Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 53

Tópico: Project Banshee II ##fotos finais pag 2##

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de Brera Hifi
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    157

    Padrão Project Banshee II ##fotos finais pag 2##

    Não é um carro mas tem 4 rodas

    Este projecto começou há cerca de um ano atrás, mas para nos localizarmos melhor, temos de recuar um pouco mais no passado:

    Já ando de mota desde os 12 anos, inicialmente sempre em duas rodas. Quando finalmente tirei a carta, troquei a montada (DTR125) por um carro. Passado pouco tempo comprei uma Blaster para me divertir no monte, e aí começou o vicio das 4 rodas. Não foi preciso muito para perceber que a Blaster não me chegava, além de ser pequena para a minha altura (tenho 1m85), e aí troquei-a pela minha primeira Banshee. Era de 95, roxa, vinha completamente de origem, ainda com os pistões originais! Não tardou muito até começar a alterar a mota, que ficou mais ou menos assim:







    Entretanto e depois de umas corriditas, esses plásticos começaram a entregar a alma ao criador, um pistão agarrou e aproveitei para fazer uma revisão mais profunda. Pistões novos (os únicos em toda a vida dela nas minhas mãos), uma preparação leve (cilindros, pistões, carburadores e escapes), e aproveitei para desmontá-la toda, galvanizar o quadro, pintá-lo, pintar os plásticos, adaptar rolamentos de agulhas nos triângulos, e fazer umas experiências com a distribuição de massas que mais á frente explico. O resultado foi este:






    Quando acabei o curso, por motivos económicos fui obrigado a vender a mota, e tenho que admitir que a entreguei com uma lágrima no canto do olho… Nunca me esquecerei de vê-la no atrelado do comprador a ir embora, fiquei com um calafrio na espinha… Jurei a mim mesmo que compraria outra assim que a oportunidade aparecesse. Passaram 3 anos até que esta oportunidade apareceu!

    Há cerca de um ano comprei a minha segunda Banshee em muito mau estado, mas por um preço minimamente justo considerando os estragos. Mais importante que isso, achei-a uma boa base para um projecto que já vinha a magicar há muito tempo, porque o quadro estava direitinho, não haviam empenos nunca tinha batido.

    Não tenho foto de como a mota chegou porque deitei logo mãos á obra no primeiro dia, mas passadas poucas horas estava assim:










    Como podem ver, uma miséria… Depois de toda desmontada, teve quase um ano encostada em casa dum pressuposto amigo que se ofereceu para fazer os triângulos mais largos. Um ano inteiro, mentiras após mentiras, e nada de triângulos… Chamadas rejeitadas, ausências de casa sempre que tocava á campainha, até um dia que teve o azar de estar a sair de casa no momento em que cheguei! Carreguei o quadro e o resto das peças da mota que por lá estavam e entre grunhidos de desagrado levei-a para minha casa. Já cá está há um mês, e decidi fazer tudo pelas minhas mãos, com a excepção da reparação/preparação do motor.

    E é pelo motor mesmo que vou começar. Entreguei-o ao meu mecânico de sempre e de confiança, que o abriu todo e deitou mãos à obra. Diagnóstico: precisava de pistões (já sabia), uma biela tinha folga e o cárter estava estalado junto ao parafuso do óleo.

    Uma semana mais tarde fui buscá-lo. Pistões novos ultra leves com revestimento a grafite da Nakamuro Technologies , bielas aligeiradas da Hot Rod, pequenos polimentos nos garfos da caixa, janelas dos cilindros preparadas e polidas, lamelas em carbono Boyesen, kit de jiglers e de agulhas Dinojet e kit de acelerador rápido com tampas de carburador e afinador de ralentida Pró Design. Entretanto arranjei uns escapes DEP completos que mandei cromar. O cárter foi soldado, a rosca do parafuso do óleo teve que ser alterada e levou um parafuso novo.

    Enquanto não recebi o motor, comecei a tratar o quadro. Cortei todos os apoios que não pretendo utilizar (batentes dos escapes e apoios dos faróis) e depois da primeira lixadela, reparei que já tinha sido galvanizado pelo anterior dono, por isso só foi preciso pintar. A cor escolhida foi o azul típico Yamaha, uma cor estupidamente difícil de acertar, que implica dar um aparelho base próprio, a cor de fundo, o efeito cromático e depois o verniz. Foi tudo feito em casa, com um compressor do continente e uma pistola do AKI que custou 9 euros! O resultado é este:








    Enquanto pintava o quadro, mandei eletrozincar todos os parafusos, fêmeas e tudo o que não fosse pintado de origem (patins, coluna de direcção…). Chegado o motor, começou a fase de montagem. Entretanto também chegaram os escapes da cromagem:






    Reparem nos apoios do radiador, nas molas dos escapes e nos parafusos, tudo eletrozincado:






    Cabos de embraiagem e de acelerador novos (acelerador de punho rápido), ponteiras “repacked”, polidas e já no sitio:









    Comecei a simplificar toda a instalação eléctrica, e tive que fabricar 2 apoios para a caixa do filtro porque os originais estavam partidos. Escolhi uma tampa transparente para poder ver o estado do filtro sem ter que tirar a tampa, e alterei o suporte do filtro para ficar fixo á caixa (o suporte de origem desencaixa com muita facilidade) bem ao estilo do Pró-Flow:







    E agora o mais interessante… O maior handicap da Banshee é a falta de tracção, quer pela resposta do motor quer pela distribuição de massas entre os eixos. Depois de alguma literatura, e tentando seguir o exemplo de alguns pilotos de MX americanos que teimam em usar Banshees, resolvi deitar mão á obra e aproximar o eixo traseiro do centro de massa da mota. Para isso, desfiz todo o braço oscilante, encurtei-o em 5cm e voltei a refazê-lo. Tive a preciosa ajuda de um profissional para as soldas, e mantive a aparência original para que não se note a modificação. A quem tiver uma Banshee, convido a ver as diferenças. Mandei eletrozincar em preto e dei uma camada de verniz:







    Mandei fabricar um eixo mais largo 8cm de cada lado, e também o eletrozinquei, tal como as estrelas das rodas, o apoio da cremalheira e do disco. A cremalheira é uma VAZ e o amortecedor levou uma forra. Aproveitei para meter tubagens em malha de aço:








    Finalmente encontrei uns triângulos usados com a medida pretendida. Com o encurtamento do braço oscilante a distância entre o eixo e o ponto de apoio do braço oscilante diminuiu. Se mantivesse a medida original dos triângulos, a distância entre eixos também ficaria reduzida, e provavelmente teria problemas de estabilidade a altas velocidades e uma frente demasiado nervosa. A solução que eu tinha idealizado era montar uns triângulos mais largos 2” e que avancem as rodas 1”. Foi difícil encontrar uns usados, mas eles apareceram… Mostro fotos mais á frente…

    Chegada a protecção de disco (nacional e de muito boa qualidade), foi tempo de a montar, e de sangrar o travão de trás. Ainda preciso de uma tampa para o lugar do parking brake…










    Aqui estão os patins direito e esquerdo eletrozincados, foram cortados e soldados de novo numa posição 2,5cm mais recuada. O selector de velocidades e o pedal do travão também sofreram alterações, para acompanhar o recuo dos patins. Esta nova posição melhora a distribuição de massas quando saltamos, pois todo o peso do corpo está sobre os patins, que agora estão mais próximos do eixo do braço oscilante.







    Comprei uma manete de embraiagem Domino, mais rápida que a original, novos punhos, e pintei o suporte da manete e o reservatório do óleo do travão da frente em cinzento. Optei por subir o guiador 5cm através de uns espaçadores para uma posição de condução mais relaxada, e montei um punho de gás com menos curso. O guiador é um fat bar.












    Os amortecedores da frente já no sitio, com as devidas forras de protecção:







    Os apoios originais do quadro para os faróis foram cortados, e apliquei uns faróis mais pequenos no mesmo lugar. Poupa-se peso e ganha-se apresentação, já que os originais são horríveis…





    O tubo do radiador vinha encostado a um dos escapes, já meio derretido. Cortei a parte amolecida, emendei com um tubo de inox e prendi ao quadro:






    As jantes originais ainda estavam em bom estado, não precisaram de reparação. Pintei-as de preto fosco para dar aquele look factory racing (estava na altura de por a mota no chão…). Para já ficam estes pneus meios ranhosos para fazer a rodagem ao motor nas calmas pela estrada, e mais tarde virão outros…






    Os triângulos que arranjei têm afinação de camber superior e inferior, e também afinação de caster. A montagem foi particularmente trabalhosa, porque tive que acertar a afinação do camber e do caster antes de apertar os parafusos todos. Implica montar e desmontar as vezes que forem precisas até ficar direito. Deixei o camber com alguns graus de abertura, e o caster na posição original. Ficam as experiências com a afinação do caster para mais tarde…





    As rotulas que permitem afinar o caster:











    Está chegada a altura de por o motor a trabalhar pela primeira vez, vou tentar fazer um vídeo do momento


    Este é o ponto de situação neste momento. Espero que entendam o gosto que ponho no meu brinquedo, e a minha paixão por esta mota… Conforme for avançando no projecto, vou postando updates.


  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2004
    Mensagens
    108

    Padrão

    Grande projecto
    Muito boas descrição de tudo o que foi feito fico a espera do Video

  3. #3
    Senior Member Senior Avatar de Kryptone
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Mensagens
    704

    Padrão

    tá um projecto fixe...
    dedica-te ás motas e dá-me o leon

  4. #4
    Golf TDI do Poder Average 2 Avatar de RuiDoGolf
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Lisbon
    Mensagens
    235

    Padrão

    sem nada a acrescentar, so te posso dar os parabens pelo espetacular trabalho ke tens feito.

    Mt bom projecto e com mt bom gosto.

    vai metendo fotos curti ver o brinquedo
    Smart F2 CDI by Brabus
    VW Golf IV TDI by VWRacing on Vacations

  5. #5
    BUG Addicted Super user Avatar de Digas®ATD
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Mensagens
    1.056

    Padrão

    Parabéns!

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de BDesign
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Margem-Sul
    Mensagens
    1.033

    Padrão

    xelente mesmo , regista o momento quando puseres isso a trabalhar
    Its not how fast you drive , its how you drive fast!!!


  7. #7
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    belo trabalho :P
    muito bom mesmo
    2 old 4 this $hit

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de |RS|
    Data de Inscrição
    Jun 2004
    Localização
    Madeira
    Mensagens
    282

    Padrão

    excelente..continua..
    Nissan 200sx S13 CA18DET "Drift Project" || Peugeot 205 GTI 1.9TD French Import, Daily || Suzuki Jimny 1.3 16 GTi 101hp "O Cabra do mato".

  9. #9
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    1.120

    Padrão

    mesmo a calhar :P confesso que desde a um tempo para ca me tenho interessado um pouco pela materia, e o teu projecto ta simplesmente fantastico. parabens []

  10. #10
    Member Average
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Localização
    Algarve
    Mensagens
    68

    Padrão

    mt bom grande projecto gostei bastante, tem principio, meio e so nao digo fim pk duvido k nao aja uma evoluçao kk
    Seat Leon FR 04
    MBpower

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2004
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    174

    Padrão



    excelente projecto e excelente descrição. so de lembrar a rotatividade desse motor ate da arrepios. ficamos á espera do vido c especial atençao ao som ....

  12. #12
    Renault Sport Senior Avatar de Jeremy
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Localização
    Drift WORKS!
    Mensagens
    705

    Padrão

    Tens jeito pa' coisa!

  13. #13
    Member Average
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Mensagens
    77

    Padrão

    adoro banshee´s!!o sonzinho desse motor é qualquer coisa...e o andamentooo... Grande projecto!Força c isso!!

    Não tenhas cuidado não...

  14. #14
    Senior Member Senior Avatar de Desabafos
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    Rinchoa city
    Mensagens
    845

    Padrão

    bom projecto man, eu tinha um amigo c 1 em amarelo, a gente tripava bues em Sintra
    "Já me senti só no meio de mil pessoas desejando apenas uma!"

    .

  15. #15
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Localização
    Palmela
    Mensagens
    4

    Padrão

    Grande Projecto sim senhor... Tb tenho motas desde os 12 e sou amante das 2 tempos . A minha primeira foi uma PW80 ( Aviao) depois uma DT50, de seguida uma NSR125 a qual eu preparei para dar 190km\h , depois foi a vez de uma DT125R pas voltinhas... Neste momento tenho uma KDX250 e isto sim já se pode chamar de Mota . Continua com esse grande projecto e 2 tempos FOREVER!!
    NSR125R tuned:
    - Malossi 180cc tuned cylinder
    - Koso 32mm carburettor
    - Giannelli exhaust and an arrow silencer
    Venham eles!!

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de SM_Silver
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Almada
    Mensagens
    400

    Padrão

    Grande canhão...
    Passas-te da blaster logo para a banshee? ja tinhas outras experiencias ou foi logo assim a abrir... muitos cagaços deves ter apanhado. Ainda tou para conhecer o primeiro gajo que não apanhou um unico susto com uma banshee.
    Tambem sou fanatico por moto 4 mas de momento tenho que me contentar com uma TRX 250.

    Vai actualizando aqui o post

    Cumps.

  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Mensagens
    110

    Padrão

    Linda sempre adorei moto 4 mas tenho 1a dtr (so tenho 17 anitos)
    ve se gostas : [/url]

  18. #18
    Senior Member Average 2 Avatar de Brera Hifi
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    157

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SM_Silver
    Grande canhão...
    Passas-te da blaster logo para a banshee? ja tinhas outras experiencias ou foi logo assim a abrir... muitos cagaços deves ter apanhado. Ainda tou para conhecer o primeiro gajo que não apanhou um unico susto com uma banshee.
    Tambem sou fanatico por moto 4 mas de momento tenho que me contentar com uma TRX 250.

    Vai actualizando aqui o post

    Cumps.

    Boas


    Sim, passei directo da Blaster pra Banshee, mas como a Banshee tava stock, tava brandinha... É claro que tive uns sustos pelo meio, mas nada de alarmante hehehe



    barn essa DTR tá mt bonita, agora uma frente tipo SX e uns farois pekeninos no topo do radiador e fica um must


  19. #19
    Senior Member Average 2 Avatar de n0_rul3s
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Portimão
    Mensagens
    193

    Padrão

    Adoro estas motos.... continua a nos presentiar com fotos .. mto fx.

    JDM Algarve ...Smoke Tires.. Not Drugs... Flickr

  20. #20
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    1.120

    Padrão

    Citação Mensagem Original de barn
    Linda sempre adorei moto 4 mas tenho 1a dtr (so tenho 17 anitos)
    ve se gostas : [/url]
    e eu que pensava que era o mais novo do forum xD []

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. vendo honda hornet 600 finais 2005 ou troco
    Por canadiano_TT no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 2
    Última Resp.: 11-03-2011, 23:32
  2. [vendo]ponteiras finais clio DCI IEPOWER
    Por v4NDALu no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 7
    Última Resp.: 08-10-2007, 17:49
  3. PaG PC-Car Project @ Swift GTI [ NOVAS FOTOS ] !!!!!!
    Por PaG no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 44
    Última Resp.: 09-01-1970, 18:52

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •