo (é isto que te vai permitir gerar mais pressão de turbo) e um manómetro para controlares isso como deve ser e logo vez os resultados.

  7. #7
    Borgata Performance Novato Avatar de Borgata
    Data de Inscrição
    Jul 2012
    Localização
    Algueirão
    Mensagens
    36

    Padrão

    É isso mesmo piresPQ, muito resumidamente é X gr de gasóleo consoante Y de pressão.
    Muito rentável é avançar a bomba, mas garantidamente que não é para seres tu a fazer, qualquer mecânico te faz isso por 20€.

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2012
    Localização
    Viana do Castelo
    Mensagens
    28

    Padrão

    Os motores dos puntos td, não são assim tão sensíveis como dizem. Comprei o meu praí a 4/5 meses com 280 mil km, estava com algum receio, mais tarde reparei que o meu carro respondia muito mais que os td's de origem, levei-o a um mecânico para ver se ele ja estava alterado, pois tinha persão no turbo ao maximo só e nao rebentou nada... se fores um pouco peco com o carro ele aguenta bem...

    cumps

Tópicos Similares

  1. [vendo] Punto TD70
    Por VegetaXS no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 3
    Última Resp.: 01-09-2011, 16:30
  2. + potencia punto td70
    Por FUBU@PT no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 3
    Última Resp.: 07-03-2006, 16:04
  3. Punto TD70 Van... Adição de Som...
    Por DangerHacker no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 2
    Última Resp.: 07-01-1970, 09:24

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •